Reflexão | Naruto além do Anime

WARNING! WARNING! SPOILERS! NÃO ULTRAPASSE SE VOCÊ NÃO LÊ O MANGÁ DO NARUTO!

Acompanhando Shippuuden pela Internet? Não está lendo o mangá? Se você não quer saber o que acontece com o enredo do Naruto além do que está acontecendo no Anime, vá embora agora! Agora se você está lendo o mangá ou não se importa com os spoilers detalhados das fases não exibidas de Naruto, bem vindo!

Não repare nos erros de digitação. Fiz esse texto correndo. No fim de semana o revisarei.

Clique em more para ver a avaliação.

Não tem como não falar de Naruto uma vez ou outra. Ele é o anime modinha do mundo atualmente. E eu não falo “modinha” de modo maldoso. Eu até gosto de Naruto, mas é claro que o anime tem aquelas dezenas de falhas e problemas que irritam qualquer um.

Atualmente o anime acabou a fase em que Sasuke aparece pela primeira vez. Um desfecho que tinha tudo para empolgar no anime e que nos matou de tédio com tanta enrolação e flashbacks. Uma nova fase começa em Shippuuden e rumores de que fillers se juntarão a nova aventura me fez correr pro mangá e ver de vez logo o que acontecerá com o enredo. Não ia agüentar acompanhar apenas o anime com sua overdose de flashbacks, desenrolar lento e a possível volta de histórias fillers.

O mangá até que desembestou muito alguns pontos do enredo de Naruto e outros enrolou novamente. O maior problema em Naruto acredito que seja a história central fraca e os freqüentes desfechos totalmente previsíveis. É difícil ficar surpreso lendo Naruto. Tudo acontece de forma que o leitor adivinha o que vai acontecer em seguida. Vamos por parte analisar o que aconteceu até o momento. Vou pedir desculpas já de antemão se escrever algum termo japonês errado, já que não sou bitolado na coisa e estou escrevendo sem aquele compromisso extremo, vejam isso mais como um bate-papo.

Treinamento do Naruto e o novo jutso do vento

Assim que Sasuke chuta a bunda de todo mundo no reencontro, Naruto está arrasado e percebe o quanto é um fracote. Hora então de ficar mais forte. Kakashi bola um treinamento especial para resolver essa questão em um curto período de tempo.

Um detalhe, Naruto ficou 3 anos treinando com Jiraya e pelo visto pouco rendeu desse treinamento. Kakashi em um curto prazo de tempo ensinou Naruto a completar seu Rasengan. flora. Se Jiraya tivesse feito com Naruto o que Kakashi fez…

Pelo visto Jiraya ensinou mais a Naruto sobre defesas e testou a força da Kyuubi.

Bom, o legal em Naruto é mais as explicações. Gostei de saber sobre as formas elementais do chacka e que Naruto é vento e que cada elemento domina um outro.

Nessa o autor já entregou como Naruto irá vencer o chidori do Sasuke obviamente. Vento vence Trovão. Também ficou mais interessante a utilização do Kage Bushin depois que é explicado que cada um consegue adquirir conhecimento e trazer este ao clone original. E isso mais a frente é bem aproveitador pelo autor.

Infelizmente aqui se cria um outro clichê de animes. O novo jutso é forte demais. Naruto não vai poder ficar usando a todo o momento. Alias também é óbvio que apesar da proibição da Tsuname, ele irá usar o novo jutso sempre que se encrencar e não tiver outra solução. É mais um daqueles clichês onde o protagonista fica tão forte, que é precisa abrir uma limitação a esta força.

O que é um tanto quando xarope é o fato que Sakura e Sai não evoluem mais pelo visto. Naruto ganha um jutso e os outros 2 do times ficam estagnados.

Saga do Asuma/Shikamaru Vs Os Imortais da Akatsuki

Essa saga já começa no meio do treinamento do Naruto, ou seja, elas acontecem em paralelos e depois se juntam.

E aqui mais uma vez temos o elemento “previsível demais” e é fácil ficar sabendo que Asuma já começa com o pé na cova. Aqui as lutas ficam mais intensas e por conseguência o mangá empolga mais.

Temos a famosa corrida contra o tempo. O reforço nunca chega, os inimigos são fortes demais e alguém irá morrer nesse processo. Claro que é Asuma.

Algumas coisas impressionam como a rápida análise de Shikamaru sobre a situação e como ele resolve charadas que nem o leitor havia notado (os sangue na língua), ou pelos menos eu não.

Nesse trecho do mangá uma coisa acontece rápido demais e passa sem muitas explicações e sem propósito a não como desculpa para a luta ocorrer. Porque e como Asuma era um dos ninjas guardiões e que diabos é isso? No fim não teve relevância alguma para a história e só serviu como propósito de impedir a fuga do time do Asuma da batalha contra a Akatsuki.
Rapidamente a saga entra na sua segunda parte. Com o autor mais uma vez ensinando que a vingança vale a pena (fala sério). Shikamaru vai atrás dos que mataram Asuma.

E aqui eu faço um adendo. Naruto começou com um enredo simples, onde os ninjas tinham habilidades que até davam para acreditar. Invocações de animais com sabedoria, jutsos elementais, os jutsos secretos e tal. Orochimaru era uma exceção, mas a bizarrice do personagem era aceitável. Mas um dos carinhas da Akatsuki é imortal porque tem uma religião esquisita? Qual é a desse cara? Até mesmo destroçado, Shikamaru enterra os destroços dele e ele continua vivo no buraco? Qual o segredo dele? Uma técnica ou jutso secreto? O autor deixou uma ponta solta para um futuro desfecho sobre a religião citada? Não sei, mas achei forçado e fantasioso demais para o universo que Naruto gira.

Quanto ao outro inimigo ta beleza. Faz sentido, o cara tinha a técnica de ganhar vidas extras através dos corações dos inimigos. Tem a lógica da explicação. Sem mencionar que a batalha dele é bem mais intensa e interessante, assim como a aparição de Kakashi ao destruir um dos sete corações do cara.

E o reforço chega bem na hora né? Como sempre. Agora cabe a Naruto usar seu novo Jutso. E fim da saga.

Não achei a mensagem de vingança do Shikamaru tão legal. Muito menos correta. Se não fosse pelo time de Naruto chegar, Kakashi, Chouji e Ino poderiam estar mortos. Ele apostou a vida de 3 para vingar seu sensei.

Sasuke Vs Orochimaru

Outro momento previsível. Era óbvio que Sasuke não ia morrer enquanto não encontrar e lutar até o fim com Naruto. Não tem como o autor ameaçar a vida do Sasuke.

O enredo criado para Naruto só faz sentido enquanto Sasuke estiver vivo. Não faz o menor sentido, o autor ficar enrolando anos nessa história Naruto e Sasuke, para matar o segundo numa batalha qualquer.

A história do pupilo supera o mestre era muito óbvia aqui. Nem quando Orochimaru entre na sua dimensão de transferência de corpo, convence de que pode vir a vencer.

A questão aqui sempre foi, o que o autor deveria fazer com o personagem Orochimaru? O cara é o gênio do mal do mangá. O vilão dos vilões. Mata o cara? Deixa ele fugir? A morte do Orochimaru no atual enredo do mangá não seria errado? Vai morrer nas mãos do xarope do Sasuke?

Complicado a situação e é aqui que a história tem um daquelas famosas trilhas alternativas e cabe ao autor escolher a correta. A vitória estava decidida, mas o que fazer com o derrotado.

E a solução até que foi interessante, parte do Orochimaru é selado dentro do Sasuke, plagiando o que aconteceu com Naruto e outra parte vai para o Kabuto. Personagem até então sem propósito algum e que de nada serviu.

Alias Kabuto continua uma incógnita. Para que manter um personagem como ele? A linha de secundários de Naruto sempre foi mal trabalhada, mas o que fazer com Kabuto? Ele vai virar o novo Orochimaru? Era isso que o personagem sempre quis? E qual a real ameaça disso? Só saberemos no futuro.

Alias eu fiquei um tanto quanto decepcionado quando o autor resolveu não mostrar quase nada do passado do Orochimaru. Só aquele rápido flashback da cobra. Qualé? Todo mundo quer saber como Darth Vader virou Darth Vader. E com detalhes recheados. O que nos faz indicar que ou Orochimaru vai voltar futuramente ou seu passado terá relevância na história futura a ponto de não ser contado agora.

A partir deste ponto algumas coisas mudam. Sasuke vira um segundo protagonista e ocupa tanto espaço, e até mais, do que Naruto. Ele forma seu time com formas bizarras, resultado das experiências de Orochimaru. Inclusive conta a história do selo amaldiçoado que é bem convincente.

A Luta e Morte de Jiraya

Depois disso o mangá faz a sua devida pausa para dar um pouco mais de atenção a Jiraya e a Akatsuki.

Admito que essa é a saga mais legal que eu li entre as que estou escrevendo. Jiraya até o momento não tinha ganhado uma luta tão bacana como essa. E nem o destaque merecido. Também é revelado que Naruto não nasceu de um pastel de vento. Seus pais são revelados e meios que como todos sabiam, ele é filho do quarto Hokage. Por isso todo mundo falava “nossa como eles são parecidos”. É. Grrrrraaaande surpresa. Humf.

O mais interessante é também a conversa sobre o selamento da Kyuubi no passado e o despertar do bicho e do sapo esquisto que guarda a chave do Naruto. E aqui infelizmente o autor entrega novamente o jogo e todos sabemos que Jiraya vai morrer. Até mesmo antes desse momento já dava a entender isso.

O visual da vila oculta da chuva agrada. Um clima diferente além de mato e Konoha. E quem diria que a Akatsuki surgiu graças ao coração mole do Jiraya? Gostei desse recurso do autor e da história das três crianças.

Só fica um outro adendo aqui. O que o autor tem com essa cisma de poder ocular? Rinegan? Putz. Não basta o Sharingan, ele precisava inventar um novo poder que vem dos olhos? Não achei tão criativo assim e ficou meio forçado um poder ocular maior que o Sharingan.

A luta contra Pein é de tirar o fôlego. Pena que o resultado todos sabemos. Jiraya morre. E mais um personagem que morreu sem contar sua relação com Orochimaru. Apenas um rápido flashback onde ele menciona não ter conseguido salvar seu amigo. O que demonstra mais uma vez que a história de Orochimaru não está encerrada.

E Pein também chega a assustar tamanho é sua força. E seu segredo o autor ainda deixou na manga.

Tobi

Antes de falar da luta entre Sasuke e Itachi, preciso mencionar o personagem Tobi. Eu saquei que esse personagem era mais do que aparentava ser assim que Deidara se explode e dá a indicar que Tobi também morrera.

O autor não iria criar um personagem, até então comigo, para não lutar, não mostrar seu rosto, não fazer nada e simplesmente morrer desta maneira. Pronto, charada matada. Tobi é o líder da Akatsuki e Uchiha Madara, já que a Kyuubi não iria mencionar o nome do cara antes só por mencionar.

O que nos leva a outra questão. Já então sabemos que a história do clã dos Uchiha é muito mais do que Itachi fez. Itachi vira então um mero marionete no enredo e não é na realidade o verdadeiro vilão que Sasuke gostaria que ele fosse.

Blá, sacanagem né?

Agora temos 2 grandes vilões que precisam ter suas bundas chutadas. Pein e Madara. Aposto que depois que esse lance de amor e ódio com Naruto e Sasuke, Pein toma o chute de Naruto e Madara do Sasuke.

Itachi VS Sasuke

E finalmente o duelo de vingança se inicia. Sasuke finalmente tem culhões suficiente para se equiparar com Itachi. O problema é o que eu venho dizendo desde o início. Sasuke não irá morrer agora. O autor não tem como numa linha de enredo matar o personagem assim.

Deixamos então a luta bem previsível. A desculpa do Itachi em querer o olho so Sasuke também acaba não convencendo, já que é mais do óbvio que uma luta entre estes irmão o que não iria faltar era muita ilusão. Até mesmo se Sasuke tivesse perdido um olho, ele ainda ganharia a luta. Não tinha nem porque Itachi fugir e essa coisa de irmãos durar mais dezenas de edições.

A luta também não é tão cheia de glamour como achei que poderia ser. Muita ilusão, e a real força e conseguências do uso do Sharingan são mostradas através de Itachi.

A aparição de Orochimaru, que mais faz pose do que realmente serve para algo. Que tristeza. Fiquei um tanto em dúvida com o que acontece com ele, no entanto. Voltou para dentro do Sasuke? Ou foi selado fora? Como acabo lendo estas traduções de internet, que varias vezes são feito às presas, pode ter havido algum problema nessa parte. O que também não interfere na história, a não ser futura.

E Itachi foi manipulado. Grande revelação? Não, sempre tem algo por trás destes ataques psicóticos e Itachi nunca me parece convincente, assim como a razão de ter deixado o Sasuke viver. Saberemos melhor quando as próximas edições do mangá saírem.

E o futuro fim de Naruto?

A única incógnita que tenho é se Naruto está ou não chegando ao seu fim. A Akatsuki foi revelada. Tobi é Uchiha Madara. Sasuke teve sua vingança. Com a morte de Jiraya, Konoha obviamente irá declarar guerra a vila oculta da chuva, Naruto está próximo de encontrar Sasuke. Pein também já se mostrou um vilão admirável. Temos a figura de Kabuto que deve se envolver nessa guerra da Akatsuki. Depois que todas estas pontas se amarrarem, o que deve demorar mais um bom tempo. O que acontece no universo de Naruto?

Será que depois disso teremos o fim do mangá? Ou o autor arranjará mais pontas para serem fechadas? Haverá mangá depois que Naruto conseguir salvar o Sasuke? Alias salvar é relativo, pois ele pode salvar de várias formas e não necessariamente impedindo que Sasuke morra nessa luta que evidentemente haverá entre ambos.

Naruto é um bom mangá. Me agrada. Um pena que não consiga surpreender tanto quanto eu gostaria. Acredito que uma história tem que ter suas surpresas. Uma história que adivinhamos o que vem a seguir, passar a não ser tão bacana assim.

Não escrevi tudo que tinha que escrever sobre Naruto, mas falei o principal do que queria.

E o que você acha?

Isso também pode lhe interessar

23 Comentários

  1. Achei péssimo cara! Pra começo de conversa não queremos saber sua opinião tais como: Gostei, não gostei, isso não interessa nem um pouco. Mas não é de todo mal pois tinha alguns detalhes da história que eu não conhecia. Mas vê se na próxima não deixe transparecer tanto sua opinião, blz?

  2. De boa Paulo, então porque ler um artigo intitulado reflexão? Vc está num blog, que é um site onde o que mais tem é opiniões pessoais…lê um artigo chamado reflexão…que o próprio conceito da palavra diz que é um pesamento pessoal…uma critica pessoal.. e a minha opnião pessoal sobre o assunto que compartilho com quem se arriscar a ler…. Pior ainda é vc dizer “Nâo queremos saber sua opinião”…plural? Vc e quem? os leitores do blog? Não sabia que vc foi eleito para falar em nome de todos. Se você queria um resuminho do que acontece com Naruto no mangá porque simplesmente não quer ler o mangá, isso é um outro problema e nem é meu diga-se de passagem. O Blog não é Revista Contigo com o resumo do que vai acontecer em seguida nas novelas. É todo seu direito não gostar do artigo e tal… mas falar que não tenho direito de num artigo reflexivo não dar minha opinião… é ser sem noção demais. Se você curte Naruto e ficou bravo porque eu critiquei um pouco, é seu direito, mas não tire o meu direito de não gostar beleza? Abraços.

  3. Ave mano o resumo é rox.
    Eu sabia que naruto era filho do quarto
    + eu nao sabia que Jiraya ia morrer
    e nem que o lider da Akatsuki era o
    Uchiha Madara.
    Mano 100 kerer zuar eu pensei que Itchi tinha
    matado todos do seu clã menos o seu irmao
    Uchiha Sasuke.
    flw mano
    sabado que vem, venho dinovo no seu blog fmz
    ler outras notisia sobre Naruto e tb vo espalahar
    para meus amigos que curti Naruto mano
    Flw…

  4. Vinicius faz propaganda do blog mesmo. Porque quanto mais gente lendo, postando e participando, mais ele cresce e artigos como esse são feitos!! Valeu e um abraço. 🙂

  5. E ai Thiago gostei da sua reflexão, o tal Paulo realmente sem noção, vc avisou que ia ter spoliers e era como um bate papo, talvez seja um daqueles fãs de animes imaturos que se revoltam quando lêem alguma critica ao seu anime preferido, que infelizmente ainda não sabem diferenciar ponto de vírgula, somente suas idéias estão certas e ponto final, com o tempo reconhecem que não é bem assim e todas as opiniões são validas desde que com argumentos coerentes, até mesmo quando conflitam com as nossas, Naruto poderia ser bem mais trabalhado como vc disse, eu estou decepcionado que meu personagem preferido o Gaara praticamente foi colocado de lado, não desenvolveu novos poderes e teve suas habilidades reduzidas, o Jiraya simplesmente morreu e nem deixou um filho por aí ? Mudando de assunto eu coleciono Naruto, Gantz e Berserk, esses últimos de temática adulta, pra mim são ótimos apesar de que os animes não cobrem nem um terço dos mangas.

  6. simplismeste demais nunca ia pensar q o mangá estaria neste ritmo q você escreveu em seu blog… esta somplismente de mais!!!! continue escrevendo mais aí tiago blz?abração cara até mais!!!!

  7. malditos fãs de Naruto da SBT…

    Itachi Uchirra?! Sasuke Uchirra?! WTF?!

    Uchiha Itachi e Uchiha Sasuke… u.u

    enfim, eu AMO o Sasuke, mas o Itachi é melhor…

    foi o tio Madara que disse =/

  8. eu gostava de naruto mais quando ele era mais pirralho, mas ue gostei da tua reflexão, tinha muita coisa que eu não notei (ehhe sou muito lerod pra isso)

  9. prefiro ver episódio após episódio… ficar sabendo o que acontece no mangá e saber oq vai acontecer …. me desanima um pouco. Tomara que autor seja um pouco astuto e crie paralelamente duas direções para as séries … no fim, penso que tudo gira em torno de demanda e oferta. Pra que lançar o mangá antes da dos episódios? … penso que “talvez” diminua o interesse de muitos! … enfim … sou fã da trama e achei muito bacana este blog!. Sem retalhações as linhas que estão acima das minhas e nem as que estarão abaixo! … cada um pensa fo jeito que achar melhor!

    flow!

  10. na minha opiniao Itachi nao morreu! Porque depois da luta Acontece o reincontro dos akatsuke! So sobraram “Itachi”, kisame, Pein, Konan(nao sei escreve ¬¬) Jetsu e Yondaime

  11. eu acho que naruto não é tão previsineu assim pois ninguém podia imaginar que itachi era bom e que tobi era madara e sobre as lutas do sasuske não era para adivinhar se ele ia ganhar ou não e sim para empolgar… e se formos ver nesse ponto de vista todos os deesnhos são previsiveis mas respeito sua opnião e gostei do que comentou

  12. Li o testo na correria e gostei muito mas, esta tudo desmoronando, personagens morrendo, lutas definitivas!
    Eu acho que alguns personagens deverião mostrar suas abilidades, como o Zetsu e aquela mulher que eu não sei o nome, são caras mó massas que ainda não mostraram suas abilidades, se não mostraram ainda não mostra mais, afinal tudo que tinha pra acontecer aconteceu!
    O altor deveria ter feito uma coisa de cada vez, até parece que o mundo vai acabar ainda tinha tempo para contar as coisas um pouco mais de vagar tudo foi tão de repente!
    Esse texto acabou com a minha alegria agora eu perdi todas as partes legais do anime, é que eu não resisti e tive que ler!
    Se alguem ler esta mensagem pode pelo amor de deus me diser se o game destas temporadas do naruto sairá para Xbox 360!
    E eu eugostaria de saber os nomes dos personagens da Akatsoki!

  13. Ow galera…Vicio é vicio…por isso naum vou ler…naum e naum e naum….q merda xu q vou sim…q bosta já naum sei mais…to enloquecendo…Mas que merda de texto..agora nunca + vou durmir..pois naum kero ler..Mas algo me diz q preciso…Por isso q eu odeio todos …todos vcs e principalmente o autor deste texto..pq ele é o causador de minha eterna indecição…rss…eterna entre aspas…qndu eu terminar de ler o mangá volto aqui…AI q burro..Awe Naum precisa + Né…afinal já saberei de tudo…MEU DEU agora me ODEIO també…..Adeus…vou me matar!!!

  14. porque todo mundo acha que tobi e madara (tobi e o amigo de infancia de kakachi que pein salvou da morte.vc acha q se ele fosse madara deicharia um chinin dispresivel roubar seu olho?

  15. Achei legal algumas de suas considerações sobre o enredo do mangá, no entanto Naruto com tantos outros animes apresentam esses fatos manjados que todos que aconpanham podem sacar o desenrolar da história. Na minha opinião Naruto é um ótimo anime/mangá, peca pelo quantidade de fillers que vez muitos fãns perderem a paciência.
    Sobre os poderes oculares que Kishimoto faz questão de valorizar é natural nos animes. Na cultura Japonesa os olhos representam a força do povo Japones, po isso os olhos são tão valorizados. Os Samurais acretitavam que poderiam vencer uma luta apenas através do olhar conhecido com “Shidó”!!!

  16. achei legal também saber um pouco da opinião do autor, pois eu já sabia de tudo huahsuh, já havia lido… bom, eu achei sem graça o madara ser o Tobi, pois ficou mto previsível… Outra, eu achei mto legal a luta do shikamaru contra o imortal, e não achei q ele fez o errado, na verdade, ele acreditou nos amigos dele, e Kakashi estava com eles, sem falar q se a dupla imortal estivesse unida, seria mto mais difícil de derrotá-los… Bom na minha opinião é isso, mais cada umcom a sua néah?!…. Parabéns.

  17. Brilhante análise, cara!
    Eu particularmente gostei muito.
    Especialmente por sua opinião se parecer muito com a minha, na maioria dos casos citados.
    Só acho que está faltando um UPDATE aqui, atualizando mais o artigo para a fase atual do mangá e o rumo que a história está tomando.
    Bom, fica aqui a opinião.
    E parabéns pelo blog, é simplesmente o máximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.