Cinema: Homem de Ferro – Eu Fui!

Não perdi a estréia do filme quarta-feria, entretanto só pude fazer o review hoje.

Warning! Warning!
Risco de Spoiler! Se você é alérgico, não continue!

Que Homem de Ferro nada, Tony Stark é quem comanda!

Tony Stark é um protagonista estranho. Um típico milionário que só sabe olhar para seu próprio umbigo e que se acha estar fazendo o bem ao construir armas de destruição em massa.

Isso até o momento em que ele é capturado por terroristas. Para sobreviver, nasce o primeiro rascunho do que viria a ser no futuro o Homem de Ferro. Com isso também, Tony passa a uma nova perspectiva de vida. Esta é a premissa do filme.

Não há mensagem clara no filme. Uma moralzinha. É um filme de entretenimento puro. Como se fosse uma HQ mesmo. E de maneira alguma isso é ruim. Alias é essa coisa de passar moralzinha que deixou as continuações do Homem Aranha enfadonhas e cansativas.

O humor do filme é outra aperitivo sensacional. Tony Stark, mesmo com a sua pomba de fodão ganha a carisma do público. Ele não é um daqueles personagens esnobes e orgulhosos na qual você não tem simpatia.

Mas e o Homem de Ferro? Aqui temos uma rara exceção de um personagem que não veste uma máscara. Quero dizer, Clark Kent se transforma quando vira Superman, Batman é outra pessoa como Bruce Wayne. Peter Parker e Homem Aranha tem suas distinções. As personalidades mudam. Tony Stark não tem essa distinção. Ele é o que é. Não há uma máscara, uma alteração de identidade. Continua sendo Tony, mas com uma armadura.

Impagável o momento em que ele está fugindo de 2 jatos e resolve ligar para seu amigo militar. Huhuahauh Também não espere ver a armadura a todo o momento do filme. O Homem de Ferro aparece em 2 cenas no filme, exatamente nessa parte dos jatos, onde Tony estréia a armadura e no fim, em seu climax, quando temos a luta contra o Monge de Ferro.

Primeiro filme tem isso, origem do começo ao fim. Alias outro momento impagável são as tentativas frustadas de desenvolver os dispositivos de võo da armadura. Só é um pouco estranho o fato dele conversar com seus robôs toda hora.

Os coadjuvantes também tem seus momentos. Assim como a pequena referencia a S.H.I.E.L.D. entre outros momentos que só nerds fã dos quadrinhos vão encontrar.

Além de tudo isso, o filme é recheado com belos efeitos e explosões. Vale a pena conferir no cinema.

Defeitos? Eu diria que há apenas 3. O primeiro é que o filme entrega o jogo logo nos 5 primeiros minutos iniciais de quem é o vilão por trás de tudo. Não atrapalha, mas quando a revelação é feita você diz “Dã, é óbvio”.

O segundo é que ficou meio no ar a tecnologia usada por Tony para desenvolver a armadura. Aquela coisa gigantesca na fábrica Stark, em que é explicado em determinado momento que se trata de um projeto do passado na qual ele nunca conseguiu avançar e que dentro de uma caverna, ele fez um protótipo do tamanho de um lata de refrigerante, acabou sendo estranho. O que era aquilo? Uma nova fonte de energia? Alias bem bizarro mesmo ele conseguir reduzir aquele trambolho numa coisa pequena em poucos dias.

O terceiro problema não é bem um problema, mas o climax no fim, com a luta entre home de ferro e monge de ferro não é lá grande coisa agora que eu assisti Transformers, que alias, tem efeitos bem mais insanos. É legal, mas fica aquela sensação de Deja Vu, ainda mais a luta no meio do trânsito.

No fim, temos um filme que vale a pena assistir, vai valer a pena ter o DVD e os nerds fãs do personagem vão se estasiar com o filme. Quem não conhece o personagem? Vai curtir e se divertir com o filme.

Vejam! Eu recomendo. E já espero uma continuação, ainda mais com a última fala do desgraçado do Tony no fim do filme. XD Impossível não sair deste momento, com um sorriso no rosto e pensar “maldito”. XD

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Não conheço muito essa HQ mas lógico que irei ver o filme, ainda mais depois do seu review, agora deu vontade mesmo de assistir!
    Talve não veja no cinema já que minha cidade não tem um cine decente… Prefiro esperar e ver em DVD em casa mesmo xD

  2. Eu também não manjo nada de Homem de Ferro nas HQs Carol, o máximo que vi do personagem são suas aparições esporádicas na revista da homem aranha e a sua participação chave na mega saga Guerra Civil do ano passado que resultou na morte do capitão america. mas até onde pesquisei, sua origem no filme é bem mais parecido com o universo millenium do que a origem clássica. 🙂

  3. UHAuhau Thiagolinos bom review

    Mas voce deveria ter ficado ate o fim, depois dos creditos!!

    ah uma previa do proximo filme, e da liga dos vingadores!!

    EU achei esse o melhor filme de heroi ate hoje!!! Muito bom!!!

    Queria uma armadura daquela

  4. Eu já sei o que acontece depois dos créditos. XD Li no Omelete. Não tinha como ficar, estava 40 minutos atrasados para jogatina online de Gears of Wars com a galera da NGM XD

    Huahuahuahua sai correndo dos cinemas.

  5. Ótimo review Thiago. Só devo discordar com você dizer q o filme é entretenimento puro, sem uma lição por trás.
    Tipow, o lance dele ser atacado com as próprias armas? O fato dele sua empresa ser financiada por terroristas, estes mesmos q depois usam suas próprias armas contra ele?
    Esse filme inteiro é uma crítica ferrenha ao militarismo americano.
    O filme é ótimo mesmo!!!

    PS: Ah! E o lance enorme q ele constrói na empresa e uma miniatura é tipow um gerador de energia absurdamente forte.

  6. Sei lá clark, não acho que isso de militarismo americano tenha tanta moral assim, a historia da humanidade é escrita por quem tem as melhoras armas e bla bla bla…. e a corrupção sempre andou lado a lado. no fim ele faz uma arma melhor para combater as que foram corrompidas e tal. mas pra mim isso só serve de pano de fundo mesmo para a historia funcionar. não tem nem do que refletir muito nestas premissas apresentadas.

    PS: sim é isso que eu disse, ele tem esse projeto de gerador que ocupa um galpão inteiro. um projeto de anos e que até hoje ele não conseguiu reduzir o tamanho. no fim, ele acaba usando a tecnologia do gerador e reduz no tamanho de uma lata de refrigerante XD e numa caverna XD

  7. Thiago, o gerador nunca funcionou totalmente operacional porque o Tony nunca deu a devida atenção ao projeto, concentrando-se nos projetos de armas bélicas e deixando os projetos de energia alternativa em segundo plano, conforme o Stone fala durante a visita ao complexo. Nota-se que o Tony poderia desenvolver o gerador a qualquer momento, mas nunca focou nisso até precisar desesperadamente dele!

  8. Meu caro, o Tony Stark passou por um processo de transformação incrível. Do sério e reflexivo empresário dos anos 1960 a sarcástico milionários dos anos 2008(no Brasil). O filme é bom mas em certas partes é entediante como a fase de teste da armadura. É sabido que o vilão seria o Mandarim mas em ano Olímpico na China e para não acontecer o que aconteceu com um dos recentes filme do James Bond que foi duramente boicotado na Korea, optaram por criar esse Monge de Ferro que não me lembro de tê-lo visto nos quadrinhos. No confronto final entre o Homem de Ferro e o Monge de Ferro a impressão que se tem e estar assistindo ao final do filme Robocop 2. Mas mesmo assim vale a pena conferir pois é melhor que os dois filmes do Hulk que não valem nada.

  9. @Francisco, o monge de ferro é um tradicional inimigo do Tony, apareceu em várias edições, consulte a revista Mundo dos Super-Heróis (Editora Europa)passada que tem um dossiê duplo com o Homem de Ferro e o Hulk!

  10. Caro Mauri.

    Agradeço a informação e que sou do tempo do Don Heck e do Steve Dikto e de lá para cá muita coisa mudou. Preciso me atualizar.

    Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.