HQ: Projeto SPNA

Hoje eu apenas vou anunciar, mas o projeto irá começar em breve. Faz algum tempo que tive essa idéia, entretanto só agora deu vontade de executar. Como até então eu apenas participava do site NGM, e como lá, só falamos de games e postar num forum com o tempo cairia no esquecimento, o blog com seus sistema de arquivo é a melhor chance de executar minha idéia.

Aproveito que está na moda entre blogs brasileiros tirar scans de revistas antigas de videogame e entro na rodinha, mas de maneira alternativa. Não, não iremos ficar scaneando revistas de games velhas, até porque nem tenho. Não é nada relacionado com games, também. Mas com HQs.

Em 1998, a Editora Abril fez um teste de mercado e lançou uma HQ Italiana aqui no Brasil. Só tivemos 6 edições aqui. O mercado já era fraco nessa época. Bem vou revelar a revista ao invés de ficar fazendo suspense:


“Muito antes das revistas Marvel e DC ganharem formato americano pela Panini, esta HQ foi lançado pela Abril em tal formato, que ira impensável na época. O Wiimote está apenas para mostrar que ela nada se parece com um gibizinho da época, naqueles formatinhos que existem até hoje para as histórias Disney.”

SPNA – Super Pato: Novas Aventuras.Não julgue ainda!!!  Faz algum tempo (anos) que fiz esta pesquisa, mas ainda me lembro de algumas coisas. A Itália, caso vocês não saibam, é um dos países onde os quadrinhos da Disney mais vendem, onde a popularidade é de impressionar e se orgulha. Não é a toa que de lá sai 80% do material em HQs Disney do mundo inteiro. 

A HQ SPNA não foi criada para atingir a linha infantil, e sim os Jovens, a revista competia com heróis da Marvel e DC. Ela estourou de sucesso na Itália. Agora eu não me lembro, mas esta ousada série durou anos e dezenas de edições por lá.

E a HQ ousava de tantas maneiras como você pode imaginar. Primeiramente ela não continua os personagens habituais do Universo dos Patos. Sim, não tem Huguinho, Zezinho e Luisinho, Margarida, Gastão, Vovó Donald e mais inúmeros familiares. A HQ era sobre Donald e sua face heróica. Com o tempo alguns personagens fizeram aparições especiais. Tio Patinhas aparece em uma única página das 6 edições brasileiras, apesar de ser citado algumas vezes.

Nem Patópolis é a Patópolis dos quadrinhos infantis. Todo o enredo se passa no futuro, século XXIII.

Toda a história do Superpato é recriada, um novo universo, novos protagonistas e principalmente, histórias com qualidade supreendende são feitas. Não é mais aquela historinha de que o Pardal faz as bugigangas do herói, alias nem bugigangas Superpato tem. História futurista tem que ter armas do futuro e muito tecnologia.

E não espere coisas bobinhas, o universo de SPNA é regado de muita ficção científica, de muito suspense, de muita ação e aventura, invasões alienígenas, e é claro humor saúdável. Mas o barato da história realmente é o suspense com muitos personagens. Nem vou me arriscar a contar, pois muito em breve os leitores do Portallos poderão ler esta relíquia aqui. Publicarei as 6 edições brasileiras. Provavelmente uma por mês.

Não julguem porque se trata de Disney, Donald ou Patos… as histórias fazem bonito e realmente batem de frente com muita HQ de ação que vemos por aí. Uma pena que a Abril tenha desistido do material no Brasil. De ano em ano eu monto um e-mail especial e peço a eles que voltem a publicar, cheguei até conseguir que entrasse em pauta com os editores, mas nunca fui além disso.

Bem espero que curtam a novidade e ficam com as 6 capas das edições brasileira, vale a pena ver a arte delas, clique em “more”:


“Sombras Sobre Vênus”
“Edição número 1 no Brasil. Na Itália houve uma edição 0, na qual servia de prelúdio para a série, mas isso eu vou tratar futuramente. Não julguem a capa, ela realmente não é das melhores, mas a história é.”


“Superpato X Demolidor”
“Edição 02. Todas as edições tinha este estilo de capa e contra capa se juntando.”


“Terremoto”
“Edição 03. Tio Patinhas aparece em 3 quadrinhos. O traço desta edição muda um pouco, mas ainda assim o enredo e qualidade se mantém.”


“Retrato de um Herói”
“Edição 04. Das 6 edições na minha opinião está e a melhor. A revista já passa no futuro, mas aqui ela vai além e mostra viagens temporais para o futuro além do futuro e revelações interessantes sobre os personagens da série.”


“Invasão”
“Edição 05. A coisa pega fogo quando o tema é invasão alienígena!”


“Silício”
“Edição 6. A última edição brasileira. Que triste, mais triste é a mensagem no fim da revistas…”É isso, aguardem que em breve a primeira edição chegará ao Portalllos para que vocês possam ler!

 

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Legal Thiago,

    Eu tinha um edição destas, não sei que fim levou, mas me lembro que era muito interessante mesmo..

    Tenho alguns gibis antigo comigo ainda, no formatinho, estão na casa de minha mãe, um dia vou procurar ver se encontro alguma coisa interessante.

    Abraços.

  2. Muito legal =D. Eu tinha um do formato antigo…acho que era a que o Super Pato era mais tecnológico e tal. Se eu achar, posto. Vlw Thiago o/

  3. Essa versão do Superpato é bem bacana mesmo, mas não vingou no Brasil… e apesar do formato bem que poderia sair na revistinha Aventuras Disney.
    Aliás, a Disney tem várias versões super-heroicas dos seus personagens, bem que poderiam investir mais neles.

  4. Mauri Link eu cheguei a conseguir um e-mail da redação da abril dizendo que a minha sugestão de colocar estas aventuras na aventuras disney seria levada ao editor….mas isso foi bem quando começou a nova revista, desde então nunca mais consegui entrar em contato com eles. Certamente não deu certo. Espero que essa iniciativa chame mais uma vez a atenção do pessoal da Abril e que eles considerem futuramente estudarem este material não publicado no Brasil novamente. Alias achei bacana que haja quem se lembre da revista 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.