E3 2008: Qual foi a sua maior decepção como Gamer?

http://img257.imageshack.us/img257/8947/418840nintendologojd5.jpg

E3 acabou. Preciso antes de mais nada admitir que em relação ao ano passado a feira melhorou e muito. A única crítica que faço é a respeito da data, Julho continua sendo um péssimo período. Nenhuma empresa conseguiu segurar anúncios de seus games para o segundo semestre de 2008. Sem mencionar que para mostrar a line-up de 2009 é ainda cedo demais. Sobre a feira é apenas isso que tenho a reclamar. Mesmo assim, numa época tão tarde, ainda tivemos muitas boas supresas! Em contrapartida o que não faltou foi polêmicas.

Olhei os sites internacionais que cubriram o evento. Li alguns artigos. Eu mesmo assisti as três principais palestras. É praticamente unânime a decepção em torno da NIntendo essa ano. Por parte da imprensa e por parte dos gamers.

Outras se sairam pior que a Nintendo? É claro. A Capcom deu uma conferência de meter medo de tão retardados foram ao apenas falarem de Lost Planet o Filme, num evento de games. Deviam todos estarem bêbados. Com Resident Evil 5, Mega Man 9 e tantos outros títulos de peso, ficar perdendo um precioso tempo de E3 com um filme baseado em game? A Konami também foi palco de deboche de muitos sites, pois parece que o pessoal de lá não sabem jogar videogame, quando os gameplay de alguns games foram jogados por pessoas escondidas ou quando Castlevania Judgement foi jogado contra a CPU desligada, como um modo training. Huahuaha Nem imagino apresentar um game de luta assim, Putz. Teve até gente da Ubisoft reclamando do fato da feira estar em Julho e não Maio como sempre foi. Reclamações, Gafes e Decepções rolaram de várias empresas e situações. Mas no consenso geral de quem acompanhou a Feira é que de todos, a Nintendo é a que mais nos assustou com uma péssima performance.

Clique em “more” e veja que até o que bacana na Nintendo tem seus motivos para ficarmos com medo e veja também os maiores embaraços da Nintendo durante a sua conferência:

Até o que anunciaram de bom para seus consoles, estão sendo vistos com muita desconfiança:

1) WiiSpeak

http://img225.imageshack.us/img225/7051/wiispeak01wn5.jpg

Os pedidos por um Hedset para o Wii já vem desde que o console foi criado. Quanto Super Smash Bros Brawl saiu foi motivo de chacota no meio internacional o rídiculo meio de comunicação através de bolões de textos. A Nintendo se redimiu e voltou atrás no conceito de comunicação online. WiiSpeak foi anunciado. Mas é assustador a maneira como ele irá funcionar.

O aparelhinho será instalado em cima do sensor bar e irá capturar os sons de sua sala. Assim não apenas uma pessoa, mas todas da sala poderão se comunicar com outras através do acessório. É um conceito lindo em teoria, mas falho na prática e não preciso ter ele para saber.

* Primeiro é que o game não pode ficar num volume alto. O sensor bar fica próximo a caixa de som da TV. Se no Hedset do X360, que fica na minha orelha, captura o som da TV se estiver alto, imagine um aparelho colado do lado dela. O microfone na qual eu gravo o Podcast aqui do Blog a TV de casa precisa ficar baixíssima para não entra como fundo do áudio. E convenhamos que jogar sem som é como tomar banho gelado no inverno.

* Outro fator, sons externos no ambiente. Já perdi as contas quantas vezes estava eu jogando online e havia outras pessoas na sala conversando ou fazendo outra coisa. Não é porque você está jogando videogame, que todo mundo no comodo senta do seu lado e fica quietinho. Imagina você falando pelo WiiSpeak e sua esposa num canto no sofá conversando com uma amiga. Não tem tecnologia que filtre conversas paralelas. Além disso, e quem mora em avenidas movimentadas ou tem cachorros. Quantas vezes vocês já não escutaram o latido do meu cachorro enquanto gravávamos o Podcast. Esse é um problema com a tecnologia de captação de som ambiente. Com o Hedset não acontece isso porque ele fica colado na sua boca e não precisa ter potência para captar sons a longa distâncias.

* Por fim, quem não tem aquele amigo boca suja? Jogando online falamos palavrões. No hedset ninguém no comodo precisa escutar. Se tem pessoas ao seu lado, você se contém um pouco é claro, mas do outro lado quem sabe. Imagine jogando com um amigo boca suja e sua avó ou sua mãe entrando na sala e escutando. Óbvio que existem dezenas de famílias que não ligam, mas já vi gente que se encomoda com isso. Não gostei desse conceito de comunicação comunitária, tira o individualismo do game e invade sua privacidade de uma forma ou outra.

Claro que tudo isso não irá impedir de usar o acessório. Serão pequenos inconvenientes na qual você se acostumará. Resta torcer para outros game além de Animal Crossing terem tal suporte.

2) WiiMusic

http://img526.imageshack.us/img526/632/violinmo3.jpgUm game muito esperado pelos fãs da Nintendo era Wii Music. Jogo anunciado tão logo o Wii havia sido anunciado. Ano passado já tinhamos visto o game numa palinha do Miyamoto simulando uma orquestra. Esse ano conseguimos ver o game em ação mesmo.

O jogo é um simulador musical. Um game casual. Mas as impressões de quase todos que assistiram a palestras e dos jornalistas que testaram o game é desanimador. Um jogo totalmente falso, sem ritmo e sem graça. Essa é a avaliação de quase todos os lugares que li.

Não há seguência musical a ser seguida como Guitar Hero ou Donkey Konga, na qual o game precisa apertar os botões no momento exato para uma performance correta. Os movimentos em Wii Music são falsos, feito para pessoas sem habilidades. Você dança e faz o que quiser no Wiimote sem a necessidade de se preocupar com o ritmo. Não há um pingo de realidade no suposto simulador. A expectativa é que isso mude e seja consertado até o lançamento do game. Ninguém nega que parece extremamente divertido ver Miyamoto e Cia tocando a música tema de Super Mario. Mas entre assistir e jogar parece haver um abismo enorme.

3) Animal Crossing City Folk

http://img135.imageshack.us/img135/7281/p7151034gh9.jpg

Uma grande expectativa pré-E3 era em torno de Animal Crossing para Wii. Não chegou a ser uma decepção total, mas ficou longe de animar muitos fãs da franquia.

A Nintendo esqueceu de melhorar os gráficos, dar um visual novo e novos ares ao game, que parece praticamente o mesmo da versão de DS.

Criaram uma Cidade Central na qual você vai de onibus, entretanto, metade do que tem lá já tinha na versão de DS só que dentro de sua vila.

Suporte para 4 pessoas online, wiispeak entre outros detalhezinhos não foram muito suficientes para empolgar alguns fãs, que esperavam quase a mesma revolução que Mario Galaxy deu ao bigodudo da Nintendo. Particularmente nem reclamo muito, vou comprar, jogar com a minha esposa e me divertir, mas admito que parece um relaxo lançar um jogo assim, tão cru em novidades em relação a sua versão anterior.

4) WiiMotion Plus + WiiSports Resort

http://img530.imageshack.us/img530/1804/2756tp7.jpg

Todo mundo gostou do WiiMotion Plus e do WiiSports 2. Eu achei genial. O problema é que quase todo site já disse sobre o novo acessório: Era EXATAMENTE isso que o Wiimote já deveria estar fazendo desde que foi lançado. Agora a Nintendo fará todos os jogadores comprarem o Wiimote 2.0. Faz pensar se a Nintendo não lançou um protótipo incompleto de controle quando lançou o Wii a quase 2 anos atrás?

Muita gente já está apostando que o acessório terá o mesmo mal do Expansion Pack do Nintendo 64. Que saiu anos depois do console, com o propósito de poder propocionar jogos maiores, melhores e mais bonitos e que no fim só 2 games tiveram seu uso: Donkey Kong 64 e Zelda Majoras Mask. Porque? Por que é óbvio que as desenvolvedoras de games detém um medo racional, inclusive, de que a obrigatoriedade de uso do acessório reflita em menores vendas de seu futuro game.

É um acessório que a partir do seu lançamento, deveria obrigatoriamente vir com o console, ser vendido junto com Wiimotes e bem barato, isso se a Nintendo quer popularizar ele ao máximo. O problema é que não sabemos se isso acontecerá – eu aposto que não.

Quanto a WiiSports 2? Sem reclamações, apenas a breve percepção de que em nenhum momento a Nintendo falou de modalidade online? Será mesmo?

Enfim, até mesmo o que pareceu bacana na conferência da Nintendo tem motivos de sobra para o gamer ficar com um pé atrás.

——————————————–

O texto a seguir não foi escrito por mim. É uma brincadeira do MinusWorld e eu achei engraçada. XD
Não é para ser levada a sério.

O referido site fez um Top 5 dos momentos mais embaraçosos da Nintendo nesta E3! Não vou traduzir todo o texto, até porque o que vale mesmo são as imagens, no fim do post tem o link original.

OS 5 MAIORES EMBARAÇOS DA NINTENDO EM SUA CONFERÊNCIA! [Não Leve a Sério]

5º Colocado: Cammy Dunaway falando de sua fracassada viagem de Snowboard

http://img522.imageshack.us/img522/1899/nintendoembarrassment1eo7.jpg

Admito que não peguei esse momento da conferência. Mas não nego que a escolha foi um pouco bizarra. A mulher não tinha nem um pouco de carisma e parece que ninguém conseguiu levar ela a sério. Sem mencionar que Shaun White foi o primeiro game na conferência da Nintendo, todo mundo esperando um Zelda ou outra grande franquia e eles começam com Cammy Dunaway jogando Snowboarding. XD

Mas uma escolha fraquissima do site. Para mim se é para falar de mico, escolheria a péssima cantora Duffy jogando (cantando) Lips no meio da conferência da Microsoft… afff… para com isso. XD

4º Colocado: Reggie promete games para Hardcores e nos mostra o dedo do meio.

http://img230.imageshack.us/img230/6236/nintendoembarrassment2qp5.jpg

Hauhauhau essa eu admito que é boa. Alias o título do quarto colocado é uma tradução e não uma frase minha antes que começem a me xingar. XD

Isso se deve ao fato de Reggie ter soltado uns comunicados semanas antes da E3 dizendo que ele mostraria sim game para Hardcore na conferência. E o pior é que depois da conferência, ele ainda insinuou “puxa, mas nós não mostramos Animal Crossing?”. PUTZ!! Joinha para o Reggie!

Pior ainda é o Miyamoto falando a semana inteira. “Pessoal do Zelda estão trabalhando em novos games do Zelda. Pessoal do Mario estão trabalhando em novos games do Mario. Pikmin 3 está em desenvolvimento.” Huahuaha fala sério, se está tudo no estágio que nem uma imagem, logo ou maiores detalhes podem ser revelados, veremos os games quando Wii 2 for lançado. É óbvio que a Nintendo está trabalhando em suas maiores franquias, a questão é quando elas vão sair. Disaster está aí para mostrar como o fato de ter pessoas trabalhando nos games, não quer dizer que veremos eles em breve. Não sei se rio ou choro do pessoal que ficou animadinho com Miyamoto falando, “estamos fazendo sim”. XD

3º Colocado: Uma platéia silênciosa cheia de corações partidos…

http://img504.imageshack.us/img504/5813/nintendoembarrassment3rj5.jpg

Outro momento de verdade. Nem grilos, nem nada se ouviu das pessoas que assistiam a conferência da Nintendo. Um enorme silêncio assolou a palestra do início ao fim. Embaraçoso é pouco. Todos de corações partidos… “cadê os games de verdade?”

2º Colocado: Reggie, WiiMotion Plus, Jet-Ski e ninguém entendendo nada. XD Precisão? Do controle sim, mas de Reggie…

http://img293.imageshack.us/img293/7466/nintendoembarrassment4we8.jpg

Realmente, uma excelente observação do site. Reggie explicou do WiiMotion Plus, movimentos reais 1:1 e mesmo assim foi um desastre a sua jogatina de Jet-Ski de WiiSports Resort na frente de todo mundo. Acessório com tanta precisão e Reggie ali, sem precisão alguma. XD Só quem viu o vídeo para entender o quão bêbado ele parecia dirigindo aquele Jet-Ski. Huahuahauha

Não achei grave, mas foi divertido. Em tempos, o pessoal que sabe jogar e que testou o acessório e os games de WiiSports Resort disseram sim que a precisão e a movimentação ficaram bem mais reais. Quanto a isso podemos ficar sossegados.

1º Colocado: M. Night Shyamalan joga terrivelmente WiiMusic!

http://img524.imageshack.us/img524/8083/nintendoembarrassment5ma9.jpg

Huahauhauhaua É só por causa do primeiro colocado que eu coloquei isso aqui no Blog. Eu gargalhei demais quando vi. Chamar o baterista de Shyamalan é uma sacada de gênio. XD “What The Fuck Happening” hauhauhauhauahuaha. Parei por aqui senão eu vou passar mal de tanto rir. XD

Quem quiser ver o texto no original, porque eu acabei adaptando, mudando e traduzindo partes:
http://the-minusworld.com/2008/07/16/the-5-most-embarrasing-moments-of-nintendos-e3-conference/

Boa Noite! Amanhã tem mais Portallos! XD

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. “Antes, a maior parte do público da E3 era composta por jogadores e fãs – o público hardcore -, e costumávamos revelar nossos projetos destinados à estes jogadores durante o evento,” explicou Miyamoto. “Mas, hoje, com a mídia popular participando da feira, achamos melhor mostrar em nossas conferências os produtos que podem interessar ao público geral – como Wii Music e Wii Sports Resort.”

    “Assim sendo, não espere mais anúncios de porte hardcore para a E3. Nós temos vários destes projetos em desenvolvimento, e surgirão outras oportunidades melhores para revelarmos estes.”

    palavras de myamoto.

    o que isso quer dizer? que a nintendo não vê mais a 3E com o um bom lugar pra mostrar as suas novidades, a nintendo desprezou a E3 ( que já tá em decadência faz um tempinho) e vai mostrar os seus jogos hardcores em outro lugar ( já foram soltos alguns depois da E3 )

    sobre o wii peak. interessante ,eu já pensei o contrário, que ia ser interessante houvir cosias interessantes, como o cara falando em inglês comigo aí a mãe aparece e ele fala algo em japonês pra ela XD e que eu não precisaria comprar 3 wii speaks pra os meus amigos também poderem jogar online, mas anyway, espero que a nintendo também tenha pensado nesse problema do som da tv abafar a voz da pessoa.

  2. Estranho seria se Miyamoto dissesse o contrário né? XD Outras mídias sempre falaram sobre o E3. Mas a maior concentração de atenção é e sempre será da mídia especializado. Independente do que a Nintendo ache.

    Quem transmitiu as conferencias ao vivo não foram os sites de games especializados? quem estavam cobrindo o evento em detalhes não era essa mesma mídia? e quem acompanhou a semana inteira foram os gamers ou os pais, avós e familiares dele?

    A Nintendo pode falar o que quiser e é óbvio que ele vai dar desculpinhas para suas atitudes.

  3. Realmente a conferencia da nintendo foi uma das coisas mais embaraçosas que eu ja vi. Pior foi o Reggie, como enfatizado pelo thiago, perguntando depois pq os hardcores estavam decepcionados XD

    Alias, thiago, vc viu o video da GT TV (disponivel no gametrailers) especial E3? O momento marcante do video foi a conversa entre o Geoff e o Reggie, que o geoff começou a pegar no pé do reggie quanto aos games anunciados, e após jogar Wii sports 2 com o reggie, soltou essa bem na cara dele: “Agora o placar esta 4 a 2 para vc, reggie, e eu só vou poder virar o jogo em 2009 pq vcs nao vao lançar nada esse ano”. Completamente insano 😆

    Fora isso, ainda teve 2 micos na conferencia da sony: um que eu pessoalmente considero mico e outro que realmente foi um micasso. O primeiro foi aquele “chão” azul de Resistance 2. Pra entender melhor, sugiro que vejam o video da donferencia da sony no momento de resistance 2: durante o jogo, o personagem é arremessado para cima 2 vezes: uma logo no começo e uma quando ele voa por aquela passarela. Nas duas ocasiões, quando o chão entre os prédios é mostrado, tem-se a big surprise. A suspresa é que não existe chão entre os prédios, e sim apenas uma “tela” azul. Eu pessoalmente achei um descuido muito grande por parte da Insomaniac.
    O outro mico foi aquele jogo que o pessoal da sony anunciou pra psp quando na verdade seria para ps3, que o pessoal da sega teve que desmentir a informação até

    Claro que a conferencia da M$ tb teve seus micos. Como bem dito, aquela cantora apresentando lips foi uma das coisas mais nojentas que eu ja vi. Sério. Até minha tia cantando no karaoke faz melhor, e olha que o pessoal geralmente pede pra ela sair XD. Também teve aquele jogo dos filmes, que eu achei ridiculo. Ca entre nós, essa conferencia só se salvou por causa de alguns anuncios, como: Banjo original na live, novo portal exclusivo (pelo menos foi isso que entendi) e claro, a MEGA ULTRA MASTER HIPER SUPER BOMBA que foi FF XIII, que foi um verdadeiro momomomomomomomonster kill em todo mundo.

    Vale lembrar tb que a MS segurou o anuncio do jogo da bungie (halo4?), que foi outra decepção (o pessoal da bungie ja tinha até começado um “arg”, que parece que foi devidamente abortado, embora muitos fãs não tivessem acreditado (por vários fatores, como a desistencia ter sido anunciada as 7 horas, com um texto de 7 linhas, etc))

    Fora isso, a ausencia de Alan Wake tb foi uma decepção.

    Agora, ja temos que ter em vista oq a TGS nos reserva, e infelizmente aguradar mais esses 3 meses que nos separa de la

    Enquanto isso, começarei a postar as mensagens a la superintendent, pq eu não aguento pelo anuncio da bungie 😆

    K33P 1T CL34N B)

  4. Essa E3 foi a pior de todas. Ninguém. NINGUÉM apresentou nada realmente especial. A melhor foi mesmo a Nintendo, e para o público dela. Quem discorda deve esperar as fraldas secarem antes de falar com propriedades. Quem fica chorando por “aquilo que a Nintendo não mostrou” não entende nada do negócio dela. Meu Deus, nunca pensaram no slogan The Nintendo Difference, que ela soltou há alguns anos? Ninguém entendeu isso até hoje? Vão chorar na cama que é lugar quente. A Nintendo mostrou que a E3 já era mesmo, e que não é um negócio bom para ninguém.

  5. O problema é que a “Target” dela não é mais focada em nós Mauri. Olha o título do post… qual a maior decepção como “gamer”?… E3 mudou? mercado mudou? mas os gamers não mudaram… ainda gostamos de jogos… não viramos crianças que gostam de brinquedinhos high tech que simulam movimentos… E por mais que se fale que a E3 mudou, ela continua sendo um evento de GAMES e não de brinquedos, como a Nintendo faz parecer. Não é porque o mercado é mais abrangente atualmente, que deve se ignorar as raízes de tudo. ainda mais sabendo que só quem o acompanha religiosamente, são so gamers da velha guarda.

  6. Você dizer que a Nintendo não tem focado em jogadores é a maior prova de que ela está certa em buscar um novo público. Mas se não fosse pelos brinquedinhos Nintendo você poderia nem estar curtinho sua caixinha fritadora de batata, e se não fosse pelos brinquedinhos atuais dela o mercado caminharia novamente à estagnação em um gueto fechado. è um caminho sem volta, quer gostem ou não. Nós gamers merecemos crescer.

  7. estagnação? vc tá louco mauri. XD
    O fato do mercado casual ter crescido é bom pra Nintendo, mas não significa nada para os gamers hardcores que sempre existiram e vão continuar existindo. casual não será transformado em hardcore. eles não irão alimentar a industria de games… só a industria casual que pertence a nintendo. eles não farão consoles como x360 e ps3 venderem mais, pois não são publicos que jogam… são pessoas que apenas brincam.. a Nintendo investiu numa industria de brincadeiras high tech… por isso fez sucesso…por isso vem se distanciando dos gamers hardcores. Ela pode vender console, mas pesquisas indicam que é o publico que tem um x360 ou ps3 que compram mais games por console. Isso tem um significado muito importante e mostra que o casual só compra o aparelho para jogar games como wiisports e wiifit, enquanto o publico dos outros consoles, compram mais games tanto exclusivos como de terceirizadas e é isso que movimenta o mercado.

  8. Ué, achava que o público do Wii fosse o casual sabe, aqueles que não dispõe de muito tempo livre para jogar, hauhauahau.
    Entendeu que o título do post é mal formulado?
    Se a E3 é para o público gamer e para o gamer, a pior foi da Sony, não?

  9. a mauri

    mas eu sou hardcore e nao tenho tempo pra jogar (tanto como eu gostaria)

    O tempo nao influencia nada, e sim a maneira de jogar

  10. Mas a maneira de jogar não é desculpa para criar artificialmente uma cisão na comunidade gamer. Esse negócio de casual não existe, somos todos games. O fato de jogar certos jogos de Wii ou mesmo flash games não me diminui enquanto gamer. Quem joga Wii, advergames ou Atari é tão ou mais gamer do que quem joga PS3. O que existiu após a coletiva da Nintendo foi uma decepção para quem espera certos títulos aparecerem, mas como gamer ela não decepcionou não. Se fosse utilizar a linha de racíocínio que causa esa divisão ridícula, podemos dizer que a coletiva da Square-Enix foi uma decepção para quem curte jogos esportivos? Não, ainda que existisse uma divisão entre harcore e casual gamers, ainda ´assim todos seriam gamers no fim das contas. O que aconteceu na E3 é devido ao grande número de eventos próprios das produtoras, elas não apresentaram nada muito relevante, dando preferência á seus eventos particulares, o que faz mais sentido. A E3 é hoje mais um evento de contatos, de networking, do que era antes, onde o foco era a exibição pura e simples, segundo a maioria dos jornalista que relatam os bastidores do evento.

  11. discordo em alguns pontos mauri… dizer que não há divisão em conceitos como Gear of Wars e Wii Fit? É exagero. Há sim uma divisão bem aparente entre simuladores casuais como os que a Nintendo vem impondo aos donos de Wii (sim, impondo) e os games da velha guarda que o X360 e o Ps3 vem distribuindo. Eu acho que precisa haver um equilibro entre estes dois tipos… e o console na nintendo perdeu o equilibriu. Não dá para viver só de doce ou de salgado dá? é preciso haver uma mistura…. uma harmonia… a Nintendo vem sendo tão massacrada na mídia exatamente por não estar sabendo dosar isso com toda a sua base de fãs, independente se ela está faturando horrores.

  12. Mas games tradicionais também saem para o Wii, ele não é fechado só em games ahhh “casuais”. Assim como os outros consoles também oferecem essa mistura. E não é nada imposto não, é oferecido pois tem público, e um público potencial. Uma vez o velho Yamauchi disse: Todo dia alguém faz 10 anos, mostrando que a base deve crescer exponencialmente, e essa idéia amadureceu com o Wii, com o mantra de que todos os dias as pessoas fazem aniversário e todos merecem uma chance de poder jogar, e a indústria sair do círculo vicioso e da mesmice e a mídia se estabelecer de forma cultural perante todo o mundo como mídia viável e acessível. Uma coisa é certa, o conceito de videogame como até então conhecíamos até pouco tempo vai acabar e evoluir como indústria e como mídia, o que é muito bom e desejável. para haver essa mistura que você citou, exatamente. E a Nintendo apresenta um ingrediente diferente para possibilitar essa mistura que tu citou, então…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.