[Especial HQ] Nostalgia Disney – Indiana Pateta! E suas raríssimas histórias no Brasil!

http://img92.imageshack.us/img92/7416/indianagoofs01gqp2.jpg

Já devo ter deixado escapar aqui no Portallos que eu sou fã maníaco dos quadrinhos Disney. Isso é um vício desde a infância, quando desaprendi a gostar de Turma da Mônica e passei a ficar fascinado com as aventuras do Tio Patinhas pelo mundo, com os mistérios e apuros na qual Mickey se envolvia e com a rotina desastrosa de trabalho na Patada que Donald e Peninha trabalhavam. Enquanto a Turma da Mônica se limitava a um mundo centrado 95% no bairro do Limoeiro, os personagens Disney tinham o mundo como quintal de suas aventuras e isso sempre me fascinou. mas eu tenho carinho por um personagem em especial desse universo, justamente pela raridade com que ele apareceu aqui no Brasil: O Indiana Pateta. (Esse carinha acima).

http://img139.imageshack.us/img139/1886/brad0307a001go6.jpgAs chances de vocês nunca ter ouvido falar dele são enormes. Afinal dá para contar no dedo o número de histórias do personagem publicadas no Brasil. Mas todos, acredito eu, conhecem o Pateta né? É comum nos quadrinhos o Pateta vez ou outra apresentar um primo distante dele, já que a família dele é bem desconhecida, ao contrário do que Carl Barks fez com a famlia dos Patos, na qual até árvore genealógica oficial existe. Sendo assim com outros personagens fora dos patos de Barks, os autores vivem criando parentes que sempre se limitam a uma ou duas histórias. O caso é que Indiana Pateta se tornou famoso na Itália e desde que foi criado em 1983, por Massimo De Vita, não para de ganhar histórias. Além do óbvio de que o personagem é inspirado no personagem de Steven Spilberg e George Lucas, o Indiana Jones.

http://img297.imageshack.us/img297/9877/brad0298a001et8.jpgA primeira vez que conheci o personagem foi na extinta revista Almanaque Disney, Nº 298. Na história “O Vale dos Sete Sóis”. As histórias de Indiana Pateta sempre são carregadas de muito humor e aventura, mais do que as aventuras normais de Mickey com o Pateta. O humor vem é claro de sua origem “Pateta”, Indy é viciado em balas de alcaçuz e não tem medo de nada (em contrapartida do Pateta), ele entende várias linguas mortas e entende bastante de história, o que é imprescindível para sua profissão de arqueólogo. Na história dos Vale dos 7 Sóis, Indy tem conhecimento de uma lenda antiga de tal vale e que frutas gigantes são cultivadas. Ele sempre que possível arrasta Mickey para suas mais loucas jornadas. É bacana notar que quase nunca o Pateta participa destas aventuras, apesar de Indy sempre visitar seu primo nas histórias. É um personagem simpático, mesmo não sendo “Patetão” como o Pateta original, pois apesar de suas trapalhadas, ele consegue resolver muitos enigmas e mistérios em suas aventuras, fazendo um par muito com Mickey que deixa de ter aquele ar de sabe-tudo. Ele ainda tem seu próprio vilão, o Dr. Kranz, que também é arqueólogo e sempre está querendo roubar as descobertas do personagem. Alias, o “Vale dos 7…” está na minha galeria de histórias Disney como uma das melhores que já li, uma aventura muito bem amarrada.

http://img102.imageshack.us/img102/6596/brad0290a001ko7.jpgAlguns podem notar que essa coisa de caça tesouros parecem muito com as aventuras do Tio Patinhas na qual Carl Barks sabia fazer com destreza absoluta. Com certeza tem alguma inspiração nas histórias do velho sovina, mas com seu espírito próprio. Tio Patinhas sempre sai em buscas de aventuras querendo obter lucro. Indiana Pateta faz um tipo mais louco. Há uma lenda antiga sobre um local nunca visto pelo homem? Lá está ele querendo saber se o local existe mesmo. Ele não visa o lucro, apenas quer revelar esse mistério. As historias de Indiana acabam tendo um sabor próprio e sempre são bem estravagantes se for comparada com as aventuras do Tio Patinhas.

http://img233.imageshack.us/img233/2551/brad0314a001sr5.jpgExistem 8 histórias com o personagem publicadas no Brasil. Acho até que existem mais uma ou duas menores e que genéricas. Na Itália desde 1983 ele vem ganhando aventuras. Numa busca do Inducks (site que lista todas as histórias Disney do mundo todo) chegou a lista mais de 200 histórias com o personagem. Sendo que ele já ganhou uma revista própria na Itália, foi capa de uma Mestre Disney – pois é, Mestre Disney existe na Itália, não sabia disso – que homenageava Massimo De Vito, sem falar nas inúmeras revistas Disney na qual ele teve suas histórias publicadas. Voltando ao Brasil, Indiana Pateta apareceu em Almanaque Disney 282, 290, 298, 307 e 314 e em Mickey 524, 572 e 589. Todos pela Editora Abril. Sendo que em todas, com exceção da AD314, foi destaque de capa.

Infelizmente eu não tenho todas as revistas mencionadas acima. Falta em minha coleção Almanaque Disney 282 e Mickey 524 cujas capas são estas:

http://img233.imageshack.us/img233/4317/brad0282a001pd1.jpghttp://img232.imageshack.us/img232/500/brmk0524agl2.gif

Mas um dia eu acho elas. Gosto muito de ir em sebos é praticamente todas as revistas as histórias com ele foram achadas desta maneira. Se você tem elas e gostaria de presentar este colecionar bacana, não hesite em vir falar comigo. XD

Espero que vocês tenham gostado desta curiosidade. Acredito que muita gente aqui já tenha alguma vez na infância curtido a Disney e seus quadrinhos e que está aí um personagem bem obscuro no Brasil. Quem sabe um dia ele não vira moda e a Editora Abril resolve publicar mais histórias dele. Alias já ia me esquecendo, todas estas histórias das revistas acima, nunca ganharam republicações. Sairam no Brasil uma única vez.

Termino com as 2 últimas capas de Mickey que tenho em minha coleção:
http://img206.imageshack.us/img206/1702/brmk0589a001ss8.jpghttp://img61.imageshack.us/img61/4421/brmk0572ars6.gif

E uma última nota… o projeto SPNA – As Novas Aventuras do Supepato está atualmente na metade, quem sabe depois que ele encerrar eu não publico aqui O Vale dos Sete Sóis para a galerinha da nova geração dar uma degustada? Que acham?

————————————————

http://img132.imageshack.us/img132/8028/av13wu0.jpg[ATUALIZAÇÃO 24.07.2008] Estava dando uma geral na minha coleção, protegendo meus gibis com saquinhos plásticos e mudando de armário, quando encontrei uma outra revista Disney, mais recente, na qual contém uma nova história com o personagem. A Capa está reproduzia ao lado. Aventuras Disney Nº 13 de agosto de 2006. Indiana Pateta e o ÚLtimo Faraó!! Para quem não sabe, Aventuras Disney é a sucessora espiritual da clássica Almanaque Disney. Acredito que está foi uma das últimas histórias com o personagem publicadas no Brasil. Caso venha a encontrar mais histórias do personagem aqui no Brasil eu edito este artigo. 🙂

————————————————

http://img137.imageshack.us/img137/6312/capa1ki9.jpg
[Atualização 15.08.2008] Mais uma atualização nesse especial. Mais uma história encontrada! Ela está nas BANCAS! A Aventuras Disney, nº 37, mês de Agosto de 2008! Em uma homenagem aos jogos olímpicos que estão acontecendo este mês, a Editora Abril está publicando está grande saga com 5 capítulos! Nesta edição temos o prológo e os 2 primeiros capítulos. Na nº 38 teremos os 3 últimos! Saga enorme com um dos meus personagens favoritos Disney, não tinha como deixar de recomendar por aqui. Para quem quiser ver a capa grandona e as 8 primeiras páginas dessa saga é só clicar aqui!

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. meo deos !!! indiana pateta ruleia…ahahah a primeira história que li dele foi a do vale dos sete sóis mesmo…li mais uma mas essa não se perdeu nas brumas da minha mente ahhaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.