Análise Retrô- Skies of Arcadia Legends (NGC)

Faz um tempo que já não posto aqui. Estive ocupado por duas semanas por causa do ENEM, então fiquei um tempo sem postar análises. Vim postar esta análise, pois é sobre um dos RPG’s que mais gosto ,mas que infelizmente poucos conheçem. Peço desculpas porque a análise ficou grande porque explicitei alguns pontos que fazem esse RPG algo “especial” em relação aos tantos outros que temos no mercado.

Vai valer a pena a leitura ^^

Análise Retrô: Skies of Arcadia Legends

Um ótimo RPG da Overworks e publicado pela Sega.

Na ultima geração, se eu perguntasse para qualquer jogador bem informado qual foi o console que recebeu o maior número de RPG’s qualquer um me responderia Playstation 2. O console da Sony sem dúvida recebeu grande apoio das thirds com jogos de séries famosas como Final Fantasy, Dragon Quest, Tales of entre outras. O Xbox ainda fazia seu aparecimento tímido no mercado de jogos, o gamecube contava em grande parte com o apoio da própria Nintendo e alguns poucos, mas ótimos títulos das thirds que conforme o tempo passava, muitos deixavam de serem exclusivos. Porém pouca gente lembra-se do Dreamcast, primeiro console 128 bits a ser lançado e que permaneceu no mercado por um curto espaço de tempo. Nessa passagem do Dreamcast saiu Skies of Arcadia, um ótimo RPG com uma ótima história, um estilo de batalha inovador para sua época (e até para os padrões de hoje em dia) e muitos segredos e extras a serem descobertos. O jogo foi portado para o Gamecube com mais extras e side-missions, o port saiu próximo ao lançamento do console da Nintendo.

As 6 Luas e os vastos céus de Arcadia.

O mundo de Skies of Arcadia é composto em grande parte por ilhas ou continentes flutuantes. Grande parte do território são apenas céus. Nas altitudes mais baixas apenas uma escuridão e diversas tempestades impossibilitam de saber qualquer coisa sobre o território abaixo das nuvens. O mundo é iluminado por 6 Luas : Verde, vermelho, amarelo, azul, roxa e prata. Cada lua se situa em uma localização permanente e possui seus próprios atributos e características. Cada Lua possui sua própria civilização e que foi desenvolvida de acordo com as características de cada Lua:

-Lua Verde (característica: Vida) – A população da Lua verde sempre se encontrou diante de vastas florestas, onde plantas, animais e seus habitantes podem crescer em meio a muita prosperidade.

-Lua Vermelha (característica: Fogo) – Os habitantes da Lua vermelha estão situados em oásis, acostumados com o árido clima do deserto desenvolveram uma das civilizações mais avançadas do mundo.

-Lua Amarela (característica: Eletricidade) – Cercados com céus escurecidos sem conhecer a luz, tempestades elétricas constantes e escuridão eterna são características dessa civilização. São a civilização com o maior poder militar e tentam expandir sua influencia. A capital dessa civilização é dividida em uma área rica com muita iluminação e luxo enquanto que a outra parte é extremamente pobre e fadado a continuar vivendo na escuridão e em péssimas condições de vida.

-Lua Azul (característica: Vento) – Uma civilização afastada das demais desenvolveu sua própria tecnologia e cultura sem entrar em contato com outras civilizações.

-Lua Roxa (característica: Gelo) – Uma civilização que convive com as temperaturas mais baixas, tempestades de gelo e o frio impede o crescimento de muitas formas de vida. Porém a civilização conseguiu se adaptar ao clima e criou uma cidade em baixo do gelo.

-Lua Prateada (característica: Nulo, vácuo) – Poucas ilhas e vilas são banhadas por esta Lua, porém há lendas de uma civilização antiga que se desenvolveu naquela região, porém simplesmente desapareceu. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu.

A influência das luas se estende muito mais do que as civilizações, sendo até usadas em batalhas e afins, porém tais características serão explicadas mais tarde.

Com as seis civilizações explicadas, falta explicar sobre os céus de Arcadia. Com a constante troca de civilizações e influencias, muitas pessoas se aventuram nos céus desconhecidos e desbravam as mais incríveis terras e descobertas. O céu está cheio de descobertas (Discovery) a serem feitas, sendo mais de 80 descobertas possíveis, me aprofundarei mais nelas quando explicarei a função do Sailor’s Guild. O céu está também cheio de mercantes e viajantes, porém há também os piratas que se aproveitam dos céus para viver aventuras ou roubar cargos de outras airships (método usado para transporte). Há dois grupos de piratas no mundo sendo eles:

-Blue Rogue’s: Agem como Robin-Hood, roubam cargo de navios ricos para distribuírem aos pobres, além de ajudar outras embarcações com problemas. Seus alvos normalmente são os navios mais ricos de impérios e governos por isso são perseguidos constantemente.

-Black Pirate’s: Pilham, roubam qualquer mercante ou tripulação que esteja ao alcance de seus canhões. Muitos os temem já que seus alvos normalmente estão nas rotas de comercio mais badaladas.

O jogo ainda possui outros grupos e muitos detalhes sobre os céus de Arcadia. Explicitei os principais para que você leitor possa entender melhor o que explicarei mais a frente na análise, mas lembre-se que esta é apenas uma pequena parte do que o jogo tem a oferecer.

Uma antiga civilização e as Moon Stones

As civilizações se desenvolveram tecnologicamente graças as Moon Stones. Moon Stones são meteoritos que caiem das luas e elas podem ser usadas como forma de obtenção de energia (combustível) ou serem transformadas em armas, magias e afins. As Moon Stones possuem diferentes características de acordo com a Lua de que vieram, tanto que suas características influenciam a cultura de cada civilização, o clima e seus arredores. As Moon Stones ainda influenciam diretamente a batalha e são importantes quanto ao desenrolar da história.

Outro ponto importante de se entender é como o mundo chegou ao jeito que está. Em tempos antigos as civilizações eram mais desenvolvidas que as atuais e haviam chegado a seu ápice tecnológico e possuíam ótimas condições de vida, porém só sobraram apenas ruínas de tais civilizações. Lendas contam que uma grande guerra ocorreu entre as diversas civilizações no globo, cidades foram destruídas, milhões morreram na guerra. Porém o grande final, foi quando uma grande chuva de meteoros começou a cair em todo o planeta. As chuvas de meteoro vinham de todas as Luas e em questão de dias, a maior parte da população e de diversas civilizações estava dizimada. A lenda vai muito, além disso, porém é importante entendê-la para que a história faça algum sentido.

Uma grande aventura.

Finalmente após de ter explicado algumas das lendas e conceitos básicos, venho a explicar os personagens e parte da trama principal.

O jogador controla Vyse, filho de um famoso capitão dos Blue Rogue’s e que sonha em ter sua própria airship e viajar por céus desconhecidos. Junto com Vyse há sua amiga de infância, Aika, cujo interesse está nos tesouros mais raros existentes. O jogador iniciará o jogo com esses dois personagens, porém ao decorrer do jogo muitos outros serão adicionados, sendo que cada um possui seu próprio objetivo, carisma, personalidade e passado deixando os personagens muito mais interessantes.

A história começa quando um navio da Armada, força militar do Valuan Empire (império sob a Lua amarela) persegue e ataca uma garota vestida em trajes estranhos e em uma estranha airship. A Armada consegue raptar a garota, porém no mesmo instante são atacados por um grupo de Blue Rogue’s liderados por Dyne, pai de Vyse. Após invadirem a airship, derrotar seus tripulantes, Vyse e Aika resgatam a misteriosa garota. Um tempo depois se descobre que a garota se chama Fina e que por algum motivo ela deve viajar todo o planeta em procura de certos objetos, porém com sua airship destruída ela sabe que não conseguirá sozinha. É então que Vyse e Aika aproveitam a oportunidade para acompanhar Fina em sua “missão” e viajar por todos os céus existentes em Arcadia.

Os três personagens saiem em uma aventura de grandes proporções já que o jogo em si demora em média 40 horas. Além disso, há também as diversas Wanted Battles, a side-story com a personagem Piastol, as discoveries e muito mais o que pode proporcionar ainda mais horas de puro gameplay.

Conforme se aventura em Skies of Arcadia, Vyse e sua tripulação adquirem certa fama por seus feitos (ou defeitos). Essa fama rende apelidos a Vyse e que influenciam o decorrer da aventura quanto a personagens recrutáveis entre outros. Esses “apelidos” obtidos são chamados de swashbuckler ratings. Os apelidos variam de acordo com as decisões dos jogadores tanto em cutscenes quanto em batalhas, além de afetarem diretamente outros fatores no jogo. Os apelidos podem variar desde Vyse O Carismático à Vyse O Covarde.

Batalhas: Turnos com algumas inovações.

Não é de hoje que batalhas feitas por turnos são comuns em diversos RPG’s. Muitos RPG’s utilizam o sistema, alguns copiam enquanto que outros inovam na medida do possível. Skies of Arcadia utiliza-se do mesmo sistema de batalhas por turno com algumas adições. Além dos clássicos status e ações básicas como ataque, magia e especiais o jogo introduz os SP (Spirit Points). Os SP’s são compartilhados por todo o grupo e são demonstrados na parte superior da tela. Ações como magias e especiais consomem SP para serem utilizadas (magia ainda consome MP) e a cada turno uma certa quantia de SP será reposta, caso o jogador necessite de mais SP para certa estratégia é possível usar o comando FOCUS para aumentar o ganho de SP.

Outro ponto interessante é o uso das Moon Stones nas batalhas. Cada personagem possui uma arma diferente e em cada arma pode ser embutida uma Moon Stone, ao fazer isso a arma ganha as características da Lua da qual a Moon Stone veio, os efeitos variam de Lua para Lua e podem resultar em efeitos como aumento de ataque à status negativos.

O aprendizado de magias também depende das Moon Stones. Ao ter uma Moon Stone equipada em uma arma, o personagem começara a aprender uma magia do mesmo elemento que a Moon Stone equipada. Tendo apenas um tipo de Moon Stone equipado em pelo menos um personagem do grupo já garante que todos no grupo aprenderão as magias, porém o personagem equipado receberá as mesmas mais rapidamente. Para receber magias é necessário batalhar, ganhando pontos o suficiente para aprender as magias. Não há grande variedade de magias no jogo, mas há muita estratégia ao utilizá-las, tais características serão explicadas em breve.

Cada elemento possui seus prós e contras que se bem administrados podem poupar o jogador de muita dor de cabeça. Primeiramente lembre-se que cada personagem ou inimigos (mesmo não estando aparente em alguns casos) possuem seus próprios elementos além de que suas armas, magias e especiais (estes últimos apenas em alguns casos) também possuirão um. Alguns elementos serão mais efetivos em outros, enquanto que alguns elementos podem causar status negativos em personagens ou inimigos. Saber administrar as fraquezas pode ocasionar maior dano por parte dos ataques ou até mesmo maior chance de efeitos negativos em seu inimigo, mas lembre-se que o mesmo vale para o jogador.

Os elementos e suas características:

-Moon Stone Vermelha: Garante magias de fogo e tem o poder de aumentar os status de seus aliados. É eficaz contra a cura, o vento e o gelo.

-Moon Stone Azul: Garanto o poder dos ventos e de alterar as condições de um aliado/inimigo. É eficaz contra o fogo.

-Moon Stone Amarela: Garante o poder da eletricidade e ainda tem o poder de enfraquecer inimigos. É eficaz contra a cura, o vento e o nulo.

-Moon Stone Verde: Garante o poder da Cura. Recuperação de danos e status negativos. É eficaz contra o gelo.

-Moon Stone Roxa: Garante o poder do Gelo e influencia a mente de seus inimigos. É eficaz contra o fogo.

-Moon Stone Prateada: Com o poder do nulo/vácuo, ela preside sobre poderes da vida e da morte. É eficaz contra a eletricidade

Como podem perceber pelas fraquezas, alguns elementos se anulam então uma estratégia pode acabar como uma faca de dois gumes se for mal construída.

As batalhas de Skies of Arcadia são lotadas de muita estratégia, é necessário pensar antes de agir já que muito inimigos possuem uma estratégia própria e caso o jogador não desenvolva nenhum método para derrotar o inimigo pode ser que ele/ela encontre problemas ao enfrentar os inimigos mais difíceis do jogo.

Primeiro, apesar do sistema ser baseado em turnos a batalha é realizada em pequenas áreas para o combate. Dependendo da ação seu personagem deverá se mover próximo a um inimigo para atacá-lo, o movimento é feito pelo próprio videogame, uma pena já que se fosse livre o jogo seria muito mais interessante. Essa idéia de movimento afeta as decisões do jogador na hora da batalha, já que as magias e os especiais além de afetarem o inimigo/aliado escolhido também afetam áreas próximas, ou seja, dependendo da posição de um inimigo uma magia ou especial pode acabar afetando uma maior quantidade deles.

Segundo, é necessário saber administrar bem as ações de cada personagem para que o grupo aja como um todo. Os pontos de SP sendo compartilhados por toda a equipe requer que o jogador esteja ciente sobre qual movimento usar sem prejudicar outro personagem ou usar qual personagem para repor uma boa quantia de SP. Há também o comando defesa, forçando o jogador, a saber, quando atacar e quando recuar. É necessário também estar atento aos itens já que são uma boa opção para recuperação, além disso alguns itens podem proporcionar aumento de status permanentemente, recomendo ao jogador equilibrar bem os personagens ao invés de investir em apenas um.

Terceiro, como já foi explicado é importante administrar elementos. Além de afetarem o desempenho da equipe são fatores importantes no aprendizado de magias e ao descobrir as fraquezas de seus inimigos. Além disso, é possível trocar o elemento de suas armas a qualquer hora no meio da batalha o que facilita descobrir a fraqueza dos inimigos e administrar melhor o ganho de magias.

O ganho de níveis é similar a qualquer outro RPG. Batalhe e ganhe determinada quantia de experiência. Magias são aprendidas batalhando também, já que a cada batalha o jogador ganhará Magic Experience Points, ao ganhar uma determinada quantia o personagem aprenderá uma magia. Esse sistema de experiência vale para qualquer tipo de batalha dentro do jogo.

Essa é apenas parte da estratégia empregada no jogo, se está cansado não se preocupe porque isso foi apenas metade. A outra metade será explicada a seguir.

Airships, tripulações e canhões.

Como já foi falado, o grande sonho de Vyse é ser capitão de sua própria airship e tripulação além de viajar por todo o mundo. Com o decorrer do jogo, Vyse passa por algumas airships (além de conseguir uma para si) que permitem ao jogador explorar mais áreas do planeta, mas com os inevitáveis perigos de uma aventura é necessário ter uma airship capaz de se defender e nesse conceito entra as batalhas entre airships.

No jogo é possível batalhar outras airships e criaturas gigantes utilizando todo o armamento disponível em sua airship. Sempre é possível batalhar com sua airship ao viajar pelo mapa-mundi e os inimigos, nesse caso, muitas vezes serão visíveis antes da batalha ao invés de randômicos como nos encontros normais mas também há alguns chefes que devem ser enfrentados com a Airship.

É possível equipar sua airship com diversos itens, alguns para ataque, outros para defesa. O sistema de batalha com airships conta com os mesmos status que as batalhas normais: HP, SP, MP com algumas diferenças que serão explicadas mais tarde. Tais equipamentos serão explicados a seguir:

-Canhões: Forma básica de ataque e que consome uma quantidade razoável de SP, porém se bem utilizados podem acarretar altos danos ao adversário

-Sub-canhões: Mais fracos que os canhões normais, mas usam menos SP e seus ataques podem ser constantes por vários turnos, são bons para aplicar combos nos adversários.

-Torpedos: Possui bom poder de fogo, porém é necessário muita estratégia ao usá-los. Os torpedos serão lançados em um determinado turno e o jogador poderá escolher quando eles deverão cair sobre o adversário, mas nesse meio tempo o adversário pode executar manobras defensivas para esquivar do projétil. Resumindo: bom poder de ataque, mas são difíceis de acertar.

-Especial: São os ataques mais fortes e os mais difíceis de acertar além de serem os que mais consomem SP. O uso deles será explicado logo a seguir quando falarei sobre os turnos das batalhas com airships

É possível equipar até 4 itens para ataque (o especial é fixo em um 5º slot) e 3 itens para defesa que consistem em armaduras, melhores motores para maior velocidade entre outros.

O sistema de batalhas com airships é bem diferente do que as batalhas normais. Tentarei explicar nesses parágrafos que seguem:

Primeiramente, acontecem 4 turnos de uma vez só, sendo uma ação para cada personagem principal na equipe. O jogador deverá colocar as ações em um quadro 4×4 e determinar os golpes ou manobras que deseja executar. Cada ataque consome certa quantia de SP, similar as batalhas normais, mas alguns equipamentos têm características que podem acabar por consumir mais SP do que deveriam. Ainda por cima há comandos como cura (que nesse caso aplica-se como um concerto rápido na airship), esquiva e crew que consiste em habilidades que podem ser ativadas quando o jogador tiver uma tripulação. O crew será explicado mais tarde.

Algumas armas possuem habilidades e usos extras ou incomuns. Como por exemplo, os sub-canhões que podem atacar constantemente por 3 ou 4 turnos ,porém é necessário usar mais SP a cada “turno extra”. Torpedos serão lançados em certo turno e devem ser programados para cair em outros turnos mais a frente à batalha (normalmente 2 a 3 turnos após o lançamento). Canhões funcionam normalmente, ou seja, sem extensões, mas é possível combinar as balas de canhões com magia após se avançar na aventura. O especial só pode ser usado em um momento especial, explicado no próximo parágrafo. Esse “quadro de ataques” força o jogador a pensar na melhor seqüência e combinação de ataques para se ganhar uma batalha. Outro detalhe são as decisões tomadas pelo jogador no meio da batalha. Em alguns momentos o jogo mostrará algumas táticas que podem ser escolhidas pelo jogador, escolha a certa e terá a oportunidade de causar altos danos a seu oponente, escolha a errada e sua airship estará totalmente desprotegida contra qualquer ataque, devo ressaltar que nem sempre a escolha lógica é a correta já que seus inimigos também podem agir com inteligência.

Além disso, ainda há os “marcadores de perigo”. Acima do quadro de comandos há indicadores que avisam qual é o melhor momento de atacar e defender, tais marcadores variam dependendo das decisões e ataques feitos pelo jogador. Os marcadores também indicam quando será possível executar o “especial” de sua airship para dano maciço, porém o mesmo vale para o adversário já que quando o marcador estiver vermelho você está apto a tomar altas quantidades de dano.

Fora essas adições ao contexto da batalha, o resto funciona normalmente. Cada airship possui seu status, seu HP, sua barra de SP e afins. Sempre é possível melhorar status de sua airship como vida, ataque, defesa, velocidade sendo que tal investimento na airship dependerá exclusivamente do jogador.

Ao conseguir sua própria airship será possível recrutar uma tripulação para realizarem as diversas tarefas do navio como fazer comida, limpeza, manutenção, construção da base e afins. É possível recrutar uma grande variedade de pessoas, sendo que em alguns casos será necessário realizar diferentes objetivos e side-quests para que estas pessoas decidam o acompanhar em sua aventura. No jogo duas pessoas estão aptas para realizar um tipo de trabalho, porém é possível manter apenas uma como ativo. Escolher o membro ativo/inativo afeta diretamente as batalhas já que cada membro da tripulação garante alguns bônus e pelo menos uma habilidade a sua airship, por exemplo, maior ataque para determinada arma ou menor consumo de SP. Dependerá de cada jogador criar a melhor combinação para cada situação. Alguns membros ainda podem servir para forjar armas, vender itens entre outros, então tenha certeza de procurar por todos.

Sailor’s Guild, Discoveries, Wanted List…….

Ao longo da aventura é normal se deparar com ruínas antigas, objetos e criaturas que já geraram as mais diversas lendas e rumores. Tentar encontrá-las às vezes é uma tarefa árdua, mas compensatória já que é possível vender informação sobre a localidade dessas descobertas ou discoveries. É possível vender tais informações no Sailor’s Guild, espécie de loja que compra e vende informações sobre as descobertas que podem ser feitas no jogo. Ao comprar informações, o jogo oferece poucas dicas sobre a localização das discoveries, mas que muitas vezes são o suficiente para localizar uma Discovery. Também lembre-se que você não está sozinho no mundo, conforme o tempo passa as discoveries podem perder valor, mais dicas podem aparecer assim como outra pessoa pode descobrir primeiro fazendo com que o preço de venda das informações caia muito.

Também no Sailor’s Guild há a Wanted List, lista de alguns criminosos perigosos e que costumam ameaçar algumas rotas de navegação ou atacar navios. Essas “cabeças a premio” podem ser derrotados para ganhar uma boa quantia em dinheiro, mas não pense ser fácil derrotá-los. Primeiro porque os inimigos são fortes e mesmo que o jogador insista em evoluir seus personagens, o nível desses inimigos também aumentará tornando essas batalhas sempre um grande desafio, requerendo mais estratégia do que suor. Como extra, ainda há um “rank” dos 10 piratas mais procurados no mundo, sendo que Vyse muitas vezes está incluído na lista. Sempre é possível mirar para a primeira colocação. Tal “rank” fica exposto em uma cidade chamada Sailor’s Island, visitada logo no começo do jogo.

Exclusivo da versão do cubo são as “Piastol Battles”. Piastol é uma garota que costuma caçar os piratas mais perigosos. Ao cruzar com Vyse e ser derrotada pela primeira vez, Piastol se torna obcecada em derrotá-lo em batalha por algum motivo. Conforme as batalhas vão sendo feitas, os verdadeiros motivos aparecem. Isso cria uma side-story muito interessante dentro do contexto do jogo. Vale a pena conferir.

Além disso, há os Moon Fish. Os Moon Fish são criaturas estranhas que podem ser facilmente capturadas no decorrer do jogo, porém muitos deles estão muito bem escondidos em lugar inabitados ou muito altos. Ao se aproximar de um, um som característico será ouvido e ao se aproximar ainda mais será possível capturá-lo. Mas porque capturar Moon Fish? Logo no inicio do jogo, você conhecerá Doc e sua filha. A filha possui um animal de estimação que só se alimenta com o Moon Fish e que devido a suas obrigações de pai, Doc está impedido de sair à procura dessas criaturas. Obviamente todo favor é bem recompensado e a cada Moon Fish levado ao Doc o jogador receberá diversos itens, começando pelos mais comuns no jogo podendo ir até aos mais raros.

E por ultimo, mas não menos importante, devo falar do Cupil. Cupil é uma pequena criatura sem forma definida que acompanha Fina durante a aventura. Cupil pode mudar de forma conforme sua vontade, então Fina utiliza dessa habilidade e o usa como sua arma principal podendo transformá-lo em espadas, projéteis entre outros. Porém não sendo uma arma propriamente dita, como é possível aumentar o ataque? Simples, você deve alimentar Cupil com fragmentos de Moon Stones chamados Cham que são achados ao redor do planeta, quanto mais fragmentos você alimentá-lo, mais forte ele ficará e Cupil se transformará em “armas” mais fortes.

E o jogo envelheceu bem?

Apesar de ser um ótimo RPG em quesito história, batalhas,diversão, extras e personagens alguns quesitos do jogo não envelheceram tão bem. A grande maioria das cidades é pequena e sem muita exploração a ser feita, enquanto que o mapa-mundi é muito grande com várias coisas a serem feitas. As dungeons são lineares e sem grandes desafios, os encontros de batalhas normais acontecem de forma randômica algo pouco aceito hoje em dia. Os chefes são equilibrados e precisam de uma boa estratégia para serem derrotados, ponto positivo. Mas os inimigos normais muitas vezes são fáceis sem necessitar de muita estratégia, ponto negativo. O jogo pode chegar a ser difícil em algumas partes, não chega a ser frustrante, dificuldade moderada. Os gráficos do jogo não fazem nada de impressionante, mas também não são feios. O design de algumas cidades e dungeons são muito interessantes e bem feitos na maioria dos casos. Não há grande variedade de sons no jogo e que também não são nada de impressionante, caso venha a jogar Skies prepare-se para ouvir as mesmas músicas várias e várias vezes. Os comandos são fáceis de aprender, respondem bem e não requer muito do jogador, apesar de que alguns sistemas podem acabar complicando as coisas para alguns no inicio do jogo. O valor replay do jogo não chega a ser dos maiores, mas com certeza é bom o suficiente para manter o jogador preso por um bom tempo procurando todos os segredos. Em resumo, mesmo nos padrões de hoje em dia é um bom jogo se levarmos em consideração a boa história e as batalhas cheias de estratégia, caso você seja um fã do gênero RPG tente conferir.

Comentários Finais

Skies of Arcadia é um RPG conhecido por poucos e que possui sistemas interessantes de batalha. Apesar de não ter envelhecido bem em alguns quesitos, o jogo merece pelo menos uma chance. É um RPG com uma história sólida, vários extras e personagens carismáticos, sendo o suficiente para prender qualquer jogador por mais de 40 horas de jogo.O grande porém é que o jogo é extremamente difícil de ser achado, já procurei em diversos sites e locadoras por alguma cópia e são raros hoje em dia. Tive sorte de achar uma cópia lacrada em uma loja, dentro de uma caixa com jogos em promoção. Caso consiga achar o jogo, não deixe de conferi-lo. Ainda por cima, há algum tempo, apareceram rumores da Sega estar produzindo uma tão esperada continuação para o Wii. O jeito é esperar por mais informações, porque é uma série que merece voltar com grande estilo ao sucesso.

Produção

Gráficos e sons que não chegam a impressionar, mas que também não fazem feio

Envelhecimento

Um RPG não muito conhecido, mas que tem um belo enredo e bons personagens.

Valor

Ótimo RPG, sem duvida, porém é muito difícil encontrá-lo hoje em dia.

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Cara, esse eu comprei na semana de lançamento, e joguei como um alucinado para terminá-lo por completo. Recomendadíssimo!
    Realmente seria muito bom ver uma continuação, mas desde que não fosse feito pela Sega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.