[Música] Pink Floyd – Pulse

Dando continuidade às recomendações musicais, chegou a hora de mostrar um CDs que, na minha opinião, é uma das obras primas do mundo da música:

Pink Floyd – Pulse

Respire fundo e clique em more!

Lançado em 1995, o CD foi gravado durante a turnê do álbum The Division Bell e abriga grande parte dos maiores sucessos da banda, como Shine on You Crazy Diamond, Wish You Were Here, Keep Talking e Time. Em junho de 1995 chegou ao topo da tabela da Billboard e em julho seguinte foi premiado com um disco de ouro, platina e dupla platina.

Ao comprar o CD já se percebe que que toda a arte do álbum foi muito bem criada para casar com o título. Mostrando um ciclo de transformações ao redor do olho/planeta central, a cena cria uma metáfora visual interessante com o próprio dinamismo da vida, justificando o título que exprime o próprio pulsar da mesma. Viagem demais? Acho que Pink Floyd provoca esse efeito mesmo… XD

O espetáculo visual não se limita apenas a capa do álbum, chegando também ao palco do show através de um incrível set de iluminação que não poderia combinar melhor com cada música do espetáculo, atingindo um nível de qualidade espantoso logo no início, em Shine on You Crazy Diamond, e depois em Comfortably Numb.

Deixando agora o aspecto visual de lado, as características musicais do CD são ainda mais fantásticas que a capa e merecem ser comentadas. O feeling incomparável e os bends únicos de David Gilmour (guitarra e voz) estão presentes em solos fantásticos, como em Shine on You Crazy Diamond, Keep Talking, Sorrow, Coming Back to Life e muitas outras. Os veteranos Nick Mason (bateria e percussão) e Richard Wright (teclados e voz) também têm papel essencial na obra. A ausência de Roger Waters (ex-baixista) é em parte preenchida pela reprodução integral de The Dark Side of The Moon e pela ótima presença de Guy Pratt. Outro destaque do CD é a presença das backing vocals Sam Brown, Claudia Fontaine e Durga McBroom, executando performances fantásticas em What do You Want from Me, Keep Talking e chegando ao ápice em The Great Gig in the Sky. O percussionista Gary Wallis é um dos responsáveis pela ótima introdução de Learning To Fly. O solo de saxofone tenor/barítono de Dick Parry em Shine on You Crazy Diamond deve, além de ouvido, ser visto em DVD.

Segue abaixo todas as faixas do CD, com alguns destaques que achei interessantes:

Disco 1:

  1. Shine on You Crazy Diamond (ótima abertura, com excelente solo de sax de Dick Parry)
  2. Astronomy Domine
  3. What do You Want From Me
  4. Learning to Fly
  5. Keep Talking (preste atenção no Talk Box!)
  6. Coming Back To Life
  7. Hey You (Melhor música do The Wall)
  8. A Great Day for Freedom
  9. Sorrow
  10. High Hopes (melhor letra do The Division Bell)
  11. Another Brick In The Wall (part II)

Disco 2: The Dark Side of The Moon

  1. Speak To Me
  2. Breathe
  3. On The Run
  4. Time (melhor música do The Dark Side of The Moon)
  5. The Great Gig In The Sky (backing vocals fantásticas)
  6. Money
  7. Us and Them
  8. Any Colour You Like
  9. Brain Damage
  10. Eclipse
  11. Wish You Were Here (clássica… ficou ótima ao vivo)
  12. Comfortably Numb (solo de Gilmour fantástico, com efeitos de luz incríveis)
  13. Run Like Hell

Apenas lembrando que comentários fanboys como “melhor música” e outros são reflexos de opinião pessoal, então se alguém porventura discordar de alguma coisa sinta-se livre pra deixar um comentário…

Segue alguns vídeos do show pra deixar com água na boca XD:

Pink Floyd – High Hopes

Pink Floyd – Shine on You Crazy Diamond (não é a versão do DVD)

Pink Floyd – Comfortably Numb

Pink Floyd – Time

Pink Floyd – Wish You Were Here

Pink Floyd – The Great Gig in the Sky

Pink Floyd – Keep Talking

Pink Floyd – Learning to Fly

Pink Floyd – Sorrow

Resumindo, eu acredito que Pulse é uma ótima pedida pra quem tem vontade de conhecer Pink Floyd. Pra quem já gosta da banda é compra obrigatória, e pra quem não gosta propicia uma boa oportunidade pra mudar de idéia… XD

No meu caso, o CD foi responsável por um novo horizonte de apreciação musical e um grande aumento no número de CDs comprados por mês… não me arrependo nem um pouco…

Escutem!

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.