Impressões do demo de Watchmen: The End is Nigh

Antes de mais nada, é melhor você ler Watchmen. O filme é até bacana, mas é uma versão bem resumida da história. E como o jogo se situa um pouco antes da história original e não explica muito bem os personagens, nem pense em jogar primeiro, senão nem vai ter muita graça. Aliás, uma coisa que achei sem graça é só poder usar dois personagens, eu adoraria poder jogar com o Comediante.

Mesmo sendo um jogo da Live Arcade, a qualidade gráfica em geral decepciona. Os personagens até que são bem modelados, mas os cenários são pobres em detalhes e os efeitos como luzes e fogo são muito mal feitos. Levando em consideração que o jogo ocupa praticamente um giga no HDD, podemos dizer que a pressa por lançá-lo junto com o filme não ajudou muito na qualidade em geral.

O jogo em si nos faz lembrar da época de Final Fight, Streets of Rage ou, mais recentemente, de Marvel Ultimate Alliance. Jogos no estilo beat ’em up em que inimigos surgem na tela a todo instante, apenas para serem espancados sem dó pelo seu implacável personagem e seu companheiro mascarado, e no caso da comparação com o jogo da Marvel, com a adição de algumas tarefas a serem realizadas pelo jogador.

Seguindo essa tradição, além da pancadaria desenfreada, tive que executar a manjada tarefa de ficar apertando botões em mesas de comando e puxando alavancas para pode acessar novas áreas depois que dei cabo dos malfeitores. O Rorschach possui mini-games de abrir fechaduras e Nite Owl pode usar seu bat owl-grappling hook em alguns momentos.

Acabar com os fracos oponentes é relativamente até fácil, é possível avançar sem muito esforço apenas apertando os botões X e Y, embora seu herói ganhe novos golpes conforme avança na aventura. Lutar com Rorschach é mais divertido, já que a fantasia de Batman Nite Owl destoa um pouco do ambiente de jogo. Destaque para as animações do combate, são bem legais.

Velhos problemas também aparecem aqui, como a câmera que não possui um bom ajuste de foco. E na hora da luta, muitas vezes o jogo sofre do velho problema dos antigos jogos de pancadaria, quando muitos inimigos cercam você é impossível deixar de apanhar. Por isso, é importante que seu companheiro e você fiquem juntos, pois um deve dar cobertura ao outro.

Aliás, não entendi o motivo de não poder jogar de modo cooperativo online, algo tão comum hoje em dia. Será que é para reforçar a sensação de jogar um beat ’em up dos anos 80/90? Outra coisa engraçada é o sistema de colisão. Várias vezes um simples extintor de incêndio ou um bloquinho derrubado no chão me impedia de seguir. Alguém devia ensinar esses heróis a pularem!

Basicamente é isso mesmo, você chega no local, elimina os inimigos, realiza ou não uma tarefa e repete tudo de novo. Mais clássico (e repetitivo) que isso impossível. Eu já apaguei essa demo do meu HD, só vale a curiosidade de controlar a dupla clássica de heróis de Watchmen, um das melhores histórias de super-heróis de todos os tempos.

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. Gostaria de ter meus 1.600M$Points de volta, por favor…

    Comprei o jogo na empolgação de ter alguma parte com gameplay diferenciado ou qualquer variação no estilo, mas ele é realmente só aquilo que se vê no demo. Bater nos caras, apertar botões e seguir em frente. Uma pena.

    O jeito é esperar pelos próximos episódios.

  2. Sei nao, o jogo nao eh tao ruim como voce falou, eh verdade que os cenarios sao pobres e que o problema de colisoes eh presente, mas as animaçoes de luta e movimentos sao MUITO boas mesmo, e esse “problema” de ser cercado eh intencional, pois caso voce nao lembre (ou nao saiba) muito bem, eles nao sao super herois como o Super Man, Ironman etc, sao soh pessoas “ordinarias”, Rorschach eh habilidoso e inteligente e Nite Owl eh forte e agil (quase como o batman), mas esse estilo beat’em up nunca fica velho, ainda mais com um classico desses com graficos bons para um jogo que eh de baixar.
    Uma coisa MUITO ruim mesmo, eh o preço…nao vale 20 Dolars nunca…se fosse 10 dolares no maximo eu ateh compraria, mas eh realmente caro.Ou seja, pense BEM antes de comprar ele, eu vo espera o preço abaixar.

  3. @ H Snake, eu joguei o demo antes de ver o filme, visto por mim ontem. E depois de ver o filme, o jogo caiu mais ainda no meu conceito. Rorschach e Nite Owl, no filme, são praticamente uns cinquentões. E eles batem muito, como visto especialmente na cena do presídio do filme, só apanham mesmo do Ozzymandias, claro. E no jogo, eles estão bem mais jovens, no auge de suas forças, e por mais que eu jogue bem, levo porrada pra caramba. Eu enxergo assim como dissonância. Inimigos comuns não deveriam me dar trabalho algum no jogo, o desafio deveria vir de situações e eventos, nunca de pessoas comuns. Eu ia dar mais exemplos para reforçar esse ponto de vista, mas aí ia ter que soltar uns spoilers, o que não é bom,rs.

    E se você achou o preço ruim, lembre-se de que esse é apenas o primeiro episódio para download, tem mais (ou não) ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.