Reflexão | Pirataria chega ao teatro…

laerte01

Na verdade já chegou faz tempo… mas só lembrei de comentar hoje XD

Ha um tempo atrás fui a uma apresentação do Danilo Gentili em Mogi Guaçu (minha querida cidade natal). Antes devo dizer que foi um show realmente fantástico: Danilo Gentili é realmente um dos melhores humoristas de stand-up da atualidade. Ele sabe esculachar com maestria e aquele toque de machismo os mais variados temas, fazendo com que eu saísse do teatro com dor de barriga de tanto rir…

Mas não é disso que o post trata. Nesse show eu notei um grande problema que atinge o teatro graças ao You Tube: Pirataria. Em um determinado momento durante o show, o Danilo nota que um espectador esta filmando o espetáculo e pede com educação que ele pare. Após aproximadamente meia hora, o apresentador nota que o mesmo cidadão está filmando o show novamente e pergunta (desta vez sem tanta educação) por que diabos ele estava filmando novamente. O máximo que eu consegui ouvir da resposta do cara foi ¨You Tube¨. Na minha opinião, o garotão deveria ter sido retirado do teatro logo após o primeiro aviso, mas infelizmente o deixaram continuar lá. Alguns dias depois, eu tive o prazer de encontrar o vídeo no You Tube: felizmente não posso colocar o link aqui porque, graças a minha constante avacalhação nos comentários do vídeo e dedurada ao e-mail do Gentili, o vídeo aparentemente foi removido. Apesar desse caso ter sido resolvido, ele é o exemplo de um problema que passa pela maioria das pessoas despercebido: a tênue fronteira do que é ou não pirataria no You Tube, aplicada nesse caso ao teatro.

Não importa o quão genial seja o apresentador, ele não faz piadas diferentes para cada apresentação, de modo que as turnês são feitas em torno de um tema central, e as piadas são geralmente parecidas. Acho que não preciso dizer por que o YouTube costuma arruinar o trabalho desses caras. Outra coisa que é um pouco óbvia, mas merece ser dita, é que o ingresso pago te dá direito apenas a assistir ao show, e não a distribuí-lo: Você acaba com a turnê sem ganhar nada por isso. A fama do YouTube já é conhecida pelos próprios artistas também, de modo que grande parte deles possuem canais com alguns vídeos com trechos de apresentações em qualidade melhor do que a de câmeras clandestinas de espectadores.

Sendo assim, cada vez que virem um vídeo que se encaixa nessa categoria, faça como eu: pentelhe os comentários até que o cara fique de saco cheio e tire o vídeo do ar. Se for possível avisar o verdadeiro dono dos direitos autorais, faça-o, pois apenas ele pode reclamar os direitos sobre a obra e até mesmo tirar o usuário do ar.

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. pow um fã de stand-up!! aew! adoro stand up! mas aqui em natal raramente alguem aparece pra fazer show, so esses mais famosos mesmo como “nois na fita” os melhores do mundo e etc. pra mim não há alternativa se não o youtube : p

    mas eu só assisto os vídeis que os próprios cara de stand-up soltam ( que infelizmente faz teeeeempo que não vejo um do gentili) mas a pirataria tá foda emsmo, digita comédia em pé no emule que tu encontra todo o show dele do dvd pra baixar em dvd-rip : /

  2. Blz pode estragar a apresentação e tudo mais, mas lembrando q o Stand-Up principalmente vem ficando mais popular por causa desses videos, não só o Danilo, como o Rafinha, Oscar Filho… tem casos como Os Barbixas e o MARCELO ADNET (q de tanto video na net conseguiram emprego na MTV) e etc…

    Até os melhores do mundo ficaram BEM mais famosos por causa desses videos “piratas”…

    Pra conhecer é ótimo esses filmes no youtube, você vê o quão bom esse cara é, em caso de cinema existe Trailers e Teasers, mas e no teatro e apresentações culturais?

    Eu acho q se é pra filmar filme direito! mas não acho ruim as filmagens, caras pedem com educação para não filmar senão vai ficar um show de horrores a apresentação, vai parecer show de musica, onde o cara canta e a plateia com monte de celular pra cima…

    Há prós e contras, mas no mundo onde vivemos com essa tantas tecnologias e informações, estão existindo mais prós doq contras.

    1. Acho que uma coisa não justifica a outra. Se ajuda a promover não é a questão. Se o artista quer se promover, ele mesmo contrata um equipe filma trechos da peça e disponibiliza no You tube, como um trailer já que foi usado o exemplo do cinema.

      Agora se ele não faz isso e perde público, tem mais é que sumir mesmo. Ou ele se adapta ao mundo moderno e consequentemente a era digital ou vai pro limbo mesmo.

      Se os vídeos clandestinos ajudam ou não a promoção do artista, não pode virar justificativa para que promova a pirataria desta forma. Precisa tomar cuidado com essa linha.

      Pirataria e informalidade do mercado digital tem suas vantagens. Claro que tem, o que não pode é promover isso como se fosse algo bom. Pirataria de qualquer forma é ruim e pronto. A culpa disso vem de várias direções e não apenas de quem usa, assiste ou grava. Mas o pior é promover ela como algo positivo.

      Rá! Irmãozinho espiando o Portallos. Pego no flagra! XD

  3. tenho vc no twitter ;D

    Se fosse proibido filmar, ao entrar no estabelecimento haveria informativos de proibição de filmagens e etc, como há em museus e algumas exposições… mas não há!

    A melhor propaganda é a de boca-em-boca, a que quando funciona ela rende MUITO, digo isso pq sou da área, e o boca-em-boca tem q ser feito do publico, funde isso com a tecnologia, temos o youtube.

    Como dizem se não tem nenhum ligar dizendo q é ilegal, então é legal!

    Agora se o cara não quer ser filmado, q vá fazer apresentações com lugares q estipulem a legalidade dos direitos autorais, agora quer fazer uma apresentação na rua e dizer “oh não pode filmar!”?

    1. Concordo que o boca-a-boca ajuda e MUITO a divulgação de um peça, um filme ou que for. Mas daí pra colocar a peça inteira no Youtube, já é sacanagem. Hoje, todos as grandes companhias de teatro já tem o seu canal onde postam trechos de seus espetáculos. Mas ainda tem os usuários que pegam os dvds, dividem em sei-lá-quantas-partes e colocam lá. Isso sim é sacanagem.

      Quase não acreditei nas suas últimas frases: “se não tem nenhum lugar dizendo q é ilegal, então é legal!” Fala sério, né? Precisa mesmo pegar na mão e explicar que isso é errado? Mas ainda assim, em todas as peças que já fui, sempre rola aquele aviso sonoro no início dizendo para desligarem os celulares, blah blah blah, não tirarem fotos sem autorização e muito menos filmagem…

      1. Brasileiro é malandro. Se não pegar na mão e dizer “não pode criança”, ele acha que pode. XD

        Mas o Diego falou de apresentações na rua. Esse tipo de evento não tem como controlar também, é um outro tipo de situação para qual não existe uma regra moral clara… afinal o cara está na rua, via publica de todos. Como ele vai dizer que o que está acontecendo ali não pode ser filmado?

        Enfim, no sopão geral, ainda assim é sacanagem filmar por COMPLETO o trabalho de um artista e colocá-lo no you tube.

  4. Se rolar aviso blz, tah proibido.

    Mas não é só brasileiro que filma, isso é uma tendencia mundial sempre estar com o dedo no shutter do celular e maquina, grande exemplo é o filme Cloverfild.

    Comercializar e fazer video amador é outra coisa.

    MTV esses dias tava passando especial do AC/DC da turne q eles estão fazendo na europa, eles NÃO sairão da europa, a turne está com umas apresentações fantasticas e gigantescas, MTV falou disso, mas o unico video conseguido da apresentação foi uma amadora por celular… agora isso é errado? é distribuição de informação, ajudou o jornal e as pessoas q não podiam ir lah na europa ver as novidades

    Segurar informação no mundo de hoje é errado, como também comercializar em cima de direitos autorais tbm é, porem compartilhar informação sem nenhum lucro por de trás não é!

    Outro exemplo é o caso da Susan Boyle, se não fosse o youtube ela não estaria tão famosa e popular… e gravar programas e distruibuir na net é pirataria, mas ae?

    Eu acho q isso tudo de distribuição de videos e informação deve ser repensado, conceitos mudaram, a sociedade mudou, já se foi a epoca q somente uns e outros podiam ver algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.