Resumo total da Conferência da Microsoft na E3 2009!

Pronto. Chegou a hora de conferir e revisar em detalhes o que a Microsoft apresentou hoje em sua conferência na E3. Todos os games, todos os novos recursos para o Xbox 360 e toda a nova tecnologia que será empregada em seu novos sistema de controles. Irei apresentar as novidades com textos e seus respectivos vídeos. O post ficará grandinho. Por isso para continuar lendo, clique em continue. Portallos fazendo a cobertura total da E3 2009!


* The Beatles: Rock Band

Primeiro momento da conferência. Contou com a participação dos Ex-Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr e das esposas de John Lennon e George Harrison, Yoko Ono e Olivia Harrison. Conforme rumores, o jogo terá mesmo suporte para três microfones. Musicas confirmadas no game: “I Saw Her Standing There”, “I Want to Hold Your Hand”, “I Feel Fine”, “Day Tripper”, “Taxman”, “I Am The Walrus”, “Back in the U.S.S.R.”, “Octopus’s Garden”, “Here Comes The Sun” e “Get Back”. Via DLC o console receberá com exclusividade a música “All you need is Love” e a renda da venda dela irá para uma instituição de caridade.

* Tony Hawk Ride

A apresentação do game foi feita pelo ilustre Tony Hawk em carne e osso. O grande diferencial aqui é o novo controle recheado de sensores de movimento para dar a máxima experiência real possível ao novo game. Foi mostrado na conferência o uso dele e aparenta ter ficado bem legal. Dando bastante possibilidades de gameplay. O game não é exclusivo para o X360 e deve sair no segundo semestre do ano. Detalhe interessante é que ao contrário do Wii Balance Board, o controle skate até que se mexe bastante no chão, dando muita mobilidade ao jogador. Vaje no vídeo:

* Modern Warfare 2

A Microsoft saiu primeira e mostrou em sua conferência o primeiro gameplay completinho de Modern Warfare 2. O jogo será lançado dia 10 de Novembro deste ano e o Xbox 360 receberá antes dos outros consoles 2 maps packs do game ou seja, exclusividade temporária nestes mapas de multiplayer. O gameplay mostrado foi na cenário de neve e gelo, com direito a escalar uma montanha e tiroteios em meio a uma neblina de neve, onde você precisa ver os inimigos através de um radar em sua arma. O tiroteio segue até um aeroporto e snowmobiles surgem. O jogador pega um e desce a montanha, podendo controlar o veículo e atirar nos inimigos. Muito empolgante com certeza.

Mais vídeos? Aqui [Pt1], Aqui [Pt2] e Aqui [Pt3]!

* Splinter Cell Conviction

Pelo visto a espera valeu a pena. Splinter Cell Conviction chegou na conferência com um trailer bem sinistro, com clima de conspiração e traição, com Sam Fisher lembrando demais Jack Bauer. O visual do personagem também mudou muito desde o ano passado. Depois da animação, foi hora do gameplay do game que impressionou todo mundo. Num clima muito escuro, Sam Fisher percorreu todo o cenário “na moita”, escondido dos inimigos, matando-os sorrateiramentes e até fazendo-os de reféns. Podendo interagir muito com cenários como muros, janelas e até mesmo se pendurando no teto. Mais legal ainda foi a opção de enfiar um espelhinho por baixo da porta para ver onde os inimigos estão antes de dar um chutão nela. O jogo chegará exclusivamente para o Xbox 360 no fim do ano. Isso, mesmo. Este ano só para Xbox 360!

Quer ver o gameplay? Clique aqui!

* Final Fantasy XIII

Final Fantasy XIII também aparecer na conferência com algumas surpresas como dublagem já em inglês e gameplay rodando diretamente de um Xbox 360! Também foi revelado que a previsão de lançamento será entre Março à Maio. Um outro fato curioso foi a revelação com exclusividade do personagem [summon] Odin, que foi “encaixado” nesse momento do game apenas para a apresentação na E3, já que ele deve aparecer somente num momento futuro do game. Mas todos adoramos os summons de Final Fantasy e foi incrível ver Odin!

* Crackdown 2

Detalhe interessante é que além do rápido teaser, é que os rumores se confirmaram: O estúdio que está desenvolvendo Crackdown 2 é a Ruffian Games, do time do primeiro games que formaram seu próprio estúdio após sairem da Realtime Works. No teaser é possível ver que uma ameaça ainda maior do que os simples bandidos do primeiro game irá ameaçar os policias, mas não foi mostrado o que realmente se esconde por trás das sombras. Não foi revelado nenhuma data de lançamento, e nem mesmo a confirmação se sai este ano. Acredito que só em 2010.

* Left 4 Dead 2

Para a surpresa de todos, o novo jogo da Valve é Left 4 Dead 2. Mas já? Sim, já. E o game sai esté ano para a surpresa de todos. Dia 17 de Novembro para Xbox 360 e PC. O teaser não mostrou muito além de zumbis extremamente velozes, muito tiroteio e serras elétricas é claro.

* Shadow Complex [Epic Games]

E chega a vez da Epic na conferência da Microsoft. Enquanto alguns esperavam ver pelo menos um teaser de Gears of War 3 ou vídeos do novo DLC, Dark Corners, de Gears of War 2, a franquia nem ao menos foi citada na apresentação. Fail gigante. O que foi revelado na verdade é um novo game do estúdio chamado Shadow Complex que será lançado exclusivamente na Live Arcade. Pela internet foi feito muitas comparações com o estilo 2D dos antigos Metroid e de Castlevania. Parece promissor, apesar das expectativas serem em cima de Gears of War. O jogo deve sair no terceiro trimestre do ano. Foi mostrado um pouco do gameplay, onde o jogador podia escolher matar os inimigos interagindo com o cenário ou atirando neles. Talvez foi mostrado um chefe robô gigante e um enorme mapa e a promessa de 10 horas de gameplay com muita exploração.

Mais um vídeo aqui.

* Joy Ride

Aqui não há muito o que dizer. Os avatares do Xbox 360 irão receber um game de corrida. Com a possibilidade de mudar as cores dos carros e algumas opções de modelo, além de pistas com muitas rampas. O melhor de tudo? Será lançado gratuitamente. Ótimo, porque não acredito que muitos pagariam por ele. Mas de graça… você já sabe o ditado, né?

* Forza Motorsports 3

Não chegou a ser uma surpresa, mas nem por isso não foi agradável. O jogo será mais bonito que seu antecessor, haverá capotagens desta vez e serão 400 carros!! Continuam as opções completas de customização dos carros, além de pode distribui-los na live com os amigos e um novíssimo editor de vídeos que impressionou com um vídeo de exemplo. O jogo será lançado em Outubro deste ano. Certamente os vídeos do game impressionam.

Mais dois vídeos aqui e aqui.

* Halo 3 ODST

Como era esperado, a Bungie mostrou o gameplay do novo episódio da franquia Halo. O jogo se passa semanas antes de Halo 3 e será jogado com um novo personagem. Foi revelados que o game segue a premissa mais furtiva do que Halo 3, e com armas silenciosas e capacetes com radares. O game terá um modo cooperativo chamado Fire Fight, mas sem detalhes revelados quanto a isso. O jogo chega dia 22 de Setembro e virá com um beta para Halo Reach [veja abaixo].

Mais vídeos aqui, aqui e aqui.

* Halo Reach

Próximo game da Bungie para 2010. Se passa após os eventos de Halo 3. Que mais? Não sabemos. Só isso. XD

* Alan Wake

A galera foi a delírio quando Alan Wake surgiu na tela da conferência. Provavelmente foi o melhor game mostrado na conferencia da Microsoft. O gameplay surgiu e impressionou com um cenário incrivelmente escuro com inimigos surgindo no meio do maior bréu. Fica o detalhe para a lanterna do personagem que podia machucar os inimigos e mante-los afastados do personagem. Totalmente alucinante para ser expressado com palavras. Só vendo mesmo para sentir o clima de medo que o jogo transborta para fora da tela. O game sai no segundo trimestre de 2010. Será que agora Alan Wake vai? O game é exclusivo para X360.

Um trailer aqui.

* Metal Gear Solid Rising – Lighting Bolt Action

Um dos climax da conferencia foi quando Kojima, o próprio!, subiu ao palco para apresentar com exclusividade Metal Gear Solid Rising. O game trará Raiden como protagonista e ainda não se sabe como será o game, já que o produtor disse que se tratar de uma experiencia única na série Metal Gear. Não foi revelado data de lançamento, nem ao menos uma previsão de lançamento ainda este ano.

Os dois últimos pontos serão resumidos bem rapidamente porque pretendo fazer um outro post bem detalhado com sobre os assuntos e isso requer um pouco mais de tempo e pesquisa.

* Novos recursos para a Live e Xbox 360: Foi apresentado muitos novos recursos para a Live do 360. Last.FM será uma rádio gratuita para todos os membros da live gold, suporte total para o Facebook e Twitter, assim como os britânicos receberão suporter a TV Paga Sky para jogos de futebol entre outros programas. Foi feito a promessa de conteúdo de vídeos em 1080p HD, sem download e sem ter que esperar, ou seja, acesso instantaneo aos conteúdos que chegou a arrancar salvas de palmas da platéia. Também foi mostrado a intenção de expandir a Live para mais 10 países. Infelizmente o Brasil não estava na relação.

* Project Natal

Esta revelação da E3 é praticamente impossível de resumir com perfeição. É a revolução verdadeira dos videogames. Chamaram até Steven Spilberg para a conferência para que o mesmo desse uma alfinetada na Nintendo e seu sensor de mãos. O novo sensor da X360 reconhecer o “ser”, comenta Spilberg. Trata-se de uma tecnologia de captação total do ser humano. Jogos sem controles. Reconhecimento facial e de voz. Foram mostrados pequenos demos betas do sistema com um aplicativo de pintura e um com bolas. Um trailer com aquele espírito casual da Nintendo também acabou invadindo a conferência mostrando jogos de futebol, luta e corrida pelo sistema. A demonstração ao vivo foi a que mais impressionou assim como a exatidão dos sistemas de reconhecimento facial e voz. Até mesmo Peter Molyneux, de Fable II, surgiu com um programa mostrando uma criança 3D com uma inteligencia artificial que assustou devido a realidade dos acontecimentos. Um sistema que mostrava o reflexo da pessoa na água do game, assim como a possibilidade de movimentar a água apenas mexendo com a mão. Até mesmo um sistema de scaner [folha de papel e skate] foram mostrados. Também foi mostrado total integração da dashboard do aparelho com o novo sistema. Nada de data de lançamento ou até mesmo especificações do acessório que faz tudo isso. Por enquanto é tudo um projeto da Microsoft que humilhou o sistema de captação de movimento da Nintendo. Certamente a Microsoft fez seu deve der casa de forma espantosa. Aguardem um artigo de debate sobre isso em breve no blog.

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Em matéria de jogos, não me animei até porque tem muito FPS que não gosto.

    FF13 esse sim continua me animando muito. Pena que só ano que vem.

    O jogo de corrida dos avatares só grátis mesmo….

    O controle é muito inovador! Mas ainda tem muito pra ser mostrado pra gente conseguir ver até onde pode chegar. Se for outro Wii……

    MGS!!! omg!

  2. Ok, o tal sistema impressiona, disso nao ha duvidas. Mas antes de dizer que ele humilha o sistema do Wii, vamos lembrar que o do Wii ja esta por ai para usarmos ha um bom par de anos (no minimo eu acho), enquanto que o da Microsoft e so um demo que podemos ver no video ate sabe-se la quando ou se vao lançar isso.
    Dos jogos, gostei muito do Alan Wake. So. Final Fantasy tem seus meritos mas eu pessoalmente nunca me atrai pela franquia. Ja jogos musicais como Rock Band ou a serie Tony Hawk sou da seguinte opiniao: se quiser aprender musica ou a andar de skate, compro um instrumento ou um skate *de verdade* e trato de usar o tempo que usaria nesses jogos para aprender isso *de verdade*. O resto sao so aqueles games genericos de RATÁTÁTÁTÁTÁTÁTÁTÁTÁ… de costume. De novo, gosto pessoal, nada contra quem goste e eles devem ate ter qualidade dentro do seu genero, so nao sei para quê tantos. Pensar que na geracao passada xingavam o Xbox exatamente pela quantidade disso que tinha no console.

    1. Humilha se vc pensar germano em toda tecnologia empregada sim nesse tal project natal. Reconhecimento de face e voz. Scaneamento de objetos em tempo real. Videochats. Reconhecimento total do movimentos do corpo. Tudo que o projeto apresenta é revolucionário. Inclusive a IA disso para funcionar do jeito que devia. Não estou dizendo que será perfeito e que não terá falhas, ainda assim é um passo gigantesco em termos tecnológicos na sala de estar.

      Imagina sentar no sofá, dizer “ligue” e o videogame já ir ligando. É coisa de filme de ficção científica isso. Navegar pelos menus apenas mexendo a mão no ar é coisa que ainda não poderia ser imaginado.

      Nem que eles lancem isso na proxima geração só, ainda assim é humilhante o quanto eles avançaram em poucos anos e a Nintendo ficou só no Motion Plus para incrementar sua tecnologia.

  3. Essa tecnologia nao é nova… o problema é fazer bom proveito disso tudo. Aquele jogo de corrida por exemplo, tu conseguiria ficar mais do que alguns minutos com a mao imitando um volante no ar, sem apoio algum?

    A sacada da Nintendo foi conseguir dar um uso bom para aquela tecnologia, o que nao foi nada facil… o que a MS quer tentar é bem mais complicado, mas é interessante pacas, ainda mais integrando a dash. Vamos ver como saem os jogos, se vai ter grande uso e talz

    No geral foi uma puta apresentação. Será que a Nintendo e Sony vao conseguir fazer sequer sombra?

    1. Não é nova em que sentido? Eu digo nova para acesso caseiro, de pessoas comuns. Não tem nada na minha casa que tenha um pingo dessa tecnologia. Nem mesmo PCs com esta tecnologia de voz, reconhecimento de face e toque tem esse acesso ao publico em geral.

        1. Eye Toy eu já conhecia, mas se nem a Sony acredita no breguete para investir nele, porque eu vou confiar. XD

          Já a programação por voz para PC eu nunca usei, então vou evitar falar o que não entendo, mas a grande jogada da microsoft é integrar tudo isso num aparelho só.

          Entendo que a Microsoft não criou a idéia do zero, mas ela foi a primeira que vi que tornou a idéia genial. Aperfeiçou, integrou tecnologias e parece funcionar de forma que ninguem mais havia demonstrado dentro dos seus propósitos.

          1. Isso foi exatamente o que a Nintendo fez com o Wii huahauh O que a MS mostrou parece mesmo ser o novo avanço na forma de jogar, resta saber se eles vao ser tao competentes quanto a Nintendo =]

  4. Ah faltou comentar o motivo de ser chamar ‘Natal’. O projeto foi idealizado por um brasileiro, Alex Kipman, e o cara resolveu homenagear Natal, capital do Rio Grande do Norte. Legal, não?

  5. So para complementar onde ja se pode achar tecnologias como reconhecimento da face e e de voz: minha *camera digital* consegue captar e reconhecer sorrisos, e meu *celular* tem comandos por voz, o que alias ja vejo ha tempos no mercado mas nunca vi funcionar direito no caso desse ultimo. Mas enfim, a tecnologia ja esta ai ha tempos, o que falta e usarem direito, so.
    Gostei da historia sobre o projeto se chamar Natal. Ha uma parte boa e uma ruim nisso. A boa, mostra que nos brasileiros temos talento e competencia tecnologicia. A ma… so conseguimos reconhecimento por isso trabalhando la fora. Porque no mercado nacional… :/

    1. Com pilhas e mais pilhas de dinheiro é sempre mais fácil produzir qualquer coisa. Aqui no Brasil temos o Grilo Feliz, lá fora Carlos Saldanha, brasileiro, fez a Era do Gelo.

      Ah, eu acho muito bizarro citar um função de maquina digital para imagens e um celular por voz com o que a Microsoft apresentou ontem. Vc assistiu a conferência Germano ou só leu depois na internet?

      AQUILO que a Microsoft fez e demonstrou ontem em sua conferencia eu só havia visto em filmes. Prontofalei.

      Está anos-luz da tecnologia utilizado hoje no Wii, não importa se ela roubou conceitos de maquinas digitais, pc, celulares e sensores de movimento.

  6. Assim como tecnologias que serao lançadas depois dessa estarao anos luz alem dela… mesmo que com um espaço de poucos anos entre uma e outra. A evolucao tecnologica e algo naturalmente impulsionado por um mercado consumidor que tem fome de novidades e paga por elas. Nada muito de se admirar ai.

  7. desses jogos os que eu estou mais ansioso serão os modern warfare, FF e o spliter cell que graças a deus serão lançardos em pc/ps3 também : )

    achei muito legal esse alan wake, parece ser estilo heavy rain, pelos vídeos que eu vi. meio investigativo e talz.

    mais um rock band? prefiro comprar um violão…

    esse projeto natal é muuuuito interessante! adorei o fato do cara homenagear natal ( minha cidade linda XD), quando a pessoa vê o sistema pela primeira vez fica fascinada, mas depois que a euforia passa começam as dúvidas. alguns users nuns fórum por aí já começaram a falar de bugs, mas o sistema tá em ALFA ainda então isso já é esperado, mas eu fico imaginando aplicar isso num FPS ou RPG? num jogo de luta tipo punch out da vida ( prevejo clones de punch out no 360 hehehe ) mas num kof já não se aplica. acho que no final o sistema será aplicado mais em wii sports e wii fits da vida. sem falar que os progamadores já reclamand de criar jogos pra responder ao wii remote, imagino como será aprogamação pra esse natal. . Mas a parte da garota fofocando com a amiga sobre roupas (wtf?) e aquela mulher na conferencia pulando que nem uma louca ( foi muito engraçado aquilo, ri pacas!) foi muito massa!

    mas no resumo muitos jogos já anunciados, vazou/foi revelado muita coisa antes da E3, tudo isso que já sabemos sobre modern warfare 2 e outros jogos deveriam ser mostrado agora! ficaria mais emocionante!

    1. O cara da time falou que o Project Natal é algo para jogos casuais… mas pensando bem, se o Zelda se deu bem com o Wiimote, acho que até rolaria algo com esse esquema ae. Só acho que usar apenas o corpo o tempo todo sem apoio algum se tornaria muito cansativo (imagina saindo todos aqueles acessorios ‘de plastico’ do Wii por Xbox hauhauah)

      parece que vai ter uma integraçao legal com a Dashboard, então se der certo como interface, pq não utilizar algo assim nos PCs? A MS podia fazer algo com o Windows, quem sabe…

  8. Estou grato pelo link do artigo da Time, que acabei de ler agora. Uma coisa muito interessante ali e o fato do autor nao ter percebido latencia no dispositivo, desnecessario dizer o quanto isso e importante. E realmente, como dito nesse artigo, o acessorio foi inventado pensando no publico gamer casual, que a Microsoft quer abocanhar apos ver os lucros que esse publico rendeu a Nintendo.
    Zelda se deu bem com Wiimote? Isso e discutivel, muito discutivel, mas discutir isso foge totalmente do escopo aqui.

  9. dadah:

    a microSoft lançar pra pc? acho muuuito difícil, eles querem vender o 360, ou tu acha que o pessoal coloca um $ em vez do S no nome microsoft? heheheh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.