Opinião: O final apavorante do 5º ano de Lost!

Se você não viu o final da 5ª temporada de Lost ainda, pode parar por aqui. Vai ter spoiler a partir deste ponto e o azar é só seu se continuar.

O canal AXN exibiu nesta segunda, dia 29 de Junho, o especial de 2 horas que encerram por completo o viajado quinto ano de Lost. Não um “viajado” ruim, mas que foi uma baita viagem, foi.

Lost sempre foi uma série planejada. Os produtores sabiam o que fazer, como fazer e como terminar com tudo. Talvez essa seja a grande jogada de Lost, sabemos que tudo que é jogado na série para quebrarmos a cabeça, vai fazer sentido em algum momento futuro. Não é algo que estão colocando na série apenas para enrolar o público com mistérios.

A grande chamadinha desse quinto ano foram as viagens no tempo, mas antes de falar delas, tenho que mencionar Jacob e o amigão dele sem nome.  Apesar de ser óbvio, é melhor eu mencionar, as duas figuras fazem aquele temão de ying e yang, bem e mal, preto e branco, luz e trevas, os contrapontos que equilibram tudo. Não que um seja bonzinho e o outro seja o vilão, são apenas opostos que giram toda a trama. Chega a ser genial se fosse pensar que desde a primeira temporada, Lost corrobora com essa idéia de opostos, mas como eu disse, desde o início eles sabiam o que fazer.

O que Jacob e o Amigão representam? Não sei. Já percorri algumas páginas pela internet e uns falam em deuses, outros seres místicos, já vi o Mauri aqui gritando alienígenas. Eu não sei o que achar. Imortais seria o melhor para chamá-los, mas o Jacob tinha que morrer no fim da temporada. Ou não… se for pensar na idéia de equilibrio e harmonia, Jacob nunca poderia morrer enquanto o Amigão existir.

A Ilha já estão chamando de Jardim do Éden, de Paraíso. Me lembro quando chamavam ela de purgatório no final da primeira temporada. Realmente está mais do que comprovado que ela tem algo de especial, um local sagrado em algum ponto da história e mais do que isso, só não sei descrever com palavras. Talvez paraíso não seja uma definição boa, já que os habitantes não vivem alegres e saltitantes, mas um lugar sagrado e místico parece mais coeso.

Ah, andei xeretando pela net e a estátua que aparece na abertura do episódio é uma deusa antiga da fertilidade. Interessante já que remete ao problemas que as grávidas tem na ilha no presente, já que ela foi destruida. Gostei bastante disso, mas não liguei os pontos dela para com Jacob e o Amigão.

Enfim, eu posso continuar escrevendo aqui e provavelmente nunca ia terminar, Lost tem muitas interpretações ambíguas e que levam a várias interpretações diferentes, certamente isso já está planejado justamente para não deixar o expectador adivinhar tudo e perder a surpresa final. Mas para terminar, só vou comentar um pouco sobre as viagens do tempo, foi realmente a unica coisa exagerada que eu não curti muito nessa temporada. Independente do poderes que Jacob e  Amigão possuem, se é que possuem, imaginar as figurinhas manipulando as pessoas através do espaço-tempo é meio pertubador. Não sei explicar direito, mas é uma mistura de misticismo com tecnologia sci-fi que congestiona meu cérebro. Se fosse assim, o que os impediria de ficar e ficar voltando ao tempo. Afinal, as coisas podem ou não serem alteradas? Só no sexto ano para sabermos. Ainda acho que só Dr. Emmett Brown (De Volta para o Futuro) é quem sabem brincar direito com o tempo. XD

E cara, como pode, o Jack a cada temporada fica mais e mais bucha. Maldito personagem chato. Quer ser o fodão em tudo. Achei o personagem do Sawyer muito melhor trabalhado nessa temporada.

Quem quiser ler mais conspirações e maluquisses de Lost, aqui está um link excelente. Achei ótimo o site. E o teaser de 15 segundos do próximo ano que só dá pra ver um olho, fundo branco e algumas frases jogadas ao relento, para todos assistirem:

O vídeo abaixa não é oficial, foi feito por um fã, mas achei demais. A cena lá do primeiro episódio do primeiro ano com Lock [Que alias era um perdedor no final das contas] e o joguinho de tabuleiro é ótima. Nem me lembrava mais dela.

No final das contas, o ano 5 fez tudo que deveria fazer e só aumentou mais ainda a expectativa para a última temporada que só estréia em 2010.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.