Tudo Sobre Consoles | Conhecendo o PlayStation Portable (PSP)

psp-logo

Já falamos dos que levar em consideração ao adquirir um PlayStation 3 ou um Xbox 360. Mas mesmo os portáteis atualmente se mostram bem mais complexos, com vários detalhes que podem passar desapercebidos na hora da compra e que podem fazer diferença depois. Antigamente tinhamos no máximo versões reduzidas ou com diferenças marcantes, como foram com Game Boy, com as versões Pocket e Color; Game Boy Advance, seguido do Advance SP e Micro. Ou Neo Geo Pocket e a versão color. Já no portáteis de hoje, pode ser pouco chamar apenas de atualização os Nintendo DS  seu sucessor DSi e PSP 1000 e o futuro Go.

A escolha pelo PlayStation Portable tem um motivo simples: pretendo comprar no futuro próximo =] Compra apenas agora tem a vantagem dos muitos bons jogos já lançados e que posso comprar por um bom preço (um Final Fantasy Crisis Core em lojas sai por U$ 20), mesmo que atualmente os lançamentos estejam um pouco escassos. E com a E3 2009 e todo o foco que a Sony deu ao PSP, com tantos anúncios importantes, pode ser que o mesmo venha recuperar o folego. Também é um ótimo momento pelo lançamento próximo do PSP Go, que anda gerando muitas dúvidas (bom, pelo menos para mim =p).

Artigos anteriores:

Diferentes modelos de PlayStation 3

Diferentes modelos de Xbox 360

Matendo a tradição, resumo para quem tem preguiça de ler tudo =p: as duas primeiras versões do PSP, 1000 e o Slim & Lite, este também chamado de 2000, não são mais produzidos, mas podem ser uma boa opção para se comprar usado a um bom preço (principalmente se tu não se importar com o design grande e desajeitado do 1000). O representante mais recente é o PSP 3000, custando U$ 170 nas principais lojas dos EUA. Menor e mais leve, com saída para TV (mais eficiente que o 2000 nesse ponto), microfone embutido, é o melhor custo-benefício. E o PSP Go? Este não tem o drive UMD (é um disco menor, o formato padrão dos jogos de PSP), ou seja, jogos, apenas comprando e baixando pela Internet, diretamente do PSP é claro. Gosto do design que esconde os controles em um parte deslizante, e a tela um pouco menor o deixa mais compacto ainda, além de já ter memória interna de 16 GB (os outros PSPs dependem dos cartões de memória). E também é o único a oferecer bluetooth.  O problema, GRANDE problema, é o preço, do meu ponto de vista, não vale os U$ 250 que a Sony irá cobrar (é o preço de um Nintendo Wii!). Como também é possível comprar os jogos por downloads em qualquer dos outros PSPs, apesar de não ser tão compacto, o PSP 3000 parece ser a melhor escolha, ao menos enquanto o preço do Go não abaixa. Lembrando que o Go estará disponível a partir de 1/Outubro.

Índice de tópicos abordados:

  • UMD, Memory Stick
  • Trava por região (jogos e filmes)
  • Firmware
  • PSP 1000, 2000 (Slim and Lite), 3000 e Go
  • Internet e Multiplayer (AdHoc / WiFi)
  • Distribuição Digital (PS One, Patapon 2…)
  • PSP Go e jogos antigos em UMD
  • Compartilhando jogos por download (PSP ou PS3)
  • Ligando PSP a TV
  • PSP e PS3 (Remote Play)
  • Skype
  • Acessórios (1seg, Pelicula, Cameras)
  • Packs, Bundles
  • Playstation no Brasil
  • Links

UMD, Memory Stick

pspmemorystick

O PlayStation Portable (PSP) utiliza um disco proprietário para armazenar os jogos. Este disco é o Universal Media Disc (UMD), que tem capacidade de 1.8 Gb (aproximadamente 3 CDs ou 1/3 de um DVD). Também é utilizado para filmes, séries, shows, etc, porém foi um formato que não vingou, e hoje existem poucos lançamentos (se existirem).

Para armazenar mídia (fotos, filmes, músicas, etc) o PSP aceita cartões do tipo Memory Stick PRO Duo. É um cartão encontrado comumente em aparelhos da Sony como cameras digitais (a versão antiga, maior, é o Memory Stick PRO, incompatível com o PSP, e existe uma versão mais recente, o M2 , que é menor, e pode ser utilizado no PSP através de um adaptador). Ao comprar o portátil, acompanha um cartão de 32Mb, porém em alguns bundles e nas lojas é possível encontrar cartões de 2Gb, 4Gb, 8 Gb e afins.

Porém no caso do PSP Go, a situação é diferente. O drive UMD deixa de existir, e este passa a oferecer memória interna de 16 GB. Ainda aceita cartão de memória, mas em vez do Memory Stick PRO Duo, é compatível com Memory Stick Micro – M2 – (ainda menor que o PRO Duo, este cartão tem sido muito utilizado nos celulares mais recentes da Sony Ericsson).

Se vai comprar um cartão para seu PSP 1000, 2000 ou 3000, meu conselho é o seguinte: compre logo um Memory Stick Micro (M2) e um adaptador para Duo (é comum já vir com o cartão, mas também pode ser adquirido em separado). Assim, o cartão servirá para seu PSP, e ainda será util caso queira utilizar em um PSP Go ou em um celular Sony Ericsson compatível.

Trava por região (jogos e filmes)

pspadvent

Jogos

Jogos em UMD (o disco do PSP): qualquer portátil roda jogos de quaisquer regiões. Seu PSP americano aceitar jogos europeus, por exemplo.

Jogos por Download (através da PSN, a rede online do PSP): acredito que seja aconselhado comprar jogos na PSN Store equivalente a região do PSP, porém necessita de confirmação.

Filmes

Possuem trava por região. Filmes americanos em PSP americanos, europeus em portáteis europeus, e assim por diante.

Firmware

De tempos em tempos a Sony libera atualizações para o sistema do PSP. Essas atualizações incluem novas funcionalidades e correções de falhas e segurança. A versão atual é a 5.51. Geralmente a atualização é feita diretamente pela uma opção de menu ou baixando o update através do site oficial, passando o arquivo do PC para o PSP utilizando o Memory Stick.

PSP 1000, 2000 (Slim and Lite), 3000 e Go

psp1000

PSP 1000

Drive UMD: Sim

Tipo de Cartão: Memory Stick PRO Duo

Memória interna: Não

Saída para TV: Não

Bluetooth: Não

Não é mais produzido.

O primeiro PSP lançado. Não é recomendado por ser maior e mais pesado, por ter menos memória RAM (significa maior tempo de carregamento para os jogos e falta de suporte ao Skype), e pela tela melhorada encontrada nos outros PSPs. Também não tem saída para TV. Mas ainda pode ser uma boa opção se encontrar um usado por um bom preço, e se essas funções extras não importarem.

psp2000

PSP 2000 (Slim and Lite)

Drive UMD: Sim

Tipo de Cartão: Memory Stick PRO Duo

Memória interna: Não

Saída para TV: Sim

Bluetooth: Não

Não é mais produzido.

A atualização direta dos antigos PSP 1000. Menor e mais leve, dobro de memória RAM (menor tempo de carregamento para os jogos), tela mais brilhante, suporte ao Skype (através de um headset vendido em separado). Comprando o acessório certo, permite visualizar jogos, filmes e música na TV. Porém, no caso de jogos, funciona apenas em TVs com suporte a progressive scan (encontrado geralmente em HDTVs e Full HD tvs), e requer o uso de cabos compatíveis (Video Componente). Recomendaria o Slim and Lite se não fosse o PSP 3000, bem semelhante e com algumas melhorias. Novamente, se encontrar um usado barato, pode ser uma boa opção.

psp3000

PSP 3000

Drive UMD: Sim

Tipo de Cartão: Memory Stick PRO Duo

Memória interna: Não

Saída para TV: Sim

Bluetooth: Não

Atualmente em produção.

Possui todas as melhorias do PSP 2000, e mais algumas: tela melhor e com tecnologia anti-reflexiva, microfone embutido, e saída para TV com suporte a TVs comuns incluindo jogos. E diferente do que possa parecer, não será substituído pelo Go. De fato, ambos serão opções complementares. Vantagens em relação ao Go: tela maior (na verdade o PSP Go possui uma tela menor em relação aos outros PSPs), drive de UMD (pode ser útil para comprar jogos antigos a um preço menor) e preço. É difícil não levar em consideração o fato do PSP 3000 atualmente custar U$ 170 (versão Core) e que o PSP Go irá custar U$ 250. Apesar de não ser tão compacto quanto o PSP Go, levando em consideração custo-benefício, o PSP 3000 é a melhor escolha.

pspgo

PSP Go

Drive UMD: Não

Tipo de Cartão: Memory Stick Micro (M2)

Memória interna: Sim (16 GB)

Saída para TV: ?

Bluetooth: Sim

Disponível a partir de outubro/2009.

A aposta da Sony em downloads como meio de comprar jogos. Pelo fato de não ter drive UMD, não é considerado um sucessor ao PSP 3000, e sim, um complemento. A tela é menor (3.8”, enquanto nos outros PSPs é de 4.3”), mas ajuda, junto com o controle deslizantes, a deixar o Go ainda menor. Para permitir que os usuários possam armazenar muitos jogos, já vem com 16 GB de memória interna, que pode ser expandida utilizando o cartões de memória da Sony (diferentemente dos outros modelos, o Go utiliza o Memory Stick Micro, menor, comumente encontrado em celulares Sony Ericsson) se houver necessidade. Também foi adicionado Bluetooth, para troca de arquivos como fotos e músicas com outros dispositivos.

Sobre os jogos, existe a promessa da Sony de que todo novo lançamento estará disponível em UMD e para compra digital. E também de disponibilizar muitos dos jogos mais antigos em UMD para compra por download (pelo menos os principais jogos, além de todos já lançados pela Sony). Para aqueles que já possuem UMDs, vai existir algum tipo de serviço para transportá-los para o novo PSP Go, apesar de não terem sido oferecido maiores detalhes.

Apesar do design tornar o PSP realmente portátil (não ter os controles nas laterais faz muita diferença), o preço não anunciado não se justifica: U$ 250, ante os U$ 170 do PSP 3000, é muito caro. É o preço de um console… E tem o design diferenciado, que agrada alguns e desagrada outros. Considerando custo-benefício, o PSP 3000 é a melhor escolha, sem sombra de dúvida (mesmo porque é possível comprar os jogos por download no 3000, assim como no Go). Quem sabe se o preço cair para menos de U$ 200…

Internet e Multiplayer (AdHoc / WiFi)

Existem duas formas de jogar contra alguém. O primeiro é com os PSPs próximos ao outro, no chamado modo AdHoc (ou ad-hoc). E o segundo é através da internet, chamado de modo WiFi.

Também é possível navegar na internet, com um browser disponível a partir da versã0 2 do sistema do PSP, gratuitamente. Ele possui suporte a Flash, porém na versão 6, bem mais antiga que a atual, 10.

Distribuição Digital (PS One, Patapon 2…)

O PlayStation Portable, assim como o PlayStation 3, desde o começo tiveram uma certa ênfase em jogos disponíveis digitalmente. Já tinhamos jogos de PlayStation One e jogos originais, que foram extendidos aos jogos do próprio PSP, como foi o caso de Patapon 2. Este, sequer teve uma versão UMD disponível, no máximo era possível comprar a caixa (com manual) do jogo em que vinha disponível um voucher para baixar o mesmo da PlayStation Store (a loja online da Sony). Patapon 2 foi um marco, trouxe muitas discussões sobre o futuro dos jogos como mídia física e digital, e serviu como introdução ao PSP Go, uma aposta da Sony que aceita apenas download digitais como forma de adquirir jogos.

Cada opção possui suas vantagens e desvantagens: comprar online permite a nós brasileiros não se preocupar com taxas e frete, por exemplo. Por outro lado, muitos gostam de ter a caixa e mídia do jogo, a sensação física de possuir o mesmo, ou para colecionar. Outro possível problema é armazenamento, já que eventualmente jogos mais antigos terão que ser apagados (com a opção de se baixá-los novamente, o que pode ser limitado, e ainda depende de conexão com a internet) ou movidos para um backup, por maior que seja o espaço disponivel.

PSP Go e jogos antigos em UMD

pspumd

Segundo a Sony, todos os novos jogos irão ser disponibilizados em UMD e para compra digital. Quanto aos jogos antigos, todos os publicados para Sony serão disponibilizados digitalmente, assim como os principais lançados por outras empresas. E para quem tem jogos em UMD, existe a promessa de um serviço para ter esses jogos disponíveis sem custo em seu PSP Go. Porém ainda não temos detalhes, se será um serviço pela internet, ou se será necessário ir a um quiosque fazer a transferência, se um programa para PC será disponibilizado…

Ligando PSP a TV

PSP 2000

Com o cabo de Vídeo Composto, S-Video ou  Vídeo Componente, permite ver filmes, músicas e aplicativos do PSP diretamente na TV, em widescreen (16:9) ou formato convencional (4:3).

Para jogos existe uma limitação: aceita apenas TVs com suporte a progressive scan (p-scan), e neste caso, é obrigatório utilizar o cabo Vídeo componente. Os jogos são mostrados na proporção 16:9 apenas, e não ocupam a tela toda (diferentemente de filmes e afins, que podem ser mostrados em tela cheia).

PSP 3000

Sem a mesma limitação do 2000, permite que jogos, filmes, músicas e aplicativos sejam vistos em qualquer tipo de TV. Para progressive scan, precisa do cabo Vídeo Componente.

PSP e PS3 (Remote Play)

Permite ao PSP acessar algumas das funções do PlayStation 3 diretamente ou através da internet. Inclui ver mídia armazenada no HD do PS3 (vídeos, fotos, música), jogos de PlayStation One, ligar e desligar o console, e controlar as músicas que estão sendo tocadas no próprio console. Inclusive alguns jogos do PS3 tem a função remote play. Não estão acessíveis assistir DVD ou Blu-ray, e jogos de PlayStation 2.

Skype

pspskype

O mais importante: compativel apenas com as versões Slim and Lite (2000) e 3000. Já o PSP Go é ainda não se sabe se irá manter tal compatibilidade.

Slim and Lite (2000): é preciso comprar um acessório com o microfone.

PSP 3000: esta versão já possui microfone embutido, ou seja, possui todo o necessário para utilizar o Skype.

A vantagem de ter Skype no PSP é poder fazer e receber ligações em qualquer lugar com uma conexão WiFi disponível. Até mesmo em casa, sem ter a necessidade de ligar o computador. Muito útil em viagens, por exemplo. Ou para gravar podcasts =]

Acessórios (1seg, Pelicula, Cameras)

1seg

psp1sg

Como os padrões japonês e brasileiro para TV Digital são o mesmo, este acessório, disponível para o PSP japonês, permite assistir TV Digital aqui no Brasil. Como ainda são poucas cidades com sinal digital, e apenas com parte da programação dos canais no novo sistema, vale mais a título de curiosidade.

Películas (várias marcas)

Não tem a mesma necessidade de um Nintendo DS, mas é sempre bom utilizar películas para evitar riscos.

Camera

pspcam

Existe uma camera para PSP (e veja só, chamada de ‘Go’, mas sem relação com o novo modelo do portátil da Sony), apenas na Europa, e que dentre as funcionalidades permitia conversa por vídeo com um usuário de PC utilizando o mensageiro específico. Se não me engano, tal programa foi descontinuado. Não é compatível com o Skype.

Packs, Bundles

pspff

A Sony sempre teve o hábito de lançar packs incluindo com o PSP algum jogo, cartão de memória e às vezes um voucher para baixar um jogo da PSN Store ou um filme em UMD. E muitas vezes temos bundles específicos com portátil em cores diferenciadas. Existem também edições especiais, geralmente com o tema de algum jogo.

Geralmente o preço fica em U$ 200, mais barato que comprar os itens em separado.

Dentro os bundles mais conhecidos tivemos o Daxter Entertainment Pack, com um PSP 2000 Ice Silver (prateado) com Memory Stick 1 GB, o jogo Daxter e o filme Family Guy (Família da Pesada no Brasil) Freakin’ Sweet Collection. Com o PSP 2000, ainda tivemos o Ceramic White Star Wars edition, o God Of War (com o portátil em um vermelho berrante sangue), Metallic Blue (do jogo Madden NFL 09) e o melhor de todos, o “Final Fantasy VII 10th Anniversary” da foto acima, lançado no Japão, com apenas 77777 unidades (numeradas).

O Ratchet & Clank Entertainment Pack inclue além do jogo, Memory Stick de 1 GB, filme National Treasure 2, e inclue o mais recente PSP 3000 com duas opções de cor (Black e Silver). Um bundle mais recente também com o PSP 3000 é o Rock Band Unplugged Entertainment Pack, que além do jogo acompanha um voucher para baixar o filme School of Rock (forma de fazer propaganda de uma das atualizações mais recentes da PSN Store no PSP, compra de filmes e seriados) e um Memory Stick de 4 GB.

Quase sempre esses bundles de jogos valem a pena, já que eles custam U$ 200, sendo que se fosse comprar em separado seria U$ 170 (PSP) + U$ 20-40 (jogo) + U$ 15-35 (Memory Stick Sony) + U$ 5-10? (filme).

pspdissidia

Playstation no Brasil

A Sony já anunciou sua chegada oficial ao Brasil com a linha PlayStation, incluindo toda a família: PlayStation 2, PlayStation Portable e PlayStation 3. Existem rumores que PlayStation 2 e jogos poderiam ser produzidos aqui, enquanto PSP e PS3 seriam importados, porém não existe confirmação. Nem noção de preços, assistência técnica e afins. Apenas que será no segundo semestre (bom, é o que está previsto).

E aqui terminamos! Para os próximos, temos Nintendo Wii, Nintendo DS e até iPod Touch =]

Qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar nos comentários =]

Isso também pode lhe interessar

21 Comentários

  1. Na verdade, apesar de ainda não ter o PSP, já comprei Crisis Core e Tactics War of Lions =P Até por isso estou bem interessado em saber como vai ser passar os jogos para o novo PSP Go… se for um serviço somente disponível lá fora complica =/

  2. Matéria fodástica. Meus parabens ao Dadah! Eu tambem espero mais detalhes da rede de distribuição do psp go. Mas me interesso muito pela distribuição digital. Meu bolso agradece!

    Obs: Colocou uma bannerzinho para abrir o post. Ficou melhor né? XD

  3. minha única reclamação pro meu 2000 é a bateria que gasta muuuiito rápido…quero ver se compro um daqueles kits com a bateria de 2200mah

    fora isso o PSP é perfeito pra mim…

  4. Tenho um PSP 3000, ele é muito bom, e euvou ver esse ipod touch! achava q o nome era ipod…somente!

    PSP com Final Fantasy Dissidia é bom demais! o meu veio com Ratchet & Clank!

  5. Bom saber desse problema de bateria, será que é o mesmo caso com o 3000? Quanto a tv tenho minhas duvidas se vou realmente querer usar o PSP nela =]

    Esse bundle do Dissidia, vai estar disponível somente dia 25 de Agosto (o dia que sai o jogo =p), e acompanha além do jogo o filme Advent Children e um Memory Stick Pro DUO de 2 GB. E vem com um PSP prateado. Exclusividade da GameStop, sai no preço padrão, U$ 200. Estou pensando seriamente em comprar ele, mas eu queria mesmo era um cartão com mais capacidade… quem sabe compre ele mais outro cartão =] O problema é esperar até dia 25/8 heh

      1. Verdade concordo plenamente com o kbloSnack, o psp é um portátil não um console que tem que ligar na tv!!!!!!!!!!!!Não sei pra que aquele japonês quis botar saída para cabo av!!!!Porque isso??????

    1. A questão não é para qual modelo do portátil foi lançado um jogo, até porquê os jogos são compatíveis com qualquer um dos modelols. A diferença é que no Go! os jogos serão única e exclusivamente via download…

      E esse mega-guia da família PSP me fez voltar a considerar (fortemente) a idéia de comprar um PSP de bolso. Vamos ver até final do ano o quê que rola, e se eu passo a ter um novo portátil na minha “família”… 😉

  6. Nossa!!!esse psp go ta com tudo queria ter um desses. Eu acho que nem em concurso cultural o psp go tem!!!!!!!!!!Sorte quem ganhar

  7. Aeee gente!!!!!!! Tô com uma dúvida, o psp 1000, 2000 e 3000, tem vários tipos de em balagens, tem até embalagens que vem jogos!!!!!!!!Mais a minha dúvida é: quantos embalagens de psp 3000,psp 2000 e psp 1000 existem???????? Essa é minha dúvida é alguém pode responder

  8. adorei o post bem simples e fácil de se entender , principamente pra mim que sou meio devagar pra entender as coisas , já decidi vou comprar o psp 3000 , eo mais em conta pra mim , e atende todas as minhas necessidades. : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.