Top 10: Videogame é Arte? [Post do Recruta]

Post enviado por Lucas Araujo

Desde os tempos de 8-bits, discutia-se se os videogames podem ser considerados arte. A literatura, o cinema, a música, a pintura, a fotografia, tudo isso é arte. Porém muitos não consideram os games uma forma de arte. Eu sou gamer desde pequeno e não compartilho dessa opinião. Utilizarei 10 games como exemplos de obras de arte. Após o continue:

10º Bioshock

Motivo: Se eu jamais tivesse ouvido falar de bioshock e visse essa imagem, já o classificaria como obra de arte. Porém eu já joguei Bioshock e posso dizer que andar por Rapture ( uma utopia submarina) tocando aquela musiquinha é uma experiência única.

9º Crysis

Como não classificar um jogo em que os gráficos parecem fotos em arte. Realmente Crysis  exige um pc monstro, mas você será recompensado com os melhores gráficos existentes.

8º Mega Man II

Motivo: A música. Uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos. Simplesmente fantástica. Na minha opinião é a segunda melhor de todos os tempos.Porém o jogo brilha sob outro aspecto, a dificuldade. Não era tão difícil quanto um contra mas você passava dias em uma fase. A direção de arte também é ótima. Para ouvir a trilha sonora, clique aqui.

7º The Legend of Zelda: Twilight Princess

O jogo que é a verdaderia continuação do supr emo ocarina of time me surpreendeu. Gráficos cinemaográficos, na minha humilde opinião o melhor de wii, chefões gigantes e fortes emoções. Esse jogo é uma obra de arte.

6º Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Motivo: A última aventura de Solid Snake é uma obra de arte por causa dos gráficos mas principalmente pela sua história. O jogo que reinventou os jogos de espionagem ganha uma versão de PS3 e pra mim isso é suficiente.

5º Metal Gear Solid

Motivo: Quebrar a “quarta barreira” ou seja, a barreira que separa a realidade da ficção. A luta contra Psycho Mantis te pega de surpresa quando ele lê sua mente (AKA memory card), diz seus gostos, faz o controle andar (AKA rumble) e preve seus movimentos. Além disso, Psycho Mantis diz uma das frases mais memoráveis do mundo dos jogos: “You like Castlevania, don’t you?

4º The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Motivo: Primeiramente, a melhor trilha sonora da história dos games. Uma história incrível complementa o jogo. Gráficos revolucionários para a época e chefões épicos. O que mais? Ouça aqui a trilha sonora.

3º Crisis Core: Final Fantasy VII

Motivo: Gráficos lindos. Cloud ainda aprendiz. Sephiroth bonzinho. A saga da Buster Sword. Só por isso ele é uma obra de arte. Porém não se contentando com isso a Square ainda me fez chorar com o final do jogo. Must-have a todos os donos de PSP.

2º Okami

Motivo: Lindo. Okami é pintura jogável. Some isso a uma jogabilidade a lá zelda, boa trilha sonora e uma grande história que você terá um dos melhores jogos de ps2 e wii.

1º Valkyria Chronicles

Motivo: Valkyria é o jogo perfeito. Um rpg-estratégia-tps com gráficos aquarela-1080p que se passa num alter ego da segunda guerra mundial. Perdão pela descrição, mas esse jogo é impossível descrever. Pesquise na Gametrailers e veja a jogabilidade. Valkyria Chronicles é A obra de arte.

No meu próximo post um review do primeiro colocado.

Isso também pode lhe interessar

33 Comentários

  1. Bem vamos lá. Primeiramente eu gostei do post, é um bom assunto e o Lucas citou bons exemplos. Mas é um tipico post onde a empolgação acaba influenciando no resultado final.

    Inicialmente o título do post não tinha “Top 10”, eu coloquei isso para caracterizar melhor a idéia do Lucas. O debate em torno se games podem ser obras arte é grande e extensa e faltou o Lucas argumentar mais determinados contextos. Exemplos são bons, mas não podem usar apenas eles como justificativa.

    Concordo que os games hoje em dia tem tratamento iguais ou até superiores do que muitos peças cinematográficas. Enredos tão mirabolantes quanto um best-seller e até mesmo trilha sonora que coloca canções de bandas no chinelo.

    É isso que faltou no post do Lucas… argumentos… exemplos há de sobra. Por isso achei que o post funcionaria melhor como um Top 10 do que apenas como uma reflexão.

    Mas se for falar em game arte, não poderia deixar de mencionar os games da Nintendo que são tocados por Orquestras de verdade. Como Smash Bros e Mario Galaxy, só para citar algo recente. A trilha sonora nestes casos é de cair o queixo.

    Além disso muitos games usam de visuais e designe únicos, como o próprio Okami citado na matéria.

    Em termos de enredo de histórias final fantasy foi bem mencionado no post. Mas eu tiria que quase todos os games da franquia tem isso.

    Enfim é isso. Post bacana, mas poderia ter mais argumentos e divagações e menos exemplos.

    E não concordo com Valkyria Chronicles em primeiro, me perdoem. XD

  2. Alias gráficos bonitos não justifica um game ser arte. O que justica é a arte gráfica. O estilo visual original e criativo adotado por um determinado game. Um bom exemplo não tão recente é Shadow of Colossos.

  3. Realmente, concordo com o Thiago: a empolgação acabou influenciando no resultado.

    A avaliação do que é arte ficou muito superficial e as escolhas altamente tendeciosas. Faltou mais embasamento em cima dos ‘exemplos’. O argumento do número 5 mesmo, por exemplo, nem dá pra considerar muito como ‘arte’, muito relativo isso.

      1. Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer, não joguei MGS mas sei sim do que se trata o que você falou, mas pra mim não tem nada de arte aí. E o fato de você adimitir que é fanboy de MGS só torna as coisas ainda mais tendenciosas…

          1. O jogo ler o seu memory card, verificar se tem arquivos de certos jogos e mostrar uma mensagem de acordo com isso é “total imersão”?

            Desculpe, mas não tem nada de ‘arte’ nisso.

        1. Meu, em 1998, isso foi uma revolução, o chefão conversar com você, prever seus movimentos. Tudo bem, hoje em dia você pode achar simples, mas ainda não vi um jogo que te coloque dentro do próprio como o primeiro MGS.

  4. Me dusculpem pela falta de argumentos, mas tava cheio de coisas para fazer e tentei entregar o post mais rápido. Prometo que no review de Valkyria Chronicles eu ponho mais argumentos e desenvolvo mais a avaliação.

  5. eu joguei megaman 2 acho ele bom e tudo mais mas o melhor pra mim e o megaman X1, tudo bem que o primeiro tem mais dificuldade mas se for ver bem, no geral o X é superior, pra mim o x1 tem a trilha que mais me cativou em todos os games e acho ela suprema. quanto a gráficos nao se pode comparar um NES com SNES…

  6. fazer top10 sempre é complicado, sempre acaba faltando jogo. mas numa lista de jogos com teor artístico Shadow of the Colossus e ICO são obrigados a estar. pq não o novo Prince of Persia tb ham?

    e po, não mete o pau em GOW2 não, que isso!

  7. Faltou Flower nesta lista, pelo menos no quesito visual que no fim das contas não foi uma lista dos melhores games como arte. Mas tá valendo, os jogos que ele citou realmente possuem boas qualidades, mas existem melhores em muitos aspectos de cada um que ele citou. Acho que listas tem que ser mais específicas nesse sentido pq acabou ficando generalizado demais os aspectos que ele relacionou: som, gráfico, enredo. Ficou muito misturado. No demais tá show esse recrutamento, o volume de contéudo está ótimo, sou leitor assíduo e espero ajudar com meus comentários.

  8. Procure algum do seguintes jogos quando o assunto for “Games-arte”.

    -Shadow of the Colossus (PS2)
    Só na segunda jogada eu fui entender o porque chamam isso de arte.

    -Sun,Flower and Rain (DS)
    Adoro MGS e acredito q a série mereça o aspecto de arte pela storytelling. Mas SFR n quebra a quarta barreira, ele a destrói.

    -Indigo Prophecy (PC, Xbox,PS2) ou Heavy Rain (Ainda a ser lançado – PS3)
    O sonho de mtos produtores de cinema: Filme Interativo. Os jogos são exatamente isso

    -Wii Music
    Ao invés de GH e RB q vc segue a musica, aqui vc pode cria-la. Mto potencial artistico musical

    -LBP
    Mesma regra acima sobre criação, mas esse é bem mais conhecido

    Há mtos outros, mas para se conseguir algo assim tem q ser feita mta pesquisa antes.

      1. shadow of colossus – preciso jogar

        sun, flower, rain – ler item acima

        Ingigo prohecy e heavy rain – prefiro uncharted

        wii music – criativo, mas demo técnica

        lbp – genial, mas é só um mario com create mode

        1. Indigo, Havery Rain ou Uncharted são jogos cuja idéia é parecer um filme. A idéia de arte continua nos três.

          LBP- “Mario com create mode”.
          Mario -> Jogabilidade consagrada
          Create Mode -> Só ver vídeos no Youtube para enterder o que estou falando. Pode parecer pouco para vc, mas é só ver o que as pessoas estavam conseguindo fazer com ele q talvez vc concorde com esse jogo.

          Wii Music-> É justamente por ser simples q acho ele mais genial. Voce mesmo pode criar a sua track. Não há erros ou algo assim como GH ou RB.
          Procurem um artigo do 1UP sobre o jogo. Vai explicar bem melhor q eu

    1. ué, mas um artista faz musica pra vender, as notas e entrada dos instrumentos formam o design da musica,

      o pintor faz a obra pra vender, o traço, compoem o seu design

      os jogos ainda não são arte por simplesmente serem um tabu, assim como o rock foi, e agora já é considerado música, que é uma arte. Assim que o mundo parar com essa histórinha de achar que video game cria disturbios nas crianças ( sou a prova viva de que isso é mentira, tenho 14 anos e jogo desde os 3) e que estraga a televisão, não duvido que eles passem a ser chamados de arte.

      agora, eu acho que Arte = criatividade, e muitos desses aí, fora os citados nos comentários, são maravilhosos jogos, mas não são criativos ao ponto de se demonstrar arte não

      um exemplo é Metal Gear, que une uma visão real (por mais que não pareça, assista Zeitgeist que entenderá) com cenas de filmes de ação consagrados (não, aquela cena da moto no MGS3 não saiu da imaginação do Kojima) e outras ficções e desejos do homem.

      NADA, exceto os personagens foram criados, é no minimo 80% cópia, mas não deixa de ser um PUTA jogo.

      *preparando para receber as pedradas*

      1. Nem tudo que musicos lançam são música, nem tudo q os pintores pintam são arte, nem todos q criar são designers… processo criativo “vendido” passa por vários outros processos antes de ficar pronto, não só criação, mas como planejamento, pesquisa, midia e etc etc para ver a aceitação do publico e tudo mais… e isso eh arte?

        Uma coisa igual entre todos esses, q todos gostam de uma masturbação mental e se glamoriar q lindos graficos e traços são arte…

        Se Historiadores da Arte não consideram Leonardo da Vinci um Artista(E sim um cientista q tbm pintava), imagina os game designers então?

        1. mas se você parar pra pensar, toda arte foi feita, acima de tudo para se vender

          90% dos musicos, por mais que sejam criativos, pensam em ficar famosos.
          os pintores, normalmente (se não vem de familias ricas) passam fome.

          a arte pura, acaba sendo tudo mesmo, pois é a junção, as vezes de um consciente coletivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.