HQ Disney: Faleceu Ivan Saidenberg

Provavelmente a nova geração de crianças e jovens nunca tenham ouvido falar em Ivan Saidenberg. Ivan foi um dos maiores Mestres Disney dos estúdios Disney/Abril aqui no Brasil. Foi o criador de um dos meus personagens favoritos na casa do Mickey: O Morcego Vermelho.

Ivan é mais famoso entre os fãs antigos pelo seus trabalhos de roteiros e argumentos na revista do Zé Carioca, em especial entre os anos de 1971 à 1978, onde trabalhou com outro gênio da época, Renato Canini e ambos solidaram todo um universo de personagens para o papagaio brasileiro (Por exemplo: Time de futebol da Vila Xurupita, os primos Zé Baiano, Zé Pampeiro, Zé Queijinho e Zé Jandaia, Átila, o cachorro de Rosinha, Paladino Mascarado (alter-ego de Zeca, sobrinho do Zé Carioca e o Morcego Verde ).

O roteirista também deu vida a todas os alter-egos do Peninha, entre os mais famosos estão o já citado Morcego Vermelho, o cowboy Pena Kid e Pena das Selvas, um versão muito comédia do Peninha para o Tarzan.

Ivan Saidenberg trabalhou por 15 anos na Editora Abril, e produziu aproximadamente 1.000 roteiros com praticamente todos os personagens da Disney. Basta olhar o index no Inducks (clique) para perceber que se você lê quadrinhos Disney, irá encontrar centenas de histórias do roterista, que provavelmente você já leu alguma vez na vida. Estava olhando lá e bati o olho e me lembrei na hora da história “A Cornocópia dos Biquinhos“, onde o Pardal cria uma invenção que duplica objetos e no desenrolar da história o Biquinho, sobrinho aloprado do Peninha, cai nela, gerando dezenas de clones. XD

Deixo aqui nossos sentimentos à Ivan Saidenberg. Um grande nome dos quadrinhos Disney no Brasil. Sem ele, personagens como Zé Carioca e Peninha, seria bem menos engraçados.

Ivan Saidenberg nasceu em 1940, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo e faleceu, ontem, 30 de Setembro de 2009, aos 68 anos de idade, na cidade de Santos-SP, onde morava atualmente, vítima de complicações causadas por diabetes e insuficiência arterial.

Fica nossa aqui nossa humilde homenagem à este grande Mestre Disney.

Para quem quiser saber e ler mais sobre Ivan Sanderberg, deixo aqui um link para uma entrevista dele de 2005 ao site Bigorna (clique aqui) e uma matéria do Universo HQ que também prestou suas homenagens ao roterista (clique aqui).

Agradecimentos ao Paulo Maffia, da Editora Abril, que me enviou algumas informações importantes da carreira do Ivan e ao leitor RSeiti, que mandou também um link sobre o assunto hoje cedo via Twitter.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.