Patópolis em Quadrinhos #4: Mickey e Pateta alterando o passado em 1478! (Download)

Rá! Surpresa! Assim de sopetão, sem avisar, estou postando hoje o Patópolis em Quadrinhos #4! Faz um tempinho já, né? 3 Meses para ser mais correto. E a história de hoje é bem especial também. Uma das minhas favorista como colecionador de quadrinhos Disney.  Mas antes de continuar…

Para quem nem lembra mais do que se trata o projeto. A idéia é apresentar os personagens clássicos da Disney a uma nova geração de leitores. Mickey, Pateta, Donald, Tio Patinhas e cia são bem diferentes nos quadrinhos que as suas versões animadas. Nos quadrinhos eles são mais parecidos com a vida real, sem tirar é claro a graça e diversão de uma HQ. Parte disso graças a grandes nomes dos quadrinhos como Carl Barks, Romano Scarpa, Paul Murry, Giorgio Cavazzano entre outros grandes mestres.

A cada edição deste projeto, irei apresentar uma história em quadrinhos, publicada na década de 90 ou em data inferior, scaneada da minha própria coleção de HQs (Tenho mais de 500 HQs da Disney de várias décadas). Irei trazer informações sobre os personagens, a série (se for o caso), os artistas que a fizeram, a data original de publicação, em qual país foi desenhada entre outras informações que não eram publicadas nas revistas da época.

Patópolis em Quadrinhos #04: Viagens pelo Tempo!

Download – Mickey e Pateta em Mancada no Passado (6MB)

Para ler a história, recomendo o programa CDisplay.

Dados Técnicos:
Revista: Mickey, nº 574
Publicado no Brasil em Setembro de 1997
História: Mancada no Passado
Capa: Euclides K. Miyaura
Roteiro: Carlos Panaro
Desenhos: Corrado Mastantuono
História originalmente publicada na Itália em 23 de Julho de 1996

Essa história com Mickey e Pateta é bem diferente da que eu escolhi no Patópolis em Quadrinhos #2. Lá era uma história mais infantil, mais mágica, que encanta crianças e adultos. “Mancada no Passado” é uma história que requer algum conhecimento mais adulto, afinal, mexe com dois gênios da história das Artes: Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli. O curioso é que apesar da história ser fictícia, ela usa personagens reais, no tempo e lugar histórico correto, ou supostamente correto. No Wikipédia mesmo, diz que não se sabe com exatidão o que diabos Leonardo da Vinda estava fazendo em 1478. Isso mostra um comprometimento com o enredo e deixa as coisas bem mais reais, ainda que fantasiando a situação como um todo.

Muitos livros, filmes, séries e outros meios de entretenimento brinca com máquinas do Tempo, alteração do passado e lacunas cronológicas. A série de sucesso Lost é um exemplo bacana, um desenho já cancelado do Cartoon Network chamado Esquadrão do Tempo brincava com a idéia de tempo em cordas, até mesmo Harry Potter brincou com viagens no tempo no 3º livro da série (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban). Podia ficar o resto do dia citando outros exemplos. É claro que os quadrinhos da Disney também brinca com esse mito de viagens no tempo.

Alias existe uma série italiana dedicada as viagens no tempo com Mickey e Pateta. Isso é possível graças aos professores Marlin e Zapotec, que em vários histórias enviam Mickey e Pateta pelo tempo para pesquisa histórica, já que ambos trabalham num museu. O Inducks listam mais de 100 histórias dessa série (veja aqui), que é produzida desde 1985 até os dias de hoje. Claro que as viagens mudam de datas históricas, lugares famosos no tempo etc. Existe uma diversidade enorme nessa série. Existem dezenas de histórias assim nunca publicadas no Brasil.

Mais curiosidades!

* A capa da edição brasileira do Mickey nº 574, não é uma capa italiana, mas uma genuinamente brasileira, criado pelo artista Euclides K. Miyaura. Uma muito bonita por sinal. Só nós temos ela. Nunca republicaram essa capa pelos países onde a história foi publicada. Nem mesmo na Itália, onde essa história já foi publicada 4 vezes, nunca se fez uma capa para esta história. Aqui no Brasil, Mancadas no Passado nunca foi republicada. Levanto em conta que é uma história com 35 páginas, é difícil imaginar onde republica-la atualmente, já que nossas revistas são curtinhas.

* O desenhistas Corrado Mastantuono começou seus primeiros trabalhos na Disney em 1990 e até hoje trabalha nos estúdios italianos. O mais interessante pelo que pude ver é que Corrado anda trabalhando muito nas capas italianas das HQs atuais. Uma capa mais bonita que a outra. Eventualmente trabalhando em algumas histórias (Como a do Donald Duplo, outra série que apareceu este ano por aqui na extinta Aventuras Disney). Para dar uma olhada em seus últimos trabalhos e capas, basta clicar aqui. Alias a capa da revista Mickey aqui no Brasil desta mês de Outubro, é exatamente uma capa feita pelo artista (Imagem à direita). Já virei fã do cara lá em 1997 quando comprei a revista e nem sabia. XD

* Já o roteirista Carlos Panaro, está na Disney desde 1986 e segundo o Inducks já tem aproximadamente 1.000 roteiros de histórias no seu curriculum. De praticamente todos os personagens da Disney. E continua até hoje produzindo roteiros para o estúdio. Só agora em 2009 eu contei 30 roteiros deste Mestre Disney. Inclusive uma deste ano com a série P.I.A. (Agência de Inteligência Patinhas), que foi tema do Patópolis em Quadrinhos #1. A história se chama Paperino e il carburante musicale! Para ver outras histórias com a assinatura do autor, clique aqui.

Bem… espero que vocês tenham curtido este Patópolis em Quadrinhos. Abaixo vocês podem conferir as três primeiras páginas de Mancada no Passado. Basta clicar na imagem que ela irá redimensionar sem abrir outra janela. Quem quiser ver uma fotinho da minha coleção de HQs Disney, basta clicar aqui. 😉

Vou continuar com esse especial aqui no Portallos, mas sem periodicidade. Sai quando eu conseguir escolher uma boa história, scanear e editá-la para ficar bonitinho aqui. Sei que algumas pessoas andam me pedindo “O Mistério dos Signos”. Eu tenho aqui, Rá!. Quem sabe quando o Portallos chegar a 10.000 visitas diárias… hoje em dia estamos na metade. É um calhamaço gigante de páginas essa Mini-Serie.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Nossa, a um bom tempo que eu não via mais isso, quando eu era criança, viajava por horas e horas lendo estes quadrinhos. Amo historias em quadrinho da disney, especialmente com esses personagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.