Portallos – Games & Cultura Nerd Rotating Header Image

O sucesso dos games musicais

Guitar Hero players

Igualzinho

Pois é meus caros, muitos adoram, outros repudiam, mas o fato é que os games musicais estão realmente em evidência e mostraram uma nova alternativa a indústria fonográfica, senão um grande atrativo aos propensos a músicos. São tantas versões de games musicais, cujos maiores destaques são Guitar Hero e Rock Band.

Power Pad

Power Pad

Não vou falar sobre as origens do gênero, que na verdade são bem remotas, de um tempo bem mais longínquo, mas somente dos jogos ritmicos, que este tem como característica a dança ou simulação de uma banda. Iniciado com Dance Aerobics no NES em 1987, a forma de jogar tomou mais forma com “Dance Dance Revolution” e “Pump it Up!”, sobretudo Guitar Hero alcançou uma legião que aprecia o Rock n’ Roll, impulsionando a fama dos games musicais na atualidade, mais tarde tivemos Rock Band.

É claro que tocar uma guitarra com cinco botões no tempo exato, está muito longe de chegar perto da arte de tocar um instrumento de verdade, mas já é um bom começo aos amantes da música. Muitos músicos, como o integrante de Led Zeppelin, Jimmy Page, dizem que jamais teriam um jogo com suas músicas, Page disse:

Obviamente já houve insinuações feitas ao Led Zeppelin, mas se você começar com a primeira faixa do primeiro álbum, ‘Good Times Bad Times’, e pensar na levada de bateria de John Bonham, quantos bateristas no mundo podem realmente tocar assim? Agora imagina brincar disto em uma manhã de Natal? Você pode se encharcar de álcool na noite de Natal e mesmo assim você não vai conseguir tocar.

Ok, ok tudo bem tem razão é impossível tocar tão maestralmente como Bonhan, mas assim como muitos se divertem ouvindo a música de Led e de outras bandas, também se divertem tocando, ou fingindo que estão tocando a música da banda que adoram, acho que Page não entendeu a brincadeira ainda.

Aerosmith, Metallica, Beatles, e mais recentemente Van Halen e Pearl Jam se entregaram a essa que é a mais nova forma de entretenimento e estão ganhando dinheiro também, por que não, oras bolas?! Em tempos em que discos não vendem tanto, ganhar dinheiro em outras mídias com a música é mais que bem vindo. O U2 é outra banda que está gostando da idéia.

Olhem abaixo até Nicko McBrain do Iron Maiden se diverte jogando “Beatles Rock Band”:

E também Conrado Goys (solo) e Kiko Loureiro (Angra) e Rafael Bittencourt (Angra), se divertindo contra um jogador de Guitar Hero, que mostraram dificuldade mas pegam o jeito.

Como sabiamente disse Rafael do Angra, o bom desses jogos é o despertar da vontade de pegar um instrumento de verdade, e também de apreciar a verdadeira música, acrescento, podemos criar até um jargão e recado aos que acham Guitar Hero e outros sem graça, a exemplo de Jimmy Page:

Eu podia estar matando e roubando, mas estou jogando Guitar Hero e Rock Band!

Dj Hero

Dj Hero

Realmente podia estar jogando GTA matando e roubando, mas estou jogando games músicais. Novos jogos estão sendo produzidos e teremos também DJ Hero, para os amantes de tecno e músicas do gênero. O importante é todo mundo sair ganhando com isso, inclusive nós jogadores e os músicos ganhando dinheiro.

A propósito, As duas pessoas que abrem o post são Carmen Electra e Slash, e antes que perguntem, não são eles que são iguaizinhos, a piada é outra.

Posts Relacionados:

3 Comentários

  1. T_thiago disse:

    Games musicais não me atraem. Fato. Não que eles sejam ruim, mas são um gênero que judiam dos gamers brasileiros. Primeiro porque os acessorios são louco de caros. Graças à péssima legislação brasileira em cima de videogames.

    E depois é o desafio mesmo. Eu sei que estes games tem modo dificil e podem realmente serem um desafio ordenar a seguencia e dedos de forma a seguir o ritmo, mas ainda assim não me animo. Eu gosto de outro tipo de desafio que os games podem propocionar, como a solução de um bom puzzle ou de um plataforma ou adventure onde as situação são seguem uma linha de repetição compulsiva (apesar de que até mesmo nestes generos isso pode acontecer.

    No final, eu acho que mais pessoas por aqui só não entram nessa brincadeira, devido ao alto preço para se brincar.

    1. Pikachu disse:

      De fato no Brasil o preço dificulta muito a entrada de gamers brasileiros na brincadeira, mas realmente é um tipo muito seleto que gosta do genero, os amantes da música, e aqueles que sempre quiseram tocar um instrumento, mas é um bom jogo pra juntar a galera, e acho que antes mesmo do Wii, esse tipo de jogos atraiu muitos jogadores novos aos videogames.

  2. Gabriel Fernandes disse:

    tipo seleto Pikachu?
    11/10 pessoas largaram o Uiningui Elevem do Prei 2 pra jogar Guitar Hero, nem que seja no controle.

    e uma correção. Guitar Hero não é dificil. é PRATICA. uma pessoa de tanto tentar, ela grava por osmose todas as sequencias, ela é capaz de simular (no braço, como se fosse o braço da guitarra do GH) a musica inteira

    sei pois tenho amigos assim.

Deixe um Comentário