Segundo Miyamoto, jogos Mario não precisam de história, mas o que vocês acham?

Esse post não é uma reflexão nem nada, é só um… “compartilhamento de ideias”, ok? Hehe. Acontece que, vendo a introdução de New Super Mario Bros. Wii (lança esse mês, por sinal. Quem vai comprar?), me lembrei de uma coisa que o Miyamoto falou um tempo atrás sobre jogos Mario terem histórias complexas ou não:

[…] Só acho que os jogos Mario devem ser uma experiência muito mais ativa e animada. Bem mais parecido com um jogo de ação. Não acho que é preciso ter personagens com histórias de vida complicadas que poderiam interferir na diversão do jogo. Então acho que ter um vilão que é só um vilão, derrotá-lo e, no final, perceber que ele não era tão mau assim, já está de bom tamanho para experienciar algo feito basicamente para se divertir. […]

Eu até concordo, jogar Super Mario Bros. 3 era super divertido e tudo o que tínhamos de história eram os reis transformados em cada castelo, ou seja, nem motivação (tirando as cartas da Peach) tínhamos para seguir adiante. Mas quem não gostou do enredozinho meloso de Super Mario Galaxy? A história da Rosalina e das lumas é um diferencial no jogo, mesmo que a história básica de salvar a Peach do Bowser ainda esteja presente.

Voltando para o assunto “introdução de NSMBWiii“, eu a achei encantadora! É extremamente simples, mas é o bastante para me fazer começar a jogar.

Miyamoto novamente:

[…] Brigamos sobre adicionar elementos narrativos em New Super Mario Bros. Wii também. Eles sempre querem aquelas cenas dramáticas da Princesa Peach sendo raptada, mas sempre digo a eles, não, tudo bem – a Princesa gosta de bolo, então tudo o que você precisa é que os inimigos usem isso como isca para raptá-la, só. Pensei que podiam usar aqueles enormes navios, com todas aquelas correntes em volta, e jogar um prato de bolo como isca (risos). […]

Então fica a pergunta: uma história mais complexa cai bem, mas não em todos os jogos Mario? Ou o melhor seria manter os padrões e evitar inovar nesse sentido? Discuss!

PS: Rá! Quem viu os ovinhos de Yoshi embalados pra presente? xD
PS2: Os trechos com as falas do Miyamoto eu peguei de uma entrevista dele que traduzi um tempo atrás, se alguém quiser ler, aqui.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.