HQ: Obra "The Complete Peanuts" chega ao Brasil!

Cacetada! Olha só o que a Editora LPM está lançando esta semana! Peanuts Completo é uma coletânia completíssima com todas as tirinhas da turma de Charlie Brown desenhadas pelo mestre Charles M. Schulzs. A obra começou a ser lançada em 2004 internacionalmente e só agora, quase 5 anos depois, está chegando ao Brasil.

The Peanuts Complete, como é chamado lá fora, é um projeto que pretende lançar em formato de luxo todas as tiras de Charlie Brown produzidas entre 1950 à 2000. São 25 volumes enormes para tal, sendo que lá fora saiu até o momento 12 volumes. Espera-se que a coleção termine por lá em 2016 apenas. O volume 12 para se ter uma idéia, traz as tiras de 1973 à 1974. Tem muito chão ainda até as tiras dá década de 90, por exemplo.

O primeiro volume brasileiro, mantém-se bem fiel ao trabalho original, a única diferença é que por aqui o volume terá capa de brochura, enquanto lá fora, as capas são de capa-dura. Uma pena mesmo, porque é um tipo de coleção que ficária cósmico em capa-dura.

Mas em compensação, o preço é bem amigável para as 360 páginas do primeiro volume, que traz as tiras de 1950 à 1952: R$ 68. O livro pesa aproximadamente 1 kilo. Nada mal, hein? As suas dimensões são de 21 cm de largura por 16cm de altura. A loja online da Livraria Cultura, tem um preview com as 4 primeiras páginas de tiras do livro (veja aqui). Eu dei um print screen na tela de cada página e mostro elas abaixo para quem não gosta muito de documentos em pdf:

As primeiras 12 tirinhas… bem diferente do Snoopy que conhecemos, não? Particularmente eu não gosto muito dessa fase, mas é inegável o valor histórico que elas possuem.

A LPM pretendo lançar o volume 2 e 3 em 2010. Vamos torcer para que a continuidade realmente aconteça, porque aqui no Brasil somos uma vergonha com estas obras, que vendem tão pouco que acabam sendo canceladas pela metade. Eu mesmo assim que ver uma boa oferta no Submarino com cupom de desconto, vou abocanhar o primeiro livro da coleção. Sou fã mais do Garfield, mas como Jim davis ainda vive, Snoopy é mais consagrado na minha opinião. Mas são obras distintas e diferenciadas, não tem como comparar.

Vou deixar após o “continue”, o press-release oficial da LPM. 😉

Dando início às comemorações no Brasil dos 60 anos da publicação das primeiras tiras Peanuts, a L&PM Editores publica Peanuts Completo: 1950 a 1952, do cartunista norte-americano Charles M. Schulz (1922-2000), um dos lançamentos em quadrinhos mais aguardados dos últimos anos. O livro é o primeiro de uma série editada originalmente em inglês pela Fantagraphics Books que reúne todas as tiras Peanuts, realizando o desejo do autor de ver o trabalho de uma vida reunido em livro.

Publicada pela primeira vez em 2 de outubro de 1950, Peanuts mostra, através de um grupo de crianças que tem por costume falar a verdade umas para as outras, a sociedade norte-americana pós-guerra em que Schulz cresceu. Nas histórias protagonizadas por Charlie Brown e sua turma estão retratados os sentimentos de insegurança, inadequação e melancolia que sempre acompanharam o cartunista e que são pertinentes a todos nós, seres humanos. Publicada atualmente em mais de 2,6 mil jornais em todo o mundo, Peanuts é um caso único na história dos quadrinhos: as tiras continuaram a ser criadas ininterruptamente ao longo de mais de 50 anos, sempre desenhadas por Schulz, que se recusava a trabalhar com colaboradores. Não por acaso, a última tira inédita foi publicada em 13 de fevereiro de 2000, um dia após sua morte.

Peanuts Completo vai além dos quadrinhos. Todos os volumes trazem uma introdução e um posfácio escritos por personalidades como Whoopi Goldberg, Diana Krall, Matt Groening – criador dos Simpsons –, John Waters, cineasta, Mo Willems, escritor de livros infantis, entre muitos outros. Em Peanuts Completo: 1950 a 1952, o leitor tem acesso, além de uma introdução escrita por Garrison Keillor, jornalista e radialista conterrâneo de Schulz, a uma nota sobre a vida e a obra do criador de Peanuts e a uma extensa e profunda entrevista com o cartunista feita por Rick Marschall, pesquisador de quadrinhos, e Gary Groth, cofundador da editora Fantagraphics e editor do periódico especializado em quadrinhos Comics Journal.

Os próximos volumes a serem lançados em 2010 são: Peanuts Completo: 1953 a 1954 – com introdução de Walter Cronkite, jornalista da CBS falecido recentemente, e Peanuts completo: 1955 a 1956 – com introdução de Matt Groening.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.