E se o Link tivesse a voz do Mario? Charles Martinet bem que queria…

Tá certo que o título é um pouco sensacionalista, já que um só dublador consegue fazer diversas vozes diferentes, mas o assunto é quente e achei que seria legal comentar por aqui: Charles Martinet, o dublador do encanador bigodudo da Big N (e também dos personagens Luigi, Wario, Waluigi, Baby Mario e Baby Luigi), disse que sempre admirou os jogos Zelda e que pediu entusiasmado a Miyamoto para que o deixasse dublar Link, pedido respondido assim “Link não terá voz, ele vai continuar sendo do jeito que é agora.”

Do meu ponto de vista, não sei se eu gostaria que Martinet dublasse Link, mas a entrevista que o dublador deu ao site That Gaming Site serviu para acender novamente as discussões em torno do protagonisa da série Zelda. Teremos um Link mudo para sempre? Em Zelda: Twilight Princess, a “desculpa” foi a mesma de sempre “Link não tem voz/falas para que o jogador possa se colocar mais facilmente em seu lugar”, mas será que esse é o único jeito de fazer os jogadores serem absorvidos pelo jogo?

Eu pessoalmente achei que um dos pontos fracos de TP foi a falta de expressão, reação mesmo, de Link ao presenciar certas cenas. Seu rosto se alterava infimamente, indo de uma suposta calma a uma raiva “mais ou menos”, e eu me pergunto se deixar um protagonista neutro serve de fato para que o jogador reaja como quiser à história. E isso se aplica não só a Link, mas à Samus também, embora ela possua uma personalidade mais definida, mostrada principalmente em Metroid: Zero Mission e que deve ir às alturas em Metroid: Other M. A série Dragon Quest também não dá diálogos ao personagem principal, e os exemplos são muitos, na verdade.

No fim das contas, não consigo dizer o que seria melhor para cada série, acho que em alguns casos isso funciona e em alguns não, então quem sabe não vemos um Link mais “vivo” no próximo Zelda Wii? Quem leu o mangá de Ocarina of Time sabe como um Link falante e expressivo faz diferença.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.