CES: Tecnologia Blu-Ray 3D chegando em 2010! E Sony já prepara Playstation 3 para a revolução!

Com certeza um dos maiores destaques da CES2010 – Consumer Electronics Show são as primeiras notícias em torno da nova geração de aparelhos e mídias de Blu-Ray que serão capazes de levar a teconologia dos Cinemas em 3D para a sala da sua casa. Mas muita calma ainda, porque apesar das novidades estarem sendo prometidas para 2010, ainda pode levar um tempinho até todo mundo conseguir tudo que é precisa para entrar na brincadeira.

A tecnologia 3D no cinema não é tão nova assim, mas vem sendo crescendo amplamente na era da Alta-Definição. A extinção daquelas porcarias de óculos de papelão lá da década passada também é um alívio. Os óculos 3D hoje são fantásticos e assim como você os utiliza nos cinemas para ver filmes como Avatar ou Monstros vs Alienígenas, eles devem começar a ser vendidos no mercado em massa para qualquer pessoa muito em breve, assim que todo o resto da parafernália para TV em 3D começar a pipocar nas lojas. Afinal, sem óculos… sem 3D.

Este ano também está para chegar no mercado as primeiras TV Full HD 3D. Empresas como Sony, Vizio, Samsung, LG e Panasonic já estão preparando a sua linha de TVs com tecnologia para suporte dos Blu-Rays 3D. Infelizmente a sua TV, seja de LCD, Plasma ou LED, não tem e nem terá  suporte ou meios de fornecer imagens em 3D. Por isso uma nova linha de TVs entrarão no mercado e você TERÁ que comprá-la se quiser entrar na onda.

Felizmente para quase tudo mundo que já tem um Blu-Ray Player não haverá a necessidade de adquirir um novo player, já que qualquer aparelho poderá ler os novos discos de Blu-Ray 3D, contanto que a empresa do mesmo forneça um update do firmware do aparelho. Por isso, para quem ainda não comprou seu aparelho de Blu-Ray, é bom se segurar mais um pouquinho e ver se isso realmente vai rolar, principalmente aqui no Brasil, onde nem atendimento ao consumidor decente certas empresas têm. A Sony já chegou em primeiro e anunciou que o Playstation 3 terá uma atualização este ano que permitirá a tecnologia 3D para todos os consoles.

Não quero me extender muito no assunto porque ele é bem complexo e ainda precisamos de muitas informações das empresas em relação a aparelhos, preços e prazos de lançamentos. Para quem quiser um artigo com muito mais detalhes, recomendo este aqui do Blog do Jotacê que está bem completinho.

Blu-Ray com maior capacidade!

Outra novidade no mundo do Blu-Ray que está rolando pela internet no início de 2010 é que devido a uma parceria entre Panasonic e Sony, ambas descobriram um processo que irá aumentar a  capacidade de espaço dos Blu-Rays! Os discos passam de 25GB para 33,4 GB no total! O processo é meio complicado de explicar, eu mesmo não entendi direito. Mais detalhes, novamente no Blog do Jotacê, clicando aqui.

A Sony pretende estabelecer esse padrão de 33,4GB no Blu-Ray ainda esse ano. Para isso, novamente os players atuais no mercado irão precisar obrigatoriamente serem atualizados. E mais uma vez é claro que a Sony já confirmou que fará isso o quanto antes no Playstation 3.

Esse ano realmente parece que será o ano do Blu-Ray. Discos com maior capacidade, com suporte à imagens em 3D, até mesmo transmissão de TV com progamação em 3D já anda sendo discutido pela internet. Claro que tudo isso ainda vai levar um tempinho para chegar com força no Brasil, mesmo assim é notável ver o avanço e a revolução que o mundo da alta-definição vem causando no mundo do entretenimento.

Playstation Network se expande!

Alias falando de Sony e Playstation 3, aproveitando a CES, a empresa já revelou que a Playstation Network irá continuar crescendo além do PS3 e do PSP. Os televisores Bravia e notebooks VAIO serão os primeiros a receberem suporte à tecnologia da Playstation Network. Foi criado até mesmo uma nova divisão interna para administrar essa novo passo da PSN: “Sony Network Entertainment Inc”. Lembrando que a PSN não fornece apenas games, mas filmes e programas de TV.

E os Games com tecnologia em 3D?

Agora um pensamente meu. A conferência da Sony na CES ainda está rolando e eu não estou assistindo, mas com todo esse papo de filmes em 3D, TVs em 3D e o Playstation 3 tendo suporte a tudo isso, ninguém ainda mencionou games em 3D? Não é difícil imaginar isso acontecendo num futuro próximo. Por que não?

Talvez não aconteça em massa nesta geração, já que isso obrigaria milhões de donos de Playstation 3 a comprarem novas TVs com suporte a 3D, mas com certeza isso vai acontecer.

A Sony realmente acertou em cheio quando resolveu criar um videogame com Blu-Ray. Ela deve terminar esta geração no topo sem dúvida. O PS3 deve realmente ser o console mais durável desta geração. Será que o Xbox 360 dura mais 2 anos num mercado cada vez mais agressivo pela popularização do Blu-Ray? Games em 3D poderia muito bem ser o próximo passo da Sony e que a concorrência não poderia copiar tão rápido assim, já que seus consoles não tem suporte ao Blu-Ray.

O DVD está com o pé na cova minha gente! Será enterrado no mesmo cemitério das Fitas em VHS, discos de Vinil e fitas cassetes.

Update: Rá! Eu sabia! A Sony apresentou agora à tarde durante sua conferência na CES uma demonstração de Gran Turismo 5 com suporte a tecnologia de televisores em 3D!! Outro game apresentado foi “Super Stardust HD”. Avatar, o game e o filme de James Cameron, também já possui suporte para o game ser jogado nas novas TVs de LCD. Ou seja, conforme eu disse, é tudo questão de tempo para a tecnologia chegar ao mercado e os games começarem a ganharem suporte à ela!! Viva o futuro!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.