Primeiras Impressões de Durarara!! [Animês 2010!]

Lembram deste link (aqui!) da temporada passada de estréias de animês no Japão? Pois é, a grandes estréias acontecem duas vezes ao ano. A próxima deve acontecer lá para Abril, mas como muitos animês terminam com apenas 12 episódios, ou seja, com 3 meses de exibição, em Janeiro rolou algumas estréias na TV japonesa em virtude do final de algumas séries. Não são muitos animês e também não chegam a ser tão hypados como os das duas grandes temporadas do ano, mas dá para encontrar coisas bacanas.

Inicialmente eu havia comentado por aqui que não iria ver nada dessa semi-estréia de Janeiro. Acontece que vi muita gente comentando no Twitter e até mesmo aqui no blog, sobre alguns animês novos e como estou em dia com os atuais na qual assisto (Naruto, Bleach No-Filler, One Piece, Fullmetal Alchemist Brotherhood, Fairy Tail, Dragon Ball Kai e Katekyo Hitman Reborn!), acabei me rendendo a curiosidade e resolvi baixar algumas pérolas de Janeiro. A melhor delas tem nome: “Durarara!!”

Antes de dar continuidade, quero avisar que este post é apenas uma impressão inicial do animê. Não é uma análise ou crítica detalhada sobre o mesmo, até porque é injusto fazer algo assim com o animê começando e apenas com poucos episódios em exibição. Quanto aos animês que fiz primeiras impressões na temporada de Outubro de 2009… bem, se eu fui até o final com algum deles? Infelizmente não. O único que ficou mesmo na minha “grade de programação” foi Fairy Tail. O motivo é de que alguns terão episódios extras saindo em DVD logo logo pelo Japão e quando for baixá-los, pretendo fazer logo o download da versão DVD-RIP, que é sempre mais caprichada em qualidade e assim, os que eu realmente curtir, transformo tudo em  DVD pra minha coleção. Então não há previsão de quando farei uma análise detalhada destes animês. O “impressões” mesmo só serve como um preview para a galera aqui do blog. Análises de animê são complicadas e sempre exigem mais tempo para serem criadas, não que elas não vão acontecer por aqui em 2010… porque vão com a mais absoluta certeza. XD

Antes de continuar, vejam a abertura de Durarara!! e me sigam após o “continue”! 😉

Putz, é muito boa a música da abertura. Aos curiosos ela se chama Uragiri no Yuuyake e a banda por trás da música se chama Theatre Brook.

Antes de começarmos vamos aos dados técnicos do Animê. Durarara!!, sim com duas exclamações no final do nome, é uma “light novel” japonesa criada por Ryohgo Narita em 2004. Eu não conheço, mas segundo o Wkipédia, o autor da série é famoso por sua obra Baccano!, que também virou um animê em 2007 (e já entrou na minha lista para ver futuramente). Ano passado a série ganhou uma versão em mangá e o animê estreou no Japão agora no dia 08 de Janeiro. Está programado para ter apenas 24 episódios, ou seja, é um animê de curta duração, provavelmente com uma trama fechada.

A história se passa em Ikebukuro, uma parte da região de Toshima que por tabela está dentro de Tokyo. É um grande centro comercial e de entretenimento. Alias essa região existe de verdade (Thanks Google!), apesar de que o animê faz questão de afirmar que tudo que se passa na série é pura ficção e qualquer semelhança com a realidade você não deve acreditar em nenhuma hipótese. Justo, afinal assim ninguém se sente ofendido com qualquer coisas que possa rolar num cenário de verdade.

A trama não tem um protagonista principal, pelo menos não nos primeiros 04 episódios na qual eu conferi. A história gira realmente em torno desse “distrito” (posso chamá-lo assim?). Com as pessoas que vivem por ali. A história até coloca um pequeno jovem, Mikado Ryūgamine, chegando em Ikebukuro no primeiro episódio para estudar no colégio da região, e com isso ele se encontra com seu melhor amigo, Masaoami Kida, na qual não se veem faz alguns anos e com isso Kido leva o garoto e o telespectador a um rápido tour pela região, apresentando mais rápido do que seu cérebro pode absorver todo o elenco da série, que está ali, na imagem acima.

Não se preocupe com isso a príncipio. É só o primeiro episódio. Você terá tempo para guardar todos os rostos, nomes e histórias, pois os episódios seguintes se dedicam com um maior cuidado a histórias individuais de cada personagem, ainda que meio que entrelaçadas com as outras histórias dos episódios posteriores. Uma jogada inteligente e que deixa o animê com aquela qualidade acima da média das séries japonesas atuais. Não é fácil mexer com uma história com tantos personagens e encaixa-los em locais oportunidos para que todos interajam, mas ao mesmo tempo, tenham suas aventuras solos.

Mas Durarara!! não é apenas um animê de cotidiano de personagens comuns, há também elementos de ficção e suspense. O autor pegou um mito irlandês e o adaptou ao seu conto. Você já devem ter ouvido falar na Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, não? Tem até um filme com Johnny Deep de 1999 sobre esse personagem da mitologia irlandesa. Existe um motoqueiro no distrito de Ikebukuro. Ninguém sabe muito sobre ele ou ela (assistam, não vou contar aqui, né? XD), até que no primeiro episódio esse personagem perde seu capacete e realmente não há cabeça!! O episódio até brinca e o faz tirar uma enorme foice de dentro do pescoço e atacar um bandido que estava ali enchendo a paciência do personagem. Rá! Ganhou minha atenção nesse momento. Não sou muito chegado a animês de cotidiano, com pessoas comuns. Realmente hoje em dia para me chamar a atenção precisa de algo mais. E Durarara! conseguiu isso.

Nos episódios posteriores, a série continua aprensentando histórias, personagens e o Motoqueiro sem cabeça continua rondando todo mundo. Há alguns momentos de ação, outros de comédia, outros de mistério. É uma montanha-russa de sentimentos. Lá para o episódio três acontece uma briga de rua com um dos personagens mais esquentadinhos da série que eu morri de rir quando o cara soca um infeliz com tanta força que o indivíduo sai voando pelas ruas a ponto de perder as roupas e ficar só de cueca estabanado no chão. XD

Também há um personagem central meio que vilão, que aparenta saber mais do que você pode ver e que tem alguns contatos com os personagens mais graúdos da série. Mas os jovens ali, do primeiro episódio, continuam participando da trama também, afinal, só adultos não dá. Essa mistura casa perfeitamente com a série. E o 4º episódio há a surpresa geral! Quem achava que o mistério do motoqueiro sem cabeça só seria revelado no último episódio, vai ficar de queixo caído ao ver tudo sendo revelado logo ali no começo. Claro que algumas coisas ficam no ar, senão não tem graça e tudo é feito numa espécia de episódio documentário, mostrando que a série tem uma direção muito diversificado, sem se preocupar com um formato padrão.

Enfim, é isso. São apenas 4 episódios que assisti, mas com certeza continuarei vendo mais alguns sempre que possível. Deixo aqui a minha recomendação particular. E também peço para os mais ligados do que eu nas estréias de janeiro, que utilizem o post para me indicar alguns animês novos. Eu tenho a lista, já baixei mais alguns, mas realmente na qualidade de Durarara!, ainda não achei mais nenhum. Mandem aí suas sugestões que se possível irei olhar todas. E aguardem, que se der, essa semana ainda, mais um impressões de um outro animê de Janeiro. (Cacetada, como é chato colocar circunflexo na palavra animê. XD)

Onde baixar Durarara!!? Eu peguei na Haitou, pela parceira dos fansubs About Fansub e Fansub Remasters (Clique aqui!). Adorei o trabalho de legendagem desse grupo, principalmente na abertura e no encerramento da série.

Ah, eu acabei esquecendo de elogiar a animação. Os cenários ricos em detalhes, a bela iluminação e o traço sério da séries com cores mais maduras realmente fazem toda a diferenta. Uma última curiosidade são os trechos onde parecem cenas como se fossem telas de chat pela internet ou celular, onde os personagens conversam e comentam sobre acontecimentos sobre a região. Como se fossem fofocas mesmo, bem parecido com o que acontece hoje em dia com twitter, msn e chats. Bem moderno o ritmo de conversa que a série tem para com seu público.

Agora sim, deixo para que cada um decida por si, se vale ou não a pena ver Durarara!! 😉

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Adorei esse anime, qnd baixei achei q n ia fazer meu tipo mas acabou mostrando q eu estava errado.
    Recomendo dar uma olhada em Dance in the Vampire Bund e Seikon No Qwaser (esse ultimo ta pegando pela censura, e pensar q outros animes como Ladies vs Butlers! estão sem censura -__-‘ )

  2. Opa, eu vi muitas estréias de janeiro, então vou comentar minha opinião pessoal sobre as que assisti, em ordem do melhor para o pior:

    1) Durarara!! – Sem dúvida é o melhor dessa temporada, totalmente diferentes dos demais, não segue um padrão, não fornece muitas informações…. lembra muito aqueles animes em que o autor joga tudo q tem pra jogar nos primeiros episódios, e depois vai ligando os pontos nos últimos (adoro animes assim).

    2) Baka to Test to Shoukanju – Esse também é muito bom, comédia ao extremo… com certeza ele é muito “baka” (idiota), kk, piadas bem ao estilo Nyan Koi! (recomendo)

    3) Sora no Woto – Também gostei desse anime, é original, diferente, não é adaptação de nenhum livro, mangá ou game. Possui uma história simples, e pacata (pelo menos por enquanto – 4 episodios), enfim, é um bom anime para se ver em dias de chuva ^^.

    4) Dance In The Vampire Bund – Com certeza eu esperava mais desse anime… estamos no 4º episodio e ainda não entendi qual é a historia que se quer passar…. ele eu n recomendaria, mas… tem quem goste.

    5) Seikon no Qwaser – Estou acompanhando a verssão sem censura… ou te falar, isso é praticamente um hentai, então se vc ñ curte esse tipo de anime, nem veja, embora tenha algumas cenas de ação, e o personagem principal use alquimia (bem parecida com dos irmãos Elric) as cenas “pervertidas” estragam esse anime.

    6) Ladies versus Butlers – 7) Omamori Himari = nem tem como comentar nada sobre esses animes…. bom, a única coisa q se pode dizer é, história casual, cópia de outros milhões de animes, echi, abusa ao máximo de situações “pervertidas”

    8) Chu-bra!! – Se eu não tinha nada para falar dos animes 6 e 7, desse então, eu tenho menos ainda… se tiver coragem assista, eu não consegui ver mais do que 10 minutos do 1º episodio.

    Bom, essas são minhas opiniões pessoais, da posição 5 pra cima, eu recomendo todos, são boa obras.

    Dance In the Vampire Bund –

  3. A sim, me se quiser uma recomendação de anime mais antigo (de 2008 pra ser mais exato), assista “Bounen no Xamdou” ou, como alguns sites intitulam “Xam`d: Lost Memories”, tenho certeza que vão curtir, principalmente do episodio 8 para frente (tem 24).

    E thiago, uma pergunta, você não está pensando em fabricar DVD’s (assim como aqueles de One Piece) de Full Metal Alchemist Brotherhood não?? Eu estava a fim de colecionar os Episódios da série (na minha opinião a melhor do momento, depois de One Piece claro.) mas queria uma coisa bem feita, com capa bonita, impressão no DVD e tals, da mesma forma como você fez… e para mim, é totalmente inviável fazer por aqui =/.

    Se decidir fazer, eu vou querer heim, ^^
    Vlws.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.