Livro | O Vendedor de Armas, House também é escritor! (ou quase)

Tudo bem, não é Gregoy House, mas, é alguém muito próximo!

Quem curte a série House, com certeza se identifica com o ator protagonista, Hugh Laurie… Pois é, o cara, além de carismático e bom ator (vencedor de 4 globos de ouro e 4 emmys), é bom músico (os trechos da série em que ele aperece tocando é ele mesmo!), diretor e agora também, um escritor best seller!

Claro que boa parte das vendas se dá pela boa fama da série de tv – o que não diminui a qualidade da obra. O também antropólogo e arqueólogo cinqüentão, Hugh Laurie, escreveu e publicou o Vendedor de Armas em 1996, por uma editora relativamente desconhecida no exterior. Mas, foi somente em fevereiro deste ano, que o livro ganhou projeção mundial computando por aí, mais de cem mil cópias vendidas!

O Livro: O argumento é bem normal, vamos dizer a verdade: um ex-militar britânico – sujeito durão, irônico, inteligente etc, se envolve, sem querer querendo, em uma trama internacional de compra e venda de armas, terrorismo e tudo o que uma boa história de ação dá direito! É claro que não podia faltar uma bela donzela em apuros, tiroteio, força bruta, os clássicos momentos de sufoco, uma conspiração e um parceiro.

Mas, é no desenrolar da história que o autor diz pra quê veio: a narrativa inteligente, o tom sempre irônico e descompromissado, os personagens cativantes e a adrenalina típica dos bons filmes de ação e espionagem prendem o leitor que fica pensando sempre na pergunta: “como diabos isso vai terminar?”.

Hugh Laurie apresenta um conhecimento e tanto sobre armas, sobre estratégias e teorias de ataque e defesa, o que dá um “ar de realidade” à história – fora o bom humor (que é ácido com um limão, pra quem já está sentindo azia)!

O cenário é também bastante generoso passando por diferentes lugares do mundo. O protagonista da história, Thomas Lang (que é também apaixonado por motos e tem um ar meio melancólico, exatamente como Laurie é na vida real) é também o narrador. E as piadas, típicas da rixa entre EUA X Inglaterra são memoráveis!

Por fim, o livro não é nada assim, do tipo: “Que sensacional! Deveriam adotar como leitura obrigatória para o vestibular”, etc. Mas, é muito legal, pra ler em clima de fim de semana, antes de dormir, sabe? E aproveitar e sonhar com umas cenas de ação legais e incluir, se possível, uma mulher encantadora e charmosa.

A edição nacional não foi nenhum um pouco besta: colocou uma foto enorme do ator no fundo do livro que é para ninguém deixar de associar e ninguém perder as vendas! São 287 páginas e, aqui no Brasil é publicado pela editora Planeta. Custa on-line cerca de R$31,90.

OBS! Fico muito feliz de poder postar aqui! As pessoas são receptivas, educadas. Quem comenta, sempre procura falar algo pertinente e curte mesmo este clima descontraído! Agradeço a chance e espero que aproveitem as minhas maluquices e que tenham gostado o tema de estreia aqui no Portallos!! Grande abraço e até breve!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Li esse livro em inglês (The Gun Seller) e também em francês (Tout est sous contrôle) e não vou perder a chance de lê-lo em português. Laurie tem o humor mais cínico que já li. Parabéns pela recomendação. Abdalan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.