Conversa de Mangá: Bleach 396 – The Bite

Bleach: Capítulo 396 foi disponibilizado dia 18 de Março: “The Bite”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 395 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português (Mas ainda não saiu). 😉

Bleach 396

The Bite

Essa semana resolvi conversar sobre Bleach primeira e deixar o Naruto por último (amanhã, sexta). Em todo caso esta semana tivemos um capítulo curioso. Na verdade não gostaria de falar mal ou criticar, as vezes faz parecer que fico de mimimi com Bleach, mas eu curto acompanhar o mangá, mesmo que ele irrite e revolte as vezes. Antes isso do que ler e não ter o que achar, aí sim seria sem graça.

Por onde começar esta semana. Bem, vamos falar do velhote. A primeira página do mangá deixa uma pontinha de dúvida, será que o Capitão Yamamoto deu sua vida para usar o tal Hadou #96? Ou alguma parte do corpo (braço)? Será isso afetará a forte do personagem futuramente na série? De qualquer forma, obvimente ele está fora do combate. Acredito que não tenha morrido, senão Aizen teria digo algo como “deu sua vida” ou algo parecido. Mas um golpe assim deve deixar sequelas. Acho.

Vamos para Ichigo contra Aizen!

Ótimo, abertura criada, Ichigo que estava a uma boa distância surge do nada e desfere o que? Um Getsuga Tenshou. Sabe o que isso me lembra? No começo das primeiras sagas dos Cavaleiros do Zodíaco, quando eu ainda assistia o animê na extinta TV Manchete, ainda moleque, sempre me perguntava porque diabos o Seiya só usava o Meteoro de Pégasus nos inimigos e conseguia vencer sempre com o mesmo golpe. As vezes usava tanto ele e mesmo assim, no final das contas, era o mesmo golpe de sempre que botava o inimigo a nocaute. Tite tem umas jogadas parecidas em Bleach, dificilmente você vê o personagem bolar ou descobrir um novo golpe ou usar um ataque mais inteligente do que os padrões e limitações do mesmo. Isso não acontece com Naruto e One Piece por exemplo. Naruto está sempre treinando e se reinventando nas lutas, mesmo que mantenha algumas semelhanças (o que faz sentido). Idem para o Ruffy, que vira e mexe bola um golpe novo, as vezes dando certo e as vezes não, assim como acabou ao longo dos anos entendendo melhor as suas habilidades da fruta do Diabo. Ichigo fica forte, vira um Vaizard praticamente e nunca sai desse bendito Getsuga Tenshou, que nada mais é do que um “hadouken” atirado com uma espada.

Ok, eu sei que não é culpa do Tite e sim do gênero shonen de luta em si. Ter o personagem que está sempre usando o mesmo golpe e ainda assim superando diversidades. Mas ainda me sinto estranho e inconformado com o estilo clichê usado. Hoje em dia dá para espremer melhor estes elementos, não?

Mas se for pensar, não deve ser fácil criar um mangá onde o principal foco são as lutas com espadas. Realmente é algo que não dá para criar dezenas de possibilidades. Tite ainda mandou um ótima bola criando as shikais e bankais, mesmo que não as use com devida frequência estes poderes ao máximo. Seria ótimo para fugir da mesmisse. Mas aqui não é o caso de se utilizar as bankais. A do Ichigo já está ativada, alias nunca achei a bankai do Ichigo lá grande coisa. Não dá muita margem para lutas bacanas com ela. E Aizen não deve usar sua bankai até o final do mangá ou na luta final do vilão, que claramente não será nesta saga.

Gastei três parágrafos apenas para dizer que não achei o ataque do Ichigo lá grande coisa. Saltar na frente do inimigo, usar um golpe pra lá de manjado e ainda não conseguir atingir nenhuma parte vital? Rá! Sacanagem. Seria mais interessante enfiar a espada no coração ou em algum orgão vital, como o Toshiro tentou fazer. Pena que era a Hinamori no caso.

E deixei o melhor para o fim: “Hougyoku”! Quero deixar bem claro que o que vou escrever, não é absolutamente certeza, mas na minha opinião, nunca achei que o Tite tenha explicado direito tudo que gira em torno desse artefato criado pelo Urahara. Para falar a verdade eu já nem sei mais o que o treco faz. O Wkipédia diz algo como “o poder de quebrar as barreiras entre shinigamis e hollows”, mas nunca ficou muito claro a total praticidade do idem, até onde seu poder alcança, o que ele faz exatamente e o que não consegue fazer. Sei que um item essencial para a trama e para os planos de Aizen, mas sempre achei muito vago as explicações dada pelo autor do mangá para o artefato. Só eu penso assim? Alguém sabia que o Hougyoku podia fazer o que ele fez neste capítulo?

Para terminar, Aizen diz que planejou o crescimento de Ichigo desde o início. Surpresa geral? Não sei dizer, porque é quase como um tapa na cara, pois não sabemos nada sobre a origem do poder de Ichigo. Nunca ficou bem claro como ele pode de humano normal se tornar um shinigami. Hoje em dia sabemos que seu pai é shinigami e provavelmente algo passou de pai para filho, mas como funciona tudo isso. Era o destino do personagem ser o que ele é hoje? Se Aizen sempre planejou tudo, qual a relação do pai de Ichigo em tudo isso? Por que é bem improvável que tudo tenha acontecido por acaso. O passado é um ponto importante no mangá, mas nem sempre ele é muito claro. Também fico pensando a respeito dos amigos de Ichigo, Inoe e Chad que acabaram ganhando habilidades com o passar do tempo. Tudo isso foi planejado? Chad já havia mencionado que seus poderes meio que ver dos Hollows. Mas como tudo isso funciona. Certos pontos são legais quando deixam aquele gostinho de mistério, mas as vezes sinto que Bleach faz isso demais, não revelando coisas importantes demais para ficar segurando o jogo. Faz séculos que Tite mostrou o pai do Ichigo no início da saga arrancar, um negócio rápido e curto. Fez um tamanho “oba oba” para deixar no vácuo por tanto tempo.

E Ichigo não derrotará Aizen, mesmo na forma de Lust. E não dúvido nada que ele seja a chave para obter a chave do rei, isso se ele não for algo parecido com isso. Ferrou! Urahara & cia precisam chegar para resgatar o protagonista do mangá, porque ninguém que ficou ali em pé, como a Unohana não vai servir para muita coisa e dúvido que a galera do Hueco Mundo chegam antes de Tite mostrar exatamente o que aocnteceu na luta do Espada Zero.

E aí? Quem dita os palpites para os próximos capítulos?

Obs: Comecei hoje a escrever uma mega matéria sobre Katekyo Hitman Reborn! para atualizar aquela velha “primeiras impressões” do ano passado (nem vou linkar). Agora estou em dia com o animê (em breve também estarei com o mangá) e resolvi colocar em dia um novo review sobre a série, comparando também algumas discrepancias com o mangá e reflexões sobre as mudanças que KHR! possui. Acho que depois de One Piece, é o atual animê que mais curto vindo das páginas da Jump. Acho que conseguiu inclusive ficar mais empolgante e divertido do que Naruto e Bleach. (Há Controvérsias?). Enfim, também estou estudando a possibilidade de começar um conversa de mangá sobre á série. O que acham? (Colocarei essa obs, também outros conversas de mangá desta semana). A matéria deve rolar neste final de semana. Fiquem ligados!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.