Livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias. Uma obra prima e sem noção!

Primeira coisa: jogue a adaptação para o cinema no lixo. O filme não presta nem para colocar no pé da geladeira que está cambaleando…

Então, vamos ao livro:

Se você se considera um Nerd, se curte ficção cientifica, histórias loucas, personagens mais loucos ainda e um escritor sensacional, está aí o livro para você!

O Guia do Mochileiro das Galáxias tornou-se um clássico entre os jovens gamers, nerds, jogadores de RPG, leitores de quadrinhos e animação. Douglas Adams escreve com humor apurado, capítulos curtos (capítulos de até uma página, quando ele quer!), personagens sempre muuuuito carismáticos (mesmo os mais chatos e resmungões); é uma montanha russa de cenas de ações, non-sense, psicodélicas, mas, embasadas cientificamente e filosoficamente – mesmo que seja com a ciência e filosofia criada pelo próprio autor.

O livro é uma unanimidade. Mesmo que alguém não goste, não tem como não dizer que é algo bom, bem escrito, inovador, acima do senso comum. Um autor que não teve medo de escrever do seu jeito, em vez de adaptar-se ao mercado.

Esse tipo de coragem, misturada com a genialidade, é que fazem com que uma obra passe da mediocridade para algo relevante.

É um grande livro: não se propõe a ser poético, nem dramático, nem “tocar corações” ou mudar a vida das pessoas. O mérito está na interpretação louca de Adams do nosso próprio universo e nos nossos questionamentos mais básicos: “quem somos? Para onde vamos” O que é a vida, universo e tudo mais?”.

E também no que ele imagina para um futuro e sobre o funcionamento de logística mesmo das coisas: o transporte pelo universo, os outros seres, as outras culturas, a moeda corrente, o governo, tudo!

E tudo explicado com a loucura do britânico Douglas Adam que escreveu ainda mais 3 livros que continuam a série e também um “bônus”.

São:
O Guia do Mochileiro das Galáxias0, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais Até mais, e Obrigado pelos Peixes! E o bônus Praticamente Inofensiva – que apresenta os mesmos personagens da história, mas, não se define de verdade se é continuação ou não.

Infelizmente, Douglas Adams já é falecido. Mas, Eoin Colfer, autor de Ártemis Fowl, fez uma continuação da série, muito elogiada pela crítica que sai em português em novembro.

Não vou falar da história porque você pode colocar no google… Mas, cito os personagens: O Presidente do Universo! Um Robô-Gênio-Depressivo, Humano Palermão, uma Humana Menos Palerma e Um Alienígena Experiente nas Loucuras do Universo…

Ficou curioso?

O livro está a partir de R$13,90 no universo on-line (a depender da edição).

O Guia do Mochileiro das Galáxias:
Editora: Sextante
N. Páginas: 192.
Autor: Douglas Adams
Preço: R$13,90

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Um outro livro atemporal são os romances policiais de Agatha Christie.
    Não é a toa que ela foi coroada como a Rainha do Crime.
    Ela se baseou bastante em Edgar Allan Poe.

    As aventuras de Hercule Poirot e de Miss Marple são sensacionais.
    Para que não desreipetassem suas personagens principais ela tratou de dar um fim em todos eles com muito respeito e dignidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.