Especial Literário: Angus – O Primeiro Guerreiro – Orlando Paes Filho

Continuando a nossa Semana Literária (já leram o post do Araphawake, do Pikachu, do  Gabriel e do Théo Medeiros ??) agora chegou a minha vez de falar de um livro marcante.

Durante esta semana (até sexta-feira) cada um da equipe irá postar sobre um livro que tenha gostado ou que tenha se destacado. Então, se preparem para receber uma lista de sugestões de leitura que poderá ou não agradar, depende do gosto de cada um. Seja como for, ler é sempre bom!

Folhear as páginas de um bom livro, sentir as palavras, conhecer as personagens e mergulhar em outro universo, em outras realidades. O melhor do livro não é apenas conhecê-lo mas é também permitir que ele te conheça. O livro é uma obra de arte que carrega vidas, ensinamentos, piadas, imaginação, conflitos, dramas, enfim, carrega palavras vivas. Temos que comemorar isso! Tenho uma longa lista de livros sobre os quais poderia comentar, mas o objetivo é escolher apenas um, aquele que deixou a sua marca presente até hoje. Então vamos ao livro e ao comentário.

Livro escolhido:  Angus – O Primeiro Guerreiro escrito por Orlando Paes Filho – data de publicação 2003.

Vou falar sobre um livro que comprei por impulso….. a alguns anos atrás, no intervalo da faculdade, fui a livraria dar uma olhada e este livro me chamou a atenção, a primeira vista, me lembro de ter achado interessante e de ter notado que as ilustrações eram muito bonitas . Algum tempo depois comprei ele e acabei comprando todos os livros da série ao longo dos anos. O interessante é que o livro me conquistou sozinho, sem ter sido recomendado por ninguém e sem eu ter ouvido nada a respeito. Bom, vamos ao que interessa, vou agora falar um pouco sobre o livro:

O livro nos apresenta a história de Angus MacLachlan, um jovem de 16 anos, nascido em 849 d.C., filho de mãe celta e pai viking, que anseia por acompanhar seu pai às guerras na Terra dos Anglos, já que ele foi treinado desde criança como guerreiro. Quando finalmente o tão esperado fato se concretiza, ele descobre que a barbárie e as injustiças das lutas estão longe dos ideais de honra que o pai havia lhe ensinado por meio de heróicos exemplos. E são essas mesmas injustiças que farão dele o mais nobre guerreiro e também o fundador do clã dos MacLachlan.

Angus retira dos momentos de total desgaste emocional e físico, verdadeiras lições para aprender a viver, a sobreviver e a lutar. Sua personalidade é lapidada não só pelas adversidades e pelo sofrimento, mas também pela orientação e visões de grandes mestres ao longo de sua jornada.

No primeiro livro da série, este sobre o qual estou escrevendo aqui, Angus passa por um dilema, já que possui duas formações culturais, religiosas e morais, e uma delas deve ser extinta em prol de um ideal nobre: preservar a cristandade na Bretanha, antes que ela seja completamente aniquilada pelos nórdicos comandados pelo cruel Ivar o sem-Ossos.

E este desafio que instiga o leitor a continuar lendo e interessado em descobrir o que vai acontecer a seguir, já que a trama é ambientada no século IX, no auge da Idade Média, e nos revela uma aventura diferente de tudo o que já foi contado. O que mais chama a atenção é que tudo o que estamos lendo foi fundamentado em uma extensa e detalhada pesquisa histórica feito pelo autor Orlando Paes Filho, o que torna a cada pagina lida mais reais e impressionantes os fatos retratados. Um livro que reúne exércitos e monges, sangue e compaixão, lendas e fatos.

Outro fator que agrada e chama a atenção no livro são as suas ilustrações, todas elas muito bem desenhadas, aquelas imagens que você faria um quadro tranquilamente, o que acontece com alguns dos outros livros da série também.

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.