Activision: Infinity Ward, Bungie e Call of Duty! Atritos, parceria e novos games em breve…

Thomas Tippl (Chefe Financeiro da Activision) e Harold Ryan (President da Bungie).

Activision é uma destas empresas, que nesta geração, vem causando muita polêmica, seja em aspectos positivos quanto negativos. Até hoje não esqueço que a empresa quase foi responsável por limar Ghostbusters – The Videogame de ser lançado, quando aconteceu a fusão com a Vivendi Games. Por sorte a Atari assumiu a distribuição do game de Peter Venkman. Mas a Activison também se deu bem com um dos mais destacados games desta geração, a franquia Call of Duty, com seu spin-off Modern Warfare. Isso sem mencionar que ela também cuida da distribuições de outros games de peso como a franquia Guitar Hero, e alguns games da Marvel, como os do Spiderman e a franquia Marvel Ultimate. É uma desenvolvedora e distribuidora muito importante para o mercado atual, mesmo com suas polêmicas.

Quase toda a comunidade Gamer, principalmente os fãs de Call of Duty, devem estar acompanhando o caso da Activision com a Infinity Ward, o estúdio que desenvolveu a elogiada e premiada série Modern Warfare. O caso nunca foi muito claro, a Infinity Ward mesmo sendo um sub-estúdio da Activision vem gerando polêmica já a algum tempo, quanto Jason West e Vince Zampella os responsáveis pela Infinity foram demitidos. A dupla alega falta de pagamentos de royalties em torno das vendas de Moder Warfare 2 para o pequeno estúdio, a Activision chegou a mandar os dois emboras por conta de problema de insubordinação e quebra de contrato pois na época ambos estavam em conversas com a Eletronic Arts. Com isso, outros desenvolvedores da Infinity compraram a briga, pediram demissão e a cada dia que passa, mais e mais funcionários estão saindo da Infinity.

Esta semana rolou pela internet que 30 funcionários já haviam pedido demissão do estúdio e com isso, mais de 35% do quadro de funcionários da Infinity Ward havia diminuído. Isso sem mencionar os processos que rola da justiça com ex-empregrados. Rola rumores até mesmo que a Activision pode chegar a fechar o estúdio muito em breve. Não seria uma surpresa se isso acontecesse, com tanta dor de cabeça que  isso deve estar causando à Activision. Enquanto isso, Jason West e Vince Zampella, estão fundando um novo estúdio, a Respawn Entertainment, que contam já com alguns destes ex-empregados da Infinity Ward e também estão sendo afiliados à um programa de parceria com a EA. Apesar de ainda não terem revelado nada do que o novo estúdio irá começar a trabalhar em breve.

Quanto ao futuro da Infinity Ward? Sinceramente, não sei o que esperar. Aparentemente alguns dos cabeças, das peças chaves do estúdio, pularam fora. Será que isso pode comprometer a produção de Modern Warfare 3? Isso se a Activision não resolver fechar o estúdio, assim que o próximo pack de mapas de MW2 for lançado. Eu não deixo de pensar na Clover Studio que a Capcom fechou alguns anos atrás, justamente quando o estúdio estava criando um game blockbuster atrás do outro. Parece que é realmente complicado quando um sub-estúdio começa a se sobresair acima da própria empresa. No caso da Clover, o estúdio fechou, os funcionários que não estavam satisfeito sairam da Capcom e fundaram a Platinum Games, que produz ótimos games atualmente. Talvez seja este p destino da Respawn. Se West e  Zampella conseguirem a qualidade de games que ambos tiveram na Infinity Ward, com certeza são os gamers que ganham com esse novo estúdio. E a Activision sempre terá Call of Duty, mesmo que acabe desistindo de Modern Warfare depois do terceiro game.

Bem, se com a Infinity Ward as alfinetadas estão em alta, a Activision soube muito bem equilibrar seu karma ao anunciar uma parceria de distribuição de 10 anos da nova franquia do estúdio Bungie, os criadores de uma das maiores franquias da atualidade: Halo.

O fato é que vem sendo feito muito barulho, mas pouco se sabe em que isso acarretará no futuro, seja da Bungie ou da Activision. Primeiramente porque a Bungie ainda não revelou ao mundo qual é sua próxima propriedade intelectual. Não sabemos que eles estão desenvolvendo de novo, sabe-se apenas que Halo Reach é o último game da franquia até o momento vindo da Bungie, depois disso é só fumaça até o momento.

Claro que essa parceria com a Activision serve para presumir duas coisas. A primeira é que isso possibilitará com que o próximo game da Bungie seja lançado em diversas plataformas como Wii e Playstation 3, além do Xbox 360. No X360 parece que é obrigatório ser lançado qualquer coisa que o estúdio produzir, rola pela internet (ainda não pude confirmar isso) de que o contrato de independencia do estúdio, que no passado pertencia à Microsoft, consta uma clausúla de que qualquer jogo produzido pela Bungie, até mesmo novas franquias, precisam obrigatoriamente ser lançados na plataforma da Microsoft. A segunda presunção é que com esse acordo de 10 anos, a Bungie provavelmente está preparando uma franquia que permite longa duração, o que casa muito bem com a política da Activision de lançar continuações de seus games, quase que anualmente (Call of Duty, Spider Man, Guiter Hero e Transformers por exemplo). Ou seja, a Bungie estaria produzindo um novo game que permite muitas sequências e continuações. Segundo rumores, o estúdio estaria se preperando para apresentar tal game na E3 deste ano.

Vale lembrar que isso não significa que a Activison passa a ser dona da Bungie ou tem algum tipo de poder de mando no estúdio. Eles continuam independente, mas todos os games produzidos a partir de agora, serão lançados pela Activision. Assim como a Sega atualmente anda lançando os games da Platinum Games. A Bungie pode vir a trabalhar em alguma franquia da Activision? Acredito eu que não há nenhum impedimento, mas a parceria é sobre distirbuição e não desenvolvimento, porém essa aproximação de estúdios, facilita e muito a negociação e contratação de um estúdio para produzir algum game do acervo da Activision. Imaginem um Call of Duty pela Bungie? Seria algo interessante de se ver com certeza.

Mas os frutos da parceria ainda vão demorar para que os gamers vejam. Esse ano, o estúdio provavelmente deve estar concluindo o desenvolvimento de Halo Reach, que será lançado no segundo semestre.

O único ponto negativo de tudo isso, talvez seja para a Microsoft, que ficará mais afastada da Bungie depois de Halo Reach. É um estúdio que certamente fará falta no time dos games exclusivos no console verde. Ficou mais difícil agora, chamar a Bungie para produzir um Halo 4, já que o estúdio estará ocupado desenvolvendo suas próprias franquias e já contando com uma distribuidora para apoiar.

E finalmente, mas não menos importante, a Activision promete para hoje mais à noite, a revelação em maior detalhes do Call of Duty de 2010, já com seu subtítulo oficial: Black Ops! O nome surgiu com o lançamento do site oficial do game (clique aqui). A página não contém muitas informações, mas tem a previsão de lançamento: 09 de Novembro de 2010!

O game está em desenvolvimento pelo estúdio Treyarch, que cuidou do Call of Duty 5 de 2008. Na verdade a Treyarch estaria se revezando com a Infinity Ward para cuidar da franquia Call of Duty, pois aí, cada estúdio tem de 2 em 2 anos para lançar um game. Como Modern Warfare 2 (sexto game da série) saiu em 2009, este ano é a vez da Treyarch. Todos estes problemas com a Infinity Ward podem talvez afetar o Call of Duty de 2011.

Segundo algumas informações ainda não oficias que li na Kotaku agora na hora do almoço, parece que Black Ops terá missões em Cuba, Ártico e nas selvas do Vietnã. Mas o melhor é aguardar mais algumas horas e ver o que a Activision irá revelar oficialmente sobre o game. Eu não aguardo esse novo Call of Duty com tanta ansiedade assim, está ficando difícil ter algo de original e novo neste gênero e como a Treyarch não consegui me impressionar em 2008, duvido muito que ela consiga este ano.

E a Activision está assim em 2010, em meios a brigas internas e novas parcerias, o mais importante que são os games, continuam e continuarão saindo para a nossa felicidade! Mas na minha opinião, apesar de todas as franquias que a Activision vem cuidando atualmente, a melhor empresa na área dos games nesta geração tem sido a Capcom, que ressucitou, criou e renovou franquias de peso.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.