Você conhece o Superman? Conheça sua nova origem! [Superman nº90] [MdQ]

Meus estimados leitores do Portallos, eu sou um fã da Marvel de carteirinha, mas mesmo assim não deixo de apreciar os trabalhos da Distinta Concorrência. Porém, dos personagens da DC eu gosto mesmo é de Batman, Superman, Flash e Lanterna Verde. Repare que são todos heróis clássicos. A DC infelizmente não consegue emplacar novos heróis, especialmente ao lembrarmos que as maiores novidade da DC nos últimos anos surgiram da sua divisão da Vertigo.

Mas isso é um assunto para outra hora, nesse post o foco é edição de número 90 da revista Superman  que saiu esse mês pela Panin, trazendo  extraordinariamente mais páginas por um preço menor. Resolvi voltar a comprar a revista do azulão devido ao bom momento que o personagem está desfrutando nos últimos anos. Eu recomendo a você leitor, que não acompanha a revista, a comprar essa e as futuras edições. O motivo disso é nessa edição começa o arco Origem Secreta, escrito por Geoff Johns e desenhada pelo Gary Frank. Sim, é uma arco que novamente irá contar a origem do Superman. O arco se chama ORIGEM SECRETA. Mas é só o nome, pois na prática…

O MENINO DE AÇO
A origem do Superman já foi recontada diversas vezes, e a cada atualização sua origem se distancia mais da proposta original de Jerry Siegel e Joe Shuster, É claro que passar a borracha é complicado e bagunça toda a cronologia, só que esses recomeços são importantes para os leitores que estão chegando agora. A Marvel prefere seguir por um caminho diferente, criando universos alternativos, como o de 2099 e o Ultiverso para revitalizar seus personagens para um novo público. Mais uma vez, recomendo a quem quiser começar a ler quadrinhos do Super a comprar a revista.

Essa atualização do Superman funciona? Sim, me senti confortável com o jeitão meio Smallville da história. Clark é quase um Peter Parker. Já sabe que possui poderes especiais, mas é meio frustrado por não poder usar eles para se livrar da “zuação” dos seus colegas de colégio. Seu melhor amigo é Pete Ross, e a melhor amiga é Lana Lag, que sabe seu segredo, o que aproxima os dois ao ponto da amizade virar interesse romântico. Ele não é muito social, o medo de machucar as pessoas com suas habilidades superiores é constante em Clark. Ainda mais que seus pais estão sempre de olho nele e sempre fazem-no lembrar que seus grandes poderes exigem grandes responsabilidades.

Lex Luthor faz amizade com Clark quando o encontra em uma feira. Lex possui uma origem humilde e está vendendo seus livros para juntar dinheiro e sair de Pequenópolis em busca de suas ambições em Metrópolis. Lex indaga a Clark se ele é geneticamente inferior ou é um estudioso ao ver os grandes óculos de Clark, feitos por Jonathan com um pedaço de cristal da nave kryptoniana na qual Clark veio de Krypton, e esses cristais conseguem conter as rajadas da visão de calor. Mais “Ciclope” impossível! Nessa origem, Lex parece uma mistura com o Lex clássico da Era de Prata com o Lex reinventado nos anos 80 por Jonh Byrne.

Falando no pai adotivo de Clark, a mãe de Clark, a radiante Martha, é quem decide fazer um uniforme para Clark. ela está cansada de ver o garoto chegar na fazenda com as roupas em farrapos por se meter em alguma aventura ou resgate. E a julgar pela careta de Clark quando ele veste o uniforme, ele odeia usar o uniforme! Eu sempre achei muito questionável a maneira como surgiu o uniforme nas origens diversas que já li, e novamente o uniforme é feito com os cobertores que envolviam Clark quando ele era bebê. A idéia de que Clark cortou o tecido e o costurou com a visão de calor é muito sem noção! Sou muito mais a favor de que fosse utilizada a versão dos criadores do Super, que afirmaram que criaram o uniforme pensando nos lutadores de luta livre e colocaram uma capa para impôr um sentido mais altivo, imponente. Coisa simples, a Martha comprava os tecidos e ela mesmo teria feito o uniforme sozinha, surpreendendo Clark. No geral, a nova origem não compromete, mas não traz nada muito diferente do que já foi visto, sendo por definição uma espécie de mistura entre as origens anteriores. Na real, acho-a perfeitamente dispensável. Talvez o grande destaque fique mesmo com os bons diálogos e a arte exuberante de Frank. Vamos ver se nas próximas edições surgem verdadeiras novidades, já que Clark vai se tornar Superboy e se misturar com a Legião dos Super-Heróis.

FICHAS PARA OS NOVATOS
essa edição temos várias páginas com fichas completas sobre os personagens e localidades do universo atual de Superman, o que é algo excelente para os iniciantes e para quem como eu estava afastado da revista. Eu gostei!

MINHA CARA KARA
Fechando a revista temos uma história curta sobre o passado de Kara, a Supergirl atual, mostrando como ela Thara e Kara se tornaram irmãs de sangue. Kara nos tempos atuais culpa Thara pela morte de seus pais, criando um gancho que deve ser melhor explorado em futuras histórias. A história da jovem Kara é sem sal, nada que não pudesse ser substituído por 3 ou 4 balões de diálogo, só serviu para completar as páginas da revista, que vale mesmo pela nova origem do Superman e as fichas técnicas.

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. terminei de ler o arco que termina na edição 96 se eu nao me engano ou 95 .. é um arco maravilhoso na minha opinião ótimo desenho e roteiro, não é atoa que fez muito sucesso la nos EUA ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.