Histórias do Vol. 03 de Clássicos da Literatura Disney! [MdQ]

Terceira semana de Clássicos da Literatura Disney. Leitura terminada e é hora de comentar sobre as histórias que compõem este volume. Sempre lembrando para quem perdeu o post com as fotos do volume, basta clicar aqui.  E os clássicos deste volume são:

Donald Hamlet
História produzida em 1960 (Inducks)
Roteiro de Gian Giacomo Dalmasso
e desenhos de Giovan Battista Carpi
76 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Donald Otelo
História produzida em 1972 (Inducks)
Roteiro de
Gian Giacomo Dalmasso e desenhos de Giorgio Bordini
39 Páginas
HQ publicada originalmente em Almanaque Disney 35 (1974) e depois em Pato Donald de Ouro 1 (1980). Em ambas as ocasiões com apenas 29 páginas.

A Megera Domada
História produzida em 1998 (Inducks)
Roteiro de Silvano Mezzavilla
e desenhos de Giorgio Cavazzano
34 Páginas
HQ Inédita no Brasil

Sobre as histórias, a gente conversa sobre elas após o continue. 😉

* Donald Hamlet foi uma agradável surpresa. Ela se sai bem melhor do que as duas histórias longas dos dois volumes anteriores da coleção. Ela tem um roteiro bem estruturado, com suas reviravoltas e uma boa utilização dos personagens, até mesmo os secundários, como o Pluto e o Bafo. Por sinal achei a adição destes personagens uma boa idéia. A única coisa realmente bizarra nesta história é o traço do Gastão, que pra mim está praticamente irreconhecível, quanto ao traço em geral não há muito o que se discutir que não tenha mencionado nos volumes anteriores. História feita em 1960, na época o traço era assim mesmo, pegue a última história deste volume, com a arte de Cavazzano feita em 1998 e é basicamente uma humilhação em termos de desenhos.

* Donald Otelo na minha opinião foi a história mais fraca do volume. Apesar de ter sido criada 12 anos depois de Donald Hamlet, conseguiu ter o traço mais simplório ainda. A construção da narrativa é um pouco confusa, mas é apenas uma impressão inicial, indo até o fim se percebe que o autor queria isto desde o começo. O interessante é que nesta história não tenta-se recriar o conto de Shakespeare utilizando os personagens da casa, e sim trazer a situação na qual trata a história para Patópolis. Uma criativa alternativa. Também achei muito bacana o Donald negro quando Ludovico está contando ao Donald a história de Otelo. São pequenos detalhes que as vezes fazem a diferença. E apesar ser uma história em poucas páginas, foi o suficiente para colocar vários momentos diferentes na trama, temos os sobrinhos, a competição de balão, margarina e até mesmo o flashback com a expedição do Ludovico. Um detalhe interessante é que a história abre com o Donald querendo “esquentar” o traseiro dos sobrinhos, rá, olha o treco que o Donald pega para bater nos sobrinhos! XD

* A Megera Domada fecha o volume em grande estilo. Giorgio Cavazzano é o cara. Os desenhos dele são sensacionais, traço arredontado, muitos detalhes nos quadros e você nota a preocupação do autor para ambientar Londres em 1594 na história. História com a dose de humor certa, com o Tio Patinhas sendo o “Megero” do conto de Shakespeare. História curtinha, mas a melhor desenhada e a mais divertida do volume. Adorei a participação de todos os personagens.

Como as histórias acabaram preenchendo um maior números de páginas neste volume, as páginas extras com as explicações sobre a literatura foram drasticamente reduzida neste volume, apenas duas. Mas foi o suficiente para conhecer melhor Shakespeare e suas obras. Também adorei a capa do volume, muito mais do que os dos anteriores.

O melhor volume da coleção até o momento, mas ainda tem muito chão. Próximo volume tem o Pateta na capa e histórias do tempo do Rei Arthur com Os Cavaleiros da Távola Redonda! 🙂

Créditos das imagens das páginas deste volume ao hotsite da Abril para a Coleção. 🙂

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.