HQ: Já ouviu falar da "Paperinik Cult"? Por que o Brasil não tem uma revista solo com o Superpato?

É complicado. A idéia deste post surgiu faz muito tempo, mas ainda não tinha tido a oportunidade de falar sobre o assunto por aqui, até que ontem passeando pelo Planeta Gibi, notei que uma das histórias da edição do Tio Patinhas deste mês de Junho com o Superpato tinha como origem a publicação italiana Paperinik Cult, e aí não deu mais para segurar o desabafo.

A história que está na Tio Patinhas de Junho (que ainda não comprei) é a “Três Superpatos são melhores do que um” (Tre Paperinik sono meglio di uno) publicada originalmente em novembro de 2008 na edição #43 da referida publicação italiana (capa à direita da imagem que abre este post).

Para quem desconhece, Paperinik Cult é uma revista criada na Itália em Maio de 2005 e em publicação até os dias de hoje dedicada exclusivamente a histórias com o alter-ego heróico do Pato Donald. Inicialmente a revista tinha 244 páginas, mas atualmente o número de páginas foi reduzido a 196 páginas. A revista é composta por republicações de várias épocas do heroi e a cada edição traz um história inédita, produzida ou não na Itália. Lembrando que o Superpato não é exclusivo da publicação e suas histórias inéditas também são publicadas em outras revistas, como a semanal Topolino. Resumo da história, Paperinik Cult funciona meio que como um almanaque mensal só com histórias do Superpato. A revista inclusive também traz histórias do universo alternativo do personagem, as histórias da extinta Novas Aventuras do Super Pato. Destaque que cada capa da revista traz o número da mesma integrado a arte de capa.

E aqui no Brasil? Aqui na República das Banas o Superpato apesar de ser famoso e muito querido entre os fãs dos quadrinhos Disney, ele nunca teve realmente uma revista própria. Na década de 90 suas histórias eram constantemente publicadas nas revistas do Pato Donald, e algumas vezes na Tio Patinhas e na extinta Almanaque Disney. Nesta década, a situação meio que se inverteu, a revista do Donald publica com muita raridade as aventuras do personagem, e durante algum tempo, suas histórias saiam com frequência na também extinta Aventuras Disney. Mas como a AD acabou, as histórias foram remanejadas para a revista do Tio Patinhas, pois é a revista com o maior número de páginas atualmente.

No passado, lá pra década de 80, a Editora Abril chegou a publicar seis almanaques com o personagem, sem mencionar eventuais especiais. Ano passado em comemoração aos seus 40 anos, o Superpato ganhou um encadernado especial, que foi mostrado neste post aqui no Portallos. Pra mim, a melhor revista de 2009 alias.

É notável que a Abril abriu um pouco os olhos e vem dando maior atenção aos quadrinhos Disney. Temos 4 revistas regulares, Tio Patinhas, Donald, Mickey e Zé Carioca, sendo que a do Tio Patinhas tem 80 páginas e as outras apenas 50. A do Zé Carioca sobrevive apenas com republicações. Além disso temos as trimestrais de Férias e Extras que se alternam a cada três meses e o volumão Disney Big, um das minhas publicações favoritas atualmente. Sem mencionar a coleção Clássicos da Literatura Disney que promete ter 20 volumes, sendo lançado semanalmente.

É fato que a Abril nunca tentou emplacar uma publicação regular com o Superpato. Com o personagem sem casa atualmente, bem que poderia ser planejado uma revista solo para o mesmo, nos mesmo moldes das mensais. Com 50 ou 60 páginas. Nem que fosse apenas com republicações de histórias da década de 70/80/90 com o personagem e eventualmente algumas inéditas. Algumas histórias como a Superpato x Morcego Vermelho, publicada recentemente em Tio Patinhas 537 não combinam muito bem com a publicação do muquirana (apesar de ter sido uma excelente história).

Pra mim é uma excelente hora para arriscar uma revista própria com o personagem, com a revista do Donald comemorando 60 anos, uma coleção de luxo semanal, um encadernado com a origem do personagem ainda rolando nas bancas e fresquinha na cabeça dos colecionadores. Os quadrinhos Disney estão com um bom destaque em 2010. Por que não tentar uma revista, nem que fosse bimestral com 2 ou três histórias clássicas do personagem? O Superpato merece!

Vou mandar este link para a Editora Abril, se alguém quiser fazer o mesmo, este é o e-mail: disney.abril@atleitor.com.br. Há também o twitter, basta clicar aqui.

Sugerir não faz mal nenhum afinal de contas. 🙂

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Olá estou acompanhando seu BLOG há algum tempo , gostei muito de seus posts sobre quadrinhos Disney e o restante do conteúdo do BLOG . Quer parabenizar-te por ter essa grande dedicação à este BLOG e saiba que sempre irei prestigiar seu BLOG.
    Obrigado , Ticruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.