As novidades de Gran Turismo 5 [PS3] [E3 2010]

O mais importante obviamente é a data de lançamento que foi anunciada no final do vídeo abaixo, dia 2 de Novembro. E inclui a América Latina, e por consequencia o Brasil! (até ouvi falar da possibilidade do jogo vir em portugues do Brasil, mas isso é assunto para o próximo post =)).

Sobre o perfeccionismo do designer Kazunori Yamauchi com a série Gran Turismo já estamos acostumados. Os carros em Gran Turismo 5 serão divididos em dois tipos: Premium e Standard (‘padrão’, mas é bom notar que é padrão pelos critério do Yamauchi =)). Standard inclui mais de 800 veículos, cobrindo a maioria dos que apareceram em todos os outros Gran Turismo (versão PSP inclusa), e estes foram otimizados e sofreram ‘upscale’ para o PlayStation 3. Na verdade esses carros já são extremamente detalhados, como vemos em várias das imagens do jogo.

Premium temos 200 veículos (para um total de mais de 1000 carros!), e nestes, cada detalhe dos modelos reais foram reproduzidos, incluindo aí o interior (esta é uma clara diferença para os carros Standard, que não tem interior). Para os americanos deve ser interessante a inclusão de carros da NASCAR (9), permitindo corridas seguindo as regras da própria NASCAR, e com as colisões e deformações permitidas pela nova física implementada no jogo (alias, a física de Gran Turismo 5 Prologue foi toda refeita). Pelo que entendi apenas esses 200 carros Premium terão completas batidas e deformações, mas essa informação precisa de confirmação.

Esmero semelhante é encontrado nas pistas do jogo, e dentre as últimas adições temos Madrid City, Tuscany, Rome Circuit, Nurburgring (esta recebeu bastante destaque quando da notícia) e a pista de testes do Top Gear (de um famoso programa homonimo da britanica BBC). Relacionado temos os modos de tirar fotos, o tradicional durante as corridas, e o Photo Travel, onde os carros são levados para cenários específicos em várias partes do mundo apenas para as fotos (tenho certeza que esse último modo veio de outro Gran Turismo, mas não lembro se era o 4 ou Prologue). Espere por muitas opções, como zoom, rotacionamento, focus, poder andar em volta do carro, etc.

Finalmente teremos um suporte online decente, incluindo partidas para 16 competidores (ou 32 em partidas privadas). Indo para o aspecto social temos o My Lounge, um lugar para se encontrar com amigos: chats, verificar o progresso de cada um, iniciar corridas e assistir eventos que já estão ocorrendo (podendo inclusive mandar mensagens de texto para as pessoas que estão correndo hehe). Até parece interessante, mas prefiro esperar para ver como vai ser.

Depois de ler sobre GT5 que comecei a me animar um pouco sobre 3D nos jogos para falar a verdade, pois junto com o face-tracking realmente parece uma experiencia interessante (mas não o suficiente para me fazer pensar em comprar uma TV 3D, só quando estiver em um preço aceitável =)). Alias, face-tracking é a mesma idéia anunciada para o novo Forza, permite olhar o cockpit do carro apenas movimentando a cabeça, usando para isto a camera (no caso do PS3, a PlayStation Eye). A diferença é que no GT5 este recurso já está implementado e funcionando, podendo ser testado lá no show floor da E3 =). Mudanças de dia para noite acontecendo durante corridas foram anunciadas (Burnout Paradise não?), mas teremos mudanças climáticas?

Continuando com os anúncios, temos a edição de colecionador:

Terá preço de 99 U$, e irá incluir:

  • Cópia de Gran Turismo 5
  • Edição limitada em escala de 1:43 do 2009 Nissan GT-R Spec V, com pintura criada pela Polyphony Digital, e produzida pela Kyosho
  • Guia de 300 páginas feito pelos experts da Polyphony Digital, cobrindo desde a história dos automóveis modernos, técnicas de direção, e material de referencia do jogo
  • Chaveiro customizado
  • Voucher para baixar DLC com cinco carros high-end (alta performance?) exclusivos com pinturas customizadas e upgrades de performance
  • Certificado de autenticidade numerado
  • Embalagem de colecionador customizada

Sinceramente, se disponibilizar na Amazon (já vi que tem na GameStop), essa vai ser a primeira edição de colecionador que compro (e o primeiro jogo em pré-venda também… ops, esqueci do GTA4 =P). Nunca fui grande fã de Gran Turismo (joguei mais o 1 e o 4), mas essa edição de colecionador está acima da média. Ah, e como devem ter percebido pelo certificado de autenticidade numerado, a quantidade é limitada, então se não comprar agora, a única alternativa vai ser comprar por preços absurdos no Ebay.

A Sony também liberou algumas das características que vamos encontrar no produto final. Vamos à lista:

  • Suporta 1-4 jogadores localmente (split screen!) e 16 online
  • Sistema de danos que afeta performance e a carcaça do carro baseado em pontos de impacto e velocidade
  • Carros acumulam poeira, pneus ‘queimam’ (e com isso soltam fumaça) e a faíscas soltas durante capotamentos
  • Nova engine física e que substitui a utilizada no Prologue
  • Uso da camera (PlayStation Eye) para funcionalidades como olhar o painel do carro e outras
  • Mais de 1000 carros licenciados, incluindo NASCAR, WRC e Super GT
  • Mais de 20 pistas com 70 variações
  • Gran Turismo TV com vídeos em qualidade SD e HD, com a possibilidade de exportar o vídeo para o GT PSP Museum
  • Imagens do Photo Album podem ser compartilhadas online, e vídeos podem ser enviados para o YouTube
  • Suporte para custom soundtracks (tocar mp3s do seu HD não?)
  • Corridas permitem 16 jogadores online com suporte a chat por texto e voz, mas também é possível criar salas privadas, que aceitam até 32 jogadores!
  • Carros habilitados no GT PSP e GT5 Prologue estarão também habilitados no GT5 para uso no modo Arcade
  • Suporte a Trophies não poderia faltar é claro

Acho que agora chega =P Era para ser um pequeno texto atualizando com as novidades de Gran Turismo 5, mas ficou gigante! Espero que alguns possam ler tudo, já que tem bastante informações interessantes do jogo =) E para quem teve a paciencia de chegar até aqui, vai de premio uma galeria com imagens liberadas após a conferencia da Sony na E3!

[nggallery id=157]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.