Quadrinhos Disney em Julho: Capas e histórias! Cavazzano, Paul Halas, Maco Rota e muito mais!

Julho está quase aí e mais quadrinhos Disney estão para chegar nas bancas! Já tive contato com as revistinhas regulares e as histórias que irão compor todas. O legal é ao contrário de Junho, onde as histórias de futebol dominaram as revistas regulares, em Julho a diversidade de boa qualidade comanda as edições. Lembrando que Mickey, Pato Donald e Zé Carioca são lançadas sempre no dia 05 de cada mês (distribuição setorizada) e logo depois, no dia 10, é a vez do Tio Patinhas. Com exceção da revista do Zé, todas as outras traz histórias inéditas, recentes ou não, do acervo internacional Disney. E enquanto a revista do Papagaio fica nos clássicos bem antigos de alguns personagens, como o Superpateta e além de algumas histórias com o personagem principal da revista. Infelizmente o Brasil não produz mais histórias do Zé Carioca então a revista vive com republicações dos melhores anos e histórias.

O que me chamou atenção nas revistas de Julho é a quantidade de histórias com roteiros de Paul Halas. Os leitores irão encontrar esse roteirista em três revistas Disney, sendo que na revista do Donald, ele assina os roteiros de 3 das 4 histórias da edição. Duas destas histórias de Halas vem com o inconfundível e fantástico traço do desenhista Marco Rota, uma na do Tio Patinhas e a outra na do Donald. Marco Rota tem atualmente um dos traços mais maduros da linha de quadrinhos Disney, trabalha muito bem com expressões, cenários e faz meio que uma evolução muito boa do traço barkaniano dos personagens Disney. Enquanto isso, outro Mestre Disney, o desenhista Vicar, ganhou três histórias em julho, uma na Tio Patinhas e duas na do Donald. Destaque também para uma história da série Ducktales na revista do Tio Patinhas, produzida na década de 1990 com roteiro de Don Rosa (somente roteiro, nada do traço singular de Rosa). E Tio Patinhas ainda tem William Van Horn, que atualmente é muito querido pelos fãs brasileiros pela enorme semelhança com Carl Barks, em vários níveis (traço, personalidade, ritmo etc).

O meu desenhista favorito também aparece em Julho e em duas revistas. Giorgio Cavazzano é o carro-chefe da revista do Tio Patinhas com uma história de 1996 e também da revista do Mickey, com uma de 2003, que tem roteiro assinado pelo Casty, um dos mais aclamados roteiristas italianos da atualidade. Essa história da revista do Mickey trás a primeira história de Eurasia Tost, uma personagem recém-criada no universo Disney, que já teve outras duas aventuras publicadas aqui no Brasil na extinta Aventuras Disney. Quanto as capas inéditas feita especialmente para o Brasil, Mickey e Zé Carioca são a bola da vez. Muito bonito as duas artes alias, gostei da piadinha do filme Avatar na capa do Zé, podemos não ter novas histórias com o personagem, então pelo menos assim é um forma de trazer o personagem para os dias de hoje, nem que seja com uma piadinha de capa.

Em relação a revista do Zé acho ótimo que a revista esteja apostando um pouco nas histórias da década de 90 com o personagem. São mais atuais e trazem um Zé mais jovem. Como cresci lendo as aventuras do personagem dessa década, me indentifico bem mais com o personagem assim do que aquele que morava num barracão na década de 60/70. Ainda assim esta edição traz uma baita raridade, uma história de 1955 do personagem, com um traço incrivelmente arcaico. Até assusta, mas ela ocupa apenas 5 páginas, então é uma curiosidade interessante. A revista ainda tem uma do Superpateta e um com o Tio Patinhas se seus sobrinhos atrapalhados lá de 1969 e 1973, repectivamente.

Sobre as histórias em específicos e a minha opinião de cada uma, vou deixar para conversarmos sobre elas, mais para a frente, quando trarei um post individual para cada revista, como já venho fazendo mensalmente. Fecho o post com o nome de cada história e o link do Inducks para as mesmas. 😉

Tio Patinhas nº 540: Amigos ou Inimigos? (1996 – Cavazzano) – Aventuras Submarinas (2008 – Paul Halas e Marco Rota) – Pesadelo Monetário (2009 – William Van Horn) – Ducktales: Viagem no Tempo (1990 – Don Rosa) – Feliz Aniversário MacMônei (2006 – Vicar)

Pato Donald nº 2384: Um Rato na Lua (2009 – Paul Halas e Marco Rota), Uma Pedra no Caminho (1980 – Vicar), O Paparazzo (2006 – Paul Halas), Donald, O Barqueiro (2009 – Paul Halas e Vicar)

Mickey nº 814: A Expedição Perdida (2003 – Casty e Cavazzano), O Boleiro do Mês (2006 – Paul Halas)

Zé Carioca nº 2349: Um Filme Monstruoso (1992), Superpateta: Nada de Brigas na Prefeitura (1969), Zé Rico (1996), Patinhas, Donald e Peninha: Uma Reforma de Graça (1973), Contraponto Musical (1955), Futebol, Futebol… Inimigos à Parte (1983)

Lembrando que além disso, existem 4 revistas Disney de Férias nas Bancas, além da Disney Big 5 (veja capas). Estou preparando um post individual para tratar sobre Disney Big 5 que está fenomenal (a melhor edição até agora) e das revistinhas de Férias, Tio Patinhas Férias nº04 e Pateta Férias nº 03 já foram comentadas individualmente aqui no blog. Ainda esta semana espero falar sobre a Mickey Férias nº04 e Pato Donald Férias 04. Não esquecendo também da Clássicos da Literatura Disney, que continua semanal, com o volumes 07 – Guilherme Tell, 08 – O Mágico de Oz, 09 – Guerra e Paz e 10 – Cruzadas chegando nas próximas semanas! E as capas já foram divulgadas pela Abril!

Se não estou enganado, os volumes 7, 8 e 10 constam com capas inéditas, feitas para a versão brasileira da coleção. O motivo de não se usar a capa internacional do volume tem a ver com o destaque da história de capa na versão brasileira como, por exemplo, no volume 8 lá fora teve como destaque a história de Tom Sawyer, que aqui não é tão famoso como Mágico de Oz, por isso a troca do destaque e consequentemente a capa feita especialmente para nós! E as outras seguem a mesmo idéia do exemplo. Adorei a idéia de novas capas para a coleção, dando a elas a nossa própria personalidade, mesmo que continue seguindo a montagem internacional das histórias.

Mais quadrinhos Disney nas bancas em 2010, do que nos últimos 10 anos. Como colecionador desde criança, fico emocionado com esse monte de histórias novas para ler. Rá!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.