Dia Mundial do Rock | O Rock N’ Roll ainda vive no Brasil?!

O Rock não está morto! Longe disso, ele continua bem vivo e barulhento como sempre, algumas coisas mudaram neste que é o estilo de música mais emblemático de todo o mundo, e não é para menos, com um som imponente que nasceu da evolução do jazz e do blues, o Rock é mais do que uma estilo de música, mas um estilo de vida.

Apesar dos pesares, em nosso país o Rock tem uma história bem forte, porém nesses últimos tempos de MP3, IPod, e etc. muita coisa mudou, dentre elas, foi o maior golpe para os amantes da música boa, com a extinção das rádios de rock mais populares, a “89 A Rádio Rock” e a “Mix FM” que se tornaram rádios pops em busca de audiência, inclusive a 89 retirou seu nome “A Radio Rock” e revoltou muita gente, mas fazia um bom tempo antes de sua real extinção que ela já não era uma rádio Rock de verdade, foi-se tarde.


Mas os orfãos de boa música não estão sozinhos, isso não! E muito menos estão orfãos. Para quem ainda quer ouvir os maiores clássicos do Rock, não deixe de sintonizar a Kiss FM que conta inclusive com transmissão para todo o Brasil por meio de seu site, e em algumas partes do Brasil, como São Paulo, Santos e litoral paulista, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. A propósito, hoje a Kiss abre suas portas para visitas, portanto se você está nas imediações de São Paulo na Avenida Paulista não deixe de visitar, confira o site para maiores informações, ano passado eu fui, mas infelizmente esse ano não poderei.

O Brasil é um país dominado pela música comercial, e que muitas vezes nada tem a ver com música, tratando-se apenas de puro barulho exacerbado. eu sempre digo que música de verdade tem que ser transpassada e lida em uma partitura, se um ritmo não consegue fazer nem isso, ela não pode ser chamada de música, mas podemos nomeá-la “barulho”.

Nosso Brasil também é um bom berço para boas bandas de Rock, embora eu prefira as bandas brasileiras de Metal e suas vertentes. A maior parte das bandas nascidas em meados da década de 80 tem suas atividades um tanto apagadas, mas uma boa parte ainda mantém uma boa qualidade musical, contudo não tão dignas como no príncipio. Bandas como Los Hermanos, Titãs, Nando Reis, Paralamas, Velhas Virgens ainda tem boas composições, além de tantas outras do cenário nacional, mas ser músico nos dias de hoje não é para qualquer um.

Nossa música perdeu muito com a morte de Cassia Eller, Renato Russo, Raul Seixas, Cazuza, pelo menos esses eu destaco pela importância que eram em suas épocas, sendo Cássia a última perda. Esses eram poetas e músicos que mantinham a qualidade da música nacional, pessoas que estavam a frente do seu tempo e que se ainda estivessem vivos garantiriam verdadeiros sons para os nossos ouvidos, é realmente uma pena a morte dessas almas.

Por esses e outros motivos, o melhor expoente nacional ainda está no Metal nacional, representando por bandas como Angra, André Matos, Shaman, Hangar, Sepultura, Almah, dentre outras bandas nacionais que fazem um grande sucesso fora do país, mas que são apagados do cenário nacional devido a cultura comercial brasileira. Contudo atualmente elas estão em maior evidência graças à era da Internet, e para mim são elas que mostram o Rock N’ Roll ainda vive no Brasil, embora aquela proposta nacional nascida em Brasília não exista mais.

Curta alguns clipes dessas bandas e entenda o que é música de verdade! E Feliz dia Mundial do Rock!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.