Bastidores: Recrutamento Portallos 2010! Informações para participação e as regras!

Hora de renovar. Este é um projeto que se iniciou em 2009, quase que neste mesmo período (aos curiosos, veja o antigo post aqui) e tem como único objetivo aumentar mais ainda os integrantes da equipe e com isso o vasto conteúdo diário que disseminamos por aqui, mantendo sempre a qualidade é claro. Em 2009 o Portallos ganhou muito com os novos integrantes, tivemos a entrada da Sofia (Dakini), do Alex (Pikachu) e do Gustavo (Ovelha), três grandes pessoas que contribuiram, e muito, para a melhora do blog. O Alex me ajuda muito no dia-a-dia durante a semana do blog com seus posts, permitindo que eu possa ter um tempinho à mais para me dedicar à posts maiores de vez em quanto; já a Sofia é responsável por um dos posts que os leitores mais gostam, o de wallpaper; e o Gustavo, apesar dele estar deixando a equipe esta semana, foi o grande responsável por criar e insistir no projeto Papo de Série, e isso nunca vou deixar as pessoas esquecerem. Claro que o trio fez muito mais, mas só queria dar um pequeno exemplo como que o Recrutamento 2009 foi sensacional para o Portallos.

Mas um ano se passou desde o último recrutamento, o blog cresceu, novos leitores surgiram e de um tempo para cá vem aparecendo alguns interessados em integrar a equipe e colaborar com o blog. Um novo recrutamento tornou-se necessário.  Então vamos lá, vou passar as regras e instruções após o continue. Não precisa ficar apavorado, o recrutamento irá durar aproximadamente um mês e apesar de não ainda não termos definido o número de vagas, com certeza iremos dar oportunidade para todo mundo que for legal nesse período de inscrição. Acha que não tem chance? Não pensa assim! Não estamos procurando profissionais na área, nós temos os veteranos na equipe para ajudar e treinar todos os novos recrutas!

Recrutamento 2010
Como participar, prazo e as regras!

Quem procuramos? Essa é fácil, queremos pessoas que possam nos ajudar com as postagens diárias sobre tudo que abordamos no blog. Games, mangás, quadrinhos, séries, animês, livros, cinema etc. Não precisa conhecer e saber de tudo, mas ter uma pequena área de conhecimento em alguma coisa e vontade para explorar outras áreas é essencial. Isso porque quando mais assuntos você tiver vontade de postar, mais fácil é encontrar diariamente assuntos para novos posts.

Quais seriam as minhas obrigações? Este é uma das maiores preocupações quando uma pessoa decide entrar para colaborar com um blog. Sempre comento da importância de se entender o compromisso que você assume ao integrar uma equipe. É preciso sempre pensar que quando você não faz nada num grupo, isso significa que muitas vezes os outros integrantes acaba fazendo o que você deveria estar fazendo. E eu sei que esta é uma resposta relativa e vaga, mas é a verdade. Faça sempre o que você puder, na medida de que isso não estrague a diversão de colaborar e não atrapalhe assuntos particulares de sua vida. Precisa postar todo dia? Não precisa, mas não faz mal se você conseguir postar com uma boa regularidade. Quem geralmente posta todo dia por aqui, sou eu, o editor-chefe maluco. É sempre importante também participar das conversas e maquinações de bastidores, é assim que surgem projetos e colunas, que todos da equipe podem ter, basta ter o compromisso para com a sua criação. Ninguém tem a obrigação de ficar horas e horas online por causa do blog, você deve se divertir acima de tudo e gostar do que muitos poderiam chamar de “obrigação”. O Portallos é um blog diário, nunca se esqueça disso. Claro que há aqueles períodos em que sempre surge a necessidade de se ausentar, seja por provas na escola, ou algum serviço acumulado no trabalho ou até mesmo uma viagem de férias. Nesse caso, basta nos avisar, ninguém da equipe vai brigar ou ficar chateado, é só não desaparecer sem avisar. Contratempos todos temos, isso é normal.

Vou mencionar outra coisa, apesar de ser óbvio, mas você não será remunerado por ser um integrante da equipe do Portallos. Porém isso não impede que a experiência não lhe abra portas ou gere frutos para o futuro. Blogar é um ótimo hobby e te ensina muitas coisas. Leve para esse lado.

Como participar do recrutamento? Basicamente irá ser igual o ano passado. A melhor maneira de ver o potencial de alguém é deixar colocá-lo a mão na massa, por isso você terá que enviar ao e-mail de contato do blog DOIS POSTS. Ano passado eu reforcei a importância de um dos posts ser de uma notícia, e este ano volto a reforçar a importância disso. Posts-notícias em geral são curtos, e servem para demosntrar se a pessoa consegue pegar a informação de algum lugar da internet sem copiar e informar por aqui do seu próprio jeito, com opinião e reflexão em cima do texto, o que é um dos nossos diferencias. Não somos um blog de notícia, então quando repassamos alguma informação, há sempre a preocupação de dar uma opinião e falar livremente sobre o assunto.

Mas temos outros tipos de posts, como impressões de animês e quadrinhos, posts do mundo do cinema como o “eu fui” e sempre que vemos um trailer bacana pela internet, o pedro também vem experimentando posts literários, tem o post do mundo dos games como reflexões, análises, anuncios e notícias, enfim, as possibilidades são grandes. Existe uma boa variedade de assuntos e formatos que você pode experimentar para enviar para a gente. Na minha opinião, o ideal seria o envio de um post-notícia e um post de algum outro formato, para ver suas habilidades em diversos tipos de post. Não é necessário enviar os dois posts ao mesmo tempo. Quer mandar um hoje e um daqui dois dias? Pode!

Requisito básico para o envio dos posts:

* Uma imagem para abrir o post (na largura de 540px no mínimo). Não precisa ser apenas uma imagem. Quer ilustrar o post com duas? Pode. Onde upar a imagem? Não precisa, basta passar o link de origem dela, que eu salvo e upo ela no servidor do blog. Obs: O mesmo vale para vídeos, caso seu posts tenha um, basta me mandar o link do mesmo.
* Título (pode parecer óbvio, mas ano passado teve quem esqueceu do título)
* Escrita sem abreviaturas. Sabe aquela mania de abreviar tudo quando se escreve na internet? (exemplo você = vc) Não faça isso! Já deve ter notado que não usamos isso aqui no Portallos, não? Escreva normalmente, pois também iremos avaliar a sua escrita. Não precisa ser gênio do Português, não seremos extremistas na ortografia.
* Não copie textos de lugar algum. (parece óbvio também, mas ano passado também tivemos interessados que copiaram partes de seus textos de outros locais da internet.)

Reforçando, não precisa enviar um post gigante, pode ser curto, desde que seja no espírito do blog. 😉

Todo post bacana enviado durante o período de inscrição será postado no Portallos, acompanhado por este banner para fácil identificação pelos nossos leitores:

Os escolhidos serão informados aqui no blog no final do período de inscrição. Mas poderemos selecionar alguns oficialmente antes mesmo do período de inscrição. Tudo dependerá da qualidade do material recebido e do número de participantes.

Para onde enviar e quais dados devemos passar? Os posts, com texto e imagem, devem ser enviados para contato @ portallos.com.br [retire os espaços entre o “@”] e você deve enviar seu nome (e nick se houver um), idade  e falar rapidamente a disponibilidade de horário para participar da equipe. Nada complexo, apenas se entra na internet todo dia e se trabalha e/ou estuda ou tem algum outro compromisso que o possa faze-lo sumir da net por alguns dias.

O envio destes dados é obrigatório e muito importante! Não iremos considerar posts enviados sem estas informações. (Também tivemos ano passado quem esqueceu de passar tais informações)

Só posso enviar dois posts? Não. Pode mandar quantos quiser. Mas o mínimo para entrar na seleção são dois. Também não precisa enviar os dois posts juntos. Hoje só está com inspiração ou tempo para um post? Mande um. Mas não se esqueça que ainda precisa enviar um segundo post para entrar na brincadeira.

Até quando posso enviar? A idéia é que deixamos rolar o recrutamento por um mês à partir de hoje, ou seja, vamos manter ela até dia 16 de Agosto. Mas minha sugestão é que você não deixa para enviar lá no final do prazo. Até lá, já iremos ter alguns que estarão participando e que estaremos de olho. Mande o quanto antes, essa é minha dica.

————————-

Agora algumas coisinhas extras, sobre a inscrição e regras de participação, encerro tudo no parágrafo anterior. Se houver alguma dúvida ou perguntas, sinta-se à vontade para fazé-lo nos comentários. 😉

Por que reformar a equipe anualmente? É muito complicado manter um blog com conteúdo diário. Mais ainda quando se tem o compromisso de projetos como Conversa de Mangá, Papo de Série, Mesa dos Qaudrinhos entre outras colunas de menor porte, onde se precisa ter habitualidade, enquanto ao mesmo tempo, tentamos sempre criar novos posts com novos conteúdos, sem mencionar os posts-notícias mescladas com críticas e opiniões reflexivas sobre cada assunto. Não é uma tarefa fácil e seria impossível fazer isso sozinho ou num grupo pequeno de colaboradores. Sem mencionar que é sempre mais divertido internamente, quando tem-se uma equipe ativa para conversar e planejar novos projetos. Internamente somos da opinião de que quanto mais gente ajudando e blogando, melhor!

Entretanto é normal que com o passar do tempo alguns integrantes da equipe acabem ficando menos ativos no blog. Todo mundo tem sua vida particular fora do blog e às vezes é necessário se dedicar a assuntos mais urgentes e importantes e com a colaboração com o blog acaba ficando em segundo plano. Por isso anualmente nos reunimos e conversamos para ver quem deve continuar ou não na equipe. Não entenda isso como uma expulsão, pois o convite de voltar a colaborar sempre estará em pé, mas sempre decidimos por deixar a equipe apenas com membros ativos, para não ficar aquele grupo enorme de pessoas onde apenas uma pequena parcela se mantém ativa.

Este ano o Portallos teve três perdas, o Gustavo Ovelha, o Gabriel Chief e o Hunterpiro. No caso do Hunter, a saída dele foi bem no começo do ano, e nem comentamos por aqui, mas ele precisava se afastar por mais um longo período da internet para resolver seus estudos e não fazia mesmo sentido mantê-lo na equipe. O que é uma pena, pois o Hunter foi um dos principais responsáveis ano passado pelos nossos podcasts, que duraram um curto período mas era divertidão de gravar. Um dia iremos conseguir alguém que mexa com esse projeto e o mesmo retornará. Quanto ao Chief e o Ovelha, ambos andam realmente com um tempo muito complicado para continuar colaborando, então a decisão da saída de ambos foi bem tranquila. Mesmo assim são grandes amigos e que não serão esquecidos por aqui. Como mencionei lá em cima, o Ovelha foi o responsável pela criação do Papo de Série e sem ele, dificilmente o projeto teria sido criado e ido em frente, ela deixa a equipe mas a sua marca por aqui não será esquecida. O Chief, nosso mascote (Rá!), o membro mais novinho da equipe, que estava com a gente desde o começo, sempre ensinando a todos que os PC-Gamers são importantes e que precisamos falar sobre games para PC aqui no blog sempre que possível, uma lição que demorei a aprender, mas com certeza hoje em dia eu concordo com ele. A torcida é que mais a frente, quando ambos estiverem com tempo melhor para se dedicarem, possam retornar a equipe. Quem sabe eles não mandam uns postinhos pra gente de tempos em tempos para matar a saudades. Como eu disse, as portas estarão sempre abertas para todos.

Ah, em compensação, este ano tivemos o reforço de dois novos amigos, o Pedro Duarte e o Rafael Araphawake. O Pedro chegou com posts polêmicos e muito bem comentados, e também abriu a área de livros aqui e com a coluna (novinha ainda) Livroteca. O Rafa precisou se ausentar agora em junho devido ao período de provas em seus estudos, mas sempre que pode está colaborando por aqui com notícias, posts do PdS e com reflexões! Os dois entraram para a equipe pela página de contato, quase que no mesmo período, conversamos por e-mail, ambos enviaram alguns textos para avaliação e decidimos pelo reforço. Decisão mais do que acertada.

O Portallos é assim, velhos amigos sempre serão amigos, e estamos sempre a procura de novos amigos, todos participam e são incentivamos a deixar um pequeno legado aqui, sua marca, que não será esquecida e que continuará mesmo que acabe deixando a equipe mais à frente. E isso é muito legal, pois o blog cresce pela diversidade, amizade e companheirimos que existe internamente. E você, não quer fazer parte disso tudo?

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.