Bastidores do Recrutamento: Frio, quente ou uma questão de "Perspectiva"?

Reconhece o personagem acima? Para quem não conhece, o cara é Anton Ego, um personagem do filme Ratatouille, da Pixar. O que diabos ele tem a ver com o Recrutamento Portallos? Bem, é que algumas horas atrás estava pensando como explicar algo ao pessoal que está participando desse projeto e me lembrei de uma cena de Ratatouille que é perfeita para passar a idéia do que quero dizer. Isso é, se você assistiu à animação, né?

Existe uma cena ao final do filme, onde Anton Ego, que é um crítico culinário, está frente ao Linguini, o chef-cozinheiro. Não vou saber transcrever na íntegra como é o diálogo, mas Linguini pergunta ao Anton o que ele irá querer para comer. Anton muito cheio de si, responde que quer “perspectiva“. Linguini fica com aquela cara de tapado e não entende o que Anton quer, que acaba se irritando e diz que quer “o que ele ousar serví-lo“.

Ok, agora esqueça a metáfora com comida ou restaurante e foque apenas na idéia de “perspectiva” de Anton. O que o personagem queria era algo original, diferente do que ele está habituado, algo que desse o que pensar, algo fenomenal. É esta a perspectiva que ele queria e Linguini não entendeu (por sorte ao fim, Remy, o ratinho sacou e o o final feliz pode acontecer).

O que isso tem a ver com o recrutamento? É que nos últimos dias, alguns leitores participantes andaram comentando comigo para apressar os posts enviados por e-mail com medo da notícia esfriar demais e com isso os posts simplesmente perderem o sentido. Fiquei pensando nisso e cheguei na cena do filme acima.

Não sei se você já percebeu, mas o Portallos não é exatamente um blog de “notícias quentes”. Não nos preocupamos exatamente em sermos o primeiro a repassar a notícia para o mundo, na verdade eu já perdi as contas das vezes em que ignorei uma notícia sensacional por vários dias, só para dias depois postá-la completinha, com todas as informações possíveis, opinando, fazendo uma pequena reflexão e dando aos nossos leitores o que pensar sobre a mesma, ou seja, dando a “perspectiva” exata para a notícia. Ela pode até estar fria, mas está naquele ponto na qual os leitores do blog tanto apreciam, repleto de idéias para ser debatido. Não que não dê para fazer isso com alguma notícia quente do dia, mas é muito mais trabalhoso e complicado, porque a equipe é pequena, os assuntos são em massiva quantidade e o tempo de todos é curto.

De qualquer forma eu peço desculpas a quem está morrendo de ansiedade para ver o post enviado no ar. Gostaria mesmo de colocar 10, 15 posts diários de recrutamento, mas será que todo mundo ia ter a devida atenção? Porque além disso, nós da equipe continuamos postando diariamente. Não podemos inflar demais o conteúdo diário do blog, pois senão os próprios leitores não vão dar conta de ver tudo que está acontecendo e os recrutas com seus posts selecionados, não terão atenção que mereçam aos seus posts.

Alias essa semana a equipe do blog também está pra lá de inspirada, postamos a cobertura da Anime Friends, a entrevista com o dublador Wendel Bezerra , hoje pela manhã surgiu o post gigante sobre One Piece Strong World, no final de semana que passou teve a crítica de Shrek Para Sempre e o postão com os lançamentos em mangás da JBC. São posts que tomam horas para serem montados e escritos e com isso, a seleção do recrutamento acaba caminhando num ritmo menor. E ainda tenho no mínimo mais 5 posts-matérias na cachola que ainda não deu tempo de mandar pro blog.

O que eu quero dizer no final das contas é tivemos bastantes posts rejeitados que não foram ao ar exatamente porque eles não tinham a proposta do blog, aquele diferencial, a opinião, o debate, aquilo que dá aos leitores o que refletir. A Perspectiva. E aos posts que tem a tal perspectiva e proposta, estes não vão ficar sem graça ou menos bacanas se ficarem no molho de dois ou três dias antes de ir ao ar. Aos participantes que fizeram nesse ponto os posts-notícias e enviou para nosso contato, não há pelo que se preocupar, pois com certeza a notícia ainda estará no ponto exato do blog ainda que saia com dias de atraso de outros portais de notícias.

Sem você acho que seu post não está na forma explicada acima, aí provavelmente ele acabará não indo ao ar, mas não porque a notícia esfriou, porque não publicamos posts apenas noticiando fatos, tem que ter algo à mais. Mas não se preocupe, eu estou entrando em contato com todos os recrutas, um-a-um. Se eu não cheguei em ti ainda, é porque não deu tempo de ler/analisar a notícia, mas estou comprometido a colocar tudo em dia até no máximo este final de semana. Novamente peço desculpas se estou alguns dias atrasados, mas temos mais é ficar alegres que o tanto de e-mail recebido foi mais do que o esperado e que não estamos dando conta. Rá! Isso só prova como tem uma galera legal querendo entrar pra equipe.

Que os e-mails continuem chegando e os posts continuem indo ao ar! 😀

Obs: Este post não é um puxão de orelha aos leitores que estão no meu pé (podem continuar alias, pressão é bom nestas horas), e sim uma dica para aqueles que estão enviando os post e estão um pouco perdidos no formato e na proposta do Portallos. 😉

Obs: Independente de toda esta prosa, nós temos postados no mínimo 3 posts de recrutas por dia, desde segunda-feira, ou seja, pra hoje, pode aguardar mais posts do projeto!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.