O Túmulo dos Vagalumes | Emocionante e inédito no Brasil! (Impressões)

Por Antonio Trindade!

A Segunda Gerra Mundial é um tema recorrente no cinema. Poucos filmes, no entanto, oferecem uma visão diferente do conflito. Nesse aspecto, o anime Hotaru no Haka (Túmulo dos vagalumes), de Isao Takahata, brilha diante da maioria das películas hollywoodianas.

Obra do Estúdio Ghibli, que também assina ótimas produções como A Viagem de Chihiro e o Castelo Animado, o Túmulo dos Vagalumes mostra a história dos irmãos Seita e Setsuko no final da Segunda Guerra. Seita e sua irmã mais nova vivem com a mãe e esperam pelo retorno do pai, convocado para lutar contra os americanos.

O Túmulo dos vagalumes é essencialmente uma história de amadurecimento. No pós-guerra, os japoneses ficaram entregues à própria sorte. A fome era uma inimigo que ainda perturbava a população. O egoísmo e a indiferença eram dois sentimentos recorrentes. E Seita e Setsuko precisam enfrentar tudo isso e continuar vivendo, mesmo que o futuro não pareça muito melhor.

Bom, não vou contar aqui nada da história desse excelente filme, é melhor deixar para o telespectador se surpreender com essa história cheia de sentimentos e valores humanos. Vou dedicar esse texto ao melhor do Túmulo dos Vagalumes: a relação dos dois irmãos.

Mesmo sendo uma história triste, Seita e Setsuko esbanjam carisma. A caracterização é impressionante. Seita, o irmão mais velho, se sente responsável por Setsuko e tenta esconder os horrores da guerra e vê-la feliz.

Os dois foram obrigados a amadurecer antes do tempo, mas não esquecem que são crianças e fazem de tudo para encontrar alegria nas menores coisas, como um banho de mar ou observando vagalumes à noite. Apesar de serem desenhos, eles conseguem ser mais críveis que muitos filmes com atores de carne e osso.

A animação é outro ponto alto. Mesmo sendo um filme de 1988, o visual beira à perfeição, tamanho é o detalhismo dos cenários e das personagens. Não há uma única cena de computação gráfica. Tudo é desenhado à mão, o que torna o filme ainda mais impressionante.

Hotaru no Haka é um filme maravilhoso, que estranhamente continua inédito no Brasil. Culpa, talvez, do preconceito de que anime é coisa para crianças. Quem deixar isso de lado, com certeza, irá se deliciar com uma das melhores produções da terra do sol nascente.

Observação (Por Thiago): A imagem que abre o post, foi uma escolha minha. Encontrei esse wallpaper no DeviantArt, pelo usuário ala21ddin21. Alias, esse mesmo membro de lá tem um website muito bacana repleto de wallpapers, aos interessados em espiar, basta clicar aqui. 😉

Atualização! A Dakini fez a gentileza de hospedar a animação para quem ainda não teve a oportunidade de assistir. Segue os links em quatro partes, sempre lembrando que é obrigatório baixar todos os arquivos e deixá-los numa mesma pasta antes de descompactar! Como a animação não foi lançada no Brasil, acredito não ter problema algum compartilhá-la por aqui. Se houver, basta os responsáveis entrarem em contato, que a gente retira os links do ar.

Parte 1: http://www.mediafire.com/?2ine2h12n4ioahv
Parte 2: http://www.mediafire.com/?0gg2o271i6x39t1
Parte 3: http://www.mediafire.com/?qp48k0f4601aa1i
Parte 4: http://www.mediafire.com/?2325zi5jxb3atje

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Oia eu aqui, saindo da ignorancia e vindo comentar novamente!
    Depois de tanto tempo assisti esse filme ontem!
    Nossa, é um PUTA filme, muito bom mesmo!
    É impressionante e extremamente triste!
    Fiquei tão triste que tive que assistir friends pra me animar no restinho do domingo!
    Obra-prima esse filme!

  2. esse filme tocou meu coracao eu vi a realidade nele,eu tbm chorei pra caramba por isso eu me dedico a assistir todos os filmes da studio ghibli.

  3. esse filme tocou meu coracao eu vi a realidade nele,eu tbm chorei pra caramba por isso eu me dedico a assistir todos os filmes da studio ghibli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.