Conversa de Mangá: Katekyo Hitman Reborn 299 – Talbot

Katekyo Hitman Reborn!: Capítulo 299 foi disponibilizado dia 23 de Julho: “Talbot”.

EXTRA: Quer saber sobre a One Manga e o seu fim? Depois do continue, no fim do CdM – não precisa ler sobre o capítulo da semana do Reborn, pois o texto está separado da opinião do mangá, assim você não corre o risco de ler spoilers ou perde tempo com um mangá que não acompanha.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 299 de KHR!. Um site ideal para acompanhar é a One Manga (ou seria melhor dizer “era”?), e a qualidade da scan não é ruim e eles são bem pontuais nos lançamentos. Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, se você prefere ler em português a minha recomendação fica por conta do site Vongola7, que tem parcerias com scantrads que cuidam do mangá aqui no Brasil. 😉

Katekyo Hitman Reborn! 299

Talbot

Uma das maiores qualidades de KHR!, na minha opinião, é que a autora não tem medo algum de inserir personagens novos e bizarros sempre que aparece uma oportunidade. Veja um belo exemplo neste capítulo, o velho, avô do Nono Vongola, Talbot. O mais impressionante deve ser o trabalho que a autora deve ter para conseguir desenhar um personagem com tantos detalhes e por repetidos quadros. É nestes momentos em que se percebe o talente de um mangaka, nesta caso uma mangaka.

Quanto ao teor do capítulo em si, não é muito aquilo que eu já não havia comentado no capítulo anterior. Obviamente os anéis Vongolas não seriam destruidos permanentemente. Gostei do papo sobre espíritos e da possibilidade de serem reconstruidos com um novo e maior poder, mesmo que no caso a palavra usada no mangá tenha sido “renascidos”, nesse ponto eu estranhei o tratamento dos anéis como um “ser vivo”, mas dado a personalidade do Talbot, faz todo sentido a utilização do termo.

Achei o máximo o quadro acima, me senti como aqueles velhos desenhos animados dos anos 80/90 quando surgem aqueles figuras de pajés e feiticeiros que abrem o casaco e é revelados aquele monte de coisas de manjinca e vudus escondidos no casaco. Um clichê maravilhoso e uma boa homenagem pela autora neste capítulo. Interessante a citação de dois itens que não indicam nada pra mim, apenas reforçam a idéia de coisas estranhas que estão por ali, antes da menção do frasco “penalidade” com do Primo. Será que existem outros frascos no universo da série?

Fiquei um pouco preocupado com o fato do Talbot ter pedido os anéis da “besta” (outra colocação interessante) ao Tsuna e amigos. Só fico com receio de que algo aconteça com os animais-mascostes, pois eu gosto muito do Nuts e Uri, e não gostaria que ambos sumissem ao longo desta saga. Acho difícil disto acontecer, mas nos quadrinhos nada é impossível. Outro porém, o Talbot irá reformar os cinco anéis destruidos, mas e o anel do Yamamoto e do Lambo, podemos presumir que ele também mexerá nestes dois anéis?

Enfim, tudo isso agora deve preparar o terreno para o evento que virá a seguir, a batalha contra a Shimon. Talvez agora no mangá deverá vir aquele momento de preparo que toda saga de KHR! possui. Os Vongolas irão se preparar, treinar e se esforçar ao máximo para que possam derrotar a Shimon em uma semana, mas acredito que a autora deva deixar passar o prazo da Shimon e a luta será com o poder total do inimigo, ao menos entre Enma e Tsuna. Chrome será resgatada antes disso? E Yamamoto irá participar? Eu fiquei lembrando hoje da Saga dos Anéis, quando o Lambo, mesmo hospitalizado, compareceu ao campo de batalha, mesmo que ele não tenha feito nada.

KHR! não é um mangá com profundas reflexões, mas é um shonen empolgante, que tem como proposta a diversão e a renovação do sistema de batalhas a cada saga. É impossível não ficar empolgado com o embate que está por vir. E a gente pensando por aqui que depois da saga do Futuro, Tsuna e os Guardiões estariam “overpower” demais. Alias, quanto a este ponto, muito gente reclamou no CdM passado sobre o fato do Tsuna ter sido espancado pelo Enma, enquanto vencerá o Byakura, mas meu ponto é o mesmo que outros leitores mencionaram durante o debate, a batalha do futuro não foi um contra um, muitos aliados da Vongola estavam envolvidos e as batalhas entre os aliados de Byakura e a Vongola acabou não tendo uma conclusão graças ao tal do “Ghost”, e por isso eu não achei tão papo furado assim a derrota da Vongola pela Shimon.

Extra: O fim da One Manga

Não pretendia comentar sobre isso aqui no blog, mas percebi alguns leitores fazendo tempestade em copo d’água no conversa de mangá do One Piece e do Bleach ao final desta semana, resolvi deixar aqui a minha opinião sobre o assunto e porque não acho nenhuma catástrofe tal acontecimento. Primeiro porque estamos falando de internet, é comum sites fecharem e abrirem, também é comum muitos sites ameaçarem fechar e não chegar às vias de fato, nos últimos anos vi muito disso. Muitas vezes os sites fecham, e os criadores do mesmo acabam abrindo outros, as vezes os sites ficam na geladeira e depois retornam. Mas uma regra na internet sempre é absoluta, para cada site de download que feche, outros dois surgem. O compartilhamento de conteúdo pela internet NUNCA irá acabar. Esta é a verdade.

O internauta mais experiênte sabe disso, assim como também sempre se adapta às mudanças. É sabido que nos últimos anos, a Shonen Jump e a Viz Media nos EUA estão com uma forte pressão aos grupos que traduzem mangás e legendam animês, mas por mais que se tente, isso nunca irá barrar tais práticas. O fechamento da One Manga não chega a ser um problema para mim, pelo que entendo a One Manga é um site que reune grupos de tradução que publicam num único lugar a tradução de muitos mangás, ou seja, os grupos independentes podem muito bem migrar para outros sites de compartilhamento, e mesmo que exista dentro da própria One Manga, responsáveis por traduções de mangás, os mesmo podem muito bem migrar para outros lugares. E tem mais, se os grupos que distribuem mangás pelo portal resolverem parar com as as traduções, duvido muito que outros não vão surgir. Afinal, esta é a internet e o seu príncipio, mesmo que grandes corporações se irritem com o fato e tentem coibir o compartilhamento de conteúdo.

Pra mim o interessante no assunto sobre o fim da One Manga é aquela velha discussão do propósito da internet e como ela reflete, negativamente e positivamente o mercado mundial, sim porque apesar das empresas alegarem que perdem dinheiro com a distribuição da internet, também lucram muito em outras ramificações da web (por exemplo, lojas on-line), em todo caso, o problema é adaptar-se ao inevitável, nadar contra a corrente. Algum dia talvez valha a pena discutir com muitos detalhes sobre isso, mas acredito que para falar da One Manga isto basta.

Quanto ao problema de onde ler os mangás, vamos primeiro esperar a One Manga fechar, se ela fechar. One Piece, Naruto e Bleach são publicados em muitos outros portais americanos, como a MangaStream, e também são traduzidos por muitos fansubs brasileiros, quem entrar na comunidade destes animês no Orkut, verá a quantidade de grupos que traduzem estes mangás e que não estão nos canais mais populares e oficiais. Já o Katekyo Hitman Reborn!, realmente eu gostava de ler na One Manga, mas duvido muito que vá ficar sem encontrar lugares, em inglês e em português só porque o portal está em vias de fechar. Gosto muito da tradução nacional da AnimaRegia, e tem a OMG-Scans e alguns grupos obscuros no Orkut. Ou seja, eu só vou me preocupar e fazer tempestade em copo d’água, quando as coisas realmente ficarem pretas e o compartilhamento tornar-se impossível.

Obs: Note que em todo o texto acima, eu mencionei o termo “compartilhamento” e não o velho tabu do “ganho moneário” que quem compartilha muitas vezes obtem, mesmo que jurem de pé junto que não o fazem. Isso realmente acho um problema nebuloso da internet, pois fere realmente os direitos autorais e é crime, mas há minúcias sobre o assunto que também não são preto no branco como as grandes corporações alegam ser. Mas isso também é conversa para uma outra situação.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.