Review Mafia II – Ótimo game, mas tem seus problemas dentro do gênero proposto?

Comentei no começo da semana, no post de lançamentos, que estava um pouco curioso quanto à Mafia II. Durante a semana estive de olho nas notas e reviews internacionais sobre o game e parece que minha suspeita estava correta. Mafia II é um bom game, porém peca em alguns elementos dentro do gênero “Mundo Aberto” na qual o game se propõem a ser. Segundo o que se comenta por aí, a história é sensacional, e o mais bacana ainda é a ambientação do game, datada do fim da década de 40. O visual realmente me deixou com vontade de jogar o game e se a trilha sonora do game for a mesma que rola no review da gametrailers, melhor ainda. Mas o review deixa bem claro que para um jogo de mundo aberto, o chamado “sandbox”, Mafia II não é muito diversificado. Missões em carros e tiroteios  comum do gênero basicamente resumem todo o game.

Alias comentei no começo da semana que este foi um dos pecados que me afastou de Grand Theft Auto IV, pois o game tinha uma ótima história, mas o gameplay fica repetitivo depois de um tempo, ainda mais num game onde convida o jogador a explorar uma cidade virtual. Não chega a ser um grave problema, acho que é tudo mais questão de gosto, eu por exemplo, curto a jogabilidade de Crackdown, onde o personagem faz maluquisses, tem uma farta variedade de missões, itens a serem coletados. Aquele tipo de game onde se fica horas e horas fazendo qualquer outra coisa, do que dar continuidade à campanha. A franquia Assassin’s Creed é um outro ótimo exemplo de variedade dentro do gênero. Mas pelo que as análises por aí andam dizendo, Mafia II não chega a ousar muito nisso. As sub-missões são poucas e o game realmente tem um foco grande na campanha principal, sem deixar muitas opções extras ao jogador.

E mesmo assim fiquei com vontade de jogar o game, mas mais pela ambientação e pela trilha sonora. Talvez o gameplay acabe me cansando, não sei. Enfim, ainda assim não me decidi pela compra, pois fico me lembrando que ainda estou no meio da campanha de Crackdown 2, ainda tenho Just Cause 2 para jogar e daqui alguns meses será lançado Assassin’s Creed Brotherhood, então acho não vai dar tempo para jogar Mafia II. Deixo então para quem jogou, comentar aí nos comentários, suas impressões sobre o game. Talvez eu pegue num futuro, mas logo de cara, não fiquei convencido de que seja um game imperdível para o momento de agora.

Só um último pensamento. Este problema apontado pelos reviews de falta de variedade, pode ser muito bem corrigido pela 2K, simplesmente criando algumas expansões para o jogo. O primeiro Crackdown da Microsoft melhorou muito nesse ponto quando lançaram um monte de packs criando novos tipos de missões, veículos, armas e situações. Mafia II poderia muito bem vir a receber este mesmo tratamento e com isso melhorar muito o desempenho do game. É aguardar para ver. Isso com certeza me incentivaria a decidir pela compra do game.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Terminei ele hoje, 5/11. Jogo muito bom. Historia incrivel, personagens legais, e jogabilidade muito divertida. Só não gostei do controle da câmera no carro. Mas tirando isso, o resto está muito bom. Dou 8/10 pra ele.

  2. Achei o jogo excelente, gráficos sensacionais, interface do jogo mto boa, o clima de anos 40/50 mto realista e envolvente e uma coisa que me chamou mto a atenção foi o fato de ter pouco loading enquanto vc joga (por exemplo, nao há loading pra entrar num shop -desde que esse seja na rua). Em contra partida houve duas coisas que me decepcionaram um pouco:
    1- ao longo do game, não há mta oportunidade de ”escapar” das missões originais pra fazer as alternativas ou mesmo perambular pela cidade (roubando ou qualquer outra coisa);
    2- achei o jogo curto, terminei ele em 2 dias e nem fiquei jogando diretaço.

    Mas levando em conta o jogo como um todo esse dois ”defeitos” nao danificam a diversão que mafia 2 pode proporcionar e proporcionou para mim =] (dou 10/10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.