Pokémon Diamond & Pearl (em animê): Mais uma geração chega ao fim! (Opinião)

Pokémon Diamond & Pearl

Pokémon é com certeza uma franquia conhecida por 10 a cada 10 pessoas. Tanto nos jogos quanto no anime ela ainda faz muito sucesso por onde passa. Semana passada chegou ao fim no Japão a quarta geração do anime nomeada Pokemon Diamond & Pearl, homônimo do jogo de qual foi baseado, composta por 191 episódios durante os últimos quatro anos, acompanhando as aventuras de Satoshi (Ash), Hikari (Dawn) e Takeshi (Brock). Irei abaixo rever os principais momentos desta longa jornada pela região de Sinnoh para os que não acompanharam ou até os que desejam relembrar os episódios mais antigos.

Atenção: os nomes dos personagens se encontram em japonês como no anime original, porém sempre irei colocar os nomes da versão americana entre parênteses quando citar o nome de algum novo personagem.

O início:

Pokémon Diamond & Pearl

Lá atrás em 2006, Pokémon DP estreiou mostrando o começo da aventura de Hikari consenguindo seu primeiro Pokémon. Esse episódio todo é bem similar com o primeiro episódio de Pokemon, quando Satoshi consegue seu Pikachu. Piplup é mal educado e revoltado mas quando Hikari o salva, Piplup e Hikari se tornam melhores amigos. Após conseguir seu primeiro Pokémon, Hukari tem seu primeiro encontro com Satoshi, que a partir dalí seguiria viagem com Hikari, e mais tarde Takeshi pela região de Sinnoh. Outro personagem fazendo aparição é Shinji (Paul), quem se tornaria o principal rival de Satoshi durante esta geração.

Durante todo a série a história mostra a viagem dos três personagens, Satoshi buscando as insígnias de Sinnoh para participar da liga, Hikari participando dos Contests para se tornar a Top Cordinator e Takeshi buscando ser o melhor criador pokémon. Simples e prático.

Batalhas:

Pokémon Diamond & Pearl

As batalhas nessa geração ganharam um tratamento muito bom, principalmente no último ano. Os pokémon ganharam uma boa animação e os ataques ficaram com bons efeitos. Algumas lutas chegam a dar pena dos pokémon ( já que pra mim isso tudo não para de uma rinha de monstrinhos XD ). Um ponto forte nas batalhas de Pokémon DP foi a aproximação delas das batalhas dos jogos, utilizando o conceito de abilities, turnos e estratégias muito comuns nos jogos.

As melhores batalhas de Satoshi com certeza foram contra seu atual rival Shinji. Este, no começo não passava de um rival clichê que se preocupa somente com a força dos pokémon e não com eles em si. Logo o anime me surpreendeu ao não o mostrar como um vilão, nem torná-lo malvado de algum modo e somente o mostrar como um tipo alternativo de treinador. Aliás, o anime sempre quis mostrar bem que Satoshi e Shinji eram exatamente opostos em quesito de treinadores, porém não havia certo nem errado.

Além de shinji, Satoshi também fez vários amigos/rivais durante a viagem por Sinnoh. Estes são o bardo Naoshi (Nando) que sempre utiliza pokémons que demonstram beleza e musicalidade, o apressado Jun (Barry), também visto nos games, e o sistemático Kohei (Conway) que utiliza de inteligência para vencer suas batalhas, dentre outros.

Não acompanhei a saga Johto nem a de Hoenn porém comparando com a primeira geração notei um grande avanço nas estratégias de Satoshi. Em Sinnoh Satoshi faz estratégias e inventa novos meios de utilizar golpes que até são imitados por personagens do anime. Um exemplo é a utilizarção do que ele chamou de Counter Shield, que se trata de um ataque de algum pokémon usado de modo giratório, criado primeiramente para combater o “hipnosys” dos pokémon de Melissa (Fatina), que por sinal foi uma das melhores batalhas de ginásio da série.

E por falar em ginásios, como esperado, muitas batalhas boas ocorreram lá. Em especial Sumomo (Maylene) e seu lucario contra Satoshi e Buizel. Nessa, entre várias batalhas fiquei na dúvida se Satoshi conseguiria realmente vencer, afinal várias vezes nessa fase Satoshi perdeu a batalha e teve que realizar um novo confronto para conseguir sua insígnia. A luta foi, na minha opínião, a mais disputada dentre os ginásios, sendo mais difícil até mesmo do que contra Denzi (Volkner) dito ser o líder de ginásio mais forte e acabou com uma certa decepção (bem parecido com Stark em Bleach).

Contests:

Grand Festival

Confesso que no começo achei que essa seria a parte extremamente chata do anime. Não podia estar mais errado. Os contests não somente foram palco de batalhas muito interessantes como muitas vezes superavam até mesmo as batalhas de ginásio. Isso porque os contests não se resumiam à apresentação de pokémon como nos jogos, e sim de uma espécie de torneio de batalhas que regras diferentes das batalhas comuns. Explicando, cada batalha tem um limite de tempo de 5 minutos e cada participante pode usar somente um pokémon ( dois caso seja uma batalha em dupla ). Cada participante possui uma quantidade de pontos que vai diminuindo caso seu pokémon leve dano, seu ataque seja defendido, desviado, ou até mesmo utilizado pelo oponente de alguma forma. O participante também perde pontos caso o pokémon adversário faça algo que o deixe em vantagem durante a luta (como um ataque que melhora os status por exemplo) ou simplesmente o deixe bonito. O vencedor é aquele que termina o tempo com maior quantidade de pontos ou faça seu oponente perder todos os pontos durante a batalha. Uma boa refrescada para a formula já batida de batalhas de pokémon.

Hikari é a personagem principal em época de contests, tirando o foco de Satoshi e criando um novo círculo de personagens somente para os Contests. Dentre eles destaca-se Nozomi (Zoey) que se torna a principal rival de Hikari desde sua primeira participação nos contests. Nozomi já aparece na história com um bom conhecimento de Contests e apesar da rivalidade se torna uma grande amiga de Hikari. Aliás Nozomi e Hikari são as protagonistas do que na minha opinião é a melhor batalha de toda essa geração, na final do Grand Contest, que se trata de uma espécie de liga pokémon dos contests. Confira abaixo o final desta batalha:

Dentre outros personagens de contests, se destacam Musarina, que nada mais é do que a Musashi (Jessy) da equipe Rocket, disfarçada para participar dos contests. O mais interessantes é que ela vence os contests sem nenhum tipo de trapaça e suas apresentações são sempre muito legais, senão peculiares. Pessoalmente eu sempre torci para Mussashi nos contests mesmo sabendo que no final, não tinha como a vilã ganhar…

Outro personagem dos contests é Kengo (Kenny), amigo de infância de Hikari que possui o mesmo pokémon inicial que ela. Kengo sempre fica mais de personagem secundário. As vezes fiquei me perguntando se ele não poderia ser mais bem explorado além dos flashbacks com o passado de Hikari. O personagem fez feio no Grand Festival sendo eliminado durante a primeira fase do torneio.

Pokémon Contests

Além desses outro personagem que faz parte do grupo dos que querem se tornar Top Cordinator está Naoshi, que também participa da liga pokémon. Por pussuir essas duas especialidades é inicialmente odiado por Nozomi que acha que uma pessoa não pode ser um treinador e um coordenador ao mesmo tempo, mas logo ganha seu respeito como coordenador. Fechando esse arco de contest estão as personagens Urara (Ursula), que se considera superior aos outros participantes e sempre tenta desestabilizar Hikari, e Haruka (May), antiga companheira de viagem de Satoshi e faz uma participação durante alguns episódios.

Vilões:

Equipe Galactic

Para falar sobre vilões, não posso deixar de comentar sobre a Equipe Rocket. Como mencionei anteriormente, antes de DP só havia acompanhado a primeira série, sendo assim não tenho muita noção da participação da Equipe Rocket em outras temporadas. Nessa saga Musashi (Jessy) Kojiro (James) e Meowth continuam em sua saga para capturar pikachu, porém nessa fase eles muitas vezes saíram do posto de vilão e acabaram ajudando os protagonistas, seja contra a nova equipe Galactic ou torcendo para Satoshi e seu chinchar durante as batalhas.

É claro que não poderei deixar de falar sobre a Pokémon Hunter J! Esta nada mais é do que uma caçadora de recompensas que faz várias participações durante a série e trabalha capturando pokémons em forma de pedra para seus clientes. Uma personagem muito forte que conseguiu capturar até mesmo pokémon poderosos como Regigigas ou as três fadas lendárias. A maior participação dela é um durante o arco final da Equipe Galactic onde é derrotada.

E por falar em equipe Galactic, os verdadeiros vilões, esse foi um grande pró da temporada. Todo o arco de roubo das relíquias até o dramático final com o aprisionamento do líder em seu “mundo perfeito” foi espetacular. Os três últimos episódios que fecharam a participação da equipe deu um ar totalmente diferente à Pokemon, apresentando elementos místicos na série que também foi uma adição muito boa nos jogos de mesmo nome. Logo abaixo um vídeo trailer do arco final da equipe Galactic:

Liga Pokémon:

Liga Sinnoh

A tão esperada liga pokémon juntou os principais personagens durante a aventura de Satoshi pela regição de Sinnoh. Porém o grande destaque foi para a última batalha entre Satoshi e Shinji. A rivalidade dos dois que crescia durante o anime e as sucessivas derrotas de Satoshi fizeram esta batalha ser a mais esperada de todas. Sinceramente não esperei que os dois se enfrentassem logo nas quartas de final, mas foi uma batalha digna de final, inclusive durou três ótimos epísódios. Com a emocionante participação de Monferno que uma vez pertenceu ao Shinji e após abandonado por ser considerado fraco é abrigado por Satoshi.

É claro que não só a batalha de Shinji foi boa, outros participantes como Kohei e Jun fizeram batalhas excelentes, mas caso não tenha visto terá que conferir pessoalmente pois valem a pena.

Adeus:
Pokémon Diamond & Pearl

Após o término de mais uma liga e do Grand Festival basta agora arrumar as malas fazer as despedidas e seguir para uma nova viagem! Assim Satoshi, Takeshi e Hikari voltam a cidade natal de Hikari para as despedidas finais. Mas não sem antes de algum drama com direito a cinco longos minutos de puro “Pocha-pocha” e “Pika-pika” em meio de choros. É claro que também houve a última tentativa da equipe rocket de roubar o pikachu e sua ultima batalha na região de Sinnoh.

E por falar em Equipe Rocket, o acontecimento do último episódio promete uma grande participação da mesma na próxima fase de pokémon chamada Best Wishes, com o chamado direto de Sakaki-sama (Giovanni) para uma missão secreta especial. Especialmente me intriguei com esse mistério, o que explicou o novo uniforme que a Equipe Rocket ganhará. Me pergunto como eles unirão essa missão secreta com a Equipe Plasma que irá aterrorizar a região de Isshu.

Bem, após isso tudo só bastou a despedida defenitiva de Hikari, que seguirá sua jornada agora para se tornar uma estilista pokémon, Takeshi que decide se tornar um médico pokémon, e Satoshi que segue sua viagem para se tornar o maior mestre pokémon.

Equipe Rocket

Agora aguardamos a estreia de Pokémon Best Wishes, que contará a história da região de Isshu e dos recém-lançados jogos Pokémon Black/White. Pelos trailers liberados podemos perceber que o traço do anime mudou radicalmente. Até mesmo personagens como enfermeira Joy, a primeira vista, parece irreconhecível. Satoshi também aparece com uma voz mais grossa, além de alguns boatos que li na internet que ele estaria mais velho nesta temporada. Será verdade?

E outra coisa muito importante que pude perceber no trailer é a perda de poderes de pikachu após um raio cair nele. Será esse o modo de resetar os poderes dele, já que estava bem overpower?

bem isso tudo poderemos conferir na estreia da nova saga do anime. Confiram abaixo as aberturas da saga Diamond & Pearl e o trailer de Pokémon Best Wishes:

O anime foi legendado pela Bruthais Fansub que também deverá legendar Best Wishes. Na TV paga, Pokémon D/P, é exibido esporadicamente pelo Cartoon Network, nos últimos tempos o canal andou meio de sacanagem com os fãs, com um episódio por semana, em péssimos horários de exibição e poucas reprises da temporada como um todo. Na TV aberta? Não faço idéia, alguém sabe?

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Bah foi muito vergonhosa a batalha mesmo, podiam ter feito uma batalha mais emocionante e tal, com o Ash perdendo no final, mas foi uma merda total.
    E é meio ridículo ele mandando um swellow contra um Latios. Naquela batalha só o Sceptile e o Heracross que se salvavam (e o Pikachu overpowered) mas os outros pokemon eram tudo meia-boca(pra não dizer pior).

  2. cara hj eu tava vendo o primeiro episodio de pokemon best wishes , e ash ainda tinha 10 anos ele tava indo fazer uma viagem com o profº Carvalho e a mãe dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.