Conversa de Mangá: Bleach 422 – the silent victory

Bleach: Capítulo 422 foi disponibilizado dia 30 de Setembro: “the silent victory”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 422 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Bleach 422

the silent victory

Como eu queria que este CdM tivesse saído no sábado de madrugada, como havia inicialmente planejado. Mas vida de adulto é assim, quando você acha que vai ter uma folga e ficar em paz em casa para não fazer nada, é aí que dá tudo errado. Vencidos os contratempos de um final de semana tumultuado e mais cansativo do que a rotina de trabalho normal da semana em si, cá estou para comentar sobre os momentos finais da saga Hueco Mundo e Batalha de Karakura.

E este foi um capítulo muito bacana de Bleach, que acabou ofuscado devido ao retorno de One Piece na Jump, depois de um hiato de 4 semanas. Se o autor da série escrevesse assim toda a semana, garanto que eu reclamaria muito menos do mangá e ficaria bem mais satisfeito de acompanhá-lo.

Esta semana Bleach traz vários personagens, espalhados em poucas páginas para cada um, com quadros bem divididos, sem aquelas exageradas páginas com apenas dois quadros. São vária situações, várias pontas sendo amarradas na trama e num ritmo que permite se refletir sobre vários fatos ocorridos ao longo da saga.

Não tivemos na íntegra a batalha do Espada Zero contra Zaraki e Kuchiki, mas a julgar pelo que é  mostrado neste capítulo, fica implícito que o gigantão do espada não tinha nenhum outro poder que já não havia sido mostrado antes do Ichigo ir para Karakuga. Certamente os capitães ficaram apenas fatiando o espada até ele cair e não se levantar mais. Entretanto a cena do grandão caido lá no Hueco Mundo com o cachorrinho hollow ficou bonita, mesmo que eu não tenha qualquer simpatia pelo personagem. Aposto que quando isso for animado, ganhará um flashback explicando melhor o que Kubo quis dizer nesta cena.

E o próprio capítulo ganhou um novo título, o que mostra outra sensação já no espírito do capítulo. Vitória silenciosa em geral significa aquela vitória onde, por mais que se tenha ganho, é impossível não sentir uma grande perda também no lado vitorioso. Os Espados foram manipulados e usados como marionetes por Aizen, muitos shinigamis da Soul Society estão gravemente feridos (não menciona no capítulo que algum tenha morrido? Será mesmo que ninguém alivai morrer? Nem o velhote e nem a Hinomori?), os Vaizards estão um caco e a Hyori não morreu (fala sério!), e a Unohana serviu como a desculpa do autor do mangá para que nenhum personagem morresse, ficou de enfermeira lá na falsa Karakura curando todo mundo, e todo mundo (inclusive eu) achando que a mesma iria lutar.

Do outro lado, os amigos comuns do Ichigo desta vez não tiveram a sua memória alterada, eles irão se lembrar de tudo. Ótimo, pois vai dar alguns capítulos extras pós-final de semana, para o autor explorar um pouco alguma coisa diferente. Quero ver a reação deles com o Ichigo explicando quem ele realmente é. Ainda temos o mistério sobre o pai de Ichigo, onde finalmente poderá ser explorado.

E Rukia e cia retornaram do Hueco Mundo, todo mundo meio machucado, mas foi bacana ver o reencontro. E o Tite ainda conseguiu com toda essa clima de finalização, tornar o final do capítulo tenso, com o Ichigo caindo e sofrendo provavelmente devido ao uso do final Getsuga Tenshou. Só falta dar uma de “O Médico e o Monstro” e ele virar um inimigo a ser vencido pelos amigos em algum momento oportuno da história (antes da saga do rei, já que na minha opinião, tal saga deve começar só depois que o Ichigo recuperar seus poderes).

Antes disso ainda rolou aquela conversa com o Urahara, sobre Aizen ter desistido de lutar ou o seu coração ter desejado isso, o que achei meio ridículo, ter dó de Aizen? Depois de tudo que ele fez? Tudo bem que as ambições do vilão eram interessantes e todo mundo concorda que o sistema da Soul Society não presta, mas ainda assim, simpatizar com o vilão? Não mesmo. Mas acho que a idéia de que Aizen irá voltar como um aliado de Ichigo contra a destruição da hierarquia da Soul Society pode sim rolar nos momentos finais do mangá. Urahara deve ter isso em mente.

E em todo o tempo do capítulo, a série também manteve o humor típico de mangás, assim como o da série em si. Com o capitão Kurotsuchi querendo trocar as cidades logo de uma vez, com a Yachiru etc. São pequenos momentos que quebram a dramaticidade da mangá e faz bem para o leitor.

Volto a dizer, ah se Bleach tivesse essa dinamica toda semana. Aposto que as críticas em torno do mangá seriam sempre mais positivas. Estou animado com o capítulo para esta semana. 🙂

Obs: Poderia ter reclamado de alguns pontos do capítulo, mas acho que eles foram irrelevantes frente ao bom clima de fim de saga. Fica então para uma próxima.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.