Polêmica: racismo e o falso moralismo até mesmo nos inocentes desenhos animados (Reflexão)

Todo ser humano que esteve pelo menos de passagem pelo planeta Terra nos últimos 20 anos conhece Os Simpsons, o seriado de animação que é transmitido pela FOX e figura como recordista em tempo no ar e participações especiais de famosos nos episódios, isso está inclusive no Guinness Book, seja lá qual for a importância disso. O grande mérito dessa série é, ter conseguido se manter atualizada mesmo com as drásticas mudanças que ocorrem cada vez mais rápidas em nossa sociedade. Sempre com muita criatividade, com um bom humor característico e críticas pertinentes. A série conquistou e vem conquistando legiões de fãs ao longo desses anos de sucesso.

O seriado já começa muito bem pela abertura. Eu sempre fico curioso para saber o que Bart vai escrever no quadro da escola e, principalmente, o que vai acontecer quando a família chegar ao sofá para se reunir em frente a TV, funciona como uma espécie de bônus para os telespectadores. Recentemente uma dessas aberturas virou polêmica por mostrar um final com personagens de características orientais trabalhando em condições precárias em uma fábrica de artigos da série, mostrando exploração de trabalho infantil e maus tratos a animais.

Essa nova abertura tem mais modificações que o normal e foi criada por Banksy, um grafiteiro artista plástico inglês que eu não nunca tinha ouvido falar até então. Confira o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões. Logo mais irei expor minhas ideias sobre este vídeo e outros casos absurdos que tem ocorrido nos desenhos animados.

Eu sempre gostei de desenhos animados, desde criança até hoje. Os Simpsons eu tenho assistido com menos frequência, até porque tenho outras séries como prioridade e não tenho tempo para assistir todas como gostaria. E o que eu vejo como papel principal dos desenhos é entreter, divertir o telespectador. Mas não pode ser apenas isso, deve também passar alguma mensagem bacana ou levantar algum ponto interessante de discussão. Os bonequinhos amarelos de quatro dedos sempre fizeram isso muito bem, só que infelizmente as pessoas ainda se mantêm fechadas para debater certos assuntos abertamente. E isso eu não entendo o porquê, sinceramente.

Muitos de vocês devem ser do tempo das antigas lojinhas de 1,99. Pra quem não conheceu, os produtos que eram vendidos nessas lojas eram da China, Taiwan ou de outro país asiático, em sua maioria. Era tudo de qualidade inferior mas o precinho em conta era o grande atrativo. Parece que eu tô enrolando? Mas o porquê desses preços tão baixos é que pouca gente comenta. Não é segredo nenhum que muitos países, não só os asiáticos, submetem os trabalhadores a longas jornadas de trabalho e pagam muito mal ou quase nada. E ainda existe a exploração da mão-de-obra infantil, que embora muitos achem repugnante tocar nesse assunto.

Esse tipo de coisa é triste, sim concordo, mas se elas existem, e nós não queremos que continuem existindo, então porque não debatermos o assunto abertamente?  Fechar os olhos e virar a cara para a realidade vai fazer com que o problema desapareça como mágica?  Nesse caso dos países asiáticos eu acredito que a polêmica seja mais política, até porque os Tigres Asiáticos nunca foram muito amiguinhos do Tio Sam. Imagine só uma cena dessa, produzida por americanos, sendo transmitida na Coreia, ou pior, na China.

Quem se lembra da polêmica que gerou quando foi exibido um episódio especial dos Simpsons no Rio de Janeiro? O episódio mostrava a exploração excessiva da nudez nos canais de TV, a violência urbana, crianças mendigando e mais alguns problemas sociais que estamos cansados de ver por aqui. Muita gente criticou e achou feio um programa de TV mostrar o nosso querido país daquela forma. Mas espera aí. Quantas pessoas morrem por dia vítima de bala perdida aqui no Brasil? E as mulheres seminuas se esfregando nas câmeras no domingo a tarde? E pessoas que morrem de fome? Não existem crianças pedindo esmola nas ruas? Ah! Shhh! Mas tem que esconder isso tudo, né? Afinal nos vivemos em um país turístico, temos a obrigação que receber os gringos e suas doenças novas aqui todo ano durante o carnaval. Sempre com um sorriso na cara e implorando para que voltem com novas doenças e bactérias cada vez mais fortes. É esse conformismo todo e o pensamento de que os estrangeiros são superiores a nós que fazem com que até um troglodita americano cheio de esteroides sai por aí falando o que bem quiser de nosso país. Ou talvez seja apenas aquela conversa de irmão, todo mundo sabe os defeitos mas só quem pode apontar sou eu. Só nós brasileiros podemos criticar nosso país então e tudo o que disserem de nós é absurdo. É assim que funciona?

Algo que me incomodou muito certa época foi quando vi algumas pessoas comentando sobre racismos nos desenhos animados. Isso foi logo depois do lançamento de “A Princesa e o Sapo”, o primeiro filme da Disney com uma princesa negra como mocinha da história. O que nos faz perguntar: porque demorou tanto para ter uma protagonista negra na Disney?

[nggallery id=306]

Algumas companhias do ramo da animação andam tão obcecadas em evitar qualquer comprometimento que preferem esconder as características de alguns personagens. A emissora americana 4kids é exemplo disso, tanto que deu repaginada no visual da Jynx (Pokémon), alterando discretamente o seu tom de pele, saca só:

Ainda nos Estados Unidos, a mesma 4kids, editou algumas cenas de Dragon Ball Kai para que não aparecesse sangue na tela, mas a questão mais polêmica foi a mudança da cor da pele de um dos personagens da série, conhecido como Senhor Popo. Veja abaixo a sútil mudança de cor, do preto para um azul-mamãe-me-pintaram-no-paint:

Primeira coisa que me vem a mente é, a decepção que deve sofrer os criadores dos desenhos ao verem suas obras modificadas tão grosseiramente e de maneira injustificável. Vamos ser sinceros. Todo mundo sabe que as pessoas negras possuem certas características, não é verdade? Lábios grossos, nariz mais largo e tal. Assim como os asiáticos tem seus cabelos ralos, olhos puxadinhos são baixinhos e tudo o mais. Claro que isso não é lei. A natureza se encarrega de brincar com nossos corpos, e com isso temos as mais variadas combinações. Essa é a graça do ser humano, as variações físicas.

Então, qual é a justificativa de pegar um desenho em que tem um personagem que representa uma raça, sem mal nenhum, sem dizer que ela é melhor nem pior que qualquer outra, e descaracterizar completamente o personagem? Se ele é um negro com lábios grossos, porque não deixar que seja? Ah as crianças não podem saber que existem pessoas assim? Ué, existem pessoas azuis andando por aí? E porque quando temos uma princesa branca, loira e de olhos claros nos desenhos ninguém pinta essa patricinha de verde?

Bom, porém o que mais me chocou, quanto a censura de suposto racismo nos desenhos, foram os casos da dupla Tom & Jerry. Desta vez foi na Inglaterra. Quem assistia ao desenho deve se lembrar de que na havia uma mulher que era dona da casa onde Tom morava e aconteciam as perseguições. Essa mulher não aparecia muito e também nunca foi mostrado o rosto dela. Mas dá para perceber que é uma mulher gorda e, devido ao pouco de pele que fica amostra, que é uma mulher negra. Pois, essa personagem foi substituída no programa, por uma mulher branca e magra, além disso a dublagem foi alterada para uma voz mais delicada. No vídeo abaixo ela aparece logo ao 30 segundos e pela dublagem dá para perceber que se trata de uma voz com gírias características dos negros americanos que vemos nos filmes e seriados.

Além disso, o desenho Tom & Jerry ainda enfrentou problemas em alguns países por conta de um episódio em que Jerry se disfarçava de canibal pintando o corpo todo de preto para enganar Tom. Mas o engraçado é que ninguém reclama quando ele pinta o corpo de branco e finge ser um fantasma. Houve cortes também em algumas cenas em que aconteciam alguma explosão e os personagens ficavam com o rosto preto (o que seria carbonizado) e os lábios bem vermelhos. Note que em 3:40 do vídeo (quanto Tom está com a cabeça no forno) há uma explosão e a cena é cortada repentinamente.

Eu fico me perguntando qual seria o motivo para trocar a personagem que faz o papel da dona de Tom. A Dona Bella nas Meninas Super Poderosas também nunca apareceu e nem por isso foi trocada. A professora do Charlie Brown em Snoopy igualmente. Se o problema fosse apenas a dublagem (não defendendo a troca) porque trocar a personagem então? O pior de tudo isso é que as pessoas que comandam essa grande indústria parecem esquecer que o público deles é um monte de criancinhas. Quando eu assistia a esses desenhos não via maldade em nada disso. Pouco me importava a cor da pele de fulano ou de ciclano. Pouco me importava se quando explodia tudo Tom ficava com a cara preta. O que eu gostava mesmo era a diversão e as horas de riso que o desenho me proporcionava. E nem me tornei uma pessoa racista e preconceitusa por ter assistido a esses desenhos, creio que ninguém se tornou.

[nggallery id=307]

Então, vamos pensar um pouco sobre a nossa existência, e usar um pouco da sabedoria que temos para refletir. Refletir se vale a pena viver assim, odiando as diferenças dos outros. Vamos nos respeitar um pouquinho para variar. Claro que eu não estou sonhado com um mundo perfeito de paz e a amor, afinal, os problemas aparecem. Mas vamos pensar sobre o propósito dos desenhos animados: divertir e nos fazer esquecer um pouquinho os problemas. Vamos ser um pouquinho mais franco também, e deixar esse pensamento antigo de lado com medo de tocar em certos assuntos. Por conta disso tudo tenho gostado bastante de desenhos como Family Guy, sempre trazendo muitas críticas e muito sarcasmo em seus episódios, mesmo sendo criticado duramente por isso.

Será que alguma criança está ligando para a cor da pele dos personagens? Ou pior seria possível uma criança ter esse tipo de preconceito tão abominável? É tão importante assim parecer correto para os outros? É melhor excluir e descaracterizar uma raça que poderia estar sendo representada? Parece que as pessoas vivem com tanto medo de serem racistas ou preconceituosas que acabam sendo com todo esse excesso de cuidado. Algo que aprendi em minha vida e procuro levar sempre comigo é, ver o mundo com os olhos de uma criança, não levar a vida tão a sério e rir um pouco de nós mesmos, ou até das nossas próprias diferenças. Tudo isso só me fez lembrar uma frase: “Dancem, macacos, dancem!”.

Isso também pode lhe interessar

34 Comentários

  1. Muito bom o post, só fiquei na dúvida em relação a tal abertura dos Simpsons. Você achou de mau gosto Eduardo? Admito que há certa polêmica, mas achei ela muito boa, não é de hoje que os simpsons brincam com o fato de serem feitos na Asia (acho que são ainda, pela idéia da abertura), claro que é uma realidade aumentada no desenho, pra dar o tom de humor… mas é uma crítica social válida, mesmo que em forma de piada.

    Tava vendo o primeiro episódio de Bakuman esse final de semana (animê no japão) e o primeiro episódio trata da estafa que os mangakás as vezes enfrentam por lá, de tanto que trabalham, e dos riscos da profissão e incerteza sobre o trabalho… é muito interessante mesmo…

    1. eu gostei da abertura mais não achei engraçada,ate porquer o fundo sonoro me deixou meio melancolico e eu só a vi a abertura por ter olvido falar da polemica,num dia normal eu simplismente diria “sem graça” e bola pra frente,mas os “macacos” tem que diser que pe mentira ……..
      saco de capitalismo

  2. Achei sensacional a abertura dos Simpsons, não tinha visto ainda… mostra que por trás de qualquer indústria sempre tem alguém querendo lucrar encima, custe o que custar, nem que seja por meio de trabalho infantil ou jornadas de trabalho desumanas… Sobre o preconceito, é muito complicado opinar algo fora do que já estamos cansados de ouvir, acho que acima de qualquer coisa o racismo em especial está cravado em raizes históricas de exploração e manuntenção do poder e é preciso, na educação dos jovens, mudar essa concepção… Na minha cabeça 90% dos problemas do mundo se resolvem com educação desde o ensino fundamental, até os conceitos estudados nas faculdades…

    1. o problema e que a escola pode até educar para resolver esses 90% dos problemas, mas o mundo inteiro do lado de fora vai contra qualquer ensinamente que a escola possa passar…

  3. Nossa, sobre o Senhor Popo foi exagero extremo hein, assisti Dragon Ball, Os Simpsons e vários outros desenhos/animes durante toda minha infância também, e nem por isso virei um racista. Fiquei de cara, hahaá.

  4. Os caras implicam com umas coisas que não tem nada ver, uma mais banal que a outra e que inclusive acabam prejudicando a qualidade final da obra, da até dor nos olhos ficar olhando para esse Mr.popo editado. Eu já acho que o racismo está também no “medo” de cometer racismo, pois como foi citado no post as pessoas são diferentes (Tanto fisicamente quanto mentalmente), e muitos grupos de pessoas possuem estereótipos próprios criados pela propia sociedade, Ex: O chinês explorado, o negro que mora na periferia, o gordo preguiçoso, a loira burra, quem usa óculos e C.D.F e etc…., só que acontece que nem todo mundo vê isso com os mesmos olhos, alguns levam isso a sério demais outros (Como os Simpsons) já olham por um lado cómico e é ae que tá o problema, pois a tendência é de que visões diferentes sobre um mesmo assunto seja de entrar em choque, eu pessoalmente achei essa abertura dos Simpsons bem legal pois trata a realidade de forma cómica, já que muitas esmpresas (Principalmente Norte-Americanas), instalam suas fábricas em paises asiáticos como e o caso da Nike.

  5. Nunca tinha Visto esse abertura, adorei é uma paulada no saco das industrias americanas que se aproveitam da china, aposto que um par de empresas americanas se coçaram de raiva do simpson nesse epsodio.

    Tambem adorei o jeito que o simpsons tratou os temas do brasil, nao assisti o epsodio ainda e nao tinha legenda esse entao nao entendi muito bem as piadas, mas eles sabem como atiçar a vontade de discutir o assunto, em mim funcionou assim, so que o povo ao terminar vira a cara e fala que nao viu aquilo e deixa de comentar tudo o que foi visto.

    No caso do Mr.Popo e da Dona do Tom eu fiquei pasmo, penso numa tv hd daquelas que brilham o Mr.Popo vai cegar as crianças. Isso foi puro racismo, sim racismo mesmo, pois como no USA o negro ja sofreu muito racismo, e ainda sofre, ao ver personagens assim o Racismo entra em ação pra torna o desenho do jeito que eles querem e que o povo vai querer assistir, muitos pais americanos proibiriam o filho de assistir DBK ao ver o Mr.Popo, muitos mesmo.

    A questão da disney fazer uma princessa negra foi uma paulada nesse racismo americano, e como é da propria america eles nem pensam em mexer, mas se fosse algum filme de outro país eles concerteza teriam modificados algumas coisas nela.

    Mas bem o racismo é uma coisa que ficou impregnada totalmente em nossa sociedade,poucos sao aqueles que nao comentem o minimo de racismo, a vezes cometemos e nem percebemos, a diferença ta ai pra rir e ser feliz como diz no documentario somos macacos, todos macacos e tentamos ser felizes e nao conseguimos.

    viva aos macacos burros que estão destruindo nosso planeta o.[yellow](isso foi sarcasmo)[/yellow]

  6. Gostei do post, concordo com tudo que vc disse. O negocio é esquecer essa coisa de cor, é uma coisa tão superficial. Aliás duvido que no dia a dia de muita gente eles pensam nisso, esse povo que escandaliza tudo e o torna em uma proporção tão grande mas inexistente. Mais é isso, quando eles pararem de se preocupar com a cor de bonecos e essas coisas e se preocuparem com coisas mais importante ai o mundo vai pra frente.

  7. Inicialmente também tinha achado um exagero, mas isso serve pra mostrar que o problema ainda está ai, pessoas em pleno século XXI vivendo como escravas, e algo deveria ser feito, ser debatido, para criarmos consciência antes de qualquer coisa!

    Já rascismo é coisa de gente infeliz, simples assim, qualquer pessoa feliz de passagem por esta vida vai ver que a única diferença entre nós é a cor, é a personalidade, enfim, achar-se superior a um semelhante é a maior tolice que o ser humano criou nesta terra!

  8. cara disse tudo, eu sabia que existia muita censura em filmes e desenhos por ae por causa de discriminação, so não sabia que a coisa tava tão ruim, o que mais me preocupa é que com essas mudaças vai se alterando o valor da obra original dos autores, é uma pena ver desenhos que eu acompanhei durante a infancia sendo modificadas por puro capricho, preocupante tmbm é a mensagem que isso trasmite, de tanto que eles apagam esses elementos nas obras que pode acabar influenciando ás crianças que assistem para ter o mesmo pensamento.
    adoro os simpsons, com seu jeito cômico de mostrar esse lado negro da sociedade,ja chegaram e falaram pra mim que simpsons era ainti-ético, por que? por que mostra os pontos mais fracos da sociedade? se as pessoas aprendessem a receber uma critica como uma oportunidade de melhorar talvez o desenho dos simpsons não fosse tão bom , mas o mundo seria bem melhor.

  9. Ótimo post. Rapaz e eu tenho um amigo que apelidamos de Senhor Popo a tanto tempo e o cara adora o apelido, sem contar que tem outro que chamamos de Ubi (não lembro como escreve! xD) Mas como disse o Mandela: “Ninguem nasce odiando odiando outra pessoa…” As vezes isso vem de berço.
    Nos foruns que participo quando toco nesse assunto só duas ou três pessoas postam, agora quando o assunto é o dia da conscienca negra sempre aparece alguém reclamando dessa data.

  10. Ótimo post. Li em algum lugar que o motivo que a 4kids deu para pintar o Sr. Popo foi pelo fato dele fazer alusão ao famoso estereótipo racista americano conhecido como black face: http://www.blog.galleryrevisited.com/uploaded_images/800px-Minstrel_PosterBillyVanWare_edit-773317.jpg

    Bem, não é novidade que os americanos são cheio de não-me-toque em qualquer assunto. Não lembro qual, mas havia um jogo ou anime (não lembro mesmo) que quando foi adaptado para o ocidente, tiraram todos as palavras “morte” (uma palavra que era comum) e alteraram o roteiro para que aquilo não fosse mencionado. Algo absurdo, mas é o modo que eles encontraram para alienar suas crianças e fazê-las um espelho deles mesmos.

  11. Não tem muito o que falar em relação ao tema. Afinal, já falaram tanto e tal. Me sinto infiferente quanto a isso.

    Achei a abertura sem noção, afinal do nada aparece aquilo sem explicações nenhuma. Sei lá. Mas foi legal assim mesmo, interessante de certo modo.

  12. Que decepção essa história de pintarem o Sr Popo de azul =(, passei minha infância assistindo Dragon Ball com um Sr Popo preto, e agora me vem uma porra de uma empresa pintar o personagem de azul.

    Por que nos dias atuais está acontecendo isso? O__O
    É muito estranho, pra mim isso seria uma caracteristica de programas bem antigos, de anos e anos atrás, quando o racismo era maior.

    Mas hoje em dia ? WTF?

      1. Não cheguei a ler o mangá… Agora só de imaginar em rede nacional aquela analogia entre o Akagi e um gorila… com certeza ia causar problemas…

  13. Cara, adorei a crítica dos Simpsons, não poupando nem a Fox da crítica, tá de parabéns quanto à abertura (e a série toda, achei o epidódio do Brasil o máximo, ri demais, um pouco triste também de ver que os problemas estão tão obviamente expostos e massivamente existentes)
    Sr Popo Noooooo! Velho, DBZ não tem muito personagem negro (tem o General Black da RR, mas era bem fraquinho) e a existência do Sr Popo serve também como anti-racista, pois é um personagem negro no meio do elenco de protagonistas b rancos, não é?
    Essas coisas de censura por racismo e tal eu acho a maior babaquisse, se acha que o conteúdo não pode pra criança, bota censura e pronto, não descaracteriza o personagem…

  14. Legal o post, concordo com tudo.
    Às vezes o pessoal quer fugir do preconceito e acaba agindo de forma mais preconceituosa ainda, como nessas edições ridículas.
    E quanto às críticas, deveriam ser aceitas numa boa, não tem porque ficar fazendo barulho por causa disso.

    Ah, e só uma correção: os Tigres Asiáticos não odeiam os EUA, não. Pelo contrário, eles são ricos hoje justamente por terem sido patrocinados pelo capital estadunidense 😉

  15. Muito bom o post! Realmente, essas coisas nos desenhos não fizeram de nós pessoas preconceituosas ou irracionais, afinal entretiam, eram e são divertidas!Só de lebrar de Tom e Jerry eras…
    Concordo e muito com essa mentalidade: Existe.Fale.Combata! Já que nem tudo é uma maravilha mas devemos mudar o que for possível pra melhor.
    Foi comentado que quando mais se quer ser menos racista isso acaba por agravar essa visão preconceituosa e isso é pura verdade!
    É isso! somos diferente e uma coisa apenas nos une…somos todos macacos!XD

  16. Esse assunto é muito complicado de se abordar!
    Eu por exemplo nao gosto de ver os gringos descendo a lenha aqui!
    é como vc disse, EU sou brasileiro e posso falar mal, eles não rsrs
    Penso assim pq eles são cheios de si, descem a lenha aqui mas esquecem que eles tem vários problemas tbm, principalmente racismo!!
    Essas censuras citadas sao interessantes mesmo, eu nunca parei para pensar que a dona do tom era uma negona gorda! ou o senhor popo era negão beissudo! é logico que eu ria da aparencia dele, mas eu não ligava ele a etnia africana nem nada! A maldade não ta nos olhos das crianças mesmo, ta nos adultos! Não tem o menor sentido esse tipo de censura em cima de desenhos!
    Mas ao mesmo tempo eu sei que esse tipo de critica (como os simpsons) é necessaria para evoluir, criticas contrutivas! Para ver se os governantes ou pessoas tomão vergonha na cara e vejam o que estão fazendo! Fora que são grandes verdades rsrss
    esse assunto é tão complexo que nem me expressar eu consigo rsrs

    1. Isso que voce comentou se encaixa direitinho em uma passagem de um livro que estou lendo. Que diz mais ou menos o seguinte: Muitas vez o ser humano prefere seguir o caminho da ignorância por livre vontade, por ser a forma mais fácil para afrontar um problema. Ou seja, simplesmente esquecê-lo.

      1. Mais ou menos Eduardo! No meu caso penso assim:
        -Se eles admitirem ou abordassem o fato deles serem arrogantes, prepotentes, racistas num nível altíssimo, alienados, e por ai vai, poderia falar mal dos problemas daqui!
        Agora a maioria fala como se lá fosse perfeito e aqui um lixo, não é verdade!
        Não me refiro ao episódio dos simpsons, onde o caricato se faz necessário para ter graça! Mas ando em sao paulo e não sou assaltado a cada esquina, não sou sequestrado todo dia, não me colocaram pra dormir para vender meu rim.. não encontro macacos a não ser nos zoológicos e por ai vai!
        O racismo aqui existe, mas é muito mais leve que nos EUA! Lá o bicho pega, tanto negros não gostam de se misturar como os brancos!
        Mas para eles, são a nação exemplar, com sua alienação pré-infantil…se pudessem colocaria uma bandeira americana forrando o útero da mãe! pro bebe ja nascer com isso na cabeça!

  17. Achei interessante a abertura dos Simpsons. Não julguei de mau grado ou preconceituoso, pelo contrário, achei uma crítica valida que é muito bem vinda. Sou a favor de toda crítica em mídia, faz pensar e abala o conformismo.Quanto aos demais exemplos, achei meio extremo. É como se a própria indústria temesse qualquer espécie de “coação” futura e fizesse alterações pra evitar isso. Acho qeu o próprio preconceito anda extremista, mesmo pela parte que sofre o mesmo.No mais eu concordo plenamente. E realmente não creio que as crianãs hoje estejam preocupadas ou atentas à esse tipo de coisa. Tive uma infância feliz jamais cogitando nada assim.

  18. Achei bem interessante o texto, porém, foge muito do tema esse video dos Simpsons, a idéia era denunciar um suposto trabalho escravo não racismo…. ai ai ai!

  19. Cara, sempre existiu preconceito em tudo, tem pessoas que tentam mascaras isso, e esse tipo de preconceito, é de brancos para negros e de negros para brancos, sem contar é claro, outros tipos de racismos, contra asiatiacos, obesos, enfim, existe preconceito em tudo, eu na vdd nunca reparei tanto em desenhos, eu só queria ver e me divertir, nunca curti simpsons mas curtia tom e jerry e adorava e ainda gosto mto, e a cor dos personagens realmente não me dizem nada, o que vale é o humor, o que realmente passa pra gente. ja vi mta gente reclamando tambem que na maioria dos desenhos, animes e talz, os personagens quase todos tem cabelos lisos e talz, realmente não ligo e isso é sem noção pra mim, estragar obras é fora de série mas acontece neh

  20. Concordo com quase tudo o que vc disse, mais discodo em uma coisa no caso de falar mal da asia e do brasil, ñ sei se vc reparou mais só falam mal do brasil nunca falam bem, ñ axo errado em falar de algo q é realidade e de coisas ruins, é a até uma forma de alerta as pessoas porem só costumam falar mal e enjagerar a situação e isso axo muito errado como no caso do filme os turistas.

  21. no especial simpsons brasil eu fiquei me perguntando,porque tinha que passar crianças trabalhando entre outras coisas e os orientais trabalhando(outro episodio) mas eu ainda sou fã dos simpsons

  22. Adorei a forma como abordou o tema.. Mas acho “arrepiante” a forma como uma simples frase desfaz tudo o que você defende aqui: “Afinal nos vivemos em um país turístico, temos a obrigação que receber
    os gringos e suas doenças novas aqui todo ano durante o carnaval. Sempre
    com um sorriso na cara e implorando para que voltem com novas doenças e
    bactérias cada vez mais fortes.”… Você é doente e a sua doença se chama: RACISMO E IGNORÂNCIA…

  23. Adorei a forma como abordou o tema.. Mas acho “arrepiante” a forma como uma simples frase desfaz tudo o que você defende aqui: “Afinal nos vivemos em um país turístico, temos a obrigação que receber
    os gringos e suas doenças novas aqui todo ano durante o carnaval. Sempre
    com um sorriso na cara e implorando para que voltem com novas doenças e
    bactérias cada vez mais fortes.”… Você é doente e a sua doença se chama: RACISMO E IGNORÂNCIA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.