Conversa de Mangá: Bleach 424 – The Lost Agent (Novo Arco)

Bleach: Capítulo 424 foi disponibilizado dia 27 de Outubro: “The Lost Agent”.

 Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 424 de Bleach. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

Bleach 424

The Lost Agent

Ao contrário do que eu acabei de dizer no Conversa de Mangá de One Piece 602, neste capítulo de Bleach preciso falar, especular e comentar individualmente uma porrada de coisa, então não rola ser sucinto e numa prosa mais relax. Esta semana preciso realmente levar a coisa para um lado mais sério, dada as mudanças e reformas que o autor do mangá trouxe neste capítulo que me pegou totalmente desprevinido. Antes de começar, quero dizer que não queria ter aberto o post desta semana com aquele quadro em cores do Ichigo na cama, mas com essa acima do emblema (badge), Kubo deveria ter aproveitado a primeira página em cores para fazer algo legal pow, mas como são raros quadros coloridos, resolvi colocá-la mesmo assim. Ainda que simbolicamente, ela passe exatamente o sentimento de “vazio” que Ichigo está sentido neste novo recomeço do mangá.

Novo arco, novo recomeço, pulo temporal de quase um ano e meio na história. E Ichigo agora com 17 anos. Não me lembrava da idade do personagem quando o mangá começou, na verdade a julgar pelo traço sempre considerei o Ichigo um personagem que parece um adulto, e não um adolescente mesmo, como o Keiko. 17 anos está ótimo, acho que ficou melhor assim, não que isso me incomodasse ou realmente me importasse, porque na boa, idade dos personagens em histórias em quadrinhos, mangás ou não, são irrelevantes pra mim. Eles não envelhecem como a gente mesmo.

Não esperava que o autor da série iria fazer tantas alterações, pular alguns meses na história do mangá e mexer em tanta coisa, até mesmo a disposição dos quadros do capítulo foram normais, para bater com a idéia de vidinha normal, notaram? Porém foi inevitável pra mim um certo Deja Vu na forma como Ichigo está agindo. Quem é mais velho, como eu, deve se lembrar de Yu Yu Hakusho, onde depois da Saga Sensui, o Yusuke também volta a viver uma vidinha normal e fica meio pra baixo já que ele ficou tão forte que não existe mais desafio algum para ele, e depois disso é que ele resolve ir para o Mundo das Trevas. Claro que dadas as distinções óbvias, ainda assim na mesma hora que li o capítulo desta semana de Bleach, me lembrei dessa fase do Yusuke. Curiosamente, a primeira fase de Bleach, antes da saga Soul Society, já achava o mangá deveras parecido com a fase Detetive do Mundo Sobrenatural de Yu Yu Hakusho, alias foi isso que me atraiu a ver Bleach antes de ficar animado com a série. Será que só eu tem essa mesma impressão? Não estou dizendo que o autor copia ou se inspira na obra do Yoshihiro Togashi e nem que isso seja algo negativo, estou apenas dizendo que tenho essa impressão de semelhança entre os mangás de vez em quando.

Retornando ao capítulo, aproveitando o quadro acima, que na minha opinião é o mais hilário de todo o capítulo desta semana, gostei do tom de humor de certas situações, como o da Yuzu e Karin, agora mais crescidinhas. Do Isshin com a Yuzu escolhendo gravados. Keiko sempre achei ótimo como personagem “saco de pancada” e até mesmo a conversa do Ichigo com a Tatsuki que foi num tom mais de amigos do que de “climão das trevas”.

Em contraponto algumas coisas ficaram um pouco sem sentido pra mim. Passou mais de um ano e o Ichigo não sentou com seu pai para conversar sobre os poderes de Shinigami do velho? Tipo, ele não tinha quando a mãe/esposa  foi atacada anos atrás? Se ele sabe sobre o final Getsuga Tenshou, significa que um dia ele usou ao máximo? E por que ele tem poderes novamente? E se essa conversa rolou, o autor vai continuar escondendo da gente? Pra mim foi uma das únicas mancadas que o Tite deu antes de saltar no tempo. Isso poderia ter sido explicado antes para os fãs. Qual o mistério de ficar escondendo isso? A menos que futuramente ele arme outro arco “De volta ao Pendulum” para explicar isso. Aí eu o perdoo.

O capítulo também segura o jogo em outros momentos. Tipo, por que o Chad e a Inoe não apareceram? Ichigo só anda com o Keiko e Mizuiro o capítulo todo. Achei estranho isso, mesmo que Chad e Inoe tenham poderes, qual a razão de não andarem mais com o Ichigo na escola. E não vale dizer que estão caçando Hollow, afinal o capítulo deixa claro que o Ishida e o Shinigami Afro estão fazendo isso. Outro detalhe, o que aconteceu com o Kon? Essa eu posso até arriscar um palpite, de que ele acabou indo ficar no Urahara.

Alias, Mizuiro continua estranho, não acham? Ou é apenas eu que tenho essa impressão do personagem? Sei lá, mas tem uns quadros dele muito “interpretativos”. Quanto a todo o sentimento que o Ichigo narra, não sei muito bem se há algo que devo comentar, está dentro do que eu esperaria do personagem ou de qualquer história onde o herói perde seus poderes. Isso é comum em HQs de heróis, o cara não é mais super, o que lhe resta é viver uma vidinha normal, o que ironicamente é o que ele sempre quis, mas no final das contas, é impossível tampar o vazio que fica no coração dos tempos onde ele podia fazer algo pelo mundo. Isso tem um contraste muito bom na conversa no topo da escola com o Keiko. Alias, notaram como este capítulo, apesar de muita fala, também tem ótimos quadros sem fala ou apenas uma fala? Tite realmente sabe dar vida ao mangá, com estes quadros onde uma imagem vale mais do que mil palavras, mesmo aqui, um capítulo normal, sem grandes batalhas ou climax.

E o emblema, ou badge, como você preferir chamar, dá um toque especial ao capítulo. Foi uma ótima jogado do autor tirar essa carta do bolso e criar um arco onde este pequeno item dá o pontapé aos eventos que irão começar no novo arco. É algo que realmente ninguém esperava e acaba dando aquele gostinho de “atenção aos detalhes”, pois aquele objeto sem significado no passado, pode vir a ser algo relevante no futuro. Essa é uma ótima técnica para criação de bons roteiros na minha opinião.

Quanto à cena final, com o roubo, Ichigo socando o marginal, e um novo cara aparecendo em cena. Bem, só o fato de ser um personagem e uma situação totalmente nova, já me agradou, ainda que depois de sofrer certos traumas do animê, quando vejo estes personagens novos em Bleach, fico com aquele arrepio de “brr, filler”, mesmo sabendo que este não é o caso. Posso dizer que o impacto do Shinji quando ele surge pela primeira vez, foi muito maior do que este novo personagem. Alias, se ele for um vilão, vou começar a estranhar o fato do Kube só desenhar vilões boa-pinta. Não existe vilões feios em Bleach? XD

Quanto a esse novo personagem, ainda não há o que especular, muito menos o que ele fará com o badge roubado ou como Ichigo vai voltar a ter poderes. Por enquanto é sentar e apreciar a nova fase. E aposto que vai ter nos comentários, gente reclamando que não gosta desse lado escolar de Bleach, que só acompanha o mangá por causa dos personagens da Soul Society, dos duelos de espadas e blá blá blá. Nada contra, cada um tem o direito de gostar do que quiser, eu particularmente, adoro essa fase mais “Yu Yu Hakusho” de Bleach, mais vida urbana, e menos batalhas infinitas sem conteúdo algum. Prefiro conteúdo do que ação descerebral, não que ela também não seja ruim, mas Tite estava exagerando demais nisso. É bom vê-lo tentando colocar Bleach nos eixos novamente.

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Tags from the story
, ,
More from Thiago Machuca

Histórias do Vol. 06 de Clássicos da Literatura Disney! [MdQ]

No post de fotos do volume 6 de Clássicos da Literatura Disney,...
Read More