A origem do nome de grandes marcas! [Curiosidade]

Existem marcas de empresas que são muito presentes no nosso cotidiano, não é mesmo? Algumas histórias dessas marcas são muito interessantes, igualmente aos termos tecnológicos que surgem com o passar do tempo. Afinal, você já parou para pensar o que significa Bluetooth? Seria dente azul? E Nintendo, de onde tiraram esse nome? Pen Drive, SEGA, Linux? E Portallos, tem explicação para esse nome? Seria feitiçaria? Não, é tecnologia!

Nintendo. Você sabe o quê significa essa palavra? Essa é uma expressão japonesa não muito fácil de traduzir para o português, ela significa algo como “deixar a sorte nas mãos de Deus” ou então “deixe a sorte com o paraíso”, mas o que importa é que a Nintendo, pouca gente sabe disso, começou como uma empresa que fabricava baralhos no século XIX, por isso do nome.

E já que estamos falando da nossa querida Nintendo, o quê será que significa a palavra Wii? Bom, os jogos desse console são feitos para serem jogados em dupla, não é mesmo? Por isso do nome Wii (we = nós). A sonoridade da palavra foi mantida, mas a letra E foi substituída por Is, que lembram dois bonequinhos. Olhe para o logotipo do Wii e veja se não parecem dois bonequinhos juntos.

[nggallery id=345]

A origem do nome SEGA já é bem mais simples. A empresa foi fundada em 1940, nos Estados Unidos, com o nome de Service Games, com o passar do tempo, esse nome foi abreviado para o nome SEGA, que é como a conhecemos até então. Muito melhor hein?

E Bluetooth (em português: dente azul) quê raios será que significa isso? Bem simples, é uma homenagem dos engenheiros da Ericson, empresa que desenvolveu essa tecnologia, ao rei Viking Harald Blåtand, em inglês Harold Bluetooth. Esse rei ficou conhecido por unificar a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Assim como o Harald, essa tecnologia visa unificar diferentes aparelhos, como computadores e celulares. Uma bela homenagem, não? O logotipo do bluetooth, ainda, é uma fusão entre duas runas nórdicas Berkanan e Hagall, que, respectivamente, correspondem B e H do nosso alfabeto. Dúvido que alguém aqui sabia dessa!

[nggallery id=344]

E o “i” que vem nos nomes iPhone, iPod, iMac e iPad? Já parou para pensar o que significa isso? Bom, pesquisando um pouco eu encontrei duas respostas mais convincente. A primeira explicação seria que o “i” é simplesmente “eu” em inglês e que seria uma forma de dizer que esses aparelhos são pessoais, um para cada pessoa. A outra explicação para esse mistério diz que essa letra seria apenas o “i” de Internet já que esses aparelhos possuem conexão com a Rede. Bom, mas “Pod” de iPod é uma sigla e também tem um significado, Portable On Demand (em português: portátil desejado) e colocando o “i” antes ficaria “portátil que eu desejo”, ou algo parecido.

E o telefone celular, por que desse nome? O que pouca gente sabe é que os telefones celulares funcionam como pequenos rádios. Em uma cidade, por exemplo, são espalhadas várias antenas de transmissão, cada antena dessas é responsável por uma célula de cobertura, por isso do nome celular. Quando nos movimentamos pela cidade, passamos por diversas células e nossos aparelhos mudam de antena de transmissão automaticamente sem que percebamos.

A empresa SONY foi outra que teve pais criativos na hora de registrar o filho em cartório. O nome dela é uma fusão entra as palavras sonus (em latim: som, sonoro) e a expressão em inglês sonny (ou sonny-boy), que é utilizada para chamar uma pessoa de bonita e inteligente. A Sonny atua em diversas áreas, como games, cinema, musica, TV, informática e até telefonia. Nessa última ela tem uma espécie de parceria com a Ericsson, que tem esse nome… Bem, apenas por causa do seu fundador Lars Magnus Ericsson.

A Motorola surgiu como em 1928 (!) com o nome Galvin Manufacturing Corporation e como uma empresa fabricante de rádio para carros ou, como eram chamados na época, automotores, portanto, foi só pegar a palavra motor e colocar um ola no finalzinho para formar Motorola. Que praticidade hein?

A Nokia, maior empresa de telefonia móvel, é finlandesa, disso eu já sabia, até porque o ramo de telecomunicações é muito forte naquele país. Mas pesquisando um pouco mais sobre essa empresa eu descobri que Nokia é também o nome de uma cidade da Finlândia, local onde a empresa foi fundada. O nome também referência a algum animal, eu não consegui descobri que raios seria aquele bicho, mas está no medonho lindo brasão da cidade.

Finlândia lembra neve, e neve lembra pinguim. E pinguim, lembra o quê? Batman não… LINUX! A maior revolução da história dos sistemas operacionais, criado na própria Finlândia por um nerd magrelo e cheio de espinha na cara chamado Linus Torvalds. Contradizendo que muitos pensam o Linux não tem esse nome por causa de seu criador. Pois é, caia da cadeira. A palavras Linux é um acrônimo recursivo que significa Linux Is Not Unix. Tanto que nem foi Linus que deu esse nome, quem chamou o sistema assim foi o seu amigo Ari Lemmke. O Unix era outro sistema operacional da época, que serviu de inspiração para Linus escrever o seu próprio sistema.

Se você não entendeu ou não sabe o que é um acrônimo recursivo não se preocupe, isso é apenas uma brincadeira entre os nerds, uma maneira batizar os seus programas e dizer que é um nerd descolado, não é algo que vai mudar a sua vida profundamente. Mas, de qualquer forma, essa moda pegou e atualmente muitos usam técnica maneirinha para nomear as suas criações. São muitos exemplos: Bing (Bing Is Not Google), PHP (PHP Hypertext Preprocessor), GNU (GNU’s not UNIX), VISA (Visa International Service Association) e outros mais. Eu fico imaginando como um sujeito que inventa esses nomes deve chamar os filhos…

E o Pen Drive? Bom quando esses dispositivos surgiram eles tinham o tamanho de uma caneta, o que era uma grande revolução na época, por isso do pen (em português: caneta). Hoje, não faz muito sentido chama-los assim, até porque diminuíram muito de tamanho e até de forma. Em muitos países os pen drives são chamados de USB Flash Drive, um nome que faz mais sentidos.

Bom, e por último o mais importante, o que ninguém pode deixar de saber: que diabos significa Portallos? Haha! Tem muita gente ainda que não sabe, mas, para os desinformados, o nome do nosso blog preferido significa portal, isso mesmo, simples assim. Está AQUI no primeiro post do blog escrito pelo Thiago, quando o blog migrou do domínio wordpress.com para .com.br. Por essa você não esperava, né? Ou já sabia o que significava? Duvido…

E aí, o quê você achou dessa seleção? Já conhecia essas histórias ou faltou alguma marca que você tem curiosidade em saber? Tem mais alguma história interessante para incluir aqui? Já sabia o significado de Portallos? Haha!

Isso também pode lhe interessar

16 Comentários

  1. Olha aí!

    Vocês esqueceu um dos acrônimos que eu considero o meu pessoal favorito: o framework XNA, da Microsoft — XNA’s Not Acronymed, que quer dizer simplesmente que XNA não é um acrônimo, ou algo assim. Eita brincadeira de nerd essa, né?

    Gostei muito das curiosidades dos nomes, a postagem valeu minha noite hoje. Algumas dessas eu já sabia, mas muitas foram novidades para mim. Valeu, Edu!

  2. Bom eu já sabia o significado do Portallos também tinha lido o primeiro post do blog.

    só uma coisa o Wii é exatamente isso que você disse, mas em inglês “nós” é “we”, então o que foi trocado é um “e” pelos dois “i”.

  3. Ótimo post Eduardo e MUITO interessante!!!!!!!! Como alias seus posts sempre são!!!! A impressão que tenho nos seus posts é que você pega os assuntos mais banais e corriqueiros e transformas em coisas realmente legais de se ler!!! O que só evidencia a qualidade dos seus textos!!!!! Parabéns!!!!

    Não sabia de quase nenhum desses nomes!!! E apesar de que já tinha imaginado alguns foi legal ter confirmação do que estava certo!!!! rs rs rs rs rs rs…

    Agora vou te falar uma coisa esses Nerds são MUITO NERDS mesmo hein kra!!!!! Onde já se viu colocar um nome dizendo “X não é Y”!!!!!!!!!! Pelo AMOR DE DEUS depois que todo mundo exclui eles e isola do mundo ainda reclamam, rs rs rs rs rs… Vão morrer virgens, rs rs rs rs… Talvez ricos e famosos mas com certeza ainda muito zuados, rs rs rs rs rs…

  4. Parabéns pelo post, cara ;D
    Sabia da origem da Nintendo (vício é foda).
    Mas a origem do nome Bluetooth é a mais interessante!

    Uma bem simples: Playstation = estação de jogos xD
    Um nome singular e divertido!

    LG = Life is Good xD

    E por ai vai…
    A origem do nome BMW tbm é interessante, depois procure saber.

  5. algumas eu já sabia! inclusive a do blog! haha
    mas legal isso!

    legal é a do Wine (programa de emular windows no linux) que significa “Wine is not an Emulator” uahssauhasu ri demais dos acrônimos 😀

  6. Cara gostei do significado de Bluetooth, se alguém perguntar vou tá preparado! xD
    Celular também!

    Não compreendi muito essa de acrônimo recursivo, nem quero… xD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.