The Walking Dead: Reencontros, conflitos humanos e resgates… não interessam aos mortos! [PdS] [1×03]

The Walking Dead: Episódio 3 da 1ª temporada foi exibido nos EUA dia 14 de Outubro de 2010: Tell It to the Frogs

Enquanto isso no Brasil: O episódio foi exibido no dia 16 de Novembro de 2010 no canal Fox!

Aviso: Continue lendo apenas se você já assistiu o episódio 1×03 (“Tell It to the Frogs”) de The Walking Dead. Haverão spoilers!

Não conhece o Papo de Série? Basta clicar aqui e ficar por dentro do projeto. Depois do “continue”, a gente conversa mais.

1×03: “Tell It to the Frogs”

Um sofrimento que os mortos tentam extinguir: sobrevivência!

Este post está um pouco atrasado (desculpem por isso), mas ainda vamos a tempo de refletir um pouco sobre os últimos acontecimentos que tiveram a sua relevância em The Walking Dead – não foram poucos, embora a atmosfera do episódio tenha sido maioritariamente monótona, de certa forma – não me interpretem mal.

A série dos mortos-vivos desde o início tem um foco bem definido: dramas e entranhas humanas – sim, o ponto forte desta série é não se limitar a explorar as entranhas infecciosas dos zumbis e ir mais além. Mas isso já falei em outras ocasiões. A luta pela sobrevivência é um tema que já está ficando saturado, mas ainda pode dar certo se for bem elaborado. Acho que The Walking Dead cada vez mais confirma isso. O melhor é a sensação de que mesmo que os conflitos e os dramas humanos nos pareçam sérios e relevantes, a Natureza simplesmente os ignora, como se nossas preocupações fossem um fardo sem significância para todo o resto.

Violência Física contra Dor Psicológica Crescente!

Na história original, não houve uma grande incidência no machismo e na violência contra mulheres mas mesmo sendo fiel à HQ em primeiro lugar, gostei extremamente do aproveitamento da adaptação para tornar essa vertente um tema de importância no desenvolvimento da “Tribo” de sobreviventes. Que raiva que senti com a atitude do Ed! E, claro, não esperava por aquilo (e também não esperava por uma Carol quase careca) o que só torna a situação ainda melhor. Foi uma boa interpretação. E como todas personagens agem de acordo com transformações internas e traumas psicológicos emergentes, foi inteligente utilizarem um confronto entre Shane e Ed para mostrar também um pouco da revolta do melhor amigo de Rick face ao pedido – talvez devesse dizer ordem – de Lori: “A partir de agora, a minha família está fora do seu alcance”.

Outro detalhe que notei foi a força de Lori na série. Primeiro, vemos uma Lori mais atirada (episódio 1×02) e agora uma Lori mais decidida e impiedosa – definitivamente, fizeram mudanças significativas na personagem. Que Shane vá conversar com os sapos! Não digo que ela devesse ficar com Shane após Rick voltar, mas a forma como ela cortou relações com Shane foi um tanto agressiva e desnecessária, até mesmo o afastamento de Carl perante Shane – parece que quando a consciência pesa, a mente fica mesmo um pouco cega. Neste aspecto não posso criticar muito o desenvolvimento da personagem porque de fato até está bom.

Sem delírios, uma mão pode significar uma vida!

Entretanto, vamos voltar um pouco na cronologia. As divagações de Merle Dixon no início foram brilhantes e terminaram de forma esplêndida se considerarmos o objetivo da série. Mesmo ele tendo estado perturbado e agressivo, deixá-lo algemado no teto foi uma crueldade enorme – provavelmente, crueldade seja um termo ingênuo para ser utilizado pois podemos ao menos imaginar que o instinto de sobrevivência seja forte de mais para resistirmos a ele e o caso em questão era Merle ser salvo ou o seu salvador e Merle serem mortos.

Naquele momento, o fim do 2º episódio, sentimos a dor de Merle, só que essa dor ganhou outra dimensão quando conhecemos o seu irmão Deryl. Tal Merle, tal Deryl, verdade seja dita. Porém, por favor, eles continuam sendo humanos! Os zumbis quase entrando no telhdo foi tenso, muito tenso, mas o mais angustiante é aquilo que eu já estava prevendo e esperando: a chegada do momento em que o auge do desespero levaria Merle a amputar a própria mão!

Deduzi pelo desfecho do episódio que Merle estava delirando dado que não havia nenhum zumbi ou nenhum corpo de zumbi morto no chão ou nas escadas – a tragédia se torna ainda maior! Aliás, isso faria sentido considerando a exposição solar a qual ele ficou exposto. E digo tragédia porque estou bastante convencido de que Merle estava morto no chão (mesmo que a câmera não tenha mostrado isso, uma mão amputada levaria a uma perda enorme de sangue e o grito de Deryl deve se expressar por si só…). Por outro lado, não ficaremos sem a personalidade de Merle no acampamento – Deryl fará um ótimo trabalho na ausência do irmão, sem dúvida. Espero algo positivo disso, mesmo que não haja nada assim na HQ – talvez a série televisiva sirva para isso. explorar aquilo que a HQ não explorou tanto.

Reencontro Familiar de Rick é a ruína de Shane!

Rick Grimes, o protagonista, a personagem central, teve, sem dúvidas, envolvimentos e avanços na sua caracterização. Aos poucos já se sente a ascensão de Rick à liderança e o crescimento da tensão entre Rick e Shane. O conflito entre Rick e Deryl foi menos trágico do que esperava, acho que isso não foi muito bom, mas como não tenho certeza do que esperava (queria apenas algo mais trágico e inesperado) considerei o conflito aceitável. E já que estamos lembrando disso, por trás de tudo que aconteceu no episódio ficou um eco, uma questão sem resposta que penso ter contribuído essencialmente para a base de um clima interessante – Merle estava em desespero, quase sendo devorado por zumbis no começo e depois ficamos sem saber o que havia acontecido e ainda fomos provocados pela decisão de Deryl e Rick em ir resgatar Merle – a curiosidade quase que mata!

Um dos momentos que mais ansiava por ver representado foi o reencontro de Rick com Lori e Carl. Na HQ conseguiram fazer o reencontro funcionar bem, mas não tinha certeza de como fariam esta cena na série dado que ela implicaria muita emoção. Felizmente, souberam interpretar com maestria o reencontro. Aqueles que esperavam que a busca de Rick pela família fosse ser um objectivo sem resposta durante bastante tempo, como um longínquo objetivo, já perceberam que isso foi evitado – confesso ter pensado algo semelhante quando comecei a ler a HQ pela primeira vez. Mas isso seria limitar muito uma história tão abrangente na área humana. Contudo, isso é mérito de Robert Kirkman e não da série em si.

Em Geral…

O fato é que o regresso do melhor amigo de Shane lhe custou caro e assim surgiu mais um dos esperados conflitos internos centrais de The Walking Dead – perturbações, medos, ansiedades, desejos e sobrevivência podem realmente interferir na amizade de duas pessoas? Amizade talvez seja apenas um preço que pagamos, uma criação humana, para criar uma atmosfera de paz, de convivência – algo que se faz sentir ao extremo quando sobrevivência é a única coisa que resta. Sinceramente, por enquanto acho que está sendo feito um excelente trabalho de adaptação desde que consigam introduzir mais reviravoltas por episódio com o passar do tempo e com o amadurecimento do núcleo da história. Afirmo isso porque por melhor que estejam os primeiros episódios, ainda não consegui sentir a mesma sensação de apego e carisma da HQ; há algo muito parado, lento na série para além dos zumbis.

Enfim, o episódio “Tell It to the Frogs” foi razoável, gostei do rumo tomado pela série, da formação sólida das personagens, do enquadramento inicial de Rick no acampamento, do reencontro de Rick com a sua família, da dor de Deryl e principalmente do trágico fim – imagina a repercussão da morte de Merle em Rick, em Deryl e em T-Dog que uma certa euforia já poderá ser sentida. Dado que este post já está atrasado, estamos bem perto do próximo episódio, episódio 1×04 (“Vatos”). Parece que mais uma pessoa está começando a delirar, Jim – resta pensarmos qual será o motivo disso e como Shane lidará com a situação – ou será que Rick irá se destacar mais uma vez? Até Domingo, ficamos com o Sneak Peek.

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. esse Merle Dixon tenho quase certeza que sera o personagem dono daquela cidade do quadrinho
    se nao me engano (faz um tempo que li )o personagem nao tinha uma mao (essa tambem é pra mim a melhor parte do quadrinho(so li ate a parte em que eles começam a procura uma resposta pro virus))
    lembrei agora ele tinha uma filha zumbi(o dono da cidade )mas com certeza ele ainda ta vivo e vai querer vingança
    o seriado tem que inventar suas proprias historias senao tera 1 temporada so (22)
    é o tema na é muito facil de criar historias acho que pode se tornar um grande seriado
    se for bem feito

  2. eu vi os três episódios mas não li a HQ
    uma coisa que me intrigou é o fato do Rick ‘aceitar’ aquilo tudo, vendo o caos total sem questionar o porque daquilo. outra coisa que não gostei foi a Lori, ou ela é uma vagabunda (1º e 2º ep.) ou ela é realmente apaixonada pelo Rick (3º ep.)?

    ah e que dia vão ao ar os episódios?

    1. Alguém já deve ter consertado porque agora está [1×03]. Desculpa, devia estar com a cabeça já no episódio 1×04, xD. Obrigado pelo aviso 😉

      1. Acho que ele tava falando ali das tags mesmo, Rafa, porque continua 1×04. ;] Só não sei como ele leu aquilo. XD Eu nunca presto atenção nelas huhauhauhuahahauha.

        Sobre o episódio, excelente! E faz bastante sentido pra mim essa reação da Lori… por mais que eu ainda condene ela ter se atirado pro Shane só porque ele disse que o Rick tava morto (e nem sabemos como isso aconteceu de verdade).

        Ah, e eu sinto apego à série! Talvez seja só porque é tudo novo pra mim, porque não leio a HQ, mas talvez também seja esse o motivo de tu não tar achando ela tão “carismática”. ^^

        1. Concordo. Eu também não li a HQ e estou adorando, não vi ainda nenhum problema de monotomia ou algo parecido.

          Mas é sempre assim, com qualquer tipo de adaptação. Com excessão de obras como o Senhor dos Anéis, em que existem aqueles que preferem os filmes, a grande unanimidade sempre vai preferir a obra original.

          Pelos 3 posts até agora, eu pude perceber que a série parece ser mais… digamos, “realista”, no quesito relações. Talvez não haja tanta dramaticidade quanto a HQ, o que é completamente plausível se levarmos em conta que estamos vendo atores reais transmitindo sentimentos reais, sem nenhum exagero que torne a cena mais dramática porém menos real.

          Enfim, não sei. Com apenas 3 episódios não da pra ter uma visão muito grande da série, mas até agora ela me agradou muito 😀

  3. Eu acho que a serie vai “Clichezar” totalmente, e Merle vai se tornam um grande vilão num futuro proximo… Nao que eu nao goste disso, acho demais essa ideia, mas nao é de toda a originalidade.

  4. eu concordo com o Mário: se eu tivesse acordado num hospital e o mundo estivesse virado de cabeça pra baixo com vários zumbis eu iria me questionar.. e eu achei a Lori muito vagabunda também.. ela fica com o Shane se eu não me engano o nome.. e dps qnd o rick volta ela meio que humilha o Shane sem motivo nenhum ..

  5. Não acompanho o HQ então é tudo novo pra mim!
    To curtindo muito, unico seriado que estou acompanhando, enquanto to com preguiça de baixar a outra metade da quinta temporada de sobrenatural e a sexta que ja ta rolando!!

    Não senti monotonia vendo o episodio, isso deve-se dar ao fato de eu nao ter acompanhado o hq!

    Acho muito furado o rick nao questionar o que aconteceu, quanto tempo faz, essas coisas obvias pra se cituar!
    Sobre o Shane ou Lori, não tem como achar nada ainda! pouquissima coisa foi mostrada, desde quando eles estão juntos, me pareceu que isso aconteceu depois que o Rick foi para o hospital! Mas me pergunto quanto tempo ele ficou desacordado sem agua e comida!? Nao deve passar de 2 semanas, pelo fator biologico! É pouquissimo tempo para a visão apocaliptica que ele encontra e pra esposa abrir as pernas pra outro! Eu pensei que shane e lori estavam juntos antes, até por isso ela estava agressiva com o rick! mas depois da briga nao sei mais o que pensar!
    melhor esperar pra entender as razoes dela, convenhamos, mulher não trai igual homem, so por causa de uma bunda linda!

    Não entendi a do Merle dixon, pq ele não serrou a corrente? se a serra conseguiu serrar o osso, coisa inlógica…

  6. A série está excelente! Mas o HQ detona! Tem cenas e quadros que passam uma profundidade impressionante (mesmo sem balões de fala). Depois que comecei a ler o HQ não parei mais, viciante ao extremo! Enquanto a série não ligo que façam “enrolações” (filers) desde que as mesmas tenham a ver com o contexto da história e que sejam empolgantes. Vide a demora do Glenn em chegar ao acampamento com o Rick…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.