Crítica | Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 – Eu Fui!

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1

Cuidado! Risco de spoilers!
Se você é alérgico – ou ainda não viu o filme – se afaste!

A melhor ADAPTAÇÃO de Harry Potter até agora.

No ano passado, ao comentar sobre “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” eu disse que se tratava do melhor filme da série até o momento, em grande parte pela liberdade que o roteirista Steven Kloves e o diretor David Yates tiveram com a obra original. Desta vez em “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” (HP7.1 daqui pra frente), eu afirmo que estamos diante da melhor adaptação do filme até o momento. A decisão de dividir o último livro em dois filmes, pode ter sido totalmente comercial mas as vantagens para os fãs são muitas: são 136 minutos para adaptar a metade um livro, garantindo uma fidelidade imensa! Para saber o que esperar do filme, continue lendo…

Vamos por partes, primeiro sobre o filme em si: HP7.1 possui um ritmo completamente diferente dos outros filmes, ele mescla perfeitamente momentos calmos, onde “nada” acontece intercalados com cenas de ação e suspense. Ao contrários dos filmes anteriores, onde os acontecimentos e revelação surgiam a cada minuto na tela, não nos dando tempo para digerir corretamente as informações. Mas não se engane achando que irá bocejar durante os momentos mais calmos do filme, pois é nessas cenas que percebemos um cuidado maior em ilustrar a solidão e o isolomento do trio principal. Desta vez não temos Hogwarts e nem aulas de feitiços, apenas Harry, Rony e Hermione na missão de encontrar e destruir as Horcruxes restantes.

E os três atores finalmente se tornaram cientes de que são os protagonistas de uma série de filmes bilionária, exercendo seus papéis de maneira impecável. Rupert Grint continua sendo o alívio cômico, mas desta vez ele acertou em cheio no timming das cenas e de quebra ganhou alguns diálogo bem dramáticos, Daniel Radcliffe se entrega totalmente ao personagem mas é Emma Watson quem rouba as cenas e logo no início do filme já me fez ficar com um nó na garganta. Aliás, prepare-se, pois este filme não possui censura 12 anos à toa: personagens queridos morrem, têm sangue e até um pouquinho de gore! Não estamos mais diante de um filme infantil e se você insistir em levar seu filho/sobrinho/primo ao cinema poderá se arrepender.

HP7.1 é um filme que não perde tempo explicando muita coisa, portanto se é a seu primeiro contato com a série nos cinemas ou se você nem chegou perto dos livros o filme pode até ser bem confuso pra você. Personagens e localizações dos outros filmes reaparecem sem explicação. E esse pode ser um dos grandes pecados do filme, pois o elfo doméstico Dobby ressurge aqui após ficar longe das telas por quatro filmes e após um acontecimento bem dramático, eu senti que se não tivesse acompanhado a série nos livros eu não teria sentido o impacto da cena. Mas ainda assim, eu vi gente que não acompanha a série com tanta dedicação quanto derrubando várias lágrimas no final do filme.

“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” é ao mesmo tempo um dos melhores filmes da série, mas também o mais frustrante pois ele termina sem “terminar” e te deixa com um gostinho amargo na boca de querer saber logo o que irá acontecer. Recomendo que vá ao cinema preparado para assistir um história emocionante e não uma aventura mágica. Mal posso esperar para que 15 de Julho do ano que vem chegue logo!

Ficha Técnica

Título Original: Harry Potter And The Deathly Hallows: Part 1
Diretor: David Yates
Roteiro: Steve Kloves
Gênero: Ação/Aventura/Fantasia
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Alan Rickman, Helena Bonham Carter.
Estréia nacional: 19/11/2010

Trailer:

Isso também pode lhe interessar

28 Comentários

  1. Nossa, o filme é realmente perfeito.
    Bem adaptado mesmo com algumas coisas diferentes.

    E pela primeira vez eu achei algumas cenas bem melhores que no livro.
    Veremos como vai ser a segunda parte, pq na primeira, acertaram em cheio.

    Só achei que o final podia ter uma coisa mais “episodial”. Tipo, mais bem feito e com um “to be continued”. rs

  2. o filme ficou muito bom, muito fiel ao livro, com ação comédia e o toque sombrio e de solidão dos 3 amigos.. realmente um filmaço que nao tem nada de infantil.. e se a segunda parte for fiel ao livro e bem feita como a parte um, vai ficar muito maneiro ..

  3. Pois é Theo, foi mesmo o melhor!!Mas, faltou você comentar sobre a cena de dança entre Harry e Hermione, que não existe no livro mas caiu como uma luva naquele momento, com uma música bem sombria e triste por tras – música do Nick Cave, O’Children.Achei o drama que se instaurou n omeio do filme perfeito para contextualizar mesmo e fazer o espectador entrar no filme de verdade, se calar e assistir, sabe?Os acontecimentos foram mais emocionantes também porque foi nessa fase que o livro começou a “matar”, alterar, modificar, enfim.As cenas de ação também foram ótimas mesmo…Em resumo, um excelente filme e para mim, uma excelente surpresa!Eu devo confessar que não esperava algo tão bom assim, sabe?E Hermione, cara, dá vontade de casar com ela.. Ela virou uma coisinha… (sem querer estragar todo o meu comentário, mas, tinha que desabafar!!).

    1. se eu pegasse (nao queria falar essa palavra mas nao achei outra) a emma (hermione) estaria satisfeito pra sempre hehehe nao vai achando que eu sou pedofilo nao, tenho 14 anos hehe

  4. Ptz será que só eu não gostei? Todo mundo aqui nos comenst falou que gostou e eu acabei de assistir e não vi nada disso. Nossa achei o filme todo jogado sem fluidez sei lá, tava uma hora que começaram a perseguir os 3 lá na floresta (quando a hermione deforma o rosto do Harry) cara que coisa nojenta, pior sequencia de “ação” que eu já vi, cameras mal posicionadas, cortes corridos e tremidos ao extremo enfim terrivel. Fora outras coisas por contar (tipo a parte que eles passam um bom tempo viajando, e no filme não da pra “sentir” isso)

    E além dessa tb que o autor aqui do post falou de não explicar tudo, fui ver com minha irmã que não leu os livros e só viu os outros filmes, toda hora ela virava pra mim e me perguntava coisas do filme.

    No mais achei um filme ruim, o melhor ainda continua sendo o Cálice de Fogo, vamos ver o HP 7.2 que promete pela guerra que vai rolar.

    1. Sério, as cenas da floresta foram perfeitas, deu sim pra sentir o tempo (diferente de como você disse no cálice de fogo, que parece que acontece tudo num fim de semana).

      E a cena de “Ação” onde eles fogem dos sequestradores eu gostei, a câmera bagunçada era um toque a mais, quase como um documentário.

      E realmente, pra quem não leu os livros ficaram confusos demais, coisas sem sentidos eram muitas. MAS, como muitos disseram, o filme foi feito para os fãs. O que eu acho um grande erro, mas enfim.

      1. Mesmo os filmes terem menos informação tudo que surgiu nesse 7 e que necessitava de explicação, foi explicado nos filmes anteriores. O fato é que um filme não te deixa com a história na memória como um livro, então realmente vc se esquece de muitos detalhes. Por exemplo quando eles descobrem que o nome do irmão do Sirius batia com as iniciais de quem pegou o medalhão. Pouquissimas pessoas que só viram o filme se lembravam dessas iniciais. Quem leu o livro ficou pensando nelas por muuuuito tempo antes de sair o sétimo livro.

  5. Melhor filme de certeza, diálogos bem fieis e tudo q foi feito foi BEM feito … a primeira cena de hermione vai fazer muitos chorarem e a morte de dobby tbm, depois dessa grande adaptação qualquer vai ficar com pressa de saber td resto … rincipalmente os fãs que leram os livros, apesar de dar um nóna garganta saber q daqui a um ano harry potter se vai das telonas!!!!! Me orgulho de acompanhar a serie desde 2001 quando saiu o primeiro filme! nenhuma outra serie de livros ou filmes vai supera-la!

  6. Sem dúvida melhor adaptação de Harry até agora. Não tinha gostado do 6 por causa da falta da batalha em Hogwarts, mas esse foi tudo que eu esperava e mais até. Harry Potter com sangue, uau.

  7. Desde sempre só acompanho os filmes, e ficou realmente sem nexo, para quem acompanha igual a mim, as cenas com Dobby. Imaginei que todo aquele afeto deve ser demonstrado somente no livro… Realmente esse filme tá mais pra Hermione que outra coisa, desde a cena que ela aparece com os país.

  8. Eu só li os 3 primeiros livros, mas gostei do filme, apesar de concordar que ele poderia explicar algumas coisas melhores dando mais detalhes, e esse e sem dúvida o filme que possui maior carga emocional, pois tem muitos momentos tristes e pesados.

  9. Achei o filme muito bom, cenas muito boas, só aquelas visões do harry que me dão raiva desde o A ordem da fenix.o resto do filme muito legal, a historia dos três irmões é muito boa.Harry tem uma reliquia: Capa da invisibilidade.Valdemort outra : Varinha.E a terceira era a pedra filosofal? não lembro qual era a utilidade dela mas que eu me lembre era algo com reviver, só não tenho certeza.

    A e o Malfói so cagou de medo nesse film, mulequinho medroso, harry só olho pra ele o muleque ja tremeu todo hsahsah.

    1. Essas visões do Harry são na verdade aquela ligação que ele tem com Voldemort, lembra? Cada vez que Voldemort sente algo muito forte (raiva ou alegria) acaba ‘ativando’ a ligação e fazendo com que Harry veja o que acontece.

      A terceira é realmente A Pedra da Ressurreição. Lembra do Pomo de Ouro que o Harry herdou de Dumbledore?

  10. Velho, de fato, foi de veras um impacto o filme Hp7.
    >a própia perfomance do filme é estupidamente diferente, contrária às outras edições; e digerindo melhor, incrível
    >a tríade protagonista, agora, protagonista de seu destino (entenda-se como o que tenha que se enfrentar, o que não se possa fugir) mesmo temendo-o.
    >a história das Relíquias da Morte foi demais e inteligente.

    Posso dizer que o filme foi fabuloso. Apenas, não gostei de um detalhe – que chegou a me irritar no cinema – o excesso, o exagero de piadinhas na bela e instingante drama, pior, no todo. Muitas piadinhas mesmo comparado aos outros filmes do Harry Potter. Piadinhas até infames. Tomara que os caras não cometa este erro.
    Sempre achei que a cada edição de Harry Potter o filme melhorava MUITO. Verdadeiras exponências. Continuo achando que o 7 parte 1 é melhor que os outros. Mas pecou com as exacerbadas piadinhas infames.

  11. Excelente filme, a melhor adaptação dos 7 livros!
    Primeiro filme do HP que eu realmente gostei de ver no cinema…e me deixar ansioso pelo próximo =)

  12. Fala Sério…sou super fã de HP e só porque gosto não vou ficar falando que os filmes são ótimos…
    o HP7 1 foi bom, fugiu menos do livro do que os outros filmes,
    HP 6, aff !tenho raiva até agora.
    E quem não leu o livro fica perdido mesmo, porque se for gostar de HP pelos filmes tá ferrado!

    falando das cenas, cadê a emoção do monstro contando sobre o medalhão? poxa no livro eu até senti pena dele.
    e a morte do Dobby, poxa lendo o livro eu chorei, (o ator nem isso aprendeu ainda, cara quase 10 anos e ainda não aprendeu a atuar!)
    pra mim a melhor cena é a do rony destruindo o medalhão, eu imaginei de um jeito e até que o diretor fez melhor. (finalmente!)

    Quem deveria fazer os filmes do HP tinha que ser o Steven Spielberg…

  13. Texto totalmente expoilerado(?).

    “são 136 minutos para adaptar a metade um livro, garantindo uma fidelidade imensa!”

    Foram 136 minutos (foram?) e mesmo assin deixaram pontas mal-feitas. O olho-tonto nem se fale. Foi um avada e deu, nem se falou mais no morto. A edwiges então, foi um avada, um piw, um grito do HP, e cabou-se. Aliás, as insunuações sexuais são uma merda. Facepalm para a cena em que o Harry fecha o vestido da Gina.

    E sinceramente? Acho que o “probleminha” dos outros filmes era Hogwarts. Porque achei de uma agilidade as tomadas quando eles estão fora da escola…

    A Emma está incrível. Não achei TÃO emocionante a cena em que ela sai de casa, mas a proposta da cena, me doeu no peito.

    O volta do Dobby foi meio inesperada, mesmo já tendo acompanhado os livros. Mas e daí, dane-se o timing, pois ele é MUITO fofinho(?). Aliás, Dobby, Hermione e Belatriz foram os protagonistas do filme. Claro, menções, para os atores que protagonizaram os trio principal quando na poção polissuco, além do próprio Voldemort, mas estes 3 arrazaram.

    Tive a leve que quando o trio se dirigia(ou voltava) para a floresta, o ritmo era mais devagar, mais chato mesmo. Que só ganhou luz ao meu ver, quando Rony retorna.
    Aliás, este está engraçadíssimo e o ator mostrou brilhante e sutilmente o amor de Rony para Hermione.

    Notei a falta de algumas cenas, como a em que Harry vai ao quarto de Luna e vê os corações em seu teto (Aham, David Yates, “não há nada a se cortar do livro de J.K.”)

    E cara, eu fiquei muito, mas muito pilhado com a animação do conto. O que foi aquilo? Muito fera. E diria até emocionante, quando a morte vem buscar o mais novo irmão.

    5 minutos de Snape, imperdoável, mas enfim…
    Nagini absurdamente ativa no filme. Me chamou atenção e mostrou-me o porque de ser uma horcruxe(é assim?).

    E Dobby, quase me levou às lágrimas. Esteticamente linda e de uma sensibilidade tão grande que, snif…

    Nada a comentar sobre aquele final. Me deixou com água na boca para ver os próximos momentos e com uma sensação de mal-acabado, mesmo sabendo que haverá uma continuação.

    Aliás, trilha sonora muito boa. Quase comparada à de Inception.

    Enfim, um show para os olhos.
    Espero que melhore na 2ª parte. Esperando ver Neville e a Senhora Wesley quebrando tudo, afinal Belatriz é uma vaca e Neville não gosta de frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.