Opinião | Primeiras impressões de Sonic Colors! (Wii)

A Sega nunca desiste. Por mais que os games 3D do Sonic não façam o sucesso que o mascote talvez mereça, muitos gamers já desistiram de acompanhar as aventuras do ouriço. Sonic Colors é mais uma tentativa da empresa de colocar Sonic no eixo certo. Na minha opinião, alguma coisa já bem melhorando no universo do Sonic, dando alguns escorregões aqui e ali. Jogos como Sonic Adventure Battle 2 e Sonic Unleashed funcionam muito bem em vários quesitos e divertem, outros como Sonic The Hedgehog (2006) e Sonic and The Black Knight são problemáticos e até envergonham a franquia. Em 2010 a Sega investiu em seu mascote, só agora neste semestre tivemos três games: Sonic Free Riders para o Kinect do X360 que fracassou, Sonic The Hedgehog 4: Episode I que apesar das controvérsias, ainda espero jogas nas próximas semanas para poder eu mesmo dizer o que acho do game e agora Sonic Colors, um novo plataforma 3D e 2D, que sai exclusivamente para Wii, o que parece muito estranho, pois é um game tão bonito que ficaria fabuloso no X360 e PS3.

E já pude brincar um pouco com Sonic Colors. Ao menos no primeiro mundo do game. Após o continue, as minhas primeiras impressões e os pontos interessantes que despertaram a minha atenção ao jogar o game neste final de semana.

Sonic Colors: Os pontos iniciais!

O tema musical e a bela apresentação inicial: Aqui não tenho muito o que dizer, mais vale a pena mostrar com um vídeo do you tube. Sempre curti e vou continuar gostando das músicas temas que a Sega sempre escolhe para seus Sonics. A música se chama “Reach for the Stars” cantada por Jean Paul Makhlouf da banda americana Cash Cash. Alguns vão achar a batida meio moderninha demais, mas é a cara do que a Sega vem fazendo nos games do personagem nos últimos anos. Eu gostei porque combina meio com o clima de parque de diversões que o game tem, todo colorido e tal. Assistam:

O menu principal também é muito bonito. Tem um clima meio Mario Galaxy, mas duvido que seja uma mera coincidência isso. Estranhamente, devido a abertura musical mostrar cenas em CGI achei que o game começaria com uma bonita introdução da história em CGI também, mas que nada, o jogo já te joga direto pra primeira fase. Depois só que as coisas começam a ser explicadas. A maior parte em animação da própria engine do game. Admito que inicialmente esperava um pouco mais de cenas em computação gráficas, pois gosto das que a Sega costuma fazer para os games do Sonic. Talvez o fato de ser para Wii e não para os consoles em HD, a Sega tenha regulado um pouco e dado preferência as cenas animadas in-game mesmo. Não estraga em nada a simpatia do game, mas era um luxo que estava esperando.

Sem fase central, e olá mapa de fases!

Pois é, fiquei meio assustado com isso, mas Sonic Colors não seguiu a ideia dos últimos Sonics em 3D, que costumam ter uma fase central, que interliga os mundos e fases do game. Admito que era meio bobo isso, por exemplo, em Unleashed, apesar da divisão de fases ser por regiões em um globo, estes estágios de seleção de fase não tinha nada de interessante para explorar, ao contrário do que acontecia no primeiro Sonic Adventure, só que neste eu odiava o mundo principal, pois era grande e facilmente me perdia, sem saber para onde seguir.

É uma característica que a Sega tem muita dificuldade de acertar. Diferente da Nintendo com os Marios em 3D, que possuem ótimos mundo principal, seja no 64, Sunshine ou Galaxy 1. Em qualquer um o jogador não se perde, há o que explorar segredos e ficar de brincadeira. Os games do Sonic não conseguem isso. Então em Sonic Colors segue o sistema de mapas! Cada um tem um mapa que separa as fases, e existe um mapa espacial que separa as regiões espaciais do game, que ao que tudo indica se passa dentro de uma gigantesca estação espacial  inspirada em parques de diversões criada pelo Eggman. Por que Eggman construiria algo assim? No começo o jogo não deixa explícito, mas ele anda caçando os aliens, chamados wisps, presentes no espaço. Como eles foram para lá? Ainda não cheguei nessa parte do game. Uma curiosidade, quando Sonic derrota um inimigo, o mesmo explode e alguns wisps saem voando, e no final da fase o Sonic destrói um container onde ficam aprisionados alguns wisps. Isso lembra muito os jogas do Mega Drive, quando um inimigo era derrotado e um animalzinho saia dele, assim como os tanques no final da fase que libertava as criaturinhas da floresta coletadas pelo Eggman.

Por fim, os mapas apresentam múltiplos caminhos e marcam as fases vencidas e as moedas vermelhas coletadas. Bem prático de navegar e explorar. Faz o game ficar bem dinâmico.

Wii e seus múltiplos controles, qual o melhor para Sonic Colors?

Eu fiquei num impasse quando a isso. Não é segredo para ninguém aqui que eu não me sinto confortável jogando com os controles do Wii. O melhor controle desta geração, na minha opinião, é o do Xbox 360. Mas não divagando demais, o game aceita se jogar apenas com o wiimote, como também com o combo wiimote mais nunchuk, além do classic controller e o controle do Gamecube. Infelizmente não tenho mais o Wavebird do cube, adorava esse controle sem fio, mas como vendi ele por não utilizar com tanta frequência quanto gostaria, testei o classic. Não me dei bem com os botões de dash e pulo na vertical (tipo “a” pula e “b” usa o dash), seria muito mais fácil usar o “y” para dash que fica na esquerda e o “b” para o pulo, que fica mais abaixo e na direito do controle. Apenas com o wiimote na horizontal, sem nunchuk, tive duas dificuldades, em apertar o comando de deslizar com o “B”, que é o gatilho atrás do controle. É sério, já tentaram usar este botão com o wiimote na horizontal? É horrível! Ainda mais num game do Sonic, onde você precisa deslizar numa fração de segundo. Para ativar um power-up, é preciso chacoalhar o wiimote e comigo não funcionou direito com ele na horizontal. Precisa chacoalhar com extrema força e ainda assim não dá na exatidão necessário, demora pra ativar. Não sei se é culpa de não ter o motion plus. No fim, fiquei com nunchuk e wiimote. Na vertical o chacoalhar do controle é mais preciso e ativa o power-up na hora certa. O dash e pulo funcionam bem com o “A” e “B” na vertical pois se usa ambos com a mão direita. E o analógico do nunchuk é infinitamente mais preciso na hora de controlar o Sonic num espaço em 3D. Resultado: Nunchuk mais Wiimote ganha das outras alternativas de controle. Quem discordar, por favor, deixe um comentário.

Momentos em 3D continuam imperfeitos?

Olha, é complicado julgar esse quesito sem ter experimentado todo o game. Sonic em 3D sempre foi complicado, mas acho que em Colors não há tanto estresses quanto Sonic 2006, por exemplo. Nada de cair dos cenários e nada de bugs. Na verdade os momentos 3D estão um pouco mais automáticos. Sem tanta plataforma para ficar frustrado. A Sega equilibrou bem isso. Não encontrei inicialmente uma só fase inicial que seja totalmente em 3D, elas mesclam bem com 2D e a liberdade de exploração funciona bem assim. Ainda não está perfeito como os games do Mario, mas estão bem menos irritantes e frustrante que os anteriores. Sonic Unleashed já fez um bom avanço nesse quesito, então não poderia ser diferente aqui.

Assim, as partes em 2D estão ótimas!

Estão mesmo. Eu gostei demais do que vi inicialmente. Muita plataforma, muitos caminhos alternativos, muitas argolas para coletar, os inimigos não são complicados demais de se matar. O Sonic nunca foi um “pulador” excepcional, então dá um certo sacrifício em algumas plataformas, ainda mais com aquele pulinho duplo safado, mas é essa a diversão e o desafio destes momento. Não tenho nada a reclamar do momentos 2D, que atualmente já fazem tanta importância nos games 3D do Sonic, que ganham mais momentos e pedaços a cada novo game. Novamente cito Unleashed, que tinha ótimos estágios de plataforma que era de arrancar os cabelos.

Multiplos caminhos, power-ups e replay engenhoso

Preciso falar destes três itens de uma só vez. O que não deu certo em Unleashed? As fases com o Sonic lobo, o Werehog. Sendo assim, a Sega se tocou que criar fases de enche linguiça não é a solução para alongar os games do azulzinho. Em Colors os wisps dão novas habilidades para o Sonic. Elas são destravadas uma a uma conforme o avançar do game, mas o interessante é que desde a primeira fase, há trechos em que você usará power-ups que ainda não destravou. Isso instiga o replay. O drill, que é habilitado pelo wisps amarelo, só aparece no segundo mundo, mas assim que for obtido, se o jogador voltar ao primeiro mundo, verá áreas das primeiras fases que ele só tem acesso escavando o cenário com o drill, descobrindo muitos novos caminhos. E isso vale também para outros power-ups.

Eu até o momento só vi dois. O wips laser, que permite Sonic ter acesso a áreas onde ele não pode pular, então com o laser ele ricocheteia em certas paredes da fase, subindo ou entrando em alguns caminhos novos. E o drill que cava em certas áreas. O interessante do drill é que as fase onde você pode usa-lo trazer largos espaços de exploração subterrânea, escondendo muita coisa. E o jogador precisa ter cuidado, pois o drill não é infinito, tendo uma barra que mede o quanto Sonic ainda pode ficar nessa forma. E as áreas tem armadilhas, como passagens entre metal, que acabam formando um labirinto, dificultando a subida do drill até um local onde o Sonic não morra. É bem divertido, me lembra um pouco a sensação de desespero que tinha com as fases aquáticas do personagem no Mega Drive. Você quer explorar, mas tem medo de morrer se não subir a tempo. É genial mesmo.

E o game instiga o jogador a jogar as fases novamente. O mapa taca na sua cara qual o ranking que você tirou ao completar o estágio. Um mapa cheio de “D” é vergonhoso. Eu acabei rejogando alguns estágios só para deixar um “B” ou “A” nos mapas. Aproveitando é claro para explorar novas áreas e coletar as moedas vermelhas. Cada fase tem 5 delas, e não é fácil de achar todas, além de ser impossível coletar todas numa única jogada, pois como o caminho se divide, elas acabam ficando separadas pela trilha. Não sei o que elas abrem, mas o jogo diz que servem para abrir algo. E também ficam escancaradas no mapa quantas você pegou em cada fase. Difícil olhar para um mapa cheio de “D” e com muitas moedas vermelhas em cinzas. Rá!

No fim, achei uma boa ideia colocar os wisps como poderes temporários ao Sonic. Isso faz com que as fases fiquem mais lentas, o jogador explore mais a oportunidade de usar os power-ups e de rejogar tudo de novo conforma cada tipo de wisps destravado. Muito melhor do que uma fase inteira com o Werehog.

Mini estágios

Assim como Sonic Unleashed, a Sega dividiu cada mapa com três estágios grandes, um confronto contra um chefe e alguns mini estágios. Gosto disso, pois mesmo que as fases durem um pouquinho apenas, isso torna a longevidade do game melhor. Você pode entrar numa fase curtinha pra ficar de bobeira, treinar um pouco sua agilidade de correr com o Sonic ou simplesmente testar e se aprimorar no uso de um power-up. Até porque seria estranho um game com mapa de fases e cada mundo ter só 4 estágios. O primeiro mundo por exemplo, abre 6 estágios e 1 chefe (vide imagem). Será que tem mais algum estágio secreto depois de colhida todas as moedas vermelhas? Fiquei curioso.

Multiplayer

Não pude jogar o modo cooperativo do jogo, deixo um vídeo do you tube para vocês darem uma olhada como é. Mas joguei sozinho algumas destas fases. Interessante a trilha sonora em 8bits, como se fosse um game da década de 80. Irrita um pouco, mas depois de um tempo se acostuma. Não sei o que achar, mas acredito ser um extra bacana para o game. É uma iniciativa interessante da Sega que pode vir a ser ampliado em futuros games.

Concluindo

Sonic Colors pode não ser o melhor lançamento deste mês de novembro, alias não é, mas é um game divertido do Sonic, muito melhor do que outros que a Sega andou fazendo com o personagem. Tem simpatia, é divertido e parece que alguns dos elementos que não funcionam bem em Sonic Unleashed foram aperfeiçoados aqui, além de novas coisas originais foram acrescentadas ao game. O jogo roda bem no Wii, os gráficos chegam até a impressionar dada a capacidade do console, a sensação de velocidade também é obtida, pois num game do Sonic, é quase que obrigatório isso. Acredito que se não fosse a época abarrotada de bons lançamentos, muita gente ia aproveitar para jogar e se divertir, porém, numa má janela de lançamento, talvez passe batido por muitos. Também acho muito sacana por parte da Sega o lançamento do game apenas para o Wii. Não faz muito sentido, já que o game funciona também no Classic Controle e no controle do Gamecube, sem a necessidade de opções de sensor de movimento e pelo visual tão detalhista, seria um game ainda mais bonito no Xbox 360 e no PlayStation 3. Pena mesmo. Mas quem tiver um Wii e puder testar num futuro, jogue Sonic Colors. É diversão garantida na minha opinião.

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Eu achei o sistema do Unleashed Muito superior aos antigos jogos 3D ( apesar de ter odiado a parte lobisomen-super-lenta de sonic) Se em Colors a jogabilidade estiver ainda melhor, sonic 3d vai estar proximo de uma “perfeição”. Infelizmente nao vou poder jogar Sonic Colors para poder expressar uma opniao depois =(

  2. Poxa, pessoal sempre se esquece do bom e velho DS =/
    Sonic Colors no DS ficou simplesmente sensacional! Joguei 3 mundos e achei eles fantásticos, fase com multiplos caminhos, os Wisps que vão lhe dando novos poderes que abrem ainda mais caminhos, a jogabilidade aprimorada e que remete muito aos novos jogos do Sonic… Enfim, o jogo é um ótimo investimento para os proprietários de DS!

    A única coisa que posso falar que eu realmente não gostei é da história… Tenho de terminar o jogo ainda mas acho que jogos como Sonic e Mario não precisam de uma história muito elaborada, vide Mario Galaxy que com uma história simples consegue lhe prender no jogo e chama sua curiosidade. Há muitos diálogos entre fases que eu me forço muito pra ler até o final pois são muito maçantes.

    Mas tirando este ponto, o jogo é incrível! Extremamente recomendado! Se eu conseguir jogar a versão de Wii volto a comentar aqui para falar das diferenças.

    1. Pra ser sincero quando uma game de mesmo nome sai pra um console de mesa e um portatil, eu sempre jogo apenas o do console. em geral o portatil é apenas um port inferiror da versao principal.. mas que bom que a versão de ds está boa… pelo menos isso.

      mas no wii não tem dialogo em texto, é animação… essa já é uma diferença gritante entre versões… e não acho que sonic precisa de história… pra mim é como mario, só o gameplay realmente importa… mas até que curtir a trama… vai ver porque não preciso ficar lendo como a versão do ds te obriga Caires…

  3. Já zerei. Sonic Colors finalmente está deixando o Sonic no caminho certo.
    A versão de Wii é ótima e adorei as fases, mesmo que achava que podia ser mais 3D porque deixou 2D demais. Estou começando a coletar os Red Rings pra pode finalmente jogar com…

    [spoiler]SUPER SONIC![/spoiler]

  4. Sonic Colors de DS = Sonic Rush 3

    Ja fechei o de Wii, e é um otimo jogo.
    Na minha opniao, por melhor que seja, não é o caminho para se seguir. Apenas em cuidados de Gameplay. Mas sinto falta de plataforma 3D. Por mais que eles tenham falhado nesse requesito em Sonic 2006, acho que eles deveriam tentar novamente, tomando os cuidados em evitar Bug que tiveram em Unleashed e Colors.

  5. Ah pelo amor de deus, Reach for the Stars é péssima.
    Sensação que eu tenho é que o pessoal se esforça pra gostar dos novos Sonic.

    Achei mais um Sonic falho, só é bonito. Os corredores lotados de inimigos que tão ali só pra serem passados por cima, turbo, várias partes automáticas, essas coisas tem que sumir da série… tem uma fase, primeira do segundo mundo acho, que tu fica 20 segundos só olhando o Sonic correr, sem poder controlar, é ridículo, parece que essa é a moral do jogo, ter as sequências “legais” pra impressionar, como as partes desnecessárias que o Sonic passa por cima daqueles aceleradores pra dar volta naquelas pracinhas.

    E o Sonic pelo menos no Mega Drive sempre foi um pulador excepcional sim ._.

  6. eu adorei o jogo . O jogo e muito divertido as fases sao bem legais o level design ta foda , assim como as musicas , so o gameplay que atrapalhou um pouco pra mim porque no wii remote na horizontal realmente fica um merd@ , ou seja jogue com wiimote + nunchuck, e thiago , acho que ele saiu pra wii , porque simplesmente como vc disse , nao e o melhor lançamento do mes (ate eu fanboy da sega admito) , por isso se saisse pra 360/ps3 ficaria bem ofuscado , ele ja se fudeu e muito de sair junto com donkey kong ( que eu joguei e gostei tb , apesar de ter preferido o colors) . Tomara que ele faça sucesso e tenhamos mais jogos do sonic assim , e o jogo de 20th seja mais ou menos nesse estilo. A versao de ds parece legal tenho que testa-la no emulador qualquer hora. unica coisa que me irritou nesse sonic foi o titulo “sonic colors” nao me cai muito bem , acho que ficaria melhor como “sonic whisp” ou algo parecido .

  7. Boh, eu só joguei o do DS até agora e curti muito, tanto que to tentando pegar todas as moedas vermelhas e conseguir o rank S em tudo, já que as esmeraldas eu já peguei.Em relação as moedas vermelhas no DS elas servem para abrir imagens, musicas e os eventos do jogo, no wii serve pra q?A unica coisa que realmente reclamo é da curta duração, com apenas 12 fases no total, as missões não alegram muito, e os chefes são tranquilo de vencer.

    EDIT: no Ds só tem os wisps que vira foguete, o do buraco negro, o de fogo, o drill, o do raio lazer, e o da velocidade, o do Wii tem quantos?

  8. Eu não sou muito exigente em relação aos jogos em 3D de sonic eu mesmo jogo eles na boa eu acho que o unico que não gostei foi o sonic heroes, o sistema não me agradou e as fases são tão repetitivas que chega a ser irritante.

    esse novo jogo da serie parece ser bom, tanto em grafico quanto em velocidade.

  9. Sinceramente, eu to achando que o caminho do Sonic agora é, primeiramente, em 3D mesmo. Só DEPOIS de dar certo em 3D que algo bom vai sair em estilo old school. Pra mim, Sonic Adventure só com as fases Action Stage só do Sonic seria o game perfeito do Sonic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.