[Enquete & Debate] Quadrinhos Disney e a falta de páginas livres para material inédito no Brasil…

Ilustração de Donald Duplo: Saga italiana que estreou em 2008 por lá. Aqui no Brasil apenas a 1ª história foi publicada em 2009, antes do cancelamento da Aventuras Disney. Desde então, não há espaço para publicação da série por aqui. E lá fora ela continua sendo produzida e é um sucesso...

Observação importante: “Epa, mas essa matéria já não foi publicada?” Sim, estou ciente que estou reprisando o artigo sobre Histórias Inéditas no Brasil criado para ser um extra do postão de Mesa dos Quadrinhos das edições Disney de Novembro (veja link). Porém devido a boa receptibilidade inicial que a mesma teve por aqui, resolvi desmembrá-la do MdQ, tornando o projeto algo mais sólido, visível e organizado. Também estou agregando novas informações após o continue, como um F.A.Q. com respostas a algumas dúvidas que algumas pessoas fizeram nos últimos dias.

Matéria Original (revisada)

Seguinte, cliquem em cada uma das imagens abaixo para ver a quantidade de histórias que cada uma destas revistas possuem:

Estas revistas são italianas, “Topolino” é como o Mickey é chamado por lá. São revistas semanais com 160 páginas cada. Peguei as 4 últimas registradas no Inducks, ou seja, 4 revistas igual a 4 semanas, basicamente é esta a quantidade de histórias que os italianos recebem mensalmente por lá. A Topolino é composta 100% de material inédito. Existem outras revistas por lá que se dedicam a republicações, como a Paperino (Donald) e Paperinik Cult (Superpato), estas por sinal, ainda trazem uma história inédita por edição. Ainda existem ainda outras como, por exemplo, I Classici Disney, I Grandi Classici Disney e Disney BIG que se dedicam inteiramente a grandes histórias clássicas, com material italiano e também internacional, incluindo histórias brasileiras de vez em quando. Detalhe que a Disney BIG italiana tem 500 páginas, duzentas a mais que a versão nacional e o trabalho de capa dela é soberno, veja a galeria de capas aqui.

Bem, aonde quero chegar com isso? Veja por exemplo as revistas nacionais deste mês. Os fãs brasileiros com Pato Donald, Mickey e Tio Patinhas receberam aproximadamente 180 páginas de quadrinhos, que totalizaram 07 histórias inéditas para o mês inteiro. É muito pouco! Enquanto os italianos tem aproximadamente 20 histórias inéditas por mês em 640 páginas. Você pode até justificar dizendo que o mercado é diferente e tal, mas some agora a quantidade de revistas que temos atualmente no Brasil que simplesmente republicam histórias. Temos Disney Big, as trimestrais edições Extras/Férias (4 revistas de 35 páginas cada), parte de Minnie Pocket Love que também é trimestral e parte de Pura Risada que é bimestral. Além de eventuais encadernados especiais que também constituem em geral de 100% ou 80% do material de histórias já publicadas por aqui. E lembrando que Natal de Ouro e os 10 Almanaques do próximo mês, também serão apenas com republicações. Chegam a ser um absurdo como a Editora Abril abusa além da conta desta prática.

Não estou dizendo que algumas das revistas atuais precisam mudar, o que estou querendo dizer é que temos muito pouco espaço para material inédito no Brasil. Não precisa necessariamente que as mensais ganhem mais páginas, pois ninguém quer mexer no preço delas. Bastaria que se criasse uma revistona, como Minnie Pocket Love, com sei lá, suas 200/300 páginas e que se publicasse apenas histórias inéditas. Também não faria mal que algumas revistas como Disney BIG trouxessem por edição, uma ou duas inéditas, como, mais uma vez de exemplo, Pura Risa e Minnie Pocket trouxeram no mês passado.

A desculpa da Editora Abril é de que histórias inéditas custam muito mais do que republicações, que já estão nos arquivos digitais, recoloridas, traduzidas e prontas para serem enviadas para a gráfica e impressas. Mas o quão caro seria uma revista como Disney BIG apenas com inéditas? Hora da matemática: Tio Patinhas custa atualmente R$ 4,95 e tem 80 páginas inéditas. Então uma revista com o triplo do tamanho, com 240 páginas inéditas custaria o que? R$ 14,90 aplicando a proporcionalidade do preço da Tio Patinhas? Existem variáveis nessa conta, mas é uma estimativa válida. Ainda assim eu pagaria com o maior prazer por uma revista nestes moldes. E você? Alias, vou fazer uma enquete para facilitar e enviarei o resultado dela para a Editora Abril (então, por favor opinem e ajudem a divulgá-la!)

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Tem um blog ou site de HQs Disney? Vou passar a atualizar esta matéria com sites e blogs que apoiam a ideia da enquete e nos ajudarem a divulgá-la. Quanto mais gente votando, maior é o peso do resultado que estarei enviando a Editora Abril. Por isso, se você tem um espaço na internet para quadrinhos e quiser ajudar, faça um post no seu blog e coloque o link para nossa enquete! Não faz mal algum nos organizarmos para esta causa. Sei que há muita coisa que pode melhorar no setor de quadrinhos Disney, mas vamos com calma. Uma coisa de cada vez. Abaixo a lista de amigos na net que apoiam a enquete:

Após o continue, confira um FAQ com as principais perguntas que andaram me fazendo nos últimos dias. Qual material deveria sair nessa revista? Porque não pedir a volta da Almanaque Disney? O preço não está alto demais? Qual o e-mail da Abril para que eu mesmo faça a solicitação de melhoria? E a produção nacional? A criação de algo assim não prejudicaria as outras revistas? Enfim, vou responder tudo e continuar atualizando conforme outras questões pertinentes forem sendo feitas.

FAQ – Perguntas Frequentes!

Não é leitura obrigatória, apenas caso você ainda tenha muitas dúvidas quanto a proposta da pesquisa. Leia o que tiver em dúvida, pois eu sei que o FAQ ficou gigantesco. (Nunca fiz um FAQ, foi a primeira vez…)

1) Qual material deveria ser publicado em uma nova revista neste formato?

Resposta: Existe muita coisa que não foi publicado aqui no Brasil por conta da falta de espaço nas revistas de inéditas. Algumas coisas que ouvi de algumas pessoas e que eu também gostaria que saisse no Brasil:

  • Casablanca com Mickey e Minnie de Giorgio Cavazzano [52 págs] [Inducks]
  • Pateta Reporter [Série] [6 histórias] [Inducks]
  • 1ª história do Indiana Pateta [I predatori del tempio perduto] [54 págs] [Inducks]
  • Topolinia 20802 [148 págs] [Inducks]
  • As inéditas de Donald Duplo [Série] [8 histórias] [Inducks]
  • Donald Pa-Per-Hyn de Fausto Vitaliano [52 págs] [Inducks]
  • +Inéditas de Donald Menino [Série] [Inducks]
  • Topolino e il mondo di Tutor” do Casty [60 págs] [Inducks]
  • +Histórias do Superpato e do Indiana Pateta no Brasil
  • Tio Patinhas em Missão: Efeito Borboleta de Fausto Vitaliano [104 págs] [Inducks]
  • Arco especial do Tio Patinhas da Copa 2010 [221 págs] [Inducks]
  • HQ que entrou para o Guinness Book [Ciccio e il compleanno sottosopra] [42 págs] [Inducks]
  • Clássico “Il segreto del totem decapitato” de 1973 de Guido Martina [241 págs] [Inducks]
  • Mickey e Os Senhores da Galáxia dos anos 90 [Série] [4 histórias] [Inducks]
  • As inéditas de Os Mágicos do Mickey [06 histórias] [Inducks]
  • + Histórias da P.A.I. [Patinhas Agência de Inteligencia] [Inducks]
  • Série Anos 90 Elementar Peninha [Induck]
  • + Histórias com Gastão, Pardal e Peninha!
  • Donald no País do Sol Nascente [36 Págs] [Inducks]
  • Topolino e il fiume del tempo de Tito Faraci [50 págs] [Inducks]
  • Tio Patinhas em “Il tesoro di Sierra Leone” de Bruino Sarda [50 págs] [Inducks]

Mas lembre-se que isso são apenas exemplos. Existe muita coisa inédita que pode sair no Brasil, não apenas da Itália, mas de outros estúdios da Disney também. Acima foram apenas alguns exemplos de materiais que vão continuar inéditos até que haja espaço para publicação.

2) Por que não pedir a volta da Almanaque Disney? Ou Disney Especial? Ou qualquer outra publicação que já existiu no passado?

Resposta: Não descarto a hipótese de que uma nova publicação de inéditas venha a ser exatamente alguma revista antiga que seja trazida do túmulo. De fato adoraria que Almanaque Disney retornasse. O problema é que aí teriamos dois pedidos: histórias inéditas e o retorno de um clássico. E não quero fazer isso neste momento. O que importa agora é que a Editora Abril entenda que seus leitores querem mais espaço para histórias inéditas. E para isso, tanto faz se for feito numa nova revista ou numa clássica.

Além de que o retorno da Almanaque Disney ou de qualquer outra revista antiga, abre outro tipo de debate. A numeração deve voltar de onde parou ou recomeçar pelo #01? Isso é um debate que não existe denominador comum. Novos leitores são atraidos por revistas novas com numeração desde o início, mas os colecionadores querem continuar de onde pararam anos atrás. Há casos de revistas canceladas que anos depois retornam com sua numeração normal e casos que resetam. Isso abriria aqui um debate sem conclusão e atrapalharia o foco do projeto, que é ter uma publicação, seja antiga ou nova, com histórias inéditas. O pedido se for complexo demais, fica muito mais difícil de se cobrar da Editora, que acaba tendo que analisar coisas demais. A minha proposta é manter a simplicidade da ideia, sem a deixar complexa demais com retorno de revistas já canceladas.

Mas sim, eu sou a favor de que a Almanaque retorne algum dia. Mas sou do time que gostaria de ver a numeração resetada. Tudo de novo para atrair novos leitores. Pois já está mais do que comprovado de que sem estes leitores novos, o mercado de quadrinhos Disney sofre e apanha. Não há tantos colecionadores assim hoje em dia que sustentem o mercado sozinhos.

3) O preço que você estipulou ficou mais caro do que uma Disney BIG de 300 páginas. Você é maluco?

Resposta: O valor calculado para a enquete foi usado como base a revista do Tio Patinhas, que é uma publicação só com histórias inéditas. BIG só tem republicações e o custo destas histórias é bem menor. Nós, leitores, apenas podemos calcular valores aproximados. Até porque existem outros fatores que influênciam no preço, como a tiragem da revista ou se a editora pode remanejar o lucro que ela tem com outras revistas para bancar uma nova. Há vários fatores que infelizmente não tenho acesso. A intenção da enquete foi colocar um preço real, pela qual os leitores estão dispostos a pagar por uma publicação deste porte, usando o valor de uma revista que tenha essa proposta, que no caso é a do Tio Patinhas.

Claro que lombada quadrada, tipo de papel, tiragem, acervo de histórias vinda de quais estúdios. Tudo isso influencia no preço final, para baixo ou para cima. A enquente apenas faz o máximo para deixar a proposta real, pois de nada adianta pedir uma revista desta proporção e jogar um valor irreal que a editora não possa praticar. Isso invalidaria toda a enquete.

Claro que quanto menor o preço, mais atrativo é para o consumidor.

4) O consumidor de HQs tem condições de pagar R$ 15 numa revista em quadrinhos?

Resposta: Não é fácil determinar quem pode ou não pagar tal valor por uma revista em quadrinhos. Mas vale lembrar que tudo que a Editora Abril lança em quadrinhos não é focado para um único público alvo. Colecionadores tem as edições mensais. Minnie Pocket Love saiu para o seguimento feminino. Pura Risada para o publico infantil. BIG para os leitores novos que não possuem muitas histórias no armário ainda. Extra e Férias para quem não pode pagar caro numa revista em quadrinhos. Claro que muitas vezes os publicos se misturam e uma revista acaba incentivando a compra de outra.

Também vale lembrar que a coleção Clássicos da Literatura Disney, que gera um custo mensal de R$ 40, pois são 4 revistas por mês, está em vias de ser finalizada. Mesmo com os 10 volumes extras que serão lançados em 2011 para fecher 40 volumes. O colecionador irá parar de gastar R$ 40 com a coleção, então não é tão inviável assim, que esse público seja redirecionado a uma nova publicação mensal ou bimestral, de uma revista de grande volume com histórias inéditas. Basta lembrar que Clássicos também possui muitas histórias italianas inéditas que nunca haviam sido lançadas no Brasil e como uma nova revista teria aproximadamente este ideal, é bem provável que isso incentive os colecionadores. Por mim, CLD poderia ser permanente, mas sabemos que uma dia acabará, sem mencionar que a coleção acaba sendo limitada pela sua própria proposta que é ter histórias relacionadas a literatura. E sabemos que existem histórias de qualidade igual ou até superior nos arquivos de inéditas da Disney que não pode ser encaixada na coleção. Por isso uma nova publicação chega até a ser ideal.

Por fim, é sempre bom mais revistas em banca. Existem também muitos leitores que não podem pagar por tudo, mas compram o que podem e depois buscam o conteudo perdido em sebos ou trocas. Se não há material saindo, não dá para correr atrás de edições perdidas. Mesmo que você não possa bancar hoje uma revista de R$ 15, nada impede que no futuro você possa. Por este motivo não sou contra a criação de materias a mais. Entretanto acredito que uma nova revista de inéditas se faz mais do que necessário e que ela se daria bem no mercado brasileiro atual, assim como BIG e CLD conseguiram se firmar.

5) Por que você acha que a Editora Abril vai atender este pedido? Não é mera perda de tempo?

Resposta: É verdade que não há garantia alguma de que a Editora Abril vá escutar este pedido e muito menos atender a sugestão. Mas se não tentarmos, nunca saberemos. A Abril já se mostrou desde o fim de 2009 a sua vontade de mudar o cenário dos quadrinhos brasileiros. BIG mudou de semestral para trimestral, as edições extras foram criadas para intercalar com as de férias, Minnie e Pura Risada chegaram surpreendendo muita gente, o sistema de assinaturas voltou, Natal de Ouro vai estar nas bancas no próximo mês depois de mais de uma década esquecido, a mesma coisa para os almanaques e até a coleção Clássicos da Literatura Disney assustou muito colecionador, pois quem esperaria uma coleção semanal de tamanha qualidade? Enfim, a Abril está sim querendo mudar o mercado, aumentar as vendas e vem escutando os pedidos dos leitores na medida do possível. Então não, eu não acho que seja uma perda de tempo. A falta de espaço de inéditas é real, não é uma fantasia dos leitores da velha guarda. Tem muito material bom de qualidade, que sai por toda a Europa que não há espaço aqui. O que estamos pedindo nesta enquete é justo e verídico.

6) Eu gostaria que personagens como Havita, Lobão, Tico e Teco entre outros voltassem a ser publicados. Isso é possível?

Resposta: Nada é impossível. Mas primeiro é preciso entender que certos personagens que saiam ocasionalmente na Almanaque Disney dos anos 80 e 90 são desconhecidos do público atual. Até onde eu sei, as principais publicações italianas nem publicam histórias destes personagens, apenas em raras ocasiões. São personagens que andam esquecido no tempo e sinceramente nem sei se há produção de novas histórias atualmente. Independente disso, é claro que eles podem surgir novamente, mas é preciso entender que para que este tipo de coisa aconteça, é preciso haver espaço nas revistas, o que hoje em dia não existe. Talvez republicações na BIG, mas eu não gostaria, e você?

Com uma nova revista nas bancas e vendendo bem, não sendo cancelada depois dos primeiros números, acho que não faria mal a Editora Abril testar um espaço para personagens assim. Mas isso é uma conversa para um futuro longe. Primeiro é preciso que haja espaço e no momento não há. Uma idéia que pensei dias atrás é a de que seria interessante se a On-line Editora pudesse publicar este material. Ela é uma editora que já vem publicando materiais da Disney que não interessam a Abril, como quadrinização de animações clássicas. A On-line poderia criar um almanaque de personagens esquecidos. Acredito que por ser uma editora menor que a Abril, ela deve trabalhar com espectativas de tiragem e venda menores, o que faria com que uma revista só com estes personagens dificilmente fosse cancelada.

7) E os quadrinhos da Boom nos EUA, como Darkwing Duck?

Resposta: Tanto Darkwing Duck quanto Tico e Teco Conexão Salava-Ação até o momento não sairam de lá. Nenhuma outra editora no mundo publicou estas histórias. O motivo ninguém sabe. Mas a resposta é quase a mesma da pergunta acima. Se não há espaço para elas sairem por aqui, nunca irão sair. Primeiro cria-se uma oportunidade de publicação de muitas páginas. Depois é possível estudar a importação destas histórias para ela. Como disse acima. Nada é impossível, a menos que a Boom Studios esteja negando a importação deste conteúdo.

8 ) A criação de uma nova revista neste formato não prejudicaria a Disney BIG ou até mesmo o restante da linha Disney?

Resposta: Favor ler a resposta da pergunta 4 antes de continuar. Conforme mencionado, todas as revistas criadas atualmente tem publicos alvos distintos. Na prática de mercado é impossível prever com exatidão se uma título vai prejudicar um outro. Pela lógica, Disney BIG é uma revista de maior páginas e mais barata, não seria prejudicada por uma nova revista como a que estamos propondo. Muitos leitores novos não possuem as histórias que saem na BIG, sem mencionar que não existe mais material inédito de Don Rosa e este artista só tem suas histórias publicadas na BIG. Havendo essa rixa, poderia se estudar a possibilidade da nova publicação de inéditas não sair no mesmo mês que Disney Big saia.

Quanto as outras revistas da linha Disney, não vejo a possibilidade de nenhuma outra ser prejudicada pela nova revista. As mensais inéditas devem continuar tendo as principais histórias saindo na mesma, sendo as melhores tendo a prioridade de sairem nelas, que são mais baratas e englobam um maior público fiel. Ninguém deixaria de comprar Tio Patinhas porque tem uma outra revista que saia suas histórias, se fosse assim, a Disney Big atrapalharia também outras revistas. Por isso, não acho que uma revista grande para as inéditas que não cabem nas mensais, vá trapalhar a venda de nenhuma outra linha Disney.

9) Por que implicar tanto com revistas de republicações?

Resposta: Não é implicar. Acredito que as republicações estão sendo super úteis para todos os leitores mais novos no universo dos quadrinhos Disney. O material que já saiu aqui no Brasil anos ou décadas atrás precisa mesmo se resgatado. O que me imcomoda mesmo é a quantidade de republicações frente ao que vem sendo deixado de fora dos lançamentos no Brasil em termo de novas histórias produzidas lá fora.

Não é objetivo desta enquete acabar com alguma revista em publicação, seja ela de inédita ou de republicação. O objetivo é criar algo a mais, sem subtrair o que já existe. Não veja esta iniciativa como um protesto abaixo as republicações, pois não é. A Abril tem sim que republicar e colocar os velhos clássicos de volta as bancas, mas não pode também perder o ritmo do que é novo e inédito lá de fora. O consumidor brasileiro não pode viver apenas de republicações.

Você é um leitor novo hoje, mas e no futuro, quando começar a encontrar histórias já lidas? Precisa haver um equilibriu entre a novidade e o clássico e essa harmonia hoje, não existe no mercado brasileiro.

10) Dezembro tem muito lançamento já. Para quando seria esta nova publicação?

Resposta: A proposta é que seja uma publicação que passe pelo processo de pesquisa e análise da Editora Abril e que seja aprovada para sair em algum momento no primeiro semestre de 2011. Não é para ser uma revista feita as pressas para concorrer com o tanto de coisa já programada para este final de ano. O ideal é até que ela fosse lançada após o final de Clássicos da Literatura Disney, lá para Março de 2011.

Mesmo que esteja longe deste prazo, é preciso começar a se mexer, pois estas coisas demoram para ser aprovadas na Abril e muito mais ainda para serem produzidas. Então ela não vai roubar espaço das novidades que a editora irá lançar em Dezembro e nem na continuidade da Clássicos da Literatura. É para uma fase posterior a isso.

11) Você imagina um nome e o formato de uma publicação assim?

Resposta: Quem não imaginaria? O maior problema é que eu não sou editor de quadrinhos, não sou formado em marketing, não tenho experiencia de mercado real de vendas de HQs. O máximo que os leitores podem é sugerir ideias, nomes e formatos. O Paulo Maffia me disse uma vez que uma publicação chamada “Superpato” não venderia bem porque o personagem não tem um desenho animada na TV. Que revistas que não possuem nomes de personagens famosos em outras mídias tem muita dificuldade de vingar dentro do mercado de quadrinhos brasileiro. De uma certa forma faz sentido, ainda que isso não explique porque Disney BIG esta fazendo sucesso, já que possui um nome bem genérico, inclusive com uma palavra em inglês “BIG”.

Mas pensando nisso, eu fico imaginando nomes simples, que chamem a atenção das crianças e jovens, que todos possam reconhecer com facilidade. Se fosse para sugerir, eu diria “Donald & Mickey” ou “Mickey & Donald” e colocaria um termo genérico no fim, como Extra ou até mesmo BIG. “Mickey & Donald Extra“, o que acham? Fico pesando nisso que o Maffia me explicou e acredito que é um nome que se encaixe na proposta da revista, que é trazer histórias inéditas do universo do pato e do rato da Disney, e extra porque ela funciona como um complemento das mensais. Mas é apenas uma sugestão. Eu prefiro pensar simples e funcional, mas é claro que outros nomes podem vir a ser planejados. Quem decide isso é a própria Abril e seu departamente de marketing e o próprio editor Paulo Maffia.

Na comunidade do orkut chegaram a sugerir até mesmo Topolino Brasil. Mas não acho que esse nome não funciona em nada para promover tanto a revista como os produtos Disney. Topolino pra mim já soa estranho ao pensar que trata-se do Mickey. Quanto ao fato da revista resgatar um nome antigo, como Almanaque Disney, também não sinto segurança. Será que os leitores novos e ponteciais crianças e jovens sabem exatamente o peso que este nome significa no Brasil? Você conhece a Almanaque Disney? Eu já vi leitor aqui do blog, da área de games e mangás, que nunca havia assistido Ducktales, que nem sabia direito do que se tratava este clássico. Com isso fica difícil imaginar uma Almanaque Disney que receba o verdadeiro tratamente que a publicação mereça. Sem mencionar o problema da numeração (ver pergunta 2).

Enfim, o nome, qualquer que seja, está ótimo desde que a revista seja criada. Não me importo com tal detalhe.

Quanto ao formato, além de ter um número grande de páginas, o ideal fosse que tivesse a mesma linha da Disney BIG. Histórias com artistas de peso, qualidade e conhecidos por aqui. Que fosse do mesmo tamanho em largura e comprimento (diferente da clássicos que é em formato livro). Em formatinho mesmo, com o papel que é usado em todas as revistas mensais. Isso deixaria o custo de fabricação mais pé no chão. Até em formato Pocket como a revista da Minnie poderia ser. Descarto a qualidade de papel e formato americano de Pura Risada com Mickey, pois encareceria demais a revista.

Seria interessante também que a revista incorporasse espiritualmente uma das propostas de Mestres Disney e mantivesse a variedade de qualidade de Disney BIG. Com 240 páginas, ela poderia trazer chamada na capa priorizando um grande nome dos estúdios Disney. Por exemplo, uma edição poderia vir com “X” histórias inéditas de Marco Rota ou Giorgio Cavazzano, mesclando ainda com outros artistas. Poderia ter páginas extras, apresentando curiosidades sobre os artitas das histórias ou das histórias em si. O mesmo vale para edições de personagens. Se tiver o Superpato na capa, ter dentro da edição um número maior do que duas, histórias com o personagem. Isso é comum na Disney BIG italiana, que faz uma chamada de capa que prioriza o personagem em destaque dentro do volume. Esse capricho editorial com certeza é um dos segredos do sucesso de uma revista assim.

Mas tudo isso é uma opinião pessoal de como imagino uma revista assim. Você tem uma visão diferente? Ou um nome bacana para sugerir? Deixe nos comentários, que com certeza eu mostro para a Abril quando for levar todo o projeto para eles.

12) Não acha meio prematuro querer ela mensal?

Reposta: Não necessáriamente. Conforme disse nas respostas 4 e 10, a pesquisa é uma intenção geral dos leitores. Até onde eles estão dispostos a aceitar uma publicação assim. Não posso partir do pressuposto dela ter uma periodicidade inferior. Até porque como expliquei na resposta 10, a intenção é que esta revista saia apenas em 2011, passando essa turbulencia de titulos em final de ano e de Clássicos da Literatura Disney.

Em 2011 estaremos mais folgados de publicações, a menos que a Abril tenha em mente mais novas revistas ou coleção de luxo. Sei que tem a tal “Disney Essencial” que o Paulo Maffia disse numa entrevista recente, mas ela ainda deve demorar a ganhar forma acredito.

Mas é claro que a Editora Abril poderia começar da mesma forma que a BIG atual, com lançamento trimestral. E reduzir esse prazo no momento que achar que a publicação aguentar uma janela de lançamento mais curta. O importante é que a revista seja criada! Mensal, bimestral ou trimestral, neste momento não importa muito.

13) Por que ao invés de se criar uma nova revista, não ampliar as mensais que já existem?

Resposta: A Editora Abril não vai mexer em time que está ganhando. Qualquer alteração no formato destas revistas para englobar mais histórias significa mexer no formato e consequentemente no preço das revistas. E isso não acontecerá agora. As revistas estão retornando a ter boas vendas, angariando novos leitores, mexer nisso é arriscado e pode afastar leitores que não podem pagar muito por uma revista em quadrinhos.

A solução não é mudar o que existe, mas criar algo alternativo, para leitores que podem e querem mais conteudo, sem prejudicar quem já está satisfeito com as mensais. Aparentemente só se mexe no formato de revistas em duas situações, quando ela está vendendo muito além de qualquer expectativa e pode se dar o luxo de melhorar o formato ou quando ela está fracassando nas vendas e se não reformar, acaba sendo extinta. E as mensais atualmente não passam por nenhuma destas situações.

Mexer no equilibrio de mercado delas é arriscado demais.

14) Muito se fala destas histórias internacionais, mas eu quero mesmo é o retorno da produção nacional e o resgate de histórias nacionais antigas. Como faz?

Resposta: Este é um problema bem mais complexo. Eu também adoraria o retorno da produção nacional, mas para isso, é preciso muito mais do que simplesmente decidir colocar um novo gibi nas bancas.

Trata de recontratar grandes nomes da casa, o que gera um alto custo de verbas trabalhistas, e as revistas precisam bancar isso. Não precisa necessariamente montar um novo estúdio, muitos artistas de quadrinhos hoje em dia trabalham em suas próprias casas, mas isso não significa que não acha custos e contratempos. É preciso analisar quem da antiga produção ainda está disposto a voltar, quando tempo uma história leva hoje para ser produzida, se os estúdios Disney internacionais se interessam em comprar este material para poder bancar seu custo etc. Não é algo fácil que pode ser decidir em um curto período de tempo. Levaria meses senão mais para conseguir reestruturar a antiga produção nacional.

Quanto ao resgate de histórias nacionais clássicas. Isso já é feito em revistas do Zé Carioca e na Disney BIG. Não faltam espaço para republicações de histórias nacionais e por isso não é esta a questão de pesquisa aqui.

Alias se o estúdio retornasse, eu seria a favor de uma “Almanacão Disney Brasil”, só com histórias criadas por aqui. mas por enquanto isso é um sonho muito distante de acontecer.

Não levam esta enquete como um favorecimento da produção internacional em face da nacional. Não é esta a intenção. Pois se houvesse material inédito no Brasil, eu seria o primeiro a dizer que deveria sair numa revista como a que está sendo pedida aqui na matéria. O fato é que hoje só há material inédito lá fora, então é óbvio que só este recheie nossas revistas de inéditas.

15) Quais são os e-mails da Editora Abril? Eu mesmo gostaria de entrar em contato lá para sugerir melhorias e histórias, além de criticar do que não gosto atualmente da linha Disney, isso é possível?

Resposta: Por enquanto vou deixar apenas o e-mail da Luciana Gomes do Serviço ao Atendimento ao Leitor da Abril, futuramente pedirei autorização ao Paulo Maffia para deixar o e-mail dele aqui também. O e-mail é disney.abril@atleitor.com.br

É o mesmo endereço que vem nas revistinhas. Qualquer um pode entrar em contato para sugerir, criticar ou elogiar o trabalho da editora. Ao contrário de alguns SAC de empresas que você manda e-mail e nunca mais obtem uma resposta, o da Abril é muito bacana. O Atendimento está sempre no twitter informando lançamentos, mostrando prévias e até no Facebbok. Então ele realmente existe e funciona.

16) Quando o resultado da enquete será enviada a Abril?

Resposta: Hoje, 24/11, a enquete conseguiu chegar a 50 votos. Ainda precisamos de muito mais, entretanto já fico feliz por tal quantidade e pelo que a enquente já vem apontando. Acredito que nas próximas semanas já devo entrar em contato com a Abril. E assim que tiver qualquer reposta, estarei atualizando esta matéria.

Quem sabe mais algum blog de quadrinhos não adere a nossa enquete e mais leitores Disney votem, aumentando o volume de opiniões e integridade do resultado. No momento agradeço ao Clarim Diário, Edição Extra e Blog do Xandro que apoiaram a idéia.

17) Tenho uma pergunta que não foi respondida pelas outras acima, e agora?

Resposta: Deixe sua pergunta nos comentários do blog. Se for possível, eu responderei.

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86 Comentários

  1. Achei muito interessante o FAQ, a ideia em geral e acho que pudesse ocorrer sim um novo estúdio disney no Brasil, é claro que não quero ficar sem ler as hq’s italianas e dinamarquesas, mas acredito que pelo que o Arthur Faria Jr. me falou algum tempo atras ele e alguns outros artistas brasileiros ficariam felizes em voltar a produzir disney então creio que eles não cobrariam caro para voltar e é como você disse não haverá custos com estúdio pois pode-se trabalhar em casa, se você quiser posso falar com o Arthur e discutir esta idéia

    1. Olá de novo ro455, bem eu já disse o que acho, mas reforço, acho que existe sim meios pra produção nacional, mas ainda acho que primeiro os quadrinhos Disney precisam e mais divulgação, seja dos leitores e da Abril. As coisas só começaram a esquentar agora em 2010, ainda é cedo para pensar em retornar com algo assim.

      A principio acho que a revista que mais carece de historias nacionais é a Zé Carioca, eu que sou colecionador da velha guarda não aguento mais as mesmas historias sempre e sempre, é muito ruim. Eu pessoalmente já considero o papagaio morto a décadas. Triste mas é verdade.

      Acho que numa primeira fase, a abril podia retornar com a produção de algumas historias do zé, nem que fosse uma por edição. O maior problema é que o zé nunca foi um produto de facil exportação para o mercado lá fora. ele é brasileiro demais e o humor dele é realmente pra gente. Lá fora parece que o nosso peninha, o morcego vermelho, as histórias do donald, e até mesmo o clube dos herois parece ser mais fácil de se vender lá fora do que o proprio zé. Mas nada é impossivel. Tb apoio o retorno da produção nacional, mas não nesse momento, acho que os quadrinhos disney precisam de maior solidez antes que algo assim possa ocorrer.

      1. Também acho que primeiro deve se consolidar um novo título aqui, mas seria melhor ainda se caso este estúdio for criado, os autores investissem em personagens que estão voltando a ativa como por exemplo Tico e Teco, também devemos aproveitar que as hq’s do morcego vermelho estão ganhando público lá fora, é claro que seria inevitável ressucitar as hq’s do Zé, então acho que seria ótimo se vocês fizessem um PodCast sobre este assunto, alias faz tempo que não vejo podcasts novos por aqui, lembro que no podcast de quadrinhos só você que comprava diney, então acho que seria a oportunidade perfeita para chamar pessoas que conhecem mesmo do assunto que discutir novos idéias para o Universo Disney no Brasil.

        1. o retorno dos podcasts do blog estão rolando nos bastidores a meses. Só que anda meio que com falta de tempo pro projeto. A ideia é voltar com ele sim, mas ainda não dá pra afirmar quando. 🙁

          1. espero que voltem logo e que tenham temas que chamem a atenção e que informe que mnão sabe muito do assunto discutido

  2. Thiago, quanto custa uma revista do Topolino?

    Achoq ue o foco principal do Brasil é a criançada… O pai chega na banca tira uma nota de 2 ou de 5 e já faz o guri feliz, sabe?
    Por isso eu acho que não pensam em aumntar o número de páginas e, consequentemente, cobrar um pouco mais…

    Aliás, isso pode mudar, já que várias obras (em edições melhores desde CArl Barks) estão tendo alvo o público jovem/adulto em geral.

    Mas, não é opinião minha. É o que acho que a editora pensa sobre os gibis pequeninhos que publica.

    1. O que o preço da Topolino tem a ver com o seu argumento pedro? Bem eu não sei o que é caro ou não em Euro, mas lá na Italia a revista custa 2,30 Euros. Isso é muito lá? Não faço idéia. Mas acho que não, parece ser até barato demais pra ser verdade. XD – O quanto deve vender pra bancar um estúdio de produção como o deles com uma revista nesse preço? deve haver outros fatores acredito.

      Quanto ao que vc fala sobre o pai comprando para o filho uma revista, favor ler a pergunta de numero 4 no FAQ. Lá eu falo da divisão de publicos. Hoje em dia não tem apenas um tipo de consumidor, mas é um publico segregado… tem para todos os tipos de gostos e preços. No seu exemplo, o Pai vai comprar uma edição de ferias, uma das que custam 2,95 ou a pura risada com o Mickey, mas existem muitos “papais” que comprariam para si mesmo outras revistas mais robustas como Disney BIG.

      É por isso que acredito que uma nova publicação como a que propus pode dar certo. Afinal o pai desse seu exemplo, não compra pro filho 10 reais por semana de classicos da literatura disney, ou será que compra?

      Concordo com vc que as revistas atuais que já existem não podem aumentar de páginas, por isso, veja a pergunta 13. 😉

      1. Thiago,Você interpretou totalmente errado tudo o que falei, talvez por ter ficado na defensiva logo em primeria instância! XD01 – Perguntei o preço da revista porque essa informação não foi dita no post e eu estava curioso!02 – Não preciso ler a sua opinião no FAQ para saber sobre público e demanda de mercado em geral. Não que não considere sua opinião, claro! XD Mas, é que também sou capaz de entender e, na verdade, falei tudo o que continha lá em poucas linhas:Existe a demanda infantil que o papai compra e que a criança pede – perfeito.Existe nós, adultos e jovens que adoram e até pagam mais – perfeito também.Eu falei que a editora já está enxegrando isso aos poucos, mas, que sua linha PRINCIPAL mesmo, periódica, ainda é para crianças.Contudo, existe a linha “especial”, com ascensão desde Dinastia Pato e Carl Barks…Acho que você veio com a intenção de discodar tão grande que nem leu direito que, na verdade, eu falei o mesmo que você, com outras palavras e somente tirei uma dúvida quanto ao preço, oras! XD

        Pra mim, quanto mais melhor, sabe?
        Eu concordo com coisas inéditas, coias que são fornecedias ao resto do mundo e que nós sempre ficamos à parte…

        1. Sorry pedro, vc abriu o comentario com uma pergunta e nem disse que era de curiosidade, aí foi argumentando o assunto do preço…pensei que uma coisa justificava a outra. Eu não fiquei na defensiva, estava te respondendo o que achei que era uma duvida sua. Vc que não foi claro. XD Mas agora entendi… tudo certo.

          1. Só resolvendo a questão do preço, quando fui a Itália paguei na faixa dos 5 reais em cada edição de Topolino, o que não é caro, principalmente para os europeus

          2. Pois é, as revistas lá devem vender muito ou o estudio deve lucrar muito com exportação das historias para consegir sustentar revistas com esse preço e com tantos artistas de renome ganhando para tal. O_o

            ou ambas os fatores claro. XD

          3. Só que se você for ver as revistas lá aumentam 0,10 centavos de euro por ano, enquanto aqui aumentam bem menos, mas é claro que isso também é resultado de um maior investimento em hq’s grandes e de maior qualidade

    2. Exatamente este ponto q o Pedro falou é oq penso acontece. Creio eu, q a grande maioria dos consumidores de quadrinhos Disney são os leitores de ocasião, pai q compra para o filho, criança q vai para escola, jovem para ler no ônibus…por exemplo, eu me encaixo nesse perfil, pra mim, tudo q está na banca é inédito, sempre dou preferência para a Disney Big por ter mais páginas e poder ficar lendo por algum tempo, só daí q parto pra outra revista. Só quem é colecionador, ou leitor de muito tempo buscam histórias inéditas, oq no caso acho q seja a minoria.

      1. Só não pode esquecer que mesmo quem le ocasionalmente, um dia vai topar com historias repetidas se ouver maior demanda delas do que de ineditas. Pra hoje tudo é inedito, mas e o amanhã? 🙂

        mas eu concordo tambem que existe muito mais leitor ocasional atualmente do que colecionador, mas não acho que de apenas para trabalhar com este cenário. o legal é se ambos os grupos aumentassem e com isso melhorassem o mercado. isso melhor a qualidade dos gibis, preços, material.. tudo em geral. Por isso é importante tambem a propaganda boca a boca dos fãs 🙂

  3. Sou leitor casual de quadrinhos Disney, como o amigo, Bobuque, também dou preferência a Disney Big por ter vantagem de páginas em relação as outras.

    Tudo que leio costuma ser inédito para mim, acredito que a Abril logo deva mudar de postura pois quem anda comprando as revistas nesse novo boom via precisar de histórias novas cedo ou tarde, se alguém se torna colecionador ou fã de algo não para de comprar repentinamente, se tornam compradores fiéis, vide leitores de One Piece que sofriam na mão da Conrad.

    1. nesse cenário atual, com gibis para todos os gostos e tipos é um cenario ideal para angariar mais do grupo colecionador, ainda mais se vc começa uma revista do numero 1, como BIG… muitos já colecionam ela porque aconteceu exatamente isso..

      mas é um dos grandes desafios de qualquer editora, descobrir como fazer com que os fãs ocasionais virem fiéis.. o filão dos mangás consegue por exemplo, se alguem pega uma revista desde o numero 1… mas como fazer isso com uma pato donald que mesmo não sendo hsitorias sequenciais… encontra-se com dois mil e cacetada edições? novas revistas são uma boa… pois ai vc tem o consumidor fiel que começa a coleção e ele ocasionalmente compra estes de numeração alta tambem… mas tudo começa com uma revista da linha 🙂

      1. Concordo com você em muitos pontos Thiago, porém creio que começar do número 1 perderia um certo público e causaria até uma briga entre colecionadores com a Abril, é claro que se a numeração for ”resetada” trará novos colecionadores, principalmente os mais jovens, mas eu por exemplo só tem 16 anos e tenho várias edição antigos como por exemplo almanaque disney 1, 3, 5 etc. então pra mim seria preferível que caso esta revista fosse criada ela tivesse outro nome pois caso almanaque disney volte eu com certeza ficaria decipcionado com uma nova número, pior ainda se fosse aventuras disney, cujo título tenho todas as edições, você não acha que a Abril deveria pensar isso na hora de escolher um título? E sobre conversar com a On-Line, você tem os e-mails de lá? Pode disponibilizar eles? Obrigado desde já, ro455

        1. Por isso eu acho que deveria ser algo novo ro455 e não uma revista dos velhos tempos. Acho que primeiro tem que se criar novas revistas colecionaveis para esta geração e aí sim depois pensar em trazer de volta as antigas com suas numerações, pois assim ninguem reclamaria e quem já coleciona as novas, acaba ficando incentivado por dar uma olhada nas clássicas, entende? porém esse cenário inverso, com as classicas vindo primeiro, acaba afastando o publico novo e não criando mais… pelo menos é o que acho.

          Quanto a On-LIne, eu não tenho, mas vou pesquisar e depois trago aqui pra vc se achar. 😉

          1. Também vou dar uma procurada pra ver se consigo contato com a on-line que vem investindo fortemente na Disney e está trazendo revistas surpreendentes e superando a Abril e conseguindo um público infantil, pois a criança vê o filme da Princesa e do Sapo, ai no outro dia tem a Hq na banca e a criança atormenta a mãe até ela comprar, além de ter uma tiragem pequena e assim vender tudo, não sei se seria o caso pra agora mais seria muito legal um título só com ”Os Mágicos de Mickey” ou só com ”Donald Duplo” seguindo o exemplo dos EUA e Espanha onde lançar um título para uma série só fez sucesso

          2. Sobre Mágicos do Mickey e Donald Duplo eu meio que duvido muito que a Abril libere esse conteudo para a On-Line, mas tem outras coisas que com certeza seria interessante, como aquelas histórias secundárias que saia na Almanaque Disney.

          3. Vou enviar um e-mail também, liguei lá alguns dias atras e eles falaram que eu devia enviar um e-mail, só que a moça nem sabia me informar o e-mail da redação, mancada deles isso

      1. Seria muito bom se o Brasil fizesse isso que os EUA está fazendo com as mensais, por exemplo, eles escolhem um tema, por exemplo Artes Marciais que é o atual e coloca só histórias do tema durante pelo menos 2 edições

  4. E a enquete chegou a 100 votos! Que show! Admito que achei que não iamos conseguir atingir essa meta… blog pequeno, comunidade leitor de HQs Disney menor ainda, falar de dinheiro tb é complicado… huahuaa que ótimo. Pena que não surgiram mais blogs ou sites que apoiem a iniciativa e ajudem na divulgação.

    Força pessoal!

    1. Blog pequeno? imagine se fosse grande… Em relação aos blogs que aderiram à proposta: irei criar um novo blog que também atuará nesta área, se você puder esperar mais um pouco antes de enviar os resultados da enquete ao Paulo, eu escreverei um artigo sobre este polêmico assunto e citarei a sua inciativa nele (com um link para esta enquete).

          1. Tenho que atualizar pois comprei algumas italianas, oq dá aproximadamente 17.270, a maioria nacionais, mas tenho um grande acervo de edições dinamarquesas, holandesas e italianas

    1. Acrescentei a minha e a sua sugestão na lista ro455, alias aquela história do MIckey e o rio do tempo parece ser uma homenagem ao primeiro desenho do mickey não? no inducks cita o steamboat willie, que é aquele barquinho do desenho que deu origem ao rato… não sei porque a sinopse não diz que é uma homenagem, mas pelo google tratudor, a sinopse da finlandia comenta sobre o fato da trama ser sobre o resgate do barquinho no fundo do rio, com o mickey eo bafo… só pode ser uma homenagem…!

      1. É uma homenagem sim, já li esta história em italiano, Mickey e Bafo-de-Onça vão em busca do velho barco do camundongo, com o intuito de traze-lo de volta a superfície, antes da história começar, a edição italiana traz um artigo que fala sobre a origem do Mickey e fala que a hq comemora os 70 anos do barquinho

  5. Uma curiosidade interessante, não sei se todos aqui acompanham o Planeta Gibi, eu curto e acompanho (fica a dica), neste link eles demonstram um das futuras capas do Donald: http://www.planetagibi.net/2010/11/natal-de-ouro-disney-1-nov10.html

    Esta história, a origem da Oona foi uma sugestão minha, eu fiz ela aqui no blog no começo do ano, quando a revista do pato trouxe uma historia dela e comentei que aqui no Brasil a editora abril publica as historias da patinhas há mais de uma década, porém nunca havia publicado a história de origem da mesma que é esta aqui de 1995: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+93505

    Fiz a critica e a sugestão e depois enviei ela para o Paulo Maffia. Mas nunca considerei que ele fosse trazer a hsitoria junto com uma chamada de capa, que fabuloso! Fiquei muito animado e contente de ver minha sugestão sendo aceita e ter ganhado esse destaque numa das proximas edições do PD. Show de bola mesmo!

    1. Isso é bom, mostra que existe comunicação entre leitores e redação e mais que isto, mostra que os leitores que fazem o gibi.

      P.S.: Em vez de ro455, pode me chamar de Rogelho

  6. O Maffia diz que não se pode viver de republicações, e por isso não se pde deixar passar o que é novo, mas tem muitas histórias que são inéditas aqui e tem seus 10, 15 anos: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+96241, http://coa.inducks.org/story.php?c=D+92567, http://coa.inducks.org/story.php?c=D+95161. Mas eles chegam ao cúmulo de deixar passar em branco histórias de mais de 50 anos: http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL++140-BP, http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL++144-AP, será que não está na hora da Abril acordar?

  7. Olha só que legal a proxima Topolino. Capa com Pato Donald, Donald Duplo e Superpato e a edição vem só com histórias do personagem… muito legal isso!

    http://www.disney.it/publishing/topolinomagazine/#/edicola/oggi/2871.jsp

    alguem sabe onde consigo capas da topolino em maior resolução? algum forum estrangeiro ou website?

    E sem mencionar que a edição trará um calendário 2011! Pow, esse é um tipo de brinde que com certeza a Abril poderia replicar no Brasil. Não tem o mesmo custo do que uma action figure, como existe por lá… é papel e impressão de artes bacanas… e ainda ajuda a promover os quadrinhos disney na casa dos leitores, já que é um item que enfeita a casa durante um ano inteiro… seria algo fenomenal se houvesse a possibilidade de se ter um calendario HQs disney 2011, não acham? mandei essa sugestão para a abril. vejam a screens do calendário aqui:

    http://www.disney.it/publishing/topolinomagazine/#/news/speciali/2870-calendariotriplopapero.jsp

    1. não estou lembrado agora especificamente um site/blog/forúm, mas se você especificar a edição, caso eu tenha eu escaneio a capa e se você quiser, até a edição completa

      1. Rogelho, na verdade eu queria algumas capas da topolino, para que a gente pudesse montar um banner lá no topo do blog com elas, assim como temos de tantas outros temas. XD

        Vou dar uma olha no inducks e se eu escolher algumas certas pra isso, aí então eu peço pra vc, combinado? 🙂 e mais uma vez agradeço!

    1. tenho a edição holandesa que veio com esta história, podiam publicar como foi feito lá, com capa relacionada a história, fica bem interessante e sugestivo

        1. A Maioria eu comprei quando viajei pra lá, as mais atuais venho comprando de holandeses que são indexadores do inducks, eles compram as edições pra mim e em troca dou algumas edições raras que tenho, por exemplo eu comprei a algum tempo atrás 40 edições da decada de 90 pelo almanaque disney 7 e sim, com certeza holandes é mais difícil

  8. Vou comentar por aqui já que este o post geral sobre HQs Disney. 🙂

    Em Dezembro um ciclo fecha na revista do Tio Patinhas, com a publicação da última pagina inédita no Brasil do material de Don Keno Rosa.

    Mandei e-mail para a Abril alguns minutos atrás para que com a conclusão desse ciclo, um novo seja aberto. Acho que já está mais do que an hora de dar um pouco mais de atenção a outro Mestre Disney que tem muita semelhança na qualidade do material, como Rosa possui: Marco Rota!

    A Abril podia passar a publicar ao menos uma vez por mes, revezando na Tio Patinhas e na Pato Donald, o material inédito do Rota no Brasil, pois tem muitas histórias antigas e novas que nunca sairam por aqui.

    E tambem existe muito material esquecido no tempo, historias que sairam por aqui uma unica vez a decadas atrás, como por exemplo, Os Lengendários Vikings (http://coa.inducks.org/story.php?c=D++9434) que particularmente acho espetacular. Esse material poderia vir a ser resgatado na Disney BIG, mantendo ao menos, uma historia do Rota por edição, como já vem sendo feito com o Rosa.

    Com certeza esse grande mestre disney merece isso. Este ano sairam sim algumas historias dele ineditas, mas na minha opinião, precisa sair mais… uma por mes, colocar em dia o acervo dele no brasil, resgatar pérolas clássicas que nunca foram republicadas… dar ao Rota o mesmo tratamento que o Rosa teve por aqui.

    O estilo do Rota é único, original, criativo e divertido. Acho que entre todos os artistas atuais, ele é o que mais se destaque em ser algo único, que ninguem mais consegue imitar. O traço mais maduro, com linhas finas e muitos detalhes é sensacional. Ele segue a escola de Carl Barks, mas assim como Rosa, vai além do que Barks criou e cria uma evolução do estilo.

    Rota merece.

    Uma clássica que até hoje é inédita no Brasil:
    http://coa.inducks.org/story.php?c=I+AT++245-A
    Paperino pendolare – 36 págs – 1977

    E uma mais recente que ainda é inédita:
    http://coa.inducks.org/story.php?c=D+99065
    The Noble Little Crack – 15 págs – 2000

    Outra inédita:
    http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2002-082
    Burning Hearts – 12 págs – 2003

    E mais duas pra terminar:
    http://coa.inducks.org/story.php?c=D+99013
    http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2003-043

    1. Tenha várias histórias dele que são inéditas no Brasil, estou pensando em escanear, traduzir e diagramar em português, o que você acha? O Problema é que não posso fazer isso sozinho, eu traduzo, mas preciso de alguem pra colocar as letras

        1. Eu gostaria de disponibilizar no máximo de lugares possíveis pois eu quero fazer isso por todos os leitores Disney, se o Thiago quiser ele pode postar aqui, e se algum outro blog de quadrinhos quiser eu deixo postar, desde que dê os devidos créditos, vou poder começar a fazer isso agora pro final de dezembro, interessados me procurem

      1. Eu sou meio contra ficar escaneando muito material e soltando na net. Sei que eu escaneio tb alguns quadrinhos disney, mas em geral atrelo isso numa matéria relacionada e faço isso bem raramente e com histórias já publicadas por aqui e que sei que a Abril não republicar tão facil assim… eu meio que tomo cuidado com isso.

        Acho que uma ou outra clássica vale a pena sim, mas sou contra quantidade. XD

        Os Lendários Vikings mesmo eu pensei em escanear pra mostrar, mas como mandei um pedido de republicação dela para a Abril vou aguardar uma resposta… então quem sabe em 2011 se não sair ou ninguem de lá me falar alguma coisa. Como ela não consta nos arquivos digitais, são mais dificeis de serem republicadas.

        Também estou pensando em produzir uma matéria aqui no portallos sobre o Marco Rota, vai demorar um pouco, mas quero fazer sim. colocando quadros de exemplos e quem sabe uma história que tenha saido aqui no brasil nos anos 80 ou 90… que seja mais rara… para solidificar a matéria.

        O problema com scans a meu ver é saber dosar, a galera da marvel e dc exagera por exemplo, muita gente lê na net e não prestigia na banca, aí complica pra editora.. eu não sou contra ler na internet, mas acho que o leitor tem que entender que deve apoiar o material impresso e quem escaneia tem que levar em consideração que as vezes, as vezes ficam dependentes do trabalho dele, deixando de comprar porque tem de graça na internet… então é meio complicado. XD

        Aqui no Portallos, o que escaneio (foram 5 historias até o momento num prazo de mais de um ano), serve mais de aperitivo… só pra galera passar vontade e ir buscar mais HQs nas bancas. XD

        Eu já prefiro pressionar a abril, mandar e-mail, pedir para mandarem comigo… a abril já mostrou que aceita sugestões, então acho que vale primeiro conversar com a editora. 🙂 mas esta é minha opinião. cada um tem a sua.

        1. Então, é como eu disse eu vou escaneá-las agora em dezembro, janeiro e se formos fazer isso é la pra abril, maio, isso depende do que sair no BR

          1. Apenas lembrando que a Abril trabalha com um cronograma bem adiantado, mes passado o Maffia disse qual seria a historia que estaria na mickey de março de 2011l pra se ter um exemplo, então se a sugestão do rota for aceita por lá e mais historias surgirem, não duvido nada que seja algo para maio e junho mesmo… a minha sugestão da oona do começo deste ano só conseguiu entrar na donald agora em janeiro proximo.. e olha que é uma historia de 12 pags… pra se ver como é o cronograma adiantado da abril. XD

      2. Agora se for scans da historias As Novas Aventuras do Superpato (dos anos 90), que a Abril já disse um milhão de vezes que não irá publicar por aqui, eu topo.. posso cuidar da edição das imagens e tal… e nem precisar escanear, pois tenho todas em italiano.. só falta mesmo a tradução pro portugues. já que não manjo de italiano, fica impossível pra mim.

        Este material não virá mais pro Brasil de jeito nenhum… eu toparia ajudar numa possivel tradução. 😛

  9. Pra quem quer saber quais edições eu tenho, se eu tenho duas iguais pra trocar, quais eu tenho escaneadas e talz, é só entrar no pódio do inducks no dia 15 de dezembro e clicar no meu nick que a minha coleção vai estar liberada, se não quiser esperar, é so me mandar um e-mail dizendo o nome da coleção que eu digo as minhas edições, já as estatísticas da minha coleção estão liberadas aqui: http://coa.inducks.org/collection.php?xuser=ro455&statistics=1

    Outra História inédita no Brasil: http://coa.inducks.org/story.php?c=I+MG++456-A

  10. Fiz a assinatura da Paperinik Cult da Itália.

    http://coa.inducks.org/publication.php?c=it%2FPKC&pg=img&num=1

    Agora é ver se aceitam meu cartão e se chega bonitinho por aqui sem nenhum problema. Se vier, no proximo mês começo a assinar a Topolino (que é uma facada… putz… Euro é uma moeda cara demais).

    No fim, a Paperinik ficou 12 edições de mais ou menos R$ 11. Nada mal, a revista tem 200 páginas… e vai ser superpato até enjoar em 2011! XD

      1. Legal! Me diz uma coisa, a revista demora muito pra chegar no Brasil em relação ao lançamento italiano? tipo chega pra cá com um m~es de atraso ou algo assim?

        Vc assina a topolino?

        1. eu só assino a paperinik, no começo demorou um pouco, mas com o tempo os atrasos foram diminuindo e atualmente tem vezes que recebo a edição 5 dias depois do lançamento

        2. Thiago, qto tempo eles levaram pra te confirmar a compra? Eu tentei assinar I grandi classici na sexta eles me mandaram um e-mail avisando q mandariam o código assim q fosse aprovada. Até hoje n mandaram, e vi no domingo que tinha ultrapassado o limite do cartão. Desde segunda tá livre o limite mas eles n me mandaram nenhum e-mail nem o débito aparecena fatura do cartão. Acredito então q eles n debitaram. Por isso, gostaria de saber qto tempo demorou seu débito. Abraço

          1. Demorou pra caramba Sergio, quase duas semanas inteiras. Eu não fiquei muito estressado porque liguei no cartão e confirmei o debito, então não teve o risco dele não ser aceito… mas fiquei desconfiado se alguem ia responder mesmo.

            E a minha assinatura só começou mesmo este mes de janeiro… achei que ia dar tempo de incluirem dezembro, mas pela demora que foi, começou apenas em dezembro. A revista saiu na Italia agora no dia 05, mas ainda não recebi ela aqui… como trata-se de um envio internacional, ainda não estressei tb…mas se não chegar até o fim do mês, vou ter que tentar entrar em contato lá novamente.

            se você precisar fazer um contato lá, use este e-mail: servizioabbonamenti@mondadori.it

            parece que ele é melhor do que o de contato quando se assina. e quando vc receber a “I grandi classici” se puder mandar umas fotinhos pra mim, eu agradeço, pois tenho muita curiosidade de ver como é para poder assinar. A Paperinik Cult assim que chegar aqui pra mim será fotografada e postada aqui no blog 🙂

          2. Ok cara, 2 semanas pra receber o código, correto? Ainda n foi debitado no cartão, se não for até o fim do mês vejo o que foi então. Não mandarei “fotinhos”, mandarei FOTOS, ok, rsrs. Abraços

  11. E-mail com a enquete e a matéria enviado a Editora Abril. Agora começa a parte complicada. Pedi por um retorno por parte dela assim que possível. o/

    Seria legal se outras pessoas além de mim pudessem mandar e-mail para lá, passando o link da enquente e tambem reafirmando o desejo de ter uma nova revista de inéditas. 🙂

    disney.abril@atleitor.com.br

  12. Galera, só hoje descobri o blog de voces.PARABENS! Um blog sobre quadrinhos Disney de alta qualidade.
    Gostei muito do exposto acima. Eu pessoalmente gostaria da volta dos saudosos Almanaque Disney (tinha uma bela coleção até minha mãe jogar fora) e Disney Especial Edição. Atualmente o unico quadrinho que leio é o Big e grande parte das historias ja conhecia. Um novo gibi com ineditas seria maravilhoso, com umas 400 a 500 paginas. Alguns especias como “o misterio dos signos” (se não me engano era esse nome) seriam muito bem-vindos e creio que teriam uma venda significativa. É de se entender da Abril não colocar novas revistas no mercado, depois de uma grande crise na area dos quadrinhos, mas nós fãs do Tio Patinhas e do nosso heroi Donald sempre estamos avidos por historias ineditas.
    Ja pensou uma edição só com G. Cavazzano ou M.Gervasio.

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