HQs Disney: Já colocou sua coleção no Inducks? [Dica] Qual a vantagem?

Hoje mais cedo comentei no post do Morcego Verde que estava remexendo a minha coleção de revistas Disney. A razão para tal também me motivou para a criação desta matéria. Se você é leitor aqui do blog e também dos quadrinhos da Disney deve conhecer ou já ter ouvido falar do site INDUCKS.

O Inducks é um site simples na verdade, mas de extrema utilidade a todo fã dos habitantes de Patópolis. Ele é o maior buscador mundial de dados relacinados as revistas, histórias e criadores Disney do universo dos quadrinhos. Ele tem de tudo, ou pelo menos quase tudo. Todo o acervo brasileiro de 60 anos da Editora Abril está lá, ou, novamente, quase todo. É com base nos dados do Inducks que faço as matérias dos quadrinhos Disney aqui no Portallos. É de lá que pego o conteúdo das edições, os roteiristas e desenhistas que trabalharam na produção das histórias, quantas páginas tem as mesmas e até mesmo o ano em que ela foi publicada pela primeira vez, assim como as republicações entre outros dados técnicos. Quem nunca testou o Inducks, deveria testar buscar uma HQ que tenha aí na sua casa para ver os dados de cada história dessa sua revista.

Quer saber quais histórias da Disney BIG você já tem em outras revistas guardadas no armário? Quer saber quantas histórias inéditas do Marco Rota ainda existem para sair no Brasil? Ou quais do Don Rosa você ainda não tem na coleção? Ou quem sabe o conteúdo daquela edição que você perdeu? O Inducks permite isso e uma porrada de outras coisas bacanas que ajudam mesmo a entender melhor o universo dos quadrinhos Disney e até mesmo a história deles no Brasil ao longo das décadas.

Uma parte da minha coleção. Não deu para colocar tudo numa única foto. XD

E esta semana eu testei a ferramenta de coleção virtual do Inducks. Tirei todas as minhas revistas do armário, relacionei tudo num caderno e depois joguei todas as informações no site. O resultado me impressionou, assim como a utilidade que a mesma proporciona a qualquer colecionador. Quer entender mais? Após o continue:

Tela de cadastro da coleção. Prático e simples. Basta escolher o país, o título da revista e marcar as edições que possui e pronto! Agora é só seguir para a próxima revista e fazer o mesmo.

Gostei bastante de cadastrar minha coleção no site. O Inducks possui um ranking, chamado de pódio, onde é possível ver as maiores coleções do mundo inteiro. Clique aqui para ver. O interessante do pódio é que ele não classifica as coleções pela quantidade de gibis, mas pela quantidade de histórias diferentes cada colecionador possui. Assim histórias repetidas em revistas de republicações não são somadas no ranking. Interessante, não? Por sinal, enquanto escrevo este post, meu nick consta lá no pódio. Sou o colecionador de número 512 no momento, com 5% de todas as histórias Disney cadastradas no Inducks em minha coleção e 1.368 revistas. Nada mal na minha opinião. Meu nick lá é o mesmo que o daqui do blog, “T_thiago“, basta dar um CTRL + F na página e digitar meu nick. Existem outros brasileiros conhecidos pela internet lá, como o Paulo Gibi, Matguaranex, Fernando Ventura, Macgarenjorgehum, André Marcon e  o primeiro do ranking é o Rogelho, conhecido por rod455, que também é brasileiro e tem uma coleção realmente impressionante de 17.259 revistas (nacionais e internacionais). Recentemente o Rogelho apareceu aqui no blog, comentando no post da enquente sobre HQs inéditas, troquei alguns e-mails com ele, um cara bacana e ele também começou como colaborador no Edição Extra Blog do Matheus. Show!

Mas tenho que admitir que o que mais me impressionou e vai continuar me motivando a atualizar as minhas aquisições no Inducks é o recurso de visualização histórias que eu já tenho na coelção ao procurar histórias e revistas no sistema de busca do site. Como assim? Bem, acho que é mais fácil usando um exemplo. A Natal de Ouro lançada este mês, uma revistona com mais de 200 páginas apenas com republicações. Como é que vou saber de cabeça, entre mais de mil revistas, quais histórias eu já tenho e quais não tenho?

O Inducks tem um sistema interessante após você colocar sua coleção no sistema. Um ícone de uma pilha de livros sempre irá aparecer numa história que você já possui na coleção. Seja na tela de seleção de histórias, na da própria história ou na relação de onde ela já foi publicada. Assim fica extremamente fácil saber o que tenho e o que não tenho. A Editora Abril está com muitos gibis só de republicações e é uma baita ajuda saber o quanto de coisa “inédita” acabo pescando comprando estas revistas. Por exemplo, descobri que na Natal de Ouro, das 14 histórias que vem na edição, apenas 04 histórias são “inéditas” pra mim. Todas as outras eu já possuo em outras revistas que tenho na coleção.

Então, apareceu o ícone dos livrinhos, é história que você já tem. Três telas para ajudar onde visualizá-los:

Um pedaço da tela de histórias da Zé Carioca de dezembro. Duas histórias repetidas pra mim! Mas tem conteúdo inédito também!

Além disso, o Inducks traz a possibilidade de gerar um arquivo em PDF onde lhe permite imprimir a relação de revistas que você possui na coleção. Qual a utilidade disso? Bem, imagine eu, com mais de mil revistas, indo num sebo. As chances de comprar algo que já possuo é enorme sem uma lista atualizada e completa. O sistema do Inducks permite que essa lista seja gerada de forma rápida e prática. Upei a minha lista em pdf no 4shared para os que ficaram curiosos em saber como ele é, basta clicar aqui. Por sinal, essa lista já me foi útil ontem, quando resolvi passar num sebo aqui da cidade e comprar algumas revistas antigas. Por causa dela evitei de comprar algumas coisas repetidas que no calor do momento de estar em meio a pilhas e pilhas de revistas diferentes, não me lembrava se tinha ou não em casa. Olha só as duas pilhas “novas” para me divertir ao longo dos próximos meses:

Para concluir, além do pódio, da facilidade de ver material repetido, da lista em pdf, o Inducks também permite que você visualize páginas e mais páginas de galerias de capas das edições de sua coleção. A minha você pode ver clicando aqui. Não curte a ideia de mostrar a coleção? Não tem problema, pois também é possível deixar ela reservada só para o próprio dono da mesma.

Fica então a minha dica e recomendação. Quer curte quadrinhos Disney, deve conhecer o Inducks, usar e por que não colocar sua coleção lá. É sempre mais legal colecionar quando se tem amigos e conhecidos que fazem o mesmo. Aqui mesmo no blog aumentou nas últimas semanas os interessados nas aventuras dos habitantes de Patópolis e eu fico muito feliz com isso, pois é uma coisa que curto desde criança e mesmo hoje, adulto e casado, continuo me divertindo horrores com as histórias.

Para fechar, uma foto de algo que muita gente perdeu e até hoje tem quem peça para a Editora Abril republicar tudo novamente:

Coleção Completa: O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks!

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

  1. Que coleção a tua *-*
    Eu só tenho 600 (estimativa, já que eu tinha umas 500 3 anos atrás e desde lá não comprei muitas), mas muitas em mau estado, quase todas republicações, são de uma época que eu não apreciava as palavras só os desenhos 🙁
    Mas esse teu post foi motivador, me deu uma vontade imensa de contar as revistas novamente e colecionar, só espero que a Abril tenha algum bom plano, que agrade tanto aos colecionadores antigos como os novos.

    PS. E 17 mil?! Ele gastou no mínimo o valor de um carro em revistas :p

  2. Muito legal o post, e muito legal o site! Eu de colecionadora Disney não tenho nada, mas é divertido ficar funçando lá. o.oE como o Fingër falou, dá vontade de colecionar. XD

    Edit: aliás, Thiago, acho que tu tem feito um grande trabalho motivando mais gente a conhecer esse “outro tipo” de quadrinhos. O mercado nacional de mangás cresceu muito e todo jovem praticamente já sabe o que é isso sem termos que explicar, mas quadrinhos Disney, apesar de super antigos, realmente não têm, ou tinham, destaque aqui nos últimos anos, e posso estar bem louca, mas a impressão que tenho é de que há pouco as coisas esquentaram bastante! Mais gente comprando, mais revistas surgindo… e eu mesma passei a comprar, e até a assinar, por influência aqui do Portallos. Tua, né. Agradeço! =D

    1. Eu sempre senti falta de um espaço bacana para quadrinhos Disney no internet Dakini, a Abril vive dizendo que não pode fazer nada porque contratualmente não podem e a Disney Brasil não se toca que precisa fazer algo. Semanas atrás até cheguei a mandar um e-mail pra disney, mas nem obtive resposta, mas acho que mandei pro lugar errado, já que eles não tem um e-mail claro de algum departamento que possa ser questionado sobre isso.

      Mas de qualquer forma eu acho muito legal que os quadrinhos da Disney estejam voltando no cenário nacional, seja graças as redes sociais ou não. Nos últimos anos muito se fala de mangá, mangá, mangá por aqui. Eu também gosto deles, mas tem hora que é bom dar uma variada. Uns dois anos trás eu lia DC a rodo, mas com a reforma da Panini, não gostei de ter que pagar mais por menos páginais, então parei, aí fiquei com Disney e Mangás. Mas é sempre bom ler materiais diversos e o legal da Disney é que a leitura é mais descompromissada, o mangá vc precisa ler na sequencia, não pode perder edição, custam mais caros e exigem uma atenção maior… nos quadrinhos da Disney, a leitura é mais ocasional, não precisar seguir uma ordem exata, dá para ler historias curtinhas em curtos periodos de tempo, há uma boa variedade de histórias e situações… é uma diversão simples e barata, pois se eu compro tudo que sai num mês de disney, não chega a ser 50% do que eu gasto com mangás atualmente (11 titulos = 110 reais aproximadamente… foda XD)

      E a minha ideia é aumentar ainda mais os posts de Disney aqui no blog. No começo ninguem dava muita atenção pra eles, mas hoje em dia o pessoal interessado já apareceu, se o publico curte, eu continuo insistindo. XD

      Vida longa aos gibis Disney em 2011!

  3. Como a Dakini comentou, eu também fazia tempo que não comprava um quadrinho ou mangá, depois que comecei a ler as matérias do Portallos e principalmente as suas sobre as HQs da Disney voltei a comprar.

    E, posso dizer que meus momentos de tédio começaram a sumir por ter uma revistinha para poder ler sempre, e que bela coleção você tem, agora entendo a sua frustração com as republicações da Abril. xD

    1. Que legal que eu trouxe vc para o mundo dos quadrinhos Disney de novo, Nightwolf360! XD

      Realmente estas revistinhas simples são ótimas para matar o tédio… eu leio no banheiro, antes de dormir, na fila do supermercado, espeando a comida esquentar na cozinha… basicamente em qualquer hora que tenho uns 10 a 15 minutinhos sem nada pra fazer ou esperar alguma coisa… como são HQs de leitura rapida, são otimas pra isso. 🙂

    1. Macgaren eu quase coloquei seu nome lá na hora que comento os colecionadores brasileiros. Só não coloquei porque ontem olhando o pódio, seu nick não estava com link pra coleção na hora… mas agora que vc passou aqui, vou editar o post e colocar. XD

      show!

  4. show, achei muito maneiro o inducks e sua coleção então .. po a coleção dos clássicos do Carl Barks sensacional .. mas eu ainda não tenho muita hq pra botar na minha coleção.. pq to iniciando minha coleção ainda graças a vc, agradeço por isso hehe

  5. Muito foda sua coleção!!!
    Eu tb era um leitor apenas de mangás… até começar a ler o Portallos.
    Agora todo mês compro algumas HQ’s Disney.

  6. eu sou o 1296 no ranking ,mas acho dificil chegar a uma posição melhor já que só coleciono a revista doTIo Patinhas e o Almanaque Disney , e compro de vez em quanto outras quando tem historias do velho pão duro!

  7. Só não gostei de uma coisa no Inducks. Cadastrei as revistas que eu tenho (entre 2000 e 3000) e comecei a cadastrar as escaneadas que tenho. Tem o campo lá pra cadastrar as físicas e as digitais, porém nas estatísticas aparecem lá 7,8 mil revistas, mas gostaria que lá aparecesse estatística tanto da coleção “digital” quanto da fisica.

  8. lembra um pouco o my anime list que serve para organizar os animes e mangás, a diferença é que é mais completo, tem forum, clubes… gosto muito de ver minha lista de animes e mangás bem organizada, acho que vou criar um conta no inducks também!

    1. acabei criando mesmo ^^ se bem que eu era um leitore casual até pouco tempo e só estou começando a colecionar aos poucos por causa dos seus posts aqui, só tenho 96 revistas. minha lista: http://coa.inducks.org/browsecollec.php?user=rgkillua&sortbycode=1
      mas por algum motivo nas estatisticas o inducks diz que não tenho nenhuma história diferente! veja: http://coa.inducks.org/collection.php?xuser=rgkillua&statistics=1 será que tem que esperar atualizar?

  9. o/ nem sabia dessa ferramenta do inducks valeu pela dica ^^

    Acho que eu tenho umas mil revista (Tio Patinhas – Mickey – Pato Donald – Zé Carioca)
    Tentar fazer o levantamento de tudo amanhã =D

    Bela coleção a sua o/

  10. É realmente triste ver como os quadrinhos Disney estão sendo tratados atualmente e de como vem perdendo espaço nas bancas e em sites especializados,quando comecei a ler os quadrinhos da Disney eles já estavam decadentes pelo pouco espaço nas bancas e de republicações das histórias,as publicações atuais então nem se fala,não que isso seja culpa do crescimento dos mangás e HQs marvel e DC mas é importante lembrar o quão importante foram e ainda são os quadrinhos Disney e dar o devido tratamento a essas histórias.

    1. Quanto a banca eu não posso fazer muita coisa (a não ser mandar sugestões para a Abril), mas pelo menos aqui no portallos ando dando uma atenção bem grande para os quadrinhos Disney.

      E estou adorando ver que o publico está saindo das sombras e vindo aqui dizer que gosta dos personagens e das histórias. 🙂

      1. É isso aí, Thiago. eu costumava comprar as revistinhas na década de 90 mas comecei a colecionar para valer a pouco mais de um ano. Tudo influência sua também. Demorei, mas aqui estou pra agradecer. =)

        Abraços!

      2. Também é legal ver o pessoal voltando (ou pelo menos começando) a ler Disney..
        Muitos ainda tem uma idéia de que Quadrinhos Disney é coisa infantil..mas gosto de pensar que sites como o Portallos, ou até mesmo meu Clarim estejam ajudando nessa divulgação o/

  11. Eu vou dizer que hoje fiquei feliz com esse descaso da banca com os gibis da Disney, fui levar meus sobrinhos na lan house perto da casa deles, quando eu fucei um pouco a banca de lá, achei a Disney Big 4, Clássicos da Literatura Disney 1 e coloquei as mãos no meu Almanaque de Natal, fiquei feliz foi um dia de muita sorte, pois esses títulos atrasados não acharia por um preço justo na internet, só acima de 20 reais, e com essa grana comprei os dois, agora é correr atrás dos volumes restantes.

    Nota: Lá também tinha um exemplar de O Melhor da Disney – Carl Banks, só não comprei por falta de grana e culhões para começar uma nova coleção, já basta Disney Big e agora CLD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.