Google dá aula de web e inaugura loja de aplicativos e games!

E finalmente foi liberado o serviço de aplicativos da google, serviço este que requer o uso do Google Chrome 8, bastando acessar a página: https://chrome.google.com/webstore. E ai, vocês leitores questionam, quais são as implicações de mais essa revolução imposta pela gigante da Internet? Pois bem, continuem a ler e vamos analisar o que há disponivel em sua abertura.

Bem, há muito tempo, a Internet foi criada com o propósito de disponibilizar simples documentos, uma natureza estática, mas com o tempo, tudo foi tomando outras proporções, e assim chegamos a páginas ricas, bem mais bonitas do que alguns aplicativos para estações, ou desktops, com a ajuda do Flash e de CSS e agora ao HTML5.

Seguindo a idéia de que aplicações WEB são agora nada mais do que belos usos de Flash, e recursos de ainda recente HTML5, a Google lançou a loja de aplicativos. Muitos deles na verdade são apenas redirecionamentos para serviços na web, se tratando de algo análogo a bookmarks, ou favoritos, como por exemplo seu Google Docs, ou ainda o Google Reader.

Contudo também há alguns aplicativos instaláveis, verdadeiras extensões, como por exemplo o jogo The Fancy Pants Adventure: World 2, um jogo em flash produzido pela Eletronic Arts, totamente gratuito, se trata de um adventure muito simpático.

Falando em EA, a empresa lançou diversos jogos seus, muitos deles são na verdade apps para o já famoso facebook, que em sua grande maioria requer que você logue com uma conta da rede social mais famosa do mundo, uma pena na minha opinião, pois sua conta google, ou outra OpenID também poderia ser utilizada para assim deixar tudo bem mais livre, e não prendê-lo tanto.

De jogos há uma quantidade razoável, alguns pagos como Paciência por U$1,99, valor um tanto salgado, mas por enquanto é apenas a única opção para esse que é um dos jogos favoritos dos usuários de computadores.

Em resumo, o serviço se trata de uma revolução no sentido em que traz alguns aplicativos instaláveis para o browser, diminuindo assim o consumo de banda para algumas tarefas como jogos, e assim aquelas oito horas que você joga Xadrez não ficarão mais registradas como consumo, o que pode ser uma boa idéia para o trabalho, e aquelas horas que você quer descansar mas sem ficar registrado no firewall/proxy.

Em contrapartida, alguns dos aplicativos não passam de bookmarks para páginas e serviços já disponíveis na Internet, mas traz um lugar único para encontrá-los, ou seja tudo aquilo já estava lá, nós é que nunca vimos. Não estou afirmando que tudo isso é só mais uma besteira que nos submetem e que não terá sucesso, pelo contrário, isso apenas trouxe à tona aquilo que nós já deviamos saber há muito tempo, que a Internet possui diversos aplicativos úteis (e inúteis), e que mostra que a Internet além de ser um meio de comunicação e informação é também um grande playground.

Tudo isso é apenas uma forma de abrir caminho para o fututo ChromeOS que será totalmente baseado na WEB, uma verdadeira quebra de paradigma para a computação. O caminho futuro se mostra como as estações sendo simples maquinas burras, e todas as aplicações serão abertas unicamente na Cloud.

Tags from the story
, , , , ,
Written By
More from Pikachu

Cinema 2010: Trailer de Alice no País das Maravilhas!

Estou realmente ansioso por esse filme de Tim Burton, mas confesso que...
Read More