Pokémon Adventures | Uma nova aventura vista de um novo ângulo! (Opinião)

Olá pessoal! Olha eu aqui, marcando presença no dia do aniversário do Portallos! Antes de mais nada, parabéns para o blog, e para toda a equipe que faz dele o que ele é hoje e sempre. E também parabéns aos leitores que sempre estão aí participando e fazendo o blog crescer.

Essa matéria aqui não tem a pretensão de ser um Conversa de Mangá ao estilo do que os que o Thiagão(TMT, hehe), e a Dakini fazem semanalmente não. Até porque o Pokémon Adventures já teve sua estréia há muito tempo, em meados de 1997, escrita por Hidenori Kusaka e desenhada por Mato. Mesmo após uma troca de desenhistas, a série continua sendo lançada até hoje.

E falar ou tentar resumir todas os arcos de vez fica difícil né? Por isso vou começar explicando as impressões do mangá em geral e do primeiro volume, que você acompanha depois do continue lendo. Go, Pikachu!

P.S – Se você ainda não leu o primeiro volume, cuidado, pois o texto conterá spoilers!

O estilo da história do mangá de Pokémon Adventures, é vista de um ângulo um tanto diferente quanto o dos games e do anime. O personagem principal, Red, quer ser o melhor treinador, é verdade, mas a princípio ele não quer coletar as oito insígnias de Kanto e desafiar a Liga Pokémon. Ele segue sua jornada para conhecer os mais variados tipos de pokémon e “alimentar” a sua pokedex. Até aí, não há muita diferença. Agora, o mais interessante vem a seguir: A maioria das personagens que conhecemos tanto no anime quanto nos games, são retratadas de forma diferente aqui. Espere vilões em meio à conhecidos líderes de ginásio, e papéis maiores para estes que antes eram meramente secundários.

Isso aliado ao estilo mais realista de Pokémon Adventures, fazem o diferencial do mangá. Aqui não temos cortes sem sentidos em relação à censura. E também podemos observar demonstrações muito interessante do potencial de alguns pokémon, mesmo que  em certa batalha, tal tipo sempre vai ter vantagem.

Esse arco inicial do mangá envolve a saga de Red, Green e Blue. Aqui os personagens são nomeados com o nome dos games. Isso não me incomodou, até achei legal. E esse primeiro arco começa um pouco morno no primeiro volume e se extende até o terceiro, onde vai melhorando cada vez mais com o passar dos capítulos, até o clímax da saga.

Neste primeiro volume, somos apresentados ao protagonista, Red, e seu poliwhirl, Poli. Logo de cara, vemos um Mew e o seu futuro rival Green. Até a Equipe Rocket faz uma pontinha no primeiro capítulo. Após algumas confusões, Red decide sair de sua cidade para se tornar o melhor treinador. O mundo Pokémon visto pelo mangá é realmente mais realista e agradável de se ver. Quando Red captura tantos pokémon que não consegue mais carregar tanta pokébola, ele descobre o tão amado “sistema de box” dos games, conhecendo e salvando Bill, lá perto de Cerulean.

Logo somos apresentados ao “main team” do Red, que junto de Poli, é integrado por um Pikachu meio rebelde, e Saur, um… adivinha o quê? Bulbasaur, isso mesmo! O rival, Green, é no melhor estilo, cara fechada e de poucos amigos. Seu principal pokémon é um Charmander, que depois evoluiu para um Charmeleon.

Os líderes de ginásio vão aparecendo conforme Red vai indo de cidade em cidade. Brock aparece como uma espécie de “campeão” do ginásio de Pewter, e tem até mesmo um Graveler! O momento em que Red encontra Misty é curioso pois podemos perceber que mesmo o Gyarados pertencendo à ela, ele ainda consegue capturá-lo. É interessante ver a parceria de Red e Misty no Mt. Moon, onde ocorreu uma das três melhores batalhas do primeiro volume, que listarei a seguir.

Rá, e Surge então? Retratado como um contrabandista de Pokémon. E os momentos com Koga também foram muito legais, já demonstrando o que está por vir nos próximos volumes. Talvez algumas das poucas ressalvas deste primeiro, é o início meio morno, onde Red ainda tá meio sem rumo, indo de cidade em cidade, e também alguns furinhos de roteiro, como a parte do Snorlax bloqueando a passagem. O nadador podia ter muito bem usado o Pokémon aquático dele (que não lembro qual era no momento) e ter dado a volta. Bem como o Red, que poderia usar o Poli.

Falando em Poli, será que a sua evolução foi um furo, por não haver nenhuma Water Stone por perto na hora? Eu acredito que não, talvez pelo fato da visão mais realística do mangá.

A cada volume vou listar os 3 melhores momentos ao meu ver. Neste primeiro volume, o destaque ficou para duas das três maiores batalhas, mas antes disso vou fazer uma menção honrosa a batalha no Mt. Moon que foi bem legal!

1 – O momento em que Poli evolui para salvar Red é muito legal, e o medo de Surge ao ver aquilo tudo, quando ele já tava cantando vitória.
2 – A batalha contra Koga na torre de Lavender.
3 – Quando Green diz para Red conhecer melhor as suas limitações ou senão vencerá a si mesmo, após a derrota para Mew. Muito legal!

É isso pessoal! Espero que tenham curtido esse post meio fora dos habituais Conversa de Mangá. Não vou estipular um prazo fixo entre cada post, mas tentarei não demorar muito, até lá dêem uma conferida nos volumes já lançados e traduzidos para a nossa língua. O Poképlus está fazendo um ótimo trabalho trazendo eles em português, confiram lá!

Isso também pode lhe interessar

31 Comentários

  1. O legal que esse manga continua sendo lançado ate hoje acompanhando os jogos, com os novos protaginastas dos jogos aparecendo,e tambem tendo os nomes dos jogos(gold,silver,crystal,esmerald e por ai vai).
    Na minha opnião se o anime seguisse esse mangá,ele seria um milhão de vezes melhor e muito mais agradavel de se assistir.

  2. Eu li até uns 7 volumes para frente (acho), e como fã de Pokemon eu adorava ler isso, eu li isso acho que foi em 2006, agora que me lembro… Esse material não foi publicado no Brasil neeh? Seria muito legal ter isso em mãos.

  3. Eu li os 3 primeiros volumes, que mostram a saga de Red. Dito isso, minha opinião é a seguinte: achei a proposta do mangá excelente ao retratar a história fiel ao jogo e os traços também são bons, mas achei o desenvolvimento fraco e os capitulos corridos e confusos demais… Inicialmente pelos 3 volumes eu não recomendaria, mas gostaria de ler os volumes mais recentes para uma conclusão melhor…

    Tinha potencial e provavelmente melhoraram nas sagas posteriores, mas como não li as outras, essa é a minha impressão da saga do Red…

    1. Alguns capítulos acabam por ser corridos mesmo, como o da corrida, mas a intenção foi mostrar rapidamente algumas partes do game, sem comprometer o andamento da história principal.

  4. Eu tenho o encadernado americano com 10 capítulos meio que aleat´rios, mas contando as origens, e a batalha final na liga. O mangá owna o desenho simplesmente por mostrar táticas variadas e combinações de golpes bem criativas.

      1. Era tipo um “Best Of” (tem até isso na capa XD), comprei sabendo disso XD

        Eu comprei por curiosidade mesmo, e para treinar meu inglês, na época devia ter uns 10~11 anos =P

  5. Eu li até o volume 7. Parei de ler pois começou uma nova saga com os personagens de gold, silver e crystal… ai me desanimou um pouco. pretendo voltar a ler um dia. no momento estou baixando os mangás e arquivando! Tenho outas prioridades!!! hehehe!
    Mas achei também os personagens muito bem trabalhados e as lutas muito interessantes. Sei lá… acho que as vezes a saga anime peca pelo enredo pouco trabalhado. Os únicos epis que prestam são as lutas de ginásio e olhe lá… Podiam mudar essa de mostrar um poke novo por episodio e a equipe rocket fujindo…

    1. O prazer é meu Igor. Eu fiquei em dúvida se deveria usar o nome Poképlus ou o PSBR mesmo, acabei optando pelo Poképlus mesmo. Não tem nenhum problema né?

  6. Eu adoro Pokémon Special. Conheci o mangá lá por 2006, quando quem traduzia era o PSBRscanlator que depois foi incorporado na Plus xD
    Gosto muito dele, li até o final da saga GSC
    O começo é meio corrido mesmo, mas vai melhorando. E o sentido de leitura está ocidental nas imagens porque a plus traduz a versão de Singapura, que é em ingles. Onomatopéias traduzidas e tudo. É praticamente impossivel encontrar as versões japonesas de sagas anteriores a Fr/Lg

  7. Eu li uns capítulos e realmente é bom, se fosse o anime iria ser muito melhor que ver o cuzão do Ash e perder todas as ligas. E eu acho que normalmente no portallos quando mostra imagem do mangá não colocam as falas dos bolões pra não dar spoiler eu acho, se bem que os posts sobre mangá sempre tem spoiler =/

    1. Vou ver o que posso fazer sobre as falas nos balões, eu realmente esqueci que podia tirá-las. 😛

      Agora sobre o spoiler no texto, já era esperado, pois eu iria falar do primeiro volume em si, mas tentei minimizar ao máximo spoilers de outros volumes. Ah, e eu avisei no início do post que ia ter spoiler.

  8. bah cara, me apaixonei por esse mangá, simplesmente pela proposta bem diferente daquele desenho de merda, com certeza vou começar a lê-lo só tenho q arrumar tempo, nem sabia q existia mangá de pokémon, achei q eram só o anime e os jogos. só tenho uma dúvida: com q frequência os capítulos são lançados no poképlus? atualmente consta no site 17/38 volumes abraço

      1. Sobre a evolução, sim é explicado mais pra frente. Acabou me animando a voltar a ler o mangá esse post. Na verdade o mangá, pelo menos até a saga yellow, tem muita referencia com os jogos red, green e yellow tem uma essência. Mais até que o próprio anime. Alguns fatores como a aparição do BIll no mangá e outros que acontecem pra frente, são bem legais. E trazem uma nostalgia danada de quando jogava pokemon no GB preto e branco! kkk!

  9. eu cheguei a comprar duas ediçoes de pokemon, mas nao é esse ai, era um com um traço mais comercial, bonitao! mas nao foi pra frente! acho que era 2004 mais ou menos!
    sobre a materia, parabens, darei uma olhada quando tiver tempo e ver se curto!

  10. Muito legal esse post!
    Eu acredito que o anime de pokémon meio que destruiu a essência e profundidade do mangá (que veio antes), onde os personagens são muito mais maduros e complexos, e os próprios pokémons passam dos limites e evoluem muito mais.
    Boa idéia, e espero que postem mais coisas interessantes como esta!
    ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.