Reflexão: O futuro inatingível da tecnologia?! A difícil tarefa de tornar real um mundo imaginário…

Fry vislumbra o futuro da humanidade no ano de 3.000!

Na sexta-feira passada encontrei sem querer uma matéria a respeito da evolução nos próximos anos da indústria eletrônica, bem relacionado com o poder da própria internet e sua conectividade. A matéria é do site Estadão, feita no mês passado. Fala sobre 10 tendências do futuro desta tecnologia para os próximos 5 anos. Para ler, basta clicar aqui. Basicamente ela afirma o que é meio óbvio: a internet terá maior poder de conexão, os celulares ficarão mais potentes ainda, os tablets (como Ipad) se tornarão mais populares, a TV corre para um futuro onde tanto o 3D quanto a integração com a internet serão inevitáveis, passaremos a assistir mais coisas em streaming (sem precisar efetuar download) com maior frequência (Netflix no X360 e PS3 são bons exemplos) e por aí vai.

Fiquei com isso na cabeça durante todo o final de semana. O futuro nos próximos anos não me parece promissor em relação a novidades mesmo. Tudo isso é apenas uma evolução natural do que já existe e precisa ser melhorado mesmo. Fiquei me recordando da minha infância, quando assistia Os Jetsons na TV ou me vislumbrava com o futuro mostrado De Volta para o Futuro II (quem nunca sonhou com uma daquelas pranchas voadoras que atire a primeira pedra). Até mesmo a icônica cena do Fry sendo descongelado no ano de 3.000 e olhando através de uma janela o maravilhoso mundo do futuro em Futurama (cena que abre este post).

Quando criança sonhava com futuros assim para a humanidade, achando que coisas assim poderiam acontecer em poucos anos, mas agora crescido, posso dizer que o futuro não parece tão bonito quanto sonhava. Uma vida talvez não seja o suficiente para ver realmente o futuro da tecnologia. A evolução da tecnologia existente atual ainda é incerta. Mas nada me impede de sonhar, não? Após o continue, algumas viagens da minha cabeça que estão muito longe de existir de forma integrada a sociedade. O futuro que parece inatingível!

Antes de começar, quero lembrar que este post não tem nenhum cunho científico. Não pesquisei para dizer se tais estudos ou tecnologias existem em conceitos iniciais ou que estão estagnados por falta de outras tecnologias que servem de suporte a tais projetos. É um post imaginativo. Não estou me baseando em fatos, estou apenas usando o poder da imaginação. XD

O que eu esperava que existiria no futuro quando criança?

Jetsons, criado em 1962, e já pensávamos que os carros voadores estariam em nosso futuro. Ainda sonho com eles.

Carros voadores! Rá! Acho que é impossível alguém não pensar no futuro e não imaginar carros voadores. Graças a tantos desenhos animados e filmes de ficção que retratam no futuro a raça humana resolvendo os problemas de falta de estradas e congestionamentos quilométricos com a facilidade de viajar pelo céu aberto.

No papel isso sempre pareceu interessante, mas na prática sempre achei complicado como funcionaria um sistema de transportes popular no céu. Visibilidade, ou até mesmo um sistema de trajetos certeiros precisaria existir. Não daria para viajar de qualquer forma e em qualquer direção. Um carro voador a 150km por hora teria problemas para desviar de um outro que surgisse do nada na sua direção, não? Imagine dirigir assim, sabendo que um carro poderia pipocar na sua frente vindo de qualquer direção, seja de cima ou de baixo ou pelas laterais. Os motoristas ficariam malucos e paranóicos.

Estradas aéreas em De Volta para o Futuro II! Como fazem para aquelas coisinhas marcando a estrada ficarem flutuando?

Talvez a solução fossem trajetos pré-estabelecidos, como dava para ver em De Volta para o Futuro II. Outra solução seriam carros com piloto automático, como em Eu, Robô, onde os próprios veículos andariam sozinhos, com sistema de desvio e defesa contra impactos. Claro que aí esbarra em outro problema da tecnologia de hoje em dia, que seria a Inteligencia Artificial, que vou falar mais a frente. Um detalhe é que para um sistema de trãnsito aéreo, a tecnologia usada nos GPS estão no seu caminho. Um localizador mundial, que reconhece caminhos, estradas e locais entre ponto A e B já existem hoje em dia. Bastaria adaptar e potencializar um sistema de navegação.

Mas o maior problema dos carros voadores talvez seja os próprios veículos. Parece que criar um carro que voe não é tão difícil assim, bastaria aplicar um pouco da tecnologia usada em aviões. Assim carros teriam asas e teriam que levantar voo partindo de grandes estradas retas. Ora, para começar está bom. Não acho que o primeiro carro voador da humanidade teria propulsores a jato para sair do chão como um helicóptero, em linha vertical, ou como naves espaciais do mundo da ficção, que tem tais propulsores em tudo quanto é lugar para girarem em todas as direções possíveis. Aí também entre outra tecnologia frequente do mundo da ficção, que seria a tecnologia anti-gravidade, o poder de diminuir a força gravitacional em um único objeto em relação ao resto do espaço a sua volta. Difícil isso, nem sei se é possível isso. Aí entro no campo da física. No mundo do futuro, algumas leis da física existentes hoje em dia, precisam ser quebradas com certeza. Enfim, construir não é um problema, dá para fazer um veículo voar, o grande problema do mundo moderno é realmente o combustível ou a energia para fazer tudo funcionar.

Isso de combustível e energias mais limpas e potentes é importante para o futuro. Enquanto ninguém descobrir um combustível barato e de enorme potência, máquinas pesadas ou uma revolução na forma como utilizamos tudo que precisa de um “gás” pra funcionar, não irão evoluir. A conquista do espaço mesmo nunca será real, já que um foguete parece que engole uma piscina de combustível só para sair do planeta, imagine viajar entre planetas. Nesse ponto ainda estamos na idade da pedra. Legal mesmo é o combustível usado em Futurama, a tal matéria escura, que é ultra pesada (devida a alta densidade) e que também consiste nas fezes do bichinho de estimação da Leela, o Nibbler. Acho que um novo tipo de combustível tão bom quanto os usados em ficção científicas só quando expandirmos a tabela periódica atual. Sem isso, o sonho de carros voadores, ou viagens no espaço, vão continuar um sonho. Combustíveis fósseis, baseado em petróleo não vai levar a humanidade para lugar nenhum. Pelo contrário, talvez nos levem para o fundo do poço!

YES! Quem não iria querer ser um ciborgue igual ao Franky!? Tirando os braços exagerados talvez…

Ciborgues! Ah, pessoas com partes robôticas! Quando criança pensava muito nisso. Tanta gente morre da falta de orgãos ou doenças nos mesmos, sempre pensei que no futuro, a humanidade daria um jeito de criar transplantes de órgãos mecânicos. Acidentes onde a pessoa perde os braços ou pernas, que as mesmas poderia ser substituidas por réplicas robóticas, como a que existe em “Eu, Rôbo”. Não posso deixar de citar o Franky, personagem criado por Eiichiro Oda em One Piece, que é um ciborgue cheio de tudo aquilo que uma criança poderia querer desse tipo de fisionomia. Forte, cheio de aparatos, super resistentes. Ah, lembrei do Inspetor Bugiganga, quem lembra desse desenho animado?

O problema com essa tecnologia para existir ainda esbarra em vários problemas. Uma delas é a energia, comentado mais acima. Orgãos mecânicos iriam tirar energia para funcionar de onde exatamente? Do próprio corpo humano? Por exemplo, o Franky usa refrigerante para funcionar (Rá! Ok, é um péssimo exemplo). Mas partes mecânicas geralmente consomem algo, e isso não tem como o corpo humano oferecer.  A energia de funcionamento precisa vir de algum lugar. Do fluxo sanguíneo?  Ah outro problema é o material que estes órgãos precisariam para serem construidos. Não dá para colocar pulmões de aço dentro de uma pessoa. E o peso disso? Rá! Deve ser difícil levantar da cama todo dia.

A muito tempo atrás vi em algum lugar que existem estudos para corações meio mecânicos, que funcionam no lugar de corações de verdade. Na época que eu vi, era um tecnologia cara, ainda experimental e que tinha sérias complicações. Também sei que hospitais podem deixar uma pessoa vivendo através de grandes maquinas ligadas no leito do enfermo. Mas ainda estamos longe de reduzir tais aparatos para dentro do próprio corpo humano e deixa-los funcionais de forma popular.

Sem contar o problema de rejeição de orgãos e materiais estranhos ao corpo. Nosso sistema de defesa combate tudo que é esquisito dentro da gente. Sem falar em materiais nocivos ao próprio corpo, que podem até mesmo causar câncer. Pois é, os ciborgues ainda estão longe de existirem da mesma forma que na ficção os tornam tão legais.

Robôs e a tecnologia da inteligência artificial precisam andar de mãos dadas!

Inteligência Artificial e os Robôs! Ao contrário dos ciborgues, que são seres humanos, com partes máquinas, aumentando a longevidade (seria legal viver uns 200 anos, mesmo que com um corpo quase todo mecãnico – precisariamos dar um jeito de impedir o envelhecimento e desgaste cerebral também, os neurônios precisam durar mais), sempre imaginei que no futuro teriamos robôs facilitando a vida dos seres humanos.

Essa questão dos robôs é complicado. Mais uma vez temos o problema de energia. Milhões de robõs funcionando num mundo iriam torrar muito combustível/energia, mais ainda para terem mobilidade que precisariam para realizar qualquer tarefa do dia a dia e ter a mobilidade de um humano. Ainda precisamos inventar baterias ultra-duráveis e econômicas.

Mas o maior problema com os robôs é realmente a nossa tecnologia de Inteligência Artificial. Nossos computadores não conseguem pensar e tomar decisões igual a um ser humano. Ainda estamos longe de máquinas de IA que possam ser capazes de entenderem literalmente tudo que dissermos a mesma. Gostava muito da série feita alguns anos atrás do Exterminador do Futuro (Terminator: The Sarah Connor Chronicles), onde a personagem estava sempre em busca de potenciais cientistas que pesquisam IA. Máquinas que jogam xadrez não são a mesma coisa que uma máquina que lê um mistério policial e adivinha o bandido antes do mesmo ser revelado no final de um livro. Estes super PCs que são utilizados em campeonatos robóticos de xadrez tem suas regras pré-definidas, e calculam matematicamente os movimentos que ela pode fazer e que o adversário também pode fazer. Usam da propabilidade matemática para vencer o oponente. Não é a mesma coisa que ensinar uma máquina a ter “um palpite” ou “uma intuição”, ou a ver as sutilezas de um livro de mistério, onde as pistas estão ao longo da narrativa. Apesar de hoje em dia, os PCs estarem mais inteligentes que há 10 anos atrás, eles ainda são limitadíssimos, e enquanto a IA não for melhorada, os robôs estão longe de ganharem formas mais reais. Aquelas cachorros robôs que existem no Japão não contam! Quero uma empregada doméstica igual a Rosie dos Jetsons! XD

Rosie, a empregada robô camarada!

Difícil também não ficar com medo dos robôs. Mesmo com a tal lei da robôtica e tal. Será que um dia uma inteligencia artifical não irá perceber o que nós mesmo já percebemos? Que o ser humano é tóxico a todo ecossistema do planeta. Se eu fosse um robô, eu ficaria de olho de forma maligna na humanidade. Este é um dos pontos que mais curto em Battlestar Galactica, onde os Cylons, robôs criados por nós mesmo, quase que destruiram a raça humana. Mas ainda me pergunto se destes temas de ficção, o que podem se tornar real primeiro: zumbis ou robôs revoltados? Difícil dizer!

Cylons! O futuro da robótica? M-E-D-O!

Outras viagens do futuro tão-tão distante: Vou começar a encurtar meus pensamentos senão a coisa vai ficar gigantesca demais. Mas já falei tudo que queria falar, do problema da energia barata, combustível durável, da medicina robótica e inteligência artificial. Claro que existem muitas outras coisas da ficção que gostaria de ver ser tornando real como:

Clones! Mas não uma cópia de mim mesmo. Queria a tecnologia de me transferir para um novo corpo. Ok, isso esbarra em questões morais, éticas e até mesmo existênciais e religiosas (a questão da alma). Uma forma do ser humano trapacear na vida. Mas seria legal chegar aos 70, e poder se transferir para um novo corpo de 20 (pula a adolescencia, porque passar por aquilo de novo ninguém merece!).

Homer e seus clones! Fujam para as colinas! Um dos peridos da clonagem em massa!

Criôgenia do corpo humano que não ocorresse em morte! Pow, acho que eu toparia ser congelado por 1.000 anos, igual o personagem principal de Futurama. Hoje em dia não é possível reviver uma pessoa congelada e me parece uma aposta bem arriscada ser congelado achando que num futuro você será revivido. Sem mencionar que quem garante que uma empresa de criogênia iria durar tanto tempo assim? Rá! O Fry teve sorte!

Comida desidratada! Pow, imagina ir no supermercado, comprar um cubinho do tamanho de uma bala e depois de levar ao um desidatrador (ou forno microondas) e aquele cubinho virar uma Pizza tamanho gigante! Nem me lembro onde é que eu via isso com frequência quando criança, acho que era nos Jetsons, não? No De Volta para o Futuro II também tem algo assim.

Hologramas e teletransportes! Ir e vir para qualquer lugar a qualquer hora. Hoje em dia dizem que para o teletransporte funcionar, a pessoa deveria ser desintegrada, átomo por átomo, e ser replicada no local que desejaria ir. Meio estranho! Não dava para miniaturizar a gente a níveis microscópios e nos enviar na velocidade da luz ao destino desejado? XD – Melhor então viajar naqueles tubos de sucção que tem em Futurama. Hologramas também seriam legais. Hoje em dia os celulares tem tela para ver a pessoa em vídeo, mas legal mesmo são aqueles hologramas de Star Wars. Um passo antes disso, talvez venha a existir aqueles hologramas do filme Minory Reporter, que projeta um vídeo em pleno ar, dando pra ver o que tem atrás do vídeo e tal, mas ainda assim, é real o bastante. Imagine um videogame com essa tecnologia do filme? Seria show!

Colônias no espaço! Pois é, enquanto não resolvemos o problema de combustível, nunca iremos explorar o espaço. Eu toparia ser um pirata espacial. Viajando por galáxias e conhecendo esse universo inifinito. Como vemos em O Guia dos Mochileiros da Galáxia. Também fico imaginando se realmente existe vida extraterrestre lá fora, e se algum dia, eles pipocarem por aqui, assim como tantos filmes mostram, será que iremos aprender sobre a suas tecnologias avançadas? Rá! Até alienígenas entrou na matéria. Fala sério! XD

Chega por enquanto. Achei que deu para soltar a imaginação e pensar num futuro que provavelmente não estarei vivo para ver quando algumas destas coisas se realizarem (ou não). Acho que em se tratando do ser humano, nada é realmente impossível. Imagino que as pessoas do passado, que andavam em carroças, jamais  imaginariam que um dia andariamos em carros. Ou que a internet poderia existir. O homem das cavernas nunca pensaria em lâmpadas para suas cavernas escuras. O salto da evolução e do futuro da humanidade é ocorre a cada centenas de anos. Uma única vida talvez não seja possível para viver o suficiente para ver a humanidade colonizando Marte. Talvez pernas biônicas dê tempo.

Ahh, o futuro em Futurama! Esse futuro eu aprovo!

Agora quero saber de vocês! Como vocês imaginavam (ou imaginam) o futuro da humanidade?  Trariamos os dinossauros de volta? Prédios com 200 andares até acima da nossa atmosfera? Ou viagens ao centro da Terra como Julio Verne imaginou? Pessoas com superpoderes ou mutantes como X-Men? Como você imaginaria o futuro dentro da nossa realidade atual?

Isso também pode lhe interessar

42 Comentários

  1. ótima idéia deste posto, extramamente cruativo, pena que abortou de praticamente todos os assuntos interessantes e bizarros que se poderia citar =[

    Me deixou sem ideia por ora, mas lembrar de algo que seria muito útil, porém impossivel eu volto e coloco =D

  2. excelente post, incrível viagem pelos possíveis futuros da humanidade 🙂 o q eu queria ver no futuro são aqueles sabres de luz do star wars XD bah imagina praticar uma esgrima com aqueles efeitos sonoros. Mas tbm tenho muito medo do futuro, do jeito q as coisas andam, com tanta cirurgias transsexuais (as de troca de sexo de homem pra mulher já estão imperceptíveis!!) , daqui a pouco nem vai dar mais pra saber quem é mulher de verdade! assim como o ivankov faz lá em One Piece kkkkk

    1. Huahuhau mas perae, se um homem fica 100% parecido com uma mulher a ponto de não ser possível distinguir e ou mulher vira um homem e vice-versa, existe algum problema real nisso? XD – sem levantar as questões religiosas que isso pode trazer, se uma pessoa troca de sexo, tornando-a indistinguivel visualmente de sua origem, na prática isso não tem tanto problema assim para a pessoa que se apaixonar pelo mesmo, ou tem? Ah , deu nó na cabeça.

      Mas os sabres de luz eu concordo que seria legal. Lembrei das facassabre de luz que tem no filme dos Mochileiros da Galáxia. Cortar pão com uma faca assim ia ser show. XD

      1. não é questão de preconceito com a opcão sexual, mas é q acaba por existir diferenças entre um trans e mulher, como por exemplo o passado da pessoa criado como homem, nunca ter tido uma menstruação nem TPM, além do fato (não vou entrar em detalhes) de q a cirurgia de troca é feita usando pra criar o órgao feminino a pele do “membro” masculino… aí vai de pessoa pra pessoa, mas eu não gostaria de estar com uma pessoa q não nasceu originalmente mulher…

        1. mas o que os olhos não veem o coração não sente.

          Não é? XD

          Alias já vi muito homem por aí que parece que tem TPM igual mulher, enquanto tem mulheres que não ficam tão.. err… “agitadas” durante a TPM. XD

          —-

          Alias, acho que o maior problema não é isso. E se alguém se apaixonar por um robõ? (Futurama teve um episódio assim). Como faz? XD

          O futuro pode ser assustador nesse sentido. huahuahuahua

          1. tem lá suas vantagens!além da supra citada menstruação(e qem é casado sabe,não é só a mulher que menstrua,são todos da casa)não há risco de gravidez acidental,sua patroa jogaria street fighter com vc,assistiria o fotebol(pra ver o jogo,eu acho,e não as bundas dos jogadores ¬¬’)e,provavelmente,teria outra opnião sobre novelas!Mas eu sou a favor do sexo com robos,acho que eles não ligariam se vc dormisse depois e nem ficariam chateados se vc esquecesse a data do aniversario…..

  3. “mas legal mesmo são aqueles hologramas de Star Wars. Um passo antes disso, talvez venha a existir aqueles hologramas do filme Minory Reporter, que projeta um vídeo em pleno ar, dando pra ver o que tem atrás do vídeo e tal, mas ainda assim, é real o bastante”

    Já deu pra fazer essas duas coisas com o Kinect, mas claro, a níveis bem mais modestos.

    1. Ah nem, o Kinect não tem muito a ver com hologramas pra mim. Kinect ainda depende de uma tela. Não estou falando de interação visual com o que vemos, mas a transformação tridimensional dentro do espaço real de uma imagem, isso o Kinect não faz.

  4. Vi uma matéria numa revista este mês, a Mundo Estranho, acho, sobre como será o mundo daqui a 100 anos (que é o que realmente eu imagino por futuro), mas pega uma parte mais política e social como onde vão morar, meios de transporte (a matéria afirma que serão comuns Zeppelins. Por algum motivo fiquei pasmo lol) e percebi que uma matéria ao estilo do Portallos, bem casual, faltava para esse assunto. Agora está aí. Muito bom, curti 😀

    1. Por muito tempo eu fui assinante da Mundo Estranho e a revista realmente tem muitas matérias assim mesmo. O legal é que eles pesquisam e debatem com especialistas das áreas para chegar a estas conclusões malucas. Como os tais zeppelins… isso é coisa de ficção tambem, muitos futuros ou mundos alternativos usam esse recurso visual. Mas não sei se acredito que na vida real isso pode acontecer.

      Agora se daqui 100 anos ainda estivermos dependendes de combustiveis fósseis… para tudo, porque o planeta nem deve durar tudo isso. Ou será que dura?

  5. Eu acho um absurdo ter que viajar 3 horas de carro pra chegar à praia. O que esses cientistas estão fazendo que, até hoje, não inventaram o teletransporte? XD
    Bem, ao menos em 1 coisa a ficção acertou. TV’s GIgantes (e finas).

  6. Eu imagino os super-prédios como você falou,seria legal ser um ciborgue,eu queria ter o braço esquerdo robotizado e o direito normal mas com uns detalhes cromados Foda!
    Eu acho que seria impossível congelar o ser-humano.
    Os ologramas de Star Wars são legais queria eles no futuro.
    Tele transporte seria legal a teoria dos átomos parece melhor.
    Uma coisa que retrata bem os ricos do tele-transporte é o filme A Mosca um clássico e ótimo pra quem gosta de ficção!
    hmm carros voadores eu não sei se vivêssemos no espaço seria o mais lógico!
    Se robos existirem já podemos virar ciborgues.
    Uma coisa que eu queria no futuro é que se os robos fizerem tudo as pessoas não virem vagabundos gordos!
    E Thiago tu viu que The Cape(a série)acabou?

    1. “Se robos existirem já podemos virar ciborgues.”

      Não necessariamente, porque a parte mecanico precisa se introsar com a parte organica. o corpo não pode rejeitar partes roboticas, ou que tais materiais não causem cancer nos usuarios. isso é um problema maior acredito.

      numa suposta criação dos robos não quer dizer que os ciborgues serão possiveis…. alias eu acho que partes do copo não-organicas devem vir primeiro do que os robos por inteiro. XD

      Ah, as pessoas podem não viverem gordas vagabundas como vemos em wall-E, mas poderiamos trabalhar menos… fazendo manutenção de robos ou trabalhos que eles não pudessem fazer muito bem… 3 horas diarias de trampo já estava ótimo pra mim. O resto do dia o “TMTron-2255” faria por mim. XD

      A Mosca, ótima referencia de filme old de ficção… os problemas de dois seres de DNA sendo teletransportado ao mesmo tempo. (Tem um episódio dos Simpsons de Halloween assim… é hilário)

  7. Alias quem quiser uma referencia simples e bacana sobre os Robôs substituindo os Humanos, recomendo a leitora da revista do Pato Donald do mês passsado (nº 2391), a história A Era das Máquinas: http://coa.inducks.org/story.php?c=D%2FD+2003-008

    Onde o Tio Patinhas começa a trocar seus empregados de uma de suas fábricas por robôs, até que o Donald começa a ensinar os robôs como viver a vida e tudo passa a dar errado. XD

    http://outducks.org/webusers/webusers/2009/12/no_dd2009_50c_001.jpg

  8. Thiagolis, Energia no corpo humano nosso Cerebro é cheio de energia eletrica! Nossos membros funcionam por pulsos eletricos. Dependendo como for poderiamos utilizarn a energia do proprio corpo, o problema é saberem como utilizar esta energia.(lembra do Matrix)??

    1. Ah mas a eletricidade dos nosso corpo é muito baixo para algo assim… senão era fácil criar carros elétricos movidos a seres humanos… tu enfia o dedo onde fica a chave de contato, deixa ele lá e sai dirigindo pela eletricidade do proprio corpo! XD

      Mas é uma ideia explorar isso sim. XD

  9. Muito boa a matéria, mas você abordou praticamente tudo então não tenho muito o que comentar xD

    Na parte da empregada doméstica eu me lembrei de Welcome to the N.H.K. (quem leu vai se lembrar do amigo do protagonista falando que a Sony deveria começar logo a produzir Maids robóticas e deixar de lado os cães gatos X_X)

    Também vi uma notícia na internet sobre um cientista japonês que se casou com uma mulher robô que ele mesmo construiu, procurei o post com todos os detalhes mas não encontrei…

  10. DORGAS MANO ehuaehuaeaheuaehuaehuha nao consigo pensar tao longe mas quem nunca imaginou carros voadores, ET’s, teletransporte, robos e muito mais como disse nao é impossivel mas acho que pra sociedade humana atual a maioria das coisas que disse sao completamente inviaveis

  11. Ah eu tava pensando nisso depois da tsunami no Japão, como a gente tá tão longe do “futuro”.
    Se surgir do nada um meteoro que nem nos filmes, vamos fazer o que? Imagino barreiras transparentes na água, outras cobrindo o planeta…

    1. campo de força!!! aí está uma tecnologia do mundo da ficção científica que nem imaginei na hora de escrever a matéria, muito bem lembrado Red!!

      Mas nem imagino como é viável num mundo e sua tecnologia uma força invisível impenetrável… hum… precisaria talvez ser uma força de repulsão, como a magnética.. preciso pensar mais para imaginar algo viável (na minha fantasia). XD

  12. SHAUSHAUSHAUSHAUSHAUAHUS’ Que viagem… viajei aki tbm 😀
    Uma coisa que eu sempre imaginei e sempre achei legal quando aparecia nos desenhos são as armas que atiram raio laser. Quando eu era criança, era fissurada nisso. Só que se existisse realmente ia causar uma destruição em massa do jeito que os seres humanos são psicopatas… O_O
    Mais ia ser legal! xD

  13. muito legal mesmo o post….gostei bastante de tentar imaginar o nosso futuro…
    pra mim…o mundo vai entra em uma guerra por agua e mantimentos enquanto as ultimas florestas são devastadas…a humanidade vai criar seu proprio tumulo (risada do mal Oo)
    bom imaginei tudo isso tbm qnd criança…lembro q sempre imaginei poder pegar algum produto que passava na tv na mao…hahaha bizarro XD isso nem é enviavel existir XD

    1. andei pensando nisso e tive uma ideia para uma segunda parte desta matéria para um futuro catastrófico… acredito que se nada me atrasar, vou escrevê-la na próxima semana por aqui. XD

  14. A minha opniao é um pouco polemica demais, mais resumindo eu acredito que o futuro não vai se desenvolver como os filmes mostram e descordo do tiago e acho que o homem ainda vai inovar bastante em suas invenções na medida de seus ‘interesses’, eu acredito em casa ligadas a paineis de controles e melhorias simbolicas no sistema de transito, sem muito radicalismo entretanto, eu não terminei de ler a post por completo pra falar a verdade, quand terminar volto dando a minha versão “politicamente correta”.

    1. “eu acredito que o futuro não vai se desenvolver como os filmes mostram e descordo do tiago”

      – err. por isso que o titulo do post é “futuro inatingível”… é só uma brincadeira… não é um “eu acho que vai ser assim”…

      1. eu sei velho, mais toda vez que eu penso no futuro que eu queria para o mundo, é chato por que o que impede de que ele se torne realidade não é a fisica ou o progresso tecnologico e sim as pessoas que vivem nele, mais como eu falei vou voltar aki depois com a minha versao politicamente correta e ignorar algumas realidades que acabam se misturando com a minha visão fantasiosa pro mundo futuristico sem eu nem notar. eu tmbm to em um dia um pouco chato acho e acabei sendo chato com vcs ;/, ate la é so ignorar o estraga-prazeres aki ;p

  15. Ei gente, voltei aki pra dar a minha versão completa, livre daquele realismo chato de ontem xD. Na minha infancia e ate msm na minha adolecescia nunca pensei que carros voadores pudessem um diz existir ou n queria(tenho medo de altudo ;p), sempre imaginei um sistema de transito e rodoviario bem mais desenvolvido, com monte de pistas suspensas projetadas em várias direções e sentidos, talvez um lugar onde transito não mais um problema tão grande para nos.
    A mecanização do corpo humano ja é uma coisa que acho muito mais facil de acontecer, a maior barreira para mim que isso aconteça seria a manutenção dos equipamentos, energia é algo que tras tanta preocupação, mas pensei que talvez esses equipamentos acabassem recebendo multiplas energia de acordo com a situação, como por exemplo sola em um dia ensolarado, energia fornecida atravez de ondas eletromagneticas, e sistema se armazenamento que funcionaria como uma bareria de emergencia enfim xD, o mesmo(ou mais ainda) valeria para os rôbos.
    Em relação a clonagem de orgão, tenho que admitir, nunca pensei nisso, cada orgão tem uma relação de auto depencia com o proprio organismo, criar orgão separadamente é algo tao impossivel na minha cabeça que nem sequer chegei a sonhar com isso, sempre pensei em um sitema parecido com o do filme ‘a ilha'(acho que é esse o nome xD), a ganancia e egoismo do homen levaria a empresas que fariam clonagem de seus clientes para fornecer orgão remanescentes, claro que isso seria muito cruel e a versão do tiago seria muito mais ecologica ;p.
    Por último algo que eu mais pensava, viajens espaciais, como em ‘planeta do tesouro’, explorar mundos, expandir o conhecimento humano das gálaxias, descobrir… tudo isso é algo que deve ser mais impossivel de se fazer, mais um cara pode sonhar…
    Eu sei que falei demais, mas a verdade eu acredito que isso tudo possa acontecer(ou a maioria), o ser humano tem o potencial tem expandir seus limites e renovar seu modo de vida, entretanto em vez de pensar como sobreviver ate esses tempos deveriamos pensar em como fazer o planeta durar até la…
    vlw galera.

  16. acho que vc esqueceu uma coisa….tanto Flintstones,quanto Jetsons,e até mesmo Futurama e Simpsons,são,antes de entretenimento e cultura pop,criticas e satiras a sociedade.Onde quero chegar?Bem,vc nunca se perguntou por que os apartamentos dos Jetsons eram tão acima do solo??A critica reside ai.A humanidade queimou e massacrou tanto o planeta,que ele ficou inabitavel(tipo Wall-e),e tiveram que construir sua morada acima da atmosfera inospta!Mas,o desenho tbn mostra que ainda há esperança,já que a mesma humanidade teve que se virar nos 30 pra criar carros voadores e comidas em cubinhos que saem de lugar nenhum(eles apertam um botão,e talz),mas,é mostrado em uma sequencia dos anos 90 que,o combustivel e a forma de exploração continuam os mesmos,tirados das entranhas do planeta(e tem toda aquela historia do impacto ambiental…),mas dessa vez,de planetas (vulgo) desabitados, já que a industria dá a entender que a unica forma de habitação é a humana(tipo Avatar do James Camarão).Ninguem repara onde os protagonistas dessas series trabalham??Em lugares que geram energia(menos o Fry).Acho que a humanidade só não evoluiu tanto como gostariamos(e eu gostaria de ter uma empregada robo,igual a do Pluto Nash) por que isso não giraria as rodas da indústria,já que,ninguem se preocupa muito em criar igualdade pra todos,e pra que?Como em Admiravel Mundo Novo:existem os que nasceram pra servir e os que nasceram pra ser servidos,se dessemos igualdade a todos esses individuos,a humanidade entraria em colapso!A proposito,ótimo post!!

  17. Sempre quis que fosse como no Medabots, cada um com o seu próprio robô, com sua personalidade e uma inteligencia artificial avançada, aí a gente ia cuidando deles e talz e entrando em batalhas contra outros robôs, ia ser mt foda.

    E tem o futuro do filme O Demolidor também, tem algumas legais e engraçadas lá, curto muito esse filme.

  18. excelente post!, parabéns mesmo.
    Sou fã de Futurama, Jetsons, De volta para o futuro e ficção científica e eu imagino que o futuro seja parecido com o de Futurama, eu acho genial!!

  19. Holograma já existe mais ou menos,tem uma menina de anime lá no japão,que eu esqueci o nome,ela até faz shows(obvio que tem dubladora)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.